7 dicas de planejamento financeiro para sair da casa dos pais

Conquistar a sua independência está na sua lista de desejos? Sair da casa dos pais pode ser o passo que falta na sua vida para começar uma nova fase cheia de conquistas!

Se a sua renda deixou de ser baseada em mesadas e auxílios de estágios, talvez seja a hora de criar a sua própria rotina e administrar suas responsabilidades. Porém, antes de declarar independência, é preciso se organizar financeiramente para evitar surpresas no fim do mês.

Separamos algumas dicas de planejamento que você pode seguir para sair da casa dos pais e se organizar sem precisar de maiores preocupações com as contas! Interessou-se pela ideia? Então, continue a leitura para começar a sua mudança!

1. Coloque as suas despesas no papel

Quando você está planejando uma mudança muito significativa em sua vida, é fácil imaginar situações e criar expectativas de que tudo vai ser fácil. No entanto, é preciso de muita responsabilidade e atenção para sair da casa dos pais.

Crie uma planilha ou escreva em uma agenda todos os gastos mensais que vão fazer parte do seu orçamento. Inclua parcelamentos no cartão de crédito, aluguel, água, luz, internet, telefone, mercado e quaisquer outras despesas que façam parte da sua rotina.

O resultado da soma das suas contas vai mostrar se você está pronto ou não para sair da casa dos pais, uma vez que nem sempre é um desafio simples conquistar a independência financeira. A somatória continua deixando o orçamento no vermelho, mas está disposto a arriscar? Então, considere a ideia de ajustar algumas despesas, encontrar aluguéis mais acessíveis ou realizar algumas horas extras no trabalho.

2. Economize com antecedência

Mesmo com muita organização e planejamento para sair da casa dos pais, o futuro é incerto e imprevistos podem acontecer.

O valor economizado com antecedência pode servir como uma ajuda extra na hora de comprar algum móvel, eletrodoméstico ou realizar alguma reforma inesperada. Entretanto, esse dinheiro também vai ser um alívio caso as contas saiam mais altas que o esperado ou em caso de demissões.

Guardar, pelo menos, três meses dos gastos mensais que você vai ter para sair da casa dos pais é o recomendável, dessa forma, em casos de imprevistos financeiros, a solução para os problemas estará preparada em sua conta bancária.

3. Liste quais são os seus requisitos em um imóvel

Quais são as suas prioridades em uma nova moradia? Boa iluminação? Localização segura? Melhores bairros? Casa ou apartamento? Quantos quartos e banheiros?

Definindo as suas prioridades você vai conseguir buscar com mais precisão o imóvel ideal para alugar na hora de sair da casa dos seus pais. Essa preparação vai ajudar na hora de escolher quais lugares você deseja agendar uma visitação para conhecer o ambiente antes de fechar o negócio.

Alguns portais imobiliários podem auxiliar no processo. Essas empresas trabalham para direcionar os seus clientes aos melhores imóveis conforme os seus requisitos e necessidades.

É importante ressaltar que, ao sair da casa dos seus pais, manter o padrão de vida vai ser uma tarefa muito difícil. A sua família passou anos trabalhando para atingir uma boa condição financeira, sendo assim, ficar com os pés no chão e delimitar objetivos alcançáveis é determinante para não se decepcionar.

4. Conheça a burocracia que envolve sair da casa dos pais

Para sair da casa dos pais, é preciso mais do que algum dinheiro no bolso. Essa mudança demanda conhecimento em algumas áreas que antes não eram do seu interesse.

Algumas pessoas acabam se surpreendendo com a quantidade de burocracia e responsabilidades necessárias na hora de alugar um imóvel por conta própria.

É comum que as corretoras de imóveis e imobiliárias solicitem fiadores, pagamento de seguro fiança, depósitos de aluguéis adiantados ou títulos de capitalização. Essas medidas servem como uma garantia de que você não vai aplicar um golpe na empresa. Entenda:

Fiador

Algum conhecido, que more na mesma cidade, possua um imóvel que não seja o de sua residência atual e comprove uma renda três vezes maior do que o seu aluguel.

Seguro fiança

Com um custo de um aluguel e meio ao ano, o seguro fiança não é devolvido ao morador, mas serve como garantia para a imobiliária e corretores.

Título de capitalização

Geralmente o valor desse serviço equivale a três vezes o total do aluguel, no entanto, a vantagem é que o dinheiro pode ser reembolsado ao final do contrato.

5. Preste atenção se for dividir o aluguel

Encontrar um amigo, namorado ou conhecido disposto a compartilhar um imóvel parece ser uma ideia legal, correto? Nem sempre! Para que essa negociação seja realizada da maneira correta, ambos precisam estar cientes e combinar como o pagamento mensal vai funcionar.

Também é importante lembrar que as tarefas de casa e compras com produtos de limpeza devem ser divididos igualmente, dessa forma, ninguém vai se sentir injustiçado ou prejudicado. Evitar desavenças é sempre o melhor caminho para uma boa convivência.

6. Estabeleça metas

Cada conquista para sair da casa dos pais pode ser considerada como um objetivo alcançado, sendo assim, sempre busque estabelecer novos propósitos que sejam responsáveis por um crescimento pessoal e profissional.

Sair da casa dos pais exige muita disciplina e atenção para não cair nas tentações dos supermercados e lojas de decoração. Em razão disso, metas são essenciais e ajudam na hora de controlar os desejos de gastar acima do limite.

7. Faça um teste antes de colocar a ideia em prática

Economizou o dinheiro estipulado? Encontrou bons imóveis? Detalhou todas as suas despesas? Então, agora, é hora de colocar em prática a sua responsabilidade antes de se aventurar por conta própria.

Fique um mês lavando as suas roupas, pague todas as suas contas durante esse período, incluindo as de supermercado, e seja independente para se locomover. Essa experiência vai mostrar se você está, ou não, preparado para sair da casa dos pais.

Durante o decorrer do texto foi possível perceber que para sair da casa dos pais é preciso muito planejamento e preparo, não é mesmo? Dessa forma, não tenha pressa para dar um passo tão grande! Organize as suas metas e trace estratégias para conseguir alcançar os seus objetivos e, então, conquiste os seus sonhos!

Quer saber mais dicas de aluguel e imóveis para sair da casa dos pais? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações: estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.