7 dicas de decoração de apartamento pequeno

Os imóveis compactos já se consolidaram como tendências, principalmente nas grandes cidades e áreas centrais. Com metragens que promovem um estilo de vida prático, ficam muito mais charmosos bem mobiliados. Inclusive, a decoração de apartamento pequeno vai além da questão estética, pois é capaz de agregar funcionalidade e conforto.

Para ajudar você a conseguir esses resultados, listamos sete maneiras certeiras de compor os ambientes. Confira, abaixo, essas dicas fundamentais!

1. Planeje cuidadosamente a disposição dos móveis

O planejamento joga a favor de quem mora em um compacto, no qual cada centímetro conta. Por isso, antes de comprar a mobília do apartamento novo, vale a pena refletir como ficará a disposição de cada peça no ambiente ao qual se destina.

Veja que, nas residências com metragem reduzida, deve-se abrir mão de ter muitas peças em troca de usufruir funcionalidade. Veja que, ao inserir objetos em excesso, os espaços parecerão entulhados e sufocantes.

Por exemplo, no lugar de um sofá enorme, disponha puffs para acomodar as visitas e compor a decoração. Em vez da mesa fixa, uma bancada na parede pode cumprir as funções de acomodar as refeições e, em outros momentos, funcionar como suporte do notebook.

Fazer esse tipo de substituição assegura mais usabilidade e fluidez às atividades rotineiras e deixa os ambientes “enxutos”.

2. Aposte no uso de espelhos decorativos

A utilização de espelhos desperta a sensação de amplitude, ilumina e confere um visual especial a qualquer parte do imóvel. No entanto, esse resultado depende da consideração de alguns critérios.

Um deles consiste em privilegiar os ambientes de maior circulação, como as áreas de convívio social, o corredor, entre outras possibilidades. Lembre-se, também, de jamais exagerar na quantidade de espelhos e sempre evitar que reflitam a luz de lâmpadas.

Além disso, nunca coloque um espelho na frente do outro, pois eles tendem a provocar sensações de confusão e desconforto ao serem posicionados dessa maneira.

3. Invista em mobília planejada e multiuso

Em metragens reduzidas, a organização é essencial para tirar o melhor proveito de cada espaço. Desse modo, os móveis planejados e multiuso são ótimos aliados de quem precisa valorizar cada metro quadrado.

Fortemente indicada na decoração de apartamento pequeno, tal mobília tem características úteis e funcionais. Nessa linha, estão as camas-armário, estantes com mesa, kits de cozinha embutidos e os painéis de TV com prateleiras.

Feitas na medida, essas mobílias conferem versatilidade e personalização aos ambientes sem comprometer o espaço. Com elas, você garante estilo à sua moradia e passa a ter lugares certos para guardar suas roupas, utensílios e objetos.

4. Escolha eletrodomésticos compatíveis com o seu espaço

Ao decidir quais eletrodomésticos levar para seu apartamento, busque itens pequenos e multifuncionais. Uma vez que esses elementos serão usados no dia a dia, atente-se à praticidade que oferecem às tarefas cotidianas.

Para conciliar a utilidade à economia de espaço, procure aparelhos com mais de uma função. Nessa vertente, estão as geladeiras com freezer, máquinas de lavar conjugadas à secadora, liquidificadores com função de processador, e por aí vai.

Se a sua moradia não conta com área de serviço e a cozinha é conjugada à sala, é muito importante se atentar à aparência das peças. Afinal, elas farão parte da decoração dos espaços de convívio. Por isso, capriche nas escolhas.

5. Abuse das cores claras

Assim como os espelhos, as cores claras na pintura do apartamento proporcionam a sensação de espaços amplos e iluminados. Esse efeito se deve à capacidade dos tons abertos refletirem as luzes, o que também promove impressões ligadas à leveza e harmonia.

Contudo, para escapar de visuais monocromáticos e sem graça, não se atenha ao branco puro e simples. Invista no tom sobre tom variando entre as nuances de modo a estabelecer a ideia de continuidade.

Outro jeito ótimo de quebrar a monotonia ao aplicar cores claras é usar tons mais vibrantes em uma das paredes. Dessa maneira, você estabelece contraste e afasta o risco de ter ambientes frios e monótonos.

6. Use as portas de correr para dividir e integrar

Na decoração para apartamentos pequenos, os espaços de circulação merecem toda a atenção. Por isso, escolher corretamente as separações entre os ambientes é praticamente indispensável em se tratando de obter aproveitamento máximo.

Nesse contexto, as portas de correr aparecem como uma solução moderna e sofisticada na divisão e integração de espaços. Elas compõem a decoração dos cômodos, possibilitam melhor distribuição dos móveis e permitem maior privacidade ao serem fechadas.

Quem busca estudar com toda tranquilidade se beneficiará da divisão da sala de estar com a porta de correr, que pode transformar a sala em home office em poucos instantes. Já com a divisória aberta, as ocasiões de receber familiares e amigos são favorecidas.

7. Utilize a diversidade dos acessórios na sua decoração

Na composição da decoração do seu imóvel, lance mão de acessórios que valorizem ao máximo cada espaço. Cortinas são excelentes para isso e ajudam a criar a impressão de o teto ser mais alto quando instaladas o mais distante possível do piso.

Nesse caso, é indispensável escolher peças longas, capazes de cobrir toda a parede sem deixar nada aparente abaixo delas. Evitar posicionar móveis na frente desse acessório é mais um cuidado essencial para obter o efeito desejado.

Quadros, molduras coloridas e o clássico mural de recados personalizarão seu recanto deixando-o do seu jeito. Os livros e materiais de estudo ficarão excelentes em prateleiras e nichos decorativos. Tão modernos quanto versáteis, esses elementos deixarão seu lar cheio de estilo.

Quem faz questão da presença do verde pode espalhar vasos de plantas pelo imóvel e imprimir o toque da natureza a ele. Apenas se lembre de escolher espécies mais resistentes, que demandem poucos cuidados e necessitem de baixa incidência solar.

Viu só como a decoração de apartamento pequeno tem soluções bastante simples? Claro que o grau de empenho para ter um imóvel bonito e funcional será inversamente proporcional à metragem disponível. Ou seja, quanto menor for a área, mais estratégia e criatividade ela exigirá. Porém, com as nossas dicas e o seu bom gosto, não haverá obstáculos para compor ambientes convidativos e acolhedores.

Gostou das sugestões deste artigo? Assine agora a nossa newsletter e saiba em primeira mão dos assuntos e novidades ligados a imóveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.