Governo propõe mudar Minha Casa Minha Vida e reduzir renda limite para acesso ao programa

7 erros que você não deve cometer ao comprar um imóvel

Comprar imóvel é um sonho para muita gente. A aquisição de uma casa ou apartamento pode significar a segurança da casa própria, a chance de conseguir investir em algo rentável, a garantia do futuro dos filhos e muito mais.

No entanto, na hora de analisar as oportunidades de compra, é muito fácil criar uma ilusão sobre a propriedade e cair em golpes ou adquirir uma conta maior do que o seu planejamento financeiro pode proporcionar.

Pensando nisso, elaboramos este texto com 7 erros que você não pode cometer na hora de comprar a sua próxima propriedade. Confira!

1. Não visitar o imóvel

Caso você esteja buscando por uma casa ou apartamento que já esteja pronto para vistoria, não deixe de conhecer o local e conferir que a construção foi finalizada, com um bom acabamento, segurança e respeitando o projeto da planta.

Visitar o imóvel é a primeira parte para garantir que você não está entrando em um golpe ou em um espaço que não respeita o anúncio publicado. Além disso, também é importante agendar visitas em diferentes horários do dia. Dessa forma, é possível visualizar a iluminação do local, movimentação da rua e conhecer um pouco mais dos vizinhos.

2. Deixar de analisar a documentação da propriedade

O imóvel é registrado? Quais são as medidas documentadas? Quando foi construído? Confirmar que os documentos do apartamento ou casa estão em dia é uma segurança a mais, tanto para quem vende quanto para quem está investindo no local.

Uma das principais razões pelas quais esse ponto é importante é porque, depois da finalização da sua negociação, é necessário transferir o imóvel para o seu nome  e se a documentação não estiver em dia, esse processo fica mais difícil e caro. 

Portanto, nada de confiar em corretores que oferecem propriedades sem a documentação completa. Nesses casos, é possível contar com o auxílio de um advogado para analisar que está tudo certo para finalizar a negociação.

3. Não exigir a documentação do corretor responsável

Quem é a pessoa responsável pela venda do imóvel? Esse profissional está liberado para negociar a propriedade perante a sua imobiliária e com autorização escrita do dono atual?

Por mais incrível que pareça, existem muitos casos de pessoas que confirmaram um negócio, pagaram o imóvel, mas nunca receberam a chave, uma vez que o vendedor não estava autorizado a negociar a propriedade.

Sendo assim, para prevenir prejuízo e dores de cabeça, é sempre importante investigar o histórico de quem está oferecendo. Dessa forma, é possível se prevenir com antecedência caso a propriedade não esteja disponível para compra.

4. Esquecer-se de procurar sobre a localização do imóvel

Qual é o endereço da propriedade? Onde fica o bairro? A região é considerada segura ou perigosa? Os moradores conseguem chegar em casa em qualquer horário sem medo ou é melhor prevenir e evitar sair durante a noite?

Todas essas questões são importantes e devem ser analisadas antes de comprar um imóvel. Afinal, depois de assinar o contrato, não é possível voltar atrás, e ninguém quer viver regiões que espalham medo, não é mesmo?

Além disso, ao buscar sobre a localização com antecedência, é possível saber se a região está se valorizando ou se desvalorizando, quais são as opções de restaurantes, entretenimento, academias e colégios próximos.

5. Não pesquisar sobre as taxas e custos da propriedade

Qual é o valor do condomínio? E o IPTU? Existem gastos adicionais de impostos? Quanto é o preço médio do consumo de luz, gás e água no local? Tudo isso precisa ser colocado no papel antes de pensar em comprar um imóvel. 

Muitas pessoas acabam criando uma ilusão de que o valor da compra é o único investimento necessário na hora de comprar uma nova casa ou apartamento  no entanto, os gastos vão bem além disso.

Outro fator que precisa ser considerado diz respeito a reformas e móveis, uma vez que a maioria das propriedades no Brasil não é vendida com itens de decoração e eletrodomésticos. Dessa maneira, caso o comprador deseje reformar o ambiente e precise comprar a mobília, o gasto é ainda maior.

O ideal é elaborar uma planilha e colocar no papel o valor disponível para investir, os móveis e eletrodomésticos necessários com os respectivos preços e somar a média da quantia necessária para garantir que tudo saia como planejado.

6. Desconhecer o histórico da construtora responsável

Quem construiu o imóvel que você deseja comprar? As outras construções dessa empresa continuam com as suas estruturas impecáveis? Os materiais usados são de qualidade?

A segurança é essencial para qualquer propriedade, e ninguém quer arriscar morar ou adquirir um imóvel que não tenha sido construído com os itens mais seguros do mercado. Portanto, priorizar isso é essencial para garantir que você não encontre rachaduras, escute o seu vizinho caminhando a todo instante ou quebre uma parede ao bater um móvel sem querer.

Além de garantir tranquilidade, uma propriedade construída da maneira certa evita problemas com encanamento, vazamentos, infiltrações e danos que possam causar imprevistos financeiros.

7. Não contratar uma imobiliária de confiança 

E, por último, mas também muito importante para evitar dores de cabeça ao comprar um imóvel é contar com o auxílio de profissionais preparados e responsáveis. Uma imobiliária de confiança é essencial na hora de assinar um contrato, assegurar os seus direitos e escapar de negociações falsas.

As imobiliárias são preparadas para lidar com todas as documentações, oferecendo uma orientação alinhada às suas expectativas e proporcionando uma visão profissional para a escolha da propriedade ideal para você.

Sendo assim, com a segurança de contar com profissionais preparados para lidar com todas as questões legais que implicam negociar uma aquisição imobiliária, os compradores conseguem focar apenas em encontrar o espaço ideal para investir, sem maiores preocupações.

Agora que você já conhece todos os erros que não podem ser cometidos na hora de comprar imóvel, não deixe de encontrar a imobiliária mais indicada e comece a sua procura para o seu próximo investimento! 

Gostou deste texto e quer continuar sabendo tudo sobre a compra de um imóvel? Então confira como escolher o bairro ideal para morar com a sua família!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.