Escolher itens de decoração

3 dicas para escolher produtos de decoração, inspire-se!

Na hora de comprar novos produtos de decoração sempre bate aquela dúvida: como escolher? Afinal, existe uma infinidade de artigos disponíveis no mercado, um mais bonito que o outro, de marcas e materiais bastante variados.

Com tantas opções assim, o medo de tomar uma decisão errada ou precipitada toma conta, não é? E por esse motivo decidimos dividir com vocês 3 dicas para escolher produtos de decoração.

Agora você vai aprender a fazer uma curadoria de qualidade e selecionar os melhores produtos para o seu lar! Inspire-se!

1.  Identifique o seu estilo de decoração

Antes de qualquer coisa, defina um estilo de decoração. A partir da definição do estilo que será incorporado ao cômodo, você consegue compreender qual o tipo de estética os seus produtos precisam ter.

Por exemplo, em uma decoração de estilo industrial, é comum que as pessoas optem por móveis e acessórios decorativos feitos em metal ou que tenham um aspecto mais cru. Já em ambientes que apostam no rústico, é comum encontrar elementos feitos de materiais naturais e tonalidades terrosas.

Ou seja, a identidade que você deseja imprimir no cômodo te ajuda a entender qual o material mais adequado para a sua composição e também qual paleta de cores combina perfeitamente com as características que você quer expressar no cômodo.

Em cenários minimalistas ou maximalistas, por exemplo, você consegue entender também a quantidade de produtos que deve comprar. Afinal, o estilo minimalista é conhecido por seu conceito de “menos é mais” e em contrapartida o maximalismo abraça o “mais”.

Então, para fazer um boa curadoria de produtos, o passo um é identificar o seu estilo. Lembre-se que ele precisa expressar um pouco da sua personalidade e dos demais moradores da casa.

2.  Defina o objetivo do produto para o cômodo

Cada produto de decoração exerce uma função. Os móveis decorativos, de modo geral, acrescentam funcionalidade e conforto aos cômodos. Do mesmo modo, os utensílios de cozinha são fundamentais para que ela funcione com praticidade. Então, antes de comprar um novo item, entenda qual o papel que ele vai desempenhar no espaço.

Isso possibilita que você adquira somente os elementos que irão desempenhar um papel efetivo no ambiente. O que consequentemente acaba criando uma decoração otimizada.

  • Sala de estar: para a sala de estar é importante que você opte por produtos que potencializam o relaxamento, como sofás confortáveis e pufes macios. Também é importante que você tenha mesas de apoio para criar um cômodo mais funcional e bonito. No quesito acessório decorativos, as opções variam de esculturas a plantas pendentes.
  • Cozinha: é um local que precisa de praticidade para a hora de preparar as refeições. Compre móveis multifuncionais, ou seja, que acrescentem beleza e exerçam diferentes funções.
  • Quarto: é um local para dormir e por isso ele precisa ter uma decoração leve. Além de escolher móveis e acessórios decorativos que esbanjam conforto e maciez, é importante priorizar os que contam com uma estética mais serena. Como guarda-roupas de madeira e cabeceiras estofadas.

3.  Aposte em produtos de decoração resistentes e duráveis

Muito mais do que elementos estéticos, os produtos de decoração precisam oferecer resistência e durabilidade. Só assim você garante um produto que dure por bastante tempo e suporte o desgaste natural dos anos.

Para acertar na escolha de matéria-prima vale a pena estudar quais materiais mais se adequam ao seu estilo de decoração. E isso não deve acontecer apenas com os móveis, é fundamental avaliar também os objetos decorativos.

Por exemplo, uma ótima dica de decoração é fazer uso de elementos naturais no estilo rústico. Ou seja, móveis em madeira, acessórios de palhinha e vasos com plantas. Isso não quer dizer que você não pode optar por outros materiais, apenas que esse tipo de peça auxilia na estruturação desse tipo de estética.

Então, ao comprar novos itens para decorar a casa sempre aposte nas mercadorias que conseguem ser resistentes, duráveis e, não menos importante, bonitas.

Com essas 3 dicas para escolher produtos de decoração você consegue ser muito mais consciente no momento de encher o carrinho de compras. E, o melhor de tudo, é que você vai conseguir criar uma decoração bonita e otimizada.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.