7 passos para o gerenciamento eficaz da carteira de clientes

7 passos para o gerenciamento eficaz da carteira de clientes

Para ter mais sucesso com as vendas que realiza, toda empresa precisa conhecer muito bem o seu público e ter o controle dos clientes que estão ativos. Para isso, é fundamental fazer o gerenciamento de carteira de clientes.

Essa prática não se trata apenas de organizar uma lista de nomes e contatos, mas sim é uma ferramenta essencial para traçar estratégias para fidelizar e atrair clientes. Isso porque possibilita selecionar esses contatos a fim de criar melhores oportunidades.

Você sabe o que é preciso para fazer esse controle de forma eficaz? Nós explicaremos neste post! Continue lendo para saber como aumentar as vendas da sua imobiliária por meio de um acompanhamento mais eficiente do fluxo de clientes. Acompanhe!

1. Selecione os clientes

Com sua experiência, certamente você já sabe que os clientes não são iguais. Eles têm perfis diferentes e também trazem rentabilidades diferentes para a imobiliária. É por essa razão que não podem ser tratados todos da mesma forma.

O gerenciamento de carteira de clientes ajuda a selecionar e categorizar cada um deles em seu devido perfil. Com isso, é possível adotar estratégias mais eficazes para manter a fidelidade dos melhores e estimular aqueles que estão se tornando inativos.

Além disso, também possibilita que você tenha uma visão melhor da sua carteira, porque ela estará organizada e você saberá identificar as necessidades da sua empresa. Esse controle permite perceber se os negócios vão bem ou se é necessário buscar novas oportunidades urgentemente.

2. Antecipe aqueles que podem se tornar inativos

Por meio do controle de carteira de clientes, você pode perceber o comportamento de todos eles definindo o seu perfil de consumo. Dessa maneira, fica mais fácil identificar aqueles que estão mostrando sinais de que se tornarão inativos.

Não se desespere, porque a intenção não é que você saia correndo em busca de novos clientes, mas sim que se aproxime daqueles que já tem. Tendo esse conhecimento, fica mais fácil adotar estratégias para trazer de volta essas pessoas, reaproximando-se delas de forma eficaz para estimular o consumo e oferecer o que é do seu interesse.

Note que a abordagem com esse tipo de cliente é muito diferente daqueles que são assíduos e ativos. É preciso tratá-los de forma diferenciada. Nesse caso, conhecer seu perfil e suas preferências é essencial para oferecer um atendimento personalizado e que cative aqueles que estão indo embora.

3. Foque na qualidade e não na quantidade

Não se preocupe se a sua carteira de clientes não é tão extensa quanto você gostaria que fosse. Não é necessário que ela tenha centenas de nomes, mas sim que aqueles que estão registrados sejam bons clientes e tragam lucros.

Ou seja, ao invés de você estar sempre tentando atrair e agregar mais contatos para sua imobiliária, procure traçar estratégias eficazes de abordagem e persuasão para realizar mais vendas para quem já está na sua carteira.

Você não precisa ter muitos clientes para ganhar dinheiro — você precisa vender. Então é bem melhor ter uma carteira mais enxuta e constantemente ativa do que uma gigantesca lista de pessoas que talvez você nem se lembre quem são.

4. Defina metas

Esse é um fator de bastante peso para você fazer o gerenciamento de carteira de clientes. Afinal, é em função daquilo que você espera para sua imobiliária que você procederá a seleção dessas pessoas e as estratégias que adotará.

ofertas mitre

Qual é o seu foco nesse momento? O que você espera em médio e longo prazos? O que ainda falta para que sua imobiliária alcance o sucesso que você deseja? Defina essas questões para que você saiba o que é necessário fazer.

Talvez de fato seja preciso atrair mais clientes. Quem sabe pode ser necessário aumentar o seu ticket médio. Ou então o que esteja faltando sejam campanhas de marketing mais eficientes para regiões específicas.

Analise a situação atual do seu negócio e pense naquilo que você espera para ele e o que deseja para si. Reverta isso em um controle eficaz dos seus clientes para que possa ter uma visão melhor do que trará bons resultados.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia sempre será a sua aliada em todos os processos e tarefas que você desempenhar em sua imobiliária. E é claro que isso não é diferente com gerenciamento de carteira de clientes.

Sistemas, softwares e aplicativos ajudarão a controlar tudo o que acontece, ao mesmo tempo em que facilitarão a comunicação e a troca de informações e dados. Por meio deles fica mais fácil fazer a gestão do seu negócio de modo geral.

Uma boa alternativa é adotar uma ferramenta CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Como o seu foco está nas vendas, ela fornece um suporte para fazer tanto o controle dos clientes quanto a gestão das equipes e ainda ajuda a mensurar métricas.

Ou seja, você consegue definir as melhores estratégias para fazer um planejamento eficaz que ajudará a conquistar mais clientes e ainda fidelizar os antigos — além de manter a organização de dados e informações.

6. Valorize o ex-cliente

Também faz parte do bom gerenciamento de carteira de clientes valorizar aqueles que já não consomem mais com você. Afinal, não importa apenas o fato de que essas pessoas geraram lucro algum dia, mas sim de que podem gerar ganhos futuros para a imobiliária.

Isso acontece porque elas são boas referências para outros clientes. Se estiverem satisfeitas com os serviços e o atendimento que foram prestados, também ajudam a fazer indicações e atrair novos consumidores.

Então, é muito importante manter uma relação saudável com os ex-clientes, visando as oportunidades que eles podem gerar no futuro. Além disso, eles mesmos podem voltar a ser ativos, sendo que tudo dependerá da sua abordagem e da forma como vai cativá-los.

7. Faça o gerenciamento de carteira de clientes constantemente

Também não se esqueça de que o gerenciamento de carteira de clientes não deve ser feito apenas uma vez ou em espaços muito longos de tempo. É fundamental que ele seja constante para que você possa também manter a constância dos seus rendimentos.

Procure fazer esse controle periodicamente, para sempre adotar as melhores estratégias no atendimento de cada pessoa. Além disso, também procure acompanhar todo esse processo quando ele for realizado por um colaborador. Afinal, você precisa estar ciente de tudo o que ocorre em sua imobiliária.

O gerenciamento de carteira de clientes é uma prática essencial para obter a satisfação dessas pessoas e fazer mais vendas. Isso porque possibilita conhecê-las melhor, bem como os seus hábitos de consumo. Desse modo, fica mais fácil traçar estratégias e fazer abordagens que possibilitarão prestar um atendimento mais satisfatório e que trará melhores resultados.

Os hábitos de consumo dos clientes mudam constantemente. Portanto, é preciso manter-se atualizado para oferecer a eles o atendimento que esperam. Por isso, leia nosso próximo artigo e entenda melhor como é o comportamento da nova geração em sua busca por imóveis.

clientes-para-sua-imobiliaria

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.