Exemplo de acabamento de casas

10 tipos de acabamento de casas que são tendência

Os diversos tipos de acabamento de casas são detalhes que refletem mais do que no modo funcional. Isso porque, além de impactar nas sensações, eles têm a capacidade de transmitir a personalidade e o estilo dos moradores, tornando-se parte das decorações.

No entanto, para quem está construindo ou reformando, os cuidados com essa fase de acabamento é crucial, pois existem diferentes opções que podem transformar o ambiente e deixar o imóvel ainda mais atrativo.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar quais as tendências e os 10 tipos de acabamento de casas que estão sendo mais utilizados atualmente, para que você possa se inspirar e ter ideias interessantes. Acompanhe!

1. Rodapés altos

Os rodapés normalmente são usados com o objetivo de proteger as paredes. No entanto, além dessa funcionalidade, ousar na altura dos rodapés tem sido uma das mais fortes tendências quando o assunto é acabamento.

O padrão de altura tradicional do rodapé é de 7 cm aproximadamente, porém, hoje a tendência é que eles façam parte da decoração e, por isso, estão mais altos, ficando entre 15 e 20 cm e em alguns casos podem ultrapassar 30 cm.

Dessa forma, além de destacar a base da parede e o piso, o rodapé valoriza o ambiente, deixando-o ainda mais moderno.

2. Acabamentos rústicos

O acabamento rústico não remete apenas a casas de campo e fazendas, pois, pelo fato de ser convidativo e acolhedor, esse estilo também vem se mantendo em alta nas cidades, deixando os ambientes charmosos.

Para o efeito mais rudimentar muitas pessoas têm apostado em usar detalhes modernos com acabamento rústico ou, até mesmo, móveis nesse estilo em ambientes onde os elementos contemporâneos prevalecem.

3. Utilização de madeiras

A utilização da madeira é um dos tipos de acabamento de casas mais tradicionais e que nunca saem de moda. Além de oferecer um ambiente mais caloroso e aconchegante, a madeira ainda pode ser combinada facilmente com outras texturas e cores.

No entanto, esse tipo de acabamento requer cuidado e manutenção, para que a sua durabilidade possa ser garantida.

4. Tijolos expostos

Atualmente, o estilo mais rústico não tem exigido acabamentos perfeitos e, com isso, os tijolos expostos são um dos mais procurados para integrar esse tipo de decoração.

Desse modo, para que os tijolos não soltem o seu pó natural, recomenda-se aplicar algum tipo de resina. Assim, além de protegê-los, eles vão proporcionar um ambiente mais aconchegante e sofisticado.

5. Cimento queimado

Um dos acabamentos mais utilizados tanto nas paredes como no piso é o cimento queimado. Isso porque, além de deixar o ambiente cheio de personalidade, as manchas naturais do cimento possibilitam um espaço ainda mais descolado.

Nos dias de hoje, existem no mercado diversas tintas que se assemelham ao efeito do cimento queimado, proporcionando um resultado bem próximo. Porém, o cimento queimado natural tem como vantagem a sua resistência e durabilidade, o que as pinturas que o imitam podem não oferecer.

6. Elementos vazados

Os elementos vazados, conhecidos como cobogós, são tipicamente brasileiros e tornam-se uma das tendências em acabamento. Isso acontece, principalmente, pelo fato desses blocos vazados serem totalmente adequados para o nosso clima, já que eles oferecem uma iluminação natural e mais ventilação para os ambientes.

Os cobogós podem ser encontrados em vários modelos e tamanhos, onde têm conquistando espaço nos acabamentos e arquiteturas atuais, com peças de concreto ou cerâmica e em tonalidades de grafite ou claras. Assim, os elementos vazados compõem as divisórias em interiores e até mesmo as fachadas dos imóveis modernos.

7. Iluminação

A iluminação é um tipo de acabamento de casas que oferece novidades para todos os gostos. Alguns projetos que permitem a tubulação à mostra têm se tornando uma tendência na decoração, pois além de facilitar a obra, ajuda quem não deseja gastar muito.

Além disso, os cordões de luz, as luminárias e o neon são tecnologias que têm aparecido com frequência. Mas nesse quesito, a luz de LED conta com vantagens indiscutíveis, já que apresenta características sustentáveis, econômicas e duráveis.

8. Sustentabilidade

Esse é um tema que está entre as principais tendências de acabamento. Isso porque a reciclagem ou reutilização de diversos materiais em todas as etapas da casa, além de valorizar o imóvel, ainda ajuda a conscientizar a população sobre o meio ambiente.

O processo de construção pode ser feito em conjunto com a sustentabilidade na redução do uso de energia, resíduos gerados e recursos naturais, com materiais que favorecem a preservação do meio ambiente e podem ser encontrados em versões sustentáveis, como tijolos, cimentos, concretos, madeiras de reflorestamento e revestimentos.

9. Porcelanatos imitando madeira e mármore

Devido à versatilidade dos porcelanatos, eles estão entre as tendências de acabamento que proporcionam um resultado incrível, principalmente por imitar a madeira e o mármore.

Esses modelos atuais oferecem um acabamento muito semelhante aos da madeira e pedras nobres, graças à tecnologia do processo de impressão em alta resolução, que desenvolve desenhos cada vez mais fiéis à realidade.

As alternativas apresentam características que as peças originais não contêm. Um porcelanato que imita o mármore é mais resistente a manchas e riscos e ainda tem qualidade estética e alto brilho. Além disso, o modelo que imita a madeira pode ser usado sem problemas em áreas molhadas.

10. Mistura de acabamentos

Uma forma de amenizar a neutralidade de determinados ambientes é utilizando a mistura de acabamentos. Por exemplo: onde uma simples parede era usada como um suporte para quadros, a nova tendência é utilizá-la para expressar várias ideias com as mais variadas combinações possíveis, como papéis de parede com diferentes formas geométricas e revestimentos de madeira.

Essa mistura pode oferecer combinações bastante interessantes, desde que se obtenham as composições de maneira harmônica, trazendo equilíbrio, conforto, beleza e funcionalidade para os ambientes.

Dessa forma, alguns tipos de acabamento de casas nunca saem de moda e outros surgem como tendências que, para quem está construindo ou reformando, além de servir como inspiração, essas opções ainda prometem renovar e transformar a decoração.

Você já utiliza algum desses tipos de acabamento em sua casa? Deixe seu comentário e divida conosco essa experiência!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.