8 tendências incríveis para residências luxuosas

Os anos passam, as estações mudam e as tendências para residências estão em constante renovação. A cada nova temporada, é possível encontrar novidades de conceitos em decoração que serão vistos como importantes para o design de ambientes internos e externos, como a sustentabilidade, que vem ganhando espaço em nossas residências por ser um assunto que está frequentemente em pauta.

Além disso, as novas tendências de decoração nos permitem transformar os espaços com combinações de diversos elementos visuais, que, além de trazer conforto, deixam a casa moderna e elegante.

Por isso, neste artigo, listamos 8 das principais tendências para residências luxuosas; assim, você poderá aproveitar os ambientes com o melhor da decoração. Acompanhe!

1. Sustentabilidade

Devido à grande preocupação, inevitável atualmente, a sustentabilidade é um conceito que está cada vez mais presente nas tendências de decoração e deve se intensificar nos próximos anos.

Para quem deseja apostar em um design mais ecológico e viável economicamente, existem diversas alternativas bem interessantes, como o uso de materiais reutilizados, móveis reformados, iluminação em LED, claraboias e sistema de reuso de água.

Também é possível utilizar uma decoração natural, como as paredes de cortiças, que, além de serem práticas, contribuem para o isolamento sonoro e permitem várias composições. Assim, é possível contar com uma casa sustentável focada em evitar a poluição e economizar os recursos naturais.

2. Mix de materiais na decoração

A decoração de ambientes está cada vez mais livre e moderna. A grande ideia é trazer o próprio estilo e garantir o bem-estar em casa, deixando de lado a monotonia e o óbvio.

Misturar os materiais para decorar os ambientes é uma das grandes tendências para residências. Para isso, a combinação de metal, plástico e madeira, além de deixar o espaço mais aconchegante, tem simplicidade no uso, pois o metal e o plástico apresentam uma manutenção simples e fácil.

Dentro do mesmo ambiente, ainda é possível mesclar diferentes estampas, combinar os objetos rústicos com os sofisticados e associar as peças antigas com as modernas, sem deixar o ambiente desarmonioso.

3. Ambientes integrados

Os ambientes integrados, além de proporcionar praticidade, trazem a sensação de amplitude, principalmente para salas e cozinhas.

A cozinha é uma área que vem ganhando um maior destaque na decoração, pois nela são valorizados o uso de cores, mármores e equipamentos modernos, onde é permitido preparar as refeições em proximidade dos familiares e amigos, ao mesmo tempo em que curtem os momentos de lazer, com um som ou um vídeo interessante.

Já a sala aberta e agregada, sem excessos e com o uso adequado dos mobiliários, oferece uma ótima circulação, dando liberdade de locomoção e trazendo funcionalismo para o dia a dia. Além disso, ao realizar a junção da cozinha com a sala, pode-se criar um espaço gourmet, que é uma das tendências para residências.

4. Sistemas de segurança informatizados

A criminalidade tem aumentado a cada dia, fazendo com que muitos moradores tenham receio de viajar, trabalhar ou até mesmo ficar dentro da própria casa. Para tentar conter essa triste realidade, muitos têm investido em sistemas de segurança informatizados, a fim de trazer mais acessibilidade e conforto. Algumas tendências para residências são:

  • modelos de câmeras com IP – possibilitam monitorar a casa a distância por meio de aplicativos, e podem enviar notificações em caso de alguma ocorrência;
  • cerca virtual – é um aplicativo que envia um sinal de alerta, constando a localização de uma pessoa e informando o seu afastamento de uma determinada área;
  • fechadura digital – sensor biométrico que permite o acesso da pessoa a uma porta se as impressões digitais estiverem cadastradas e forem reconhecidas.

5. Luminárias grandes

As luminárias, os pendentes e os lustres, quando grandes, independentemente do material, são um complemento importante para a decoração. As opções são inúmeras, podendo contar com estilos românticos, modernos e clássicos.

Com um tipo de iluminação indireta ou direta, sobre o centro da mesa, bancadas ou para dar um destaque a um objeto específico, quem aposta nesse item garante um clima moderno e aconchegante.

Peças de grandes dimensões transformam os ambientes, conquistam o espaço e realçam os móveis, tornando-se um dos principais acessórios na sua decoração.

6. Jardins verticais

Os jardins verticais vêm se tornando uma tendência no paisagismo de muitos brasileiros, como uma alternativa que permite levar o verde para decorar tanto os ambientes externos como os internos, possibilitando o contato com a natureza.

No mercado há inúmeras opções para montar e organizar o jardim da melhor maneira que desejar, utilizando vasos de cerâmica, fibras, suportes para plantas e até mesmo painéis prontos. O importante é criar um jardim vertical harmonioso com as plantas que devem ser específicas para o ambiente escolhido, proporcionando vista para uma parede repleta de folhagens encantadoras.

7. Mesas de mármore

O mármore é uma rocha metamórfica bastante versátil, pois possui inúmeras possibilidades de tons e texturas, permitindo ser usado para decorar qualquer ambiente. Com sua textura clássica, a mesa de mármore nunca sai de moda e pode ser encontrada em diversos formatos e tamanhos, sejam pequenas e redondas ou grandes e quadradas.

Por ser um material mais resistente no mercado, uma das grandes tendências para residências luxuosas e modernas são as mesas de mármore, que trazem sofisticação e glamour.

8. Madeiras e elementos naturais

A madeira e os elementos naturais são os queridinhos que não deixam de aparecer nas listas de tendências para residências. A madeira continua sendo um material bem-vindo na decoração, mas, dessa vez, a aposta é utilizá-la em combinação com materiais frios, como detalhes em laca de alto brilho, espelhos e ferros, além de associá-la a cores mais claras.

Os elementos naturais também vêm ganhando um grande destaque, como os revestimentos rústicos e objetos decorativos que se tornam visíveis na parede, pisos e estantes, pois, além de proporcionar aconchego, eles aumentam a sensação de conforto.

Algumas tendências do mundo da decoração são conceitos e repaginações de propostas que já se destacaram nos anos anteriores. Outras tantas são completamente inusitadas, surpreendentes e inovadoras. No entanto, com essas dicas, é possível alinhar a decoração ao perfil das pessoas que vão usufruir desses ambientes e ter uma casa moderna, confortável e luxuosa.

Agora que você já conhece as principais tendências para residências no mundo da decoração, que tal descobrir o que são casas inteligentes e como adquirir?

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.