Banco do Brasil lança crédito imobiliário com correção pela inflação

Ainda vale a pena comprar imóvel para investimento? Veja aqui!

Existem diversas estratégias que as pessoas utilizam para investir, no entanto, é preciso estudar o mercado financeiro atual para decidir qual é a melhor iniciativa, para não ter prejuízo. Durante muito tempo, comprar imóvel para investimento foi uma tendência, mas será que ainda vale a pena?

Poupança, carros, terrenos, aplicações em bolsas de valores, ações em empresas. Tudo isso se torna um investimento, se trouxer retorno financeiro. No entanto, a crise política que se instaurou no Brasil e em diversos países ao redor do mundo está prejudicando quem se planejou para investir dinheiro.

Hoje, vamos compreender se vale a pena ou não adquirir um imóvel para investimento! Continue a sua leitura para saber se essa estratégia continua sendo viável e saiba como obter um retorno financeiro no futuro.

Como o mercado econômico do Brasil influencia nos investimentos em imóveis?

Antigamente, com todos os problemas na infraestrutura do planejamento da economia brasileira até o início do Plano Real, os brasileiros viam nos investimentos em imóveis a única oportunidade de conseguir construir um patrimônio.

Uma das principais razões para essa ascensão era a inflação descontrolada que estava instaurada no país, fazendo com que o poder de compra do dinheiro não fosse tão valorizado.

Durante os anos de 2008 até 2012, foi possível notar um grande crescimento no mercado imobiliário: as pessoas começaram a trocar as suas moradias, adquiriram casas próprias e fugiram do aluguel, investiram em imóveis que estavam em construção e valorizaram os negócios.

Contudo, hoje é possível notar uma desaceleração nessa procura por imóveis. Uma das grandes razões pela qual a demanda diminuiu é a questão dos valores inflacionados e a queda na procura por parte da população, que está se prejudicando com a economia atual.

Ainda que existam dificuldades, adquirir um imóvel como forma de investimento é uma estratégia que pode se tornar muito rentável para os investidores, porém, é preciso cautela e planejamento para escolher o local ideal para aplicar o seu dinheiro, e ter inteligência para administrar a compra.

Quais são os benefícios de comprar um imóvel para investimento?

Para que você consiga compreender melhor, vamos listar as vantagens de apostar nessa estratégia para investir o seu dinheiro, acompanhe!

Segurança

O imóvel representa um patrimônio físico, sendo assim, ele não pode ser confiscado — apenas em situações de inadimplência de impostos ou ações judiciais sérias — e deixa os investidores mais seguros na hora de usar o seu dinheiro para realizar o investimento.

Outro ponto para a segurança de usar um imóvel como investimento é a sua força, mesmo em momentos de crises financeiras, uma vez que as propriedades imobiliárias são uma das áreas que menos sofrem com a desvalorização durante períodos de problemas na economia.

É importante lembrar que os imóveis também sofrem reajustes conforme a inflação, portanto, os donos não perdem o valor investido, independente das mudanças no cenário econômico.

Lucro com aluguel

Dificilmente algum investidor vai comprar uma propriedade como investimento apenas para deixá-la sem movimentação. Sendo assim, é possível disponibilizar o local para aluguel e além da valorização, receber mensalmente o pagamento de um inquilino.

Outra vantagem de alugar imóvel comprado para investir é a possibilidade de receber de volta o valor investido na compra.

Variedade

Quando se fala em adquirir imóveis para investimentos, muitas pessoas relacionam isso diretamente a compra de casas ou apartamentos.

ofertas mitre

Todavia, é possível comprar galpões, salas comerciais e terrenos, aumentando as suas chances de ganhar ainda mais retorno com os investimentos.

Quais são as desvantagens de um imóvel para investimento?

Como nem tudo é fácil, existem alguns pontos que demandam cuidados e atenção na hora de escolher investir em um bem imobiliário.

Alto valor de investimento inicial

Diferente dos investimentos em fundos imobiliários, adquirir um imóvel demanda uma alta quantia de dinheiro para efetuar a compra, e não é todo mundo que possui esse valor para realizar um pagamento à vista.

É comum encontrar investidores que realizam financiamentos para adquirir imóveis e depois utilizam os lucros para arcar com os custos desse investimento.

Capital concentrado

Nem todos os investidores possuem muitos recursos ou um patrimônio relevante, sendo assim, quando eles se arriscam a comprar um imóvel para investir, boa parte do seu capital fica condensado em apenas um bem e exposto a uma quantidade menor de ativos.

Custos de preparação para locação

Se um proprietário de imóvel deseja disponibilizar a casa ou apartamento para aluguel é preciso investir em melhorias e adequações. Esse investimento, se feito com planejamento, é geralmente recompensado com a valorização do local e o aumento do valor para locação.

Quais são os riscos de investir em imóveis?

Assim como qualquer forma de aplicar o seu dinheiro, comprar um imóvel para investimento é um risco, e os investidores sabem muito bem disso.

As pessoas que possuem investimentos na área imobiliária são extremamente atualizadas sobre o mercado financeiro e estão sempre buscando novas notícias para saber quais são os momentos ideais para aplicarem ou não os seus capitais.

Para que você possa compreender melhor, separamos os riscos de escolher o imóvel para investimento:

Baixa liquidez

Quando o proprietário de um imóvel está com dificuldades financeiras, a sua primeira solução é colocar o patrimônio a venda para solucionar os seus problemas. No entanto, vender uma propriedade é um processo que pode demorar meses.

Em razão disso, os proprietários colocam os seus imóveis à venda por valores mais baixos do que os encontrados no mercado para conseguirem um comprador mais rapidamente e, assim, superarem as dificuldades financeiras.

Congelamento do valor investido durante crises econômicas

Em períodos de recessão, os investimentos tendem a ter os seus valores congelados em razão da baixa procura no mercado imobiliário. Em alguns casos, é possível haver, inclusive, uma desvalorização dos imóveis. Dessa forma, o proprietário vai precisar arcar com as despesas do imóvel até a estabilização da economia local.

Quais são os pontos que devem ser considerados pelo investidor?

São diversos os fatores que precisam ser analisados antes de efetuar a compra de um imóvel para investimento. Para auxiliar na sua decisão, separamos os principais itens que você deve considerar para investir:

  • adquirir um imóvel como residência é diferente de investir: uma habitação para você e a sua família representa a busca por moradia e não a esperança de um retorno de capital;
  • compare todas as opções de investimento disponíveis atualmente: investir é uma palavra abrangente que envolve diversas opções para os investidores, sendo assim, escolha a que vai proporcionar mais lucros para o seu bolso;
  • avalie a situação em longo prazo: é preciso pensar no futuro, principalmente quando se trata de comprar um imóvel para investimento. Os proprietários precisam estudar a região do patrimônio e realizar um planejamento sobre as chances do local ser cada vez mais valorizado no mercado imobiliário.

Após estas informações, você certamente vai ser capaz de realizar um comparativo e descobrir se comprar um imóvel para investimento ainda é uma oportunidade viável para conquistar um patrimônio rentável.

O que você achou do nosso texto sobre adquirir um imóvel para investimento? Gostou? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a escolherem a melhor forma de investir também!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.