A importância de investir em novas soluções para sua imobiliária

A importância de investir em novas soluções para sua imobiliária

Mês das Mães
A importância de investir em novas soluções para sua imobiliária

A tecnologia já está integrada a vários processos do nosso dia a dia. E, no setor de imóveis, ela pode ser vista como uma ferramenta estratégica, que contribui para a redução de custos, amplia a integração entre times e torna o trabalho dos corretores mais inteligente e dinâmico.

Nos últimos anos, especificamente, o mercado de TI trouxe a possibilidade de se investir em novas soluções para imobiliárias — são ideias que vêm contribuindo para a otimização de diversos processos em uma imobiliária.

Com o surgimento da pandemia do coronavírus essas inovações se evidenciaram, ajudando enormemente o setor a se manter firme, forte e produtivo.

Quer saber quais são e o impacto que elas podem ter em suas estratégias? Então, continue a leitura e veja algumas opções indicadas para sua empresa!

Como está o mercado imobiliário?

Não é novidade para ninguém que o coronavírus afetou o mercado de trabalho como um todo, ocasionando uma crise financeira sem precedentes. As taxas de desemprego aumentaram sensivelmente, ocasionando perda de renda e impactando severamente vários negócios.

Nesse período, houve, no mercado imobiliário, uma retenção de receitas e uma breve diminuição nas vendas. No entanto, após algum tempo, o setor foi um dos menos impactados, voltando a crescer rapidamente, e considerado um dos responsáveis por gerar e manter muitos empregos.

Vale a pena observar dois pontos interessantes nesse nicho, um deles está relacionado às taxas de juros, que não sofreram nenhum abalo; o outro refere-se à busca por financiamentos que se manteve no mesmo patamar observado antes da pandemia.

Ou seja, mesmo com a pandemia, que obrigou uma freada econômica severa em alguns setores, a procura por financiamentos se manteve para dar aquele fôlego necessário para o mercado imobiliário continuar com suas atividades.

Na verdade, uma coisa tem a ver com a outra. Os juros mais baixos têm influência direta sobre a busca por financiamentos — principalmente porque essa questão acarreta uma diminuição no valor da prestação mensal. O que temos que considerar também é que o valor do aluguel está competindo com o financiamento, e é claro que a preferência será sempre pelo financiamento.

Por que é essencial investir em novas soluções?

Algumas soluções contribuem, significativamente, com o dia a dia de qualquer empresa. São inovações que garantem mais fôlego para as rotinas de uma imobiliária, otimizando os processos e tornando tudo mais ágil e prático de ser feito. Dessa forma, assegura-se mais tempo e, consequentemente, maior produtividade para a imobiliária.

São aplicativos, como os de realidade virtual, que facilitam as rotinas intermináveis de visitas e escolha do imóvel, uma vez que o cliente faz uma visita virtual à unidade antes de marcar a física. A nuvem é outro ganho significativo, visto que desburocratiza variados processos que antes consumiam muito tempo de todos, tanto da imobiliária quanto do cliente.

Não podemos esquecer que as inovações abrangem outros aspectos, que não se limitam à tecnologia, como alguns hábitos que foram incluídos — o compartilhamento de imóveis ou coliving é exemplo disso.

Diante disso, não dá para fechar os olhos para as inovações, não é mesmo? Afinal, elas chegaram para facilitar as rotinas, gerando mais opções de trabalho e produtividade para qualquer negócio.

Por onde começar?

Sendo assim, você vai conhecer algumas das soluções que já fazem parte da rotina da maioria das imobiliárias, tornando tudo mais prático e simples para todos os envolvidos em negociações de compra, venda e aluguel de imóvel. Veja algumas das inovações que não podem faltar no seu negócio!

Softwares de gestão de imobiliárias

O software de gestão atua como um hub de dados para uma empresa. Informações sobre contratos, clientes, imóveis à venda ou para alugar e pagamentos feitos ou recebidos são centralizadas. Isso torna a rotina de cada área mais ágil e precisa.

Se os dados são armazenados com um processo automatizado, as chances de erros ocorrerem caem. Por outro lado, como todos os times terão as mesmas informações para o trabalho (e atualizadas em tempo real), a integração interna e a qualidade dos serviços prestados sobem.

Além disso, os processos de tomada de decisão tornam-se mais seguros e confiáveis. Já a emissão de boletos, uma rotina comum no dia a dia do setor, passa a ser feita de maneira automática. O mesmo vale para a validação daqueles que foram pagos.

Isso reduzirá prazos e permitirá que os profissionais da área financeira foquem em rotinas críticas. Adotando soluções como a Flua, a empresa terá menos erros, ao passo que os prejuízos do negócio serão muito menores.

Aplicativos e plataformas para divulgação de imóveis

As plataformas online tornaram-se o principal canal de vendas para vários setores. No imobiliário, não é diferente. Essa área, por sinal, pode contar com uma série de funcionalidades que ampliam a capacidade que uma companhia tem de atingir mais pessoas e apresentar uma rentabilidade elevada.

