Afinal qual é a melhor opção: comprar ou alugar imóvel?

Afinal qual é a melhor opção: comprar ou alugar imóvel?

Ao começarmos a planejar a concretização do sonho da casa própria, são muitas as dúvidas que surgem no caminho. Afinal, esse não é um processo qualquer, mas sim, um passo fundamental para toda a família. Antes de qualquer decisão, devemos analisar cada uma das opções e escolher entre comprar ou alugar imóvel.

O mais importante a ser pensado é a sua situação financeira: suas expectativas para o futuro e projeções de orçamento. Por isso, dizer qual opção é a melhor para cada um é complexo, já que cada caso é diferente e precisa de uma análise personalizada.

No post de hoje, queremos elencar para você as principais vantagens e desvantagens de cada opção, comprar ou alugar imóvel. Assim, é possível analisar e ficar a par do que é necessário para tomar a decisão mais eficiente, para você e sua família. Vamos lá?

Analise as suas necessidades antes de comprar ou alugar imóvel

É importante que você pare um momento e reflita sobre suas necessidades e objetivos em curto e longo prazo. Se você ainda é jovem e deseja morar sozinho, talvez alugar um imóvel seja a melhor opção para você. Já que, ao longo do tempo, você pode analisar novos imóveis, bairros e localizações que podem ser sua moradia fixa no futuro.

Como a época da juventude é um momento de algumas incertezas e imprevisibilidades, comprar um imóvel de cara pode ser arriscado e gerar arrependimentos depois. Porém, se você é casado, tem filhos ou está começando uma família, talvez comprar um imóvel já seja mais interessante, pois suas perspectivas e convicções sobre o futuro estão mais consolidadas.

Vantagens de se alugar um imóvel

Agora que você já tem em mente quais são os primeiros passos a serem tomados antes de se decidir entre comprar ou alugar imóvel, é hora de identificarmos as principais vantagens e desvantagens de cada um deles, começando pelos benefícios que alugar um imóvel pode trazer para você e sua família!

Viável para quem tem o orçamento curto

Uma das maiores vantagens de se alugar um imóvel é o fato de que ele pode caber no orçamento da família de forma tranquila. Já que, você escolherá o imóvel cujo valor condiz com seu planejamento financeiro.

Muitas pessoas, principalmente jovens, recém-casados ou quem ainda não possuem estabilidade no emprego, optam pelo aluguel de imóvel, pois comprar seria inviável. Para financiar um imóvel, é preciso estabilidade financeira, muito planejamento e organização, além de um orçamento com folga que dê para quitar as parcelas mensais do investimento.

Por isso, para quem ainda não possui todos os recursos para a compra de um imóvel, o aluguel mostra-se uma ótima opção em curto prazo, que atende muito bem a jovens casais e a quem deseja morar sozinho por um tempo.

Fácil para quem não quer se preocupar com reparos e manutenção

Outra preocupação de quem está avaliando se vai comprar ou alugar imóvel, são os gastos com reformas e manutenção da casa ou apartamento que está adquirindo. Ao alugar um imóvel, o inquilino não precisa se preocupar com reformas e a manutenção rotineira do imóvel que está alugando.

O proprietário do imóvel é o responsável por solucionar quaisquer problemas que venham a assolar o imóvel, o que torna a vida do inquilino bem mais tranquila e livre de alguns incômodos. Também, não haverá necessidade de grandes reformas, já que a casa ou o apartamento estará em perfeitas condições para o uso.

Desvantagens de se alugar um imóvel

Agora que já listamos as principais vantagens de se alugar um imóvel, é hora de mostrarmos algumas das suas desvantagens!

Não há retorno do dinheiro de pagamento do aluguel

O que mais pesa na hora de pensarmos, se devemos ou não alugar um imóvel, é o fato de que todo o dinheiro pago mensalmente não será revertido em nenhum bem ou investimento para a família. Você deve ter em mente que as parcelas mensais pagas vão embora e não retornarão.

Por isso, para quem deseja investir seu dinheiro em algo que trará frutos, comprar um imóvel seria a melhor opção. Já que, as parcelas do financiamento serão destinadas a compra de um bem que será somente seu e poderá ser vendido por um preço maior no futuro, trazendo lucro e boas perspectivas financeiras.

Instabilidade perante o proprietário do imóvel

Por fim, há uma outra desvantagem significativa ao se alugar um imóvel: é difícil prever os desejos futuros do proprietário da casa. Como inquilino, você está à mercê da crença que o proprietário cumprirá o contrato até o fim — o que nem sempre acontece.

Muitas vezes, o proprietário quebra o contrato que firmou com o inquilino e ele tem que sair às pressas do imóvel. Sem perspectivas de um novo local para morar e tendo que aceitar preços abusivos para realizar o processo de mudança em tempo hábil. Ou seja, para quem deseja estabilidade, alugar um imóvel não é a melhor opção.

Vantagens de se comprar um imóvel

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o aluguel de imóveis, vamos conversar sobre as vantagens que envolvem a compra de um imóvel atualmente!

Investimento em longo prazo

Não há como fugir dessa grande vantagem que comprar um imóvel envolve: você pagará por algo seu. Um bem que pertence a você e que pode ser vendido no futuro por um valor bem maior, já que a valorização dos imóveis tende a crescer ao longo dos anos.

Portanto, para quem possui um planejamento financeiro adequado, comprar um imóvel pode ser um investimento extremamente estratégico para o orçamento familiar no futuro e, inclusive, gerar lucro e renda.

Liberdade para personalizar do jeito que quiser

Além da vantagem da estabilidade, ou seja, você é o proprietário da casa e ninguém pode colocá-lo para fora de uma hora para a outra, uma grande vantagem de se comprar um imóvel é a possibilidade de personalização do espaço.

A casa é sua e você pode planejá-la do jeito que quiser, incluindo quebra de paredes, reformas, criação de novos cômodos, pintura, decoração e assim por diante. Ela pode ser exatamente do jeito que você sonhou!

Desvantagens de se comprar um imóvel

Agora, falta pouco para você obter um panorama detalhado sobre as vantagens e desvantagens de se comprar ou alugar um imóvel. Veja as desvantagens de comprar sua casa agora:

Investimento muito alto

Para quem está com um orçamento curto, é inviável pensar na compra de um imóvel. Pois, esse investimento requer uma folga no seu faturamento mensal, já que imprevisibilidades acontecem e você deve estar pronto para resolvê-las.

Financiar um imóvel não é fácil e envolve dezenas de taxas, juros e gastos diversos, além de ser um investimento em longo prazo, o que envolve pensar que você vai se comprometer com parcelas mensais por anos.

Risco de desvalorização

Por fim, apesar de, no mercado imobiliário, os imóveis se valorizarem com o tempo, há sempre o risco de acontecer o contrário e você perder dinheiro com a compra que fez.

Por isso, pense e analise bastante o imóvel que está adquirindo para não acabar se decepcionando no futuro. Porém, apesar de todas as precauções, nem sempre é possível prever qual investimento será uma furada ou não. Portanto, esteja certo do que é melhor para você quando decidir se vai comprar ou alugar imóvel.

Ainda ficou com dúvidas e quer saber qual seria a solução ideal para você? Entre em contato o Moving Imóveis! Estamos prontos para ajudá-lo a entender qual é a melhor opção para você e sua família.

Compartilhar: