Aluguel nas capitais

Aluguel nas capitais: conte com a Moving para fazer a escolha certa!

tangram

É grande a procura por um imóvel com aluguel nas capitais. Morar em grandes centros urbanos traz inúmeras vantagens como maior possibilidade para crescimento profissional, maior proximidade a universidades, comércio e inúmeros outros serviços diferenciados, que incluem lazer e vida social mais agitada.

Entretanto, apesar de todos os benefícios, mudar para uma cidade maior requer alguns cuidados básicos que merecem sua atenção, uma vez que os custos tendem a ser maiores que outras regiões do país.

Para que você saiba como se planejar com tranquilidade, hoje tiraremos algumas das suas principais dúvidas sobre o assunto e informaremos algumas dicas essenciais para quem busca mais segurança e tranquilidade no planejamento.

A maior parte das informações abaixo foram cedidas em entrevista pelo gerente de locações da Só Flats, Raphael Guerra, uma das maiores imobiliárias da grande São Paulo. Se você tem interesse no assunto, sugerimos que continue sua leitura até o final!

Motivos para morar nas capitais

A maior parte das pessoas que busca morar nas capitais está em busca de maior qualidade de vida. Nos grandes centros urbanos temos maior acesso ao transporte público, lazer e até mesmo instituições de ensino de renome (públicas e privadas).

Outro benefício das capitais é a imersão na cultura local que pode ser apreciada por meio da gastronomia da região ou até mesmo áreas de lazer, que se diferem por conta das características locais e natureza da atividade.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o crescimento profissional também tende a ser maior, tanto por parte da maior demanda por empregos, como pela proximidade e maior facilidade para ingressar nas mais variadas instituições de ensino.

Apesar de todos esses benefícios, é preciso ter em mente que existem algumas particularidades em uma mudança desse porte. Além dos custos, é preciso saber escolher o imóvel ideal para conseguir aproveitar dessas novas oportunidades que uma capital pode fornecer.

Como fazer uma estimativa do valor do aluguel com precisão

A primeira preocupação de quem faz essa mudança é o custo do aluguel. E, sem dúvida nenhuma, essa deve ser uma das suas preocupações iniciais, especialmente por conta do provável acréscimo no custo de uma moradia.

A princípio, existe uma maneira apropriada de fazer esse cálculo. A metodologia apresentada abaixo utiliza a informação de vários imóveis da região para chegar em um valor mais próximo do custo do metro quadrado no bairro da sua escolha. Para saber como fazer essa estimativa, veja em seguida o passo a passo para realização do cálculo.

Fazendo o cálculo de maneira prática

Para fazer uma estimativa realista, é preciso escolher de 7 a 10 imóveis com características semelhantes, levando em consideração o tipo de imóvel, bairro, padrão de construção e idade.

Após encontrar imóveis que se atenham às mesmas características, deve-se uniformizar todos esses dados, fazendo o somatório das metragens, de todos os preços dos imóveis selecionados e, em seguida, fazer a divisão desse resultado com os metros quadrados de todas as edificações escolhidas.

Ao final desse cálculo, você terá o valor do metro quadrado da região. Esse valor é mais preciso do que qualquer outra métrica que não utiliza as informações acima. A única ressalva é que, para alcançar a precisão esperada, a coleta de cada uma das informações acima deve estar correta. Caso contrário podem acontecer variações no resultado que podem comprometer sua pesquisa.

Por isso, utilize anúncios de locais de confiança e somente faça o cálculo tendo certa garantia de que os dados coletados são fidedignos com a realidade.

Dicas para escolher o imóvel na capital

Para conseguir acertar na escolha do seu imóvel na capital, não existe saída: é preciso fazer uma visita ao imóvel e em seguida observar e fazer uma avaliação com atenção a todos os itens básicos como água, luz, instalação para ar-condicionado e, por fim, checar a condição estrutural, buscando por vazamentos, infiltrações e rachaduras.

Apertar a descarga, acender as luzes e utilizar da infraestrutura do flat é importante para garantir esse funcionamento e ter o mínimo de garantia de que tudo está em ordem.

Para aqueles que não têm meios de visitar a propriedade, a segunda melhor solução é a chamada de vídeo por meio de um corretor de imóveis de confiança. Ele fará a visitação e mostrará o imóvel por meio desse veículo de comunicação, podendo tirar todas suas dúvidas de maneira imediata.

O corretor deve estar devidamente cadastrado

Lembrando que é fundamental contar com um corretor devidamente habilitado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) da região em que a edificação está localizada. Por via das dúvidas, é sempre importante consultar essa certificação antes de fazer negócio, uma vez que profissionais não habilitados não podem, por lei, vender ou alocar imóveis.

Essa consulta pode ser feita no próprio site do CRECI com o número de cadastro do corretor. A prática habitual do mercado é deixar esse número exposto, normalmente encontrado em cartões de visita, sites ou qualquer outro local de publicidade do profissional. Ao sentir falta dessa informação, questione ou procure outro corretor devidamente cadastrado. A transparência antes da negociação pode evitar grandes dores de cabeça.

Use as redes sociais ao seu favor

Por fim, aproveite sites como o Google para ver as avaliações de cada flat. Outras redes sociais como Facebook também podem auxiliar nesse processo. O importante é verificar o endereço e cruzar todas as informações para ter certeza de que elas são reais.

Seguindo todas essas dicas, 90% dos problemas serão evitados e sua mudança será segura e sem transtornos que podem provocar grandes perdas financeiras.

Os diferenciais do Moving no mercado imobiliário

O Moving Imóveis é uma plataforma que conta com mais de um milhão de ofertas. Todos os anúncios disponibilizados apresentam, por obrigatoriedade, informações importantes como: área, metragem, fotos e preço. Esse cuidado maior com os anúncios faz com que as informações sejam mais fidedignas e mais seguras para quem está buscando uma mudança segura.

Além disso, por conta da grande quantidade de cadastros, temos oportunidades para praticamente todas as pessoas que desejam se mudar para uma capital em qualquer lugar do Brasil.

Vale mencionar que o Moving também oferece serviços transacionais através do site, buscando trazer cada vez maior comodidade e segurança para aqueles que querem ter uma nova vida no local dos seus sonhos.

Seguindo todas essas informações, temos certeza que encontrar um bom aluguel nas capitais não vai ser difícil e, em pouco tempo, você conseguirá ter um novo estilo de vida de maneira planejada