7 vantagens de morar perto da faculdade

7 vantagens de morar perto da faculdade

Cursar a universidade dos sonhos envolve alguns sacrifícios e mudanças, como ter que sair de casa para estudar em outra cidade. Por isso, o que os estudantes e seus pais devem ter em mente é que optar por morar perto da faculdade pode trazer muitas vantagens.

Esse momento é de grandes mudanças na vida de qualquer pessoa. É nesse período que escolhemos, na maioria das vezes, a profissão de uma vida toda. É também aquele primeiro momento em que temos que nos separar de nossas famílias para corrermos atrás de nossos objetivos.

Apesar de não ser fácil trocarmos de cidade de uma hora para outra, é nessa época que ganhamos mais responsabilidade, independência e muitas experiências. E no final de tudo vale sempre muito a pena!

Neste post, você vai conhecer as principais vantagens de morar perto da faculdade. Continue a leitura e confira!

1. Mais tempo para outras atividades

Tempo é algo precioso na vida de qualquer pessoa, ainda mais quando se trata de estudante. Por isso, morar perto da faculdade vai garantir uma enorme economia de tempo. Seja de carro, ônibus ou qualquer outro meio de transporte, os trajetos são sempre muito longos e desgastantes e contribuem para o cansaço e o desânimo.

Os engarrafamentos são os maiores responsáveis por isso, principalmente nas grandes cidades. Morar perto da faculdade vai permitir que se utilize essas horas em outras atividades mais produtivas e para alguns significa até mais horas de sono — o que é muito importante para a concentração nos estudos.

2. Mais econômico financeiramente

Alguns alunos não têm noção, quando saem de casa para estudar em outra cidade, o quanto é mais em conta alugar um apartamento próximo à faculdade.

Se já não é muito barato estudar longe de casa, devido aos gastos com decoração do imóvel, alimentação, aluguel e as demais contas, se incluirmos o transporte, então, fica bem mais caro, não é mesmo?

Alugar um apartamento perto do local onde você vai estudar vai lhe poupar alguns custos, principalmente com transporte e alimentação. Muitas vezes, as idas à faculdade não se limitam a uma vez ao dia e isso fará com que necessite voltar, ou seja, são mais gastos com transporte.

Dependendo do curso, você poderá ficar dois turnos, o que implicará também gastos com alimentação. Se morar próximo à faculdade, suas refeições poderão ser feitas em casa — o que, certamente, será uma boa economia.

ofertas mitre

Isso significa que evitar esses gastos morando próximo à faculdade é possível e representa muito para uma boa economia.

3. Menos cansaço e mais disposição

Viagens de ônibus demoram e são bastante cansativas, e muitas vezes fazem com que cheguemos cansados para estudar. Morando perto da faculdade nos livramos desse problema, podemos até dormir mais por conta da proximidade.

Dormindo mais, temos mais disposição para estudar. Além disso, na volta chegamos mais cedo em casa e sobra tempo para outras atividades, como ler, estudar, arrumar a casa, dormir, entre outras coisas.

4. Mais comodidade por estar perto dos estudos

Morar perto da faculdade, além da economia, traz também muito mais conforto, pois primeiro: você não precisará de transporte; segundo: poderá dormir até mais tarde (caso estude pela manhã); terceiro: é mais prático e rápido nas tarefas relacionadas aos estudos, como trabalhos em grupo, pesquisas, idas a monitorias, etc.

Em época de provas, muitas vezes se torna mais prático ir para casa almoçar ou lanchar e voltar para estudar na biblioteca ou com colegas. Trata-se de uma comodidade e tanto!

5. Mais independência e responsabilidades

O gostinho pela independência talvez seja um dos maiores atrativos para os jovens que decidem sair de casa para morar perto da faculdade. Na verdade, quem nunca experimentou o prazer que é ser responsável por tudo na sua vida não entenderá.

Essa pode ser a maior prova de que você já é uma pessoa adulta, com maturidade suficiente para se cuidar. Pois será tudo com você, desde o gerenciamento do dinheiro, o controle de contas, até as compras de mês e o controle do que é preciso ter em casa. Experimentará o gosto da vida adulta.

6. Melhor qualidade de vida

O fato de alugar um imóvel longe da faculdade pode tornar o estudante mais estressado e cansado, tanto física quanto mentalmente. Além disso, acordar e se preparar para as aulas é sempre um grande estresse. Quem mora perto de onde estuda se livra dessa correria contra o tempo.

Por essas razões, essa opção é mais cômoda para o aluno. Ela traz impactos positivos nas questões financeiras e psicológicas, garantindo, dessa forma, uma melhora significativa na qualidade de vida e no desempenho nos estudos.

Além disso, o aluno terá a chance de um autoconhecimento muito maior, pois terá a verdadeira noção de como se portar em variadas situações de vida, como diante do medo, das incertezas, das decisões. Saberá também, sem influência de terceiros, o que gosta e o que realmente não gosta. Certamente se conhecerá melhor.

7. Mais motivação

Morar próximo à faculdade pode garantir mais motivação para estudar. Morar longe exige alguns sacrifícios, como acordar bem cedo, tomar banho, arrumar-se, pegar um ou dois ônibus, caminhar alguns quarteirões. Isso ocorre seja no calor, no frio, na chuva, você terá que ir todos os dias.

Mas, se você morar pertinho da universidade, tudo fica mais simples e rápido. Em poucos instantes, acorda, toma banho, faz um lanche e vai estudar. Simples e fácil!

Você viu como é importante morar perto da faculdade? Você terá todas as vantagens descritas acima. Por isso, nossa dica é não ter pressa ao alugar um apartamento. Conte com a ajuda de uma imobiliária para escolher o imóvel no tamanho e no local que lhe agrade. Os corretores, certamente, ajudarão a fazer a melhor escolha!

O que você achou deste post sobre as vantagens de morar perto da faculdade? Saiba que essa opção é cada vez mais comum entre os jovens que estudam fora de sua cidade. Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos que estão passando por essa situação!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.