5 dicas de como avaliar a incidência solar no imóvel

Um imóvel com uma boa iluminação natural e uma adequada incidência solar é o ideal em muitos aspectos e, acredite: valoriza qualquer residência. A começar pela satisfação que é acordar pela manhã e poder tomar seu café com uma claridade totalmente natural, acompanhada da brisa fresca do amanhecer.

Não bastasse essa vantagem, a claridade natural e, principalmente, a presença de raios solares, colabora — quando de forma adequada — em inúmeros fatores. Entre eles, podemos citar, além do conforto térmico, a prevenção do surgimento de mofo e umidade.

Neste artigo, vamos dar dicas de como você pode avaliar um imóvel quanto à incidência solar, em especial no verão. Continue conosco e confira!

Importância da incidência solar em um imóvel

Ao comprar ou alugar um imóvel, é essencial pesquisar de que forma os raios solares incidem sobre ele, bem como é sua modificação em cada estação do ano. Daí a importância de se avaliar sobre o posicionamento solar em cada espaço da residência.

Averiguar e fazer uma análise do posicionamento solar e saber o tempo de convergência de luz em cada ambiente — como na varanda, sala, área de serviço — será determinante para fechar o negócio com a imobiliária.

Certamente, essas características tendem a valorizar muito um imóvel, visto que visa, além do conforto térmico, a economia de energia — atualmente bastante considerada. Confira outras vantagens:

  • sustentabilidade: é uma grande preocupação nos dias atuais e um dos temas mais abordados em vários segmentos do mercado, inclusive na arquitetura. A luz solar é uma energia limpa e farta, especialmente no Brasil, que é um país tropical. Com isso, gasta-se menos energia, produzem-se menos lâmpadas, menos fiação e assim por diante;

  • melhor conforto visual: com a frequência cada vez maior do uso de dispositivos eletrônicos, não aproveitamos a claridade natural como deveríamos, além de sacrificarmos muito a nossa visão com esses aparelhos. Ter em casa ambientes iluminados pelo sol traz mais saúde para os olhos.

Dicas de como avaliar a incidência de sol em um imóvel

1. Verifique a planta da residência

Ao comprar um imóvel novo, certamente você receberá uma planta. É importante verificá-la e observar o posicionamento das janelas — se estiverem voltadas para o norte, a incidência de sol, seguramente, será maior.

Essa característica pode significar uma grande economia na conta de luz, já que a casa ficará iluminada o dia todo pelos raios solares. Além disso, para quem gosta de plantas, dispor do sol é um ganho e tanto, sendo possível até cultivar uma hortinha ou mesmo um jardim.

Em casos de residências voltadas para o sul, a tendência é que sejam mais frias e menos claras. Essa falta de sol pode trazer alguns problemas, como o surgimento de mofo, além de acarretar uma série de transtornos para aqueles que têm doenças respiratórias.

2. Saiba em quais períodos o sol incide em cada cômodo da casa

É importante saber os horários em que os cômodos recebem a luz do sol, visto que alguns ambientes da residência necessitam mais que outros e em momentos diferentes do dia.

Para os quartos, a preferência é que o sol bata pela manhã para que no final da tarde e à noite ele fique mais fresco. A cozinha, o banheiro e a área de serviço necessitam de uma boa incidência de sol, tendo em vista que ele evita mau cheiro, controla a umidade e previne o mofo e o bolor.

Além disso, esse cuidado com a incidência solar em cada cômodo significa fazer uma boa economia de energia elétrica e, é claro, promover uma melhor qualidade de vida aos moradores.

3. Recorra a aplicativos

Uma boa medida para avaliar a incidência do sol sobre o imóvel é utilizar uma bússola. Para isso, basta baixar qualquer aplicativo com esse objetivo no seu smartphone. Mas, antes, verifique suas preferências quanto à incidência de raios solares.

Como sugestão, você pode baixar o Sun Locator Lite, que mostra a posição do sol e da lua durante o dia. Existem também muitos outros; baixe o que mais lhe agrade e utilize como uma forma de saber as localizações em que os raios solares incidem em determinado imóvel.

Utilizando a tecnologia, é possível também saber quando a luz solar incidirá nos ambientes em qualquer data e o que poderá causar sombra. Observe os seguintes fatores: onde o sol nascerá durante as estações do ano, em que direção ele se põe, qual o lado da residência que receberá mais raios solares e onde o astro brilhará no verão e no inverno.

Isso tudo pode interferir na sua rotina de vida, como, por exemplo, se a localização do sol é ideal para a cozinha, se os ambientes recebem o calor necessário e se os raios solares incidem na janela do quarto pela manhã. Essas são informações essenciais para quem prioriza esses detalhes.

4. Verifique o posicionamento das janelas

Na verdade, as janelas têm uma grande importância na iluminação natural de um imóvel. Para avaliar se a residência recebe a incidência de sol que você deseja, basta saber o posicionamento desses itens. Verifique o tamanho, a quantidade e se contam com uma posição estratégica para receber a claridade de que gostaria.

5. Informe-se sobre o calor do local no verão

Principalmente em locais muito quentes no verão, uma das preocupações de quem deseja alugar ou comprar um imóvel é sobre o conforto térmico. Alguns deles são verdadeiras saunas no verão. Geralmente, são residências com deficiências na circulação natural do ar pelos ambientes.

Como pudemos conferir, existem várias formas de saber sobre a incidência de sol em um imóvel pelo qual você tenha interesse em comprar ou alugar. Mas, não se esqueça da vistoria antes da compra e a faça, de preferência, em horários diferentes. Isso será muito útil para avaliar a questão da iluminação natural. Aproveite nossas dicas e boa sorte!

Se já enfrentou essa indecisão sobre a incidência solar em determinado imóvel, comente no post sobre suas dúvidas e sugestões. Vamos gostar muito de ajudá-lo e saber sua experiência sobre o assunto!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.