6 melhores canais para divulgar imóveis comerciais para venda

6 melhores canais para divulgar imóveis comerciais para venda

mercado imobiliário está passando por um momento de aquecimento. Com isso, as imobiliárias e até as pessoas físicas interessadas em anunciar seus imóveis comerciais começam a fazer investimentos para se destacar, por exemplo, ao tentar construir o melhor site para venda de imóveis.

Mas aí vai uma dica: nem sempre o canal de divulgação mais popular é o único indicado para o seu negócio. Principalmente quando estamos falando em imóveis comerciais, já que o público é um pouco mais específico. Na verdade, para definir isso, vale a pena realizar uma análise bastante detalhada.

Além disso, fazer uma divulgação de grande alcance sai caro. Logo, para não gastar seu valioso investimento à toa, também é importante otimizar os filtros do seu público-alvo, para atingi-lo com anúncios certeiros. Parece complicado? Calma! Preparamos este artigo justamente com dicas dos canais certos para divulgar imóveis comerciais. Continue a leitura!

Estratégias para divulgação de imóveis

Para ter sucesso no número de vendas dos seus imóveis, você precisa ter as estratégias certas. Só assim conseguirá divulgá-los da melhor forma possível e, ainda por cima, alcançando o maior número de clientes em potencial. Conhecer a origem dos contatos que visualizam o ambiente e o seu funil de vendas também é fundamental.

O primeiro ponto a ser investigado é: qual é o seu público-alvo e qual é a sua forma de compra mais comum? Com isso em mente, você estará apto a escolher os canais de divulgação mais eficientes.

Além disso, uma descrição completa do imóvel é essencial. Já que estamos tratando de imóveis comerciais, não se esqueça de utilizar uma linguagem mais direta, para ganhar a atenção dos seus possíveis clientes. Valorize também os seus pontos fortes e a sua localização.

Se for usar alguma abreviação no texto do anúncio, confira se o significado é evidente e consensual, para que não haja ruídos no entendimento. Por fim, de nada adianta você divulgar um superimóvel se as fotos colocadas no site não encantarem os visitantes, certo? Quando se trata de imóveis, uma foto bem-feita pode ser o que levará o cliente até você!

Outro precioso recurso que não deve ficar de fora das suas estratégias são os portais de anúncios especializados. Os interessados em procurar imóveis nos motores de busca são direcionados imediatamente a esses portais. Logo, se você estiver neles, suas chances de fechamento são bem maiores.

Monitorar suas negociações também é muito interessante. Com uma boa gestão de relacionamento com o cliente (CRM, sigla para Customer Relationsihip Management), você consegue analisar as negociações em andamento e interagir com seus clientes ou leads (oportunidades de negócio).

Assim, pode observar e fazer uma análise sobre os efeitos de cada iniciativa e o desempenho nos canais de divulgação escolhidos. O resultado? Você consegue direcionar cada vez mais as estratégias, tornando as negociações que estão no topo mais eficazes e alavancando as que estão paradas.

Principais canais para divulgar imóveis comerciais para venda

Bom, com esses cuidados estratégicos em mente, vejamos agora quais são os 6 principais canais para que você possa fazer a divulgação. Você vai ver que existem mais opções além de ter o melhor site para venda de imóveis comerciais.

1. Redes sociais

As redes sociais são uma das formas mais baratas e eficazes de divulgação disponíveis atualmente. Com elas, dá para aumentar o alcance dos seus imóveis anunciados, o que facilita a aquisição de novos clientes. Sem contar que são úteis para o CRM, isto é, para manter um contato mais próximo com os clientes atuais.

Qualquer uma das redes sociais permite que você publique atualizações em seu perfil ou na página oficial da sua imobiliária. Assim, seus seguidores, amigos ou clientes serão sempre notificados e se lembrarão dos seus anúncios. Nosso destaque, contudo, fica para o LinkedIn.

Por se tratar de uma rede com foco profissional, é muito provável que o seu público-alvo faça mais buscas por imóveis comerciais ali do que nas demais. Aliás, mesmo que não esteja procurando, se o seu anúncio estiver chamativo, há uma chance alta de que ele considere a sua oferta como uma oportunidade para expandir o negócio.

No entanto, todas as redes sociais têm suas vantagens em estratégias de divulgação. Abaixo, veja como você pode utilizar cada uma delas.

Facebook

Facebook é a rede social mais utilizada atualmente. No Brasil, já são mais de 130 milhões de usuários ativos. Por isso, é um bom lugar para encontrar um grande número de potenciais clientes e levá-los para outro canal, como o seu site. Nesse sentido, uma funcionalidade muito interessante é o impulsionamento pago.

Funciona assim: ao criar um post de divulgação, você verá um botão azul de “Impulsionar publicação”. Em seguida, será redirecionado a uma página em que poderá preencher uma série de especificações para o alcance, o que permite que você mantenha sua estratégia direcionada para o público-alvo.

Da mesma forma, você consegue aumentar o alcance da própria página, e não de um post específico. A opção “Promover” fica abaixo do menu esquerdo. Mas atenção! O impulsionamento só está disponível para páginas comerciais, por isso, vale a pena criar uma para o seu negócio, em vez de usar um perfil pessoal.

Instagram

Instagram também é muito utilizado e, assim como o Facebook, tem a opção de impulsionamento. Nesse caso, o foco são imagens — portanto, capriche nas suas fotos dos seus imóveis comerciais! Também dá para utilizar os Stories para publicar vídeos rápidos do seu imóvel ou, ainda, buscar parcerias de influenciadores digitais para fortalecer seu negócio.

LinkedIn

O LinkedIn, por sua vez, tem um grande foco no público B2B — o que o torna um excelente canal para venda de imóveis comerciais. Por isso, construa uma rede de contatos consistente com seu público-alvo e crie conteúdos de divulgação. No entanto, evite colocar as informações como se fosse um classificado.

O ideal é usar a rede social como uma ponte para levar clientes potenciais para um canal dedicado às vendas mesmo. Caso contrário, os anúncios muito diretos podem repelir em vez de atrair. A dica é criar posts que agreguem valor ao público, comentando sobre os diferenciais da localização, a importância de ter um bom ponto de venda etc.

Twitter

O Twitter é um local para descontração e para a troca rápida de informações. Por isso, a conta da sua imobiliária pode ser utilizada para compartilhar notícias interessantes sobre o mercado imobiliário. O objetivo é mostrar para o público que investir em um imóvel comercial aumenta as chances do negócio.

2. Portais de anúncios especializados

Existem hoje diversos portais de anúncios especializados em trabalhar com o setor imobiliário. Diferentemente dos sites comuns de compra e venda, com esses portais, somente os clientes que realmente desejam adquirir imóveis visualizarão as suas ofertas. Logo, a probabilidade de sucesso de venda é bem maior.

Muitos permitem a criação de anúncios gratuitos, mas com limitações. Com a contratação de planos, porém, normalmente a visibilidade da imobiliária cresce bastante, a partir de personalizações de anúncios e análise de métricas que ajudam a compor campanhas de divulgação mais eficientes. Por isso, o custo-benefício costuma valer a pena.

3. Portais locais

Para aqueles que desejam divulgar imóveis comerciais para venda, outra excelente alternativa são os portais locais que negociam imóveis. Estamos falando dos classificados da região, por exemplo. Você pode criar anúncios ou, ainda, contar com sites de divulgação imobiliária que tenham integração com parceiros.

Ao anunciar em portais locais — assim como em canais especializados nesse tipo de venda —, os clientes que visualizarão os seus imóveis são aqueles que já têm bastante potencial em adquiri-los. Isso encurta o caminho e otimiza o processo de divulgação.

4. Google

Atualmente, o Google é a ferramenta de busca mais popular entre os brasileiros — consequentemente, ele tem um alcance enorme. Independentemente do modelo de imóvel que você está tentando vender, usar as funcionalidades do buscador certamente proporcionará a você um número maior de visualizações.

Pensando nisso, aí vai uma pergunta: você conhece o Google Meu Negócio? Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google repleta de funcionalidades que ajudarão a colocar sua imobiliária no mapa — literalmente, já que um dos benefícios de criar sua conta é que, automaticamente, você ganhará um “pin” no Google Maps.

O que isso significa? Que um potencial cliente conseguirá encontrar o seu negócio por meio de pesquisas por estabelecimentos na região, mesmo que ele ainda não conheça a sua imobiliária. Ou seja, a sua presença online é potencializada fortemente.

Além disso, por meio da ferramenta, você consegue gerenciar informações sobre o seu negócio que ficarão disponíveis no Google, como:

  • endereço exato;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • botão de direcionamento para seu site;
  • avaliações de outros clientes.

Outras funcionalidades do Google Meu Negócio que ajudam a dar destaque para sua imobiliária são:

  • fotos da fachada do seu negócio e ou de alguns dos imóveis que você está comercializando, logo na primeira página de resultados;
  • interação com usuários que deixarem comentários, como ao perguntar se você tem um imóvel comercial anunciado em determinado bairro;
  • análise de relatórios gerados pelo Google sobre as pessoas que pesquisaram sobre a sua empresa ou sobre imobiliárias da região, o que representa uma mina do tesouro para o entendimento do seu público e a definição de melhores estratégias de divulgação.

5. Canais próprios das imobiliárias

Achou que tinha perdido tempo criando o melhor site para venda de imóveis em vão? Claro que não! Apesar do que vimos até aqui, um dos principais canais de vendas de imóveis comerciais ainda é o próprio site da sua imobiliária. Também é um dos melhores intermediadores do relacionamento entre o corretor e o cliente em potencial.