Aplicativos mobile, por exemplo, tornam a busca pelo imóvel ideal mais dinâmica e inovadora. Há a possibilidade de implementar recursos para exibir imagens 3D do interior de uma casa, opções de filtro avançadas e até recursos como a realidade aumentada (a qual mostraremos adiante).

Outro meio útil é a internet. Nela, a empresa também pode exibir seu catálogo de imóveis para clientes de todo o planeta. E, ao explorar as opções de anúncios direcionados, a companhia consegue atingir públicos mais propensos a realizar a compra ou o aluguel de um apartamento, maximizando o retorno obtido com as estratégias comerciais.

O Moving, por exemplo, é um portal em que todos os tipos de imóveis podem ser divulgados. Com foco em aplicativos mobile, tal solução oferece a incorporadores e imobiliárias uma forma mais prática de abordar clientes, fornecer produtos e gerar leads. Dessa forma, torna-se mais fácil manter a rentabilidade em níveis elevados, mesmo em momentos de crise.

Soluções de compartilhamento de dados

Profissionais de imobiliárias lidam com documentos diariamente. Com os avanços da tecnologia, muitos desses dados passaram a ser digitalizados, o que permite uma troca de informações mais ágil entre as áreas, além de reduzir custos e facilitar o controle dos registros.

Mas, para que isso seja feito com um alto nível de controle e segurança, a empresa deve implementar soluções de compartilhamento de informações confiáveis. Esse é o papel exercido pelas ferramentas de cloud storage. Nelas, a companhia tem um ambiente centralizado para sincronizar arquivos e garantir que a troca de registros ocorra facilmente.

O cloud storage também é uma forma de dar mais mobilidade a corretores. Ferramentas como o OneDrive, da Microsoft, permitem ao negócio disponibilizar diversos documentos em smartphones e tablets. Basta que o profissional tenha uma conexão com a web ativa para obter cópias de contratos e outros arquivos que possam ser úteis ao abordar um cliente.

Certificado digital

Se a empresa tem uma rotina em que a tecnologia está profundamente integrada a seus processos, o uso de contratos digitais deve ser uma realidade. Essa é uma forma mais ágil, menos burocrática e econômica de consolidar relações comerciais. Assim, o negócio pode ter mais agilidade nos processos e competitividade em seu dia a dia.

Mas, para que tenham a validade jurídica de documentos físicos, os contratos digitais devem estar validados com o apoio de um certificado digital. Eles são emitidos por empresas certificadoras como a Valid, que estão vinculadas ao governo e contêm uma série de informações que permite a qualquer pessoa validar a integridade dos dados contidos no arquivo.

Assim, os contratos ficam protegidos contra tentativas de fraude e podem ser utilizados sem riscos.

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual tem ganhado espaço no ambiente de venda e aluguel de imóveis. Essas soluções tornaram a experiência de aquisição de uma propriedade muito mais interativa e dinâmica. Para a empresa, tais tecnologias representam uma maior chance de cortar custos e fechar contratos.

Com a realidade virtual, por exemplo, múltiplos imóveis podem ser apresentados a um cliente sem que ele tenha de sair do local em que se encontra. Trata-se de uma solução mais que útil em tempos de pandemia — visto que utilizando um dispositivo como o Oculus Rift, o usuário visualiza diferentes opções em tamanho real e com um alto nível de imersão. Isso evita aquelas inúmeras visitas cansativas antes da decisão final.

Já a realidade aumentada costuma ser utilizada, por exemplo, para demonstrar as configurações de decoração de um apartamento, projetando os móveis dentro do local em que estarão. Assim, lado a lado, as duas tecnologias tornam-se ferramentas para impulsionar as vendas e auxiliar o trabalho dos corretores, como é feito pela We Visit e pela Giro Estúdio.

Bônus: tornando o negócio mais competitivo

O investimento em TI já se tornou obrigatório em muitos setores. Atualmente, integrar soluções ao fluxo de trabalho de imobiliárias facilita a troca de informações, ao mesmo tempo em que reduz erros e custos. Dessa forma, o trabalho é entregue com mais agilidade e qualidade.

Investir em novas soluções para imobiliária, como as listadas neste post, pode garantir que sua empresa ganhe um papel de destaque no mercado. Os serviços prestados serão mais inteligentes e o processo de busca por novos clientes ocorrerá de forma inovadora e envolvente. Assim, as chances de fechar um contrato serão bem maiores.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre o tema e como softwares de gestão para imobiliárias podem ser implementados em seu negócio? Então, fale com o nosso time e tire todas as suas dúvidas!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. gostaria de saber o valor deste serviço, para uma imobiliária de porte pequeno

    1. Olá João. Como vai?

      Sobre qual serviço você gostaria de obter informações?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.