Afinal, o site funciona como uma vitrine virtual dos seus imóveis, fundamental para fazer contato com novos clientes. Caso ele não esteja trazendo retornos, você precisa fazer uma análise mais criteriosa da situação para reavaliar critérios como:

  • servidor: hospedar seu site em um bom servidor é indispensável para que ele funcione corretamente e contribua com a boa experiência do usuário;
  • design: o que mais importa é o conteúdo, não a aparência, mas que a verdade seja dita — nós fechamos a aba rapidinho quando nos deparamos com um site com design ruim, não é?;
  • layout: um bom layout favorece a experiência de navegação, o que aumenta as chances de que um usuário permaneça no seu site por mais tempo;
  • responsividade: um site responsivo é aquele que fica com boa usabilidade tanto no desktop quanto no smartphone ou tablet;
  • ferramenta de busca: a qualidade dos filtros em um site de venda imobiliária pode ser decisiva;
  • descrição dos imóveis: suas descrições estão, claras, objetivas e completas?;
  • atendimento online: ter um corretor disponível para responder dúvidas no atendimento por WhatsApp ou diretamente pelo site também faz diferença;
  • otimização para o Google: aplicar estratégias de SEO (do inglês Search Engine Optimization) para melhorar as chances de o seu site ser encontrado no Google é fundamental.

6. Aplicativos do setor imobiliário

Hoje em dia, a gente usa o celular para tudo, não é? Não é à toa que já há pelo menos um smartphone ativo por habitante no Brasil. Isso abre uma grande oportunidade para aplicativos do setor imobiliário. Por isso, ter um app para venda imóveis é quase uma necessidade competitiva.

Veja, por exemplo, as principais funcionalidades do App do Moving para sua imobiliária:

  • explorar bairro;
  • mapa de calor;
  • compartilhar imóveis;
  • filtros variados.

Importância do Inside Sales

Você notou que há um padrão nas 6 dicas que apresentamos? Todos esses canais são para divulgação na internet. Hoje em dia, as vendas no setor imobiliário são feitas praticamente a distância — é o conceito de Inside Sales. Basicamente, a equipe de corretores e gestores se mantém nas dependências da imobiliária.

É claro que o cliente precisará visitar o imóvel comercial pessoalmente, no entanto, otimizar as etapas de prospecção de clientes, contato e negociação para acontecerem remotamente é algo que traz vantagens decisivas, como:

  • o aumento da produtividade da equipe, que não perde tempo com deslocamento;
  • a personalização no atendimento ao cliente, com o auxílio de estratégias digitais;
  • a potencialização do alcance da imobiliária, especialmente com o inbound marketing;
  • o melhor retorno sobre o investimento, já que as estratégias de divulgação são mais direcionadas conforme o público-alvo e o funil de vendas;
  • a gestão de relacionamento, principalmente por conta de facilidades como os aplicativos.

Enfim, como vimos, para melhorar seus resultados com foco em imóveis comerciais é fundamental traçar estratégias para atrair o seu público e usar os meios que os profissionais mais utilizam para procurar. Afinal, como ele é específico, não é qualquer divulgação que os atingirá.

Assim, ter o melhor site para venda de imóveis pode não ser o suficiente. Aproveite as dicas que vimos aqui e faça um estudo cuidadoso para perceber onde o seu público-alvo mais procura por imóveis. Escolher canais de divulgação mais direcionados e, ainda, buscar alternativas de alcance e relacionamento — como os apps — são práticas eficientes.

E então, gostou do nosso conteúdo? Para aprender ainda mais e ter campanhas bem-sucedidas, leia também nosso post sobre como melhorar os negócios da sua imobiliária com Inside Sales!

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6 Comentários

  1. Quero me informar quais sites ou empresas trabalham com imóveis comerciais específicos. Tenho um imóvel na região oceânica de Niterói apropriado para pousadas, hostels, clínicas geriatricas, casa de festas e não encontro…

    1. @marcia Cabral, ja conseguiu comercializar seu imovel? Pois posso ajudar mande msg (11)94744-8724
      SILVIO

    2. Bom dia, Márcia tudo bem!
      Me chamo Antônio Hermínio, e sou representante imobiliário na João Salgado Imóveis.
      tendo interesse na negociação do imóvel citado, estamos a disposição para auxiliá-la

  2. Boa tarde
    Sou assistente comercial de locação e venda somente de imoveis comerciais.
    Gostaria de exemplos de textos atrativos para divulga-los com as fotos.
    Quero sair da discrição usual, tipo, metragem, banheiros e etc ….
    Qual texto para inovar e chamar a atenção para o imóvel comercial e alavancar proponentes?

  3. Excelente noticia.
    Sou corretora de Imóveis e trabalho com imóveis na planta e prontos para morar em salvador. 71 999434119

  4. Olá bom dia.
    Tenho vários lotes em Ibiúna interior de São Paulo para fazer a venda dos mesmos
    Super bem localizados, pronto para construir.

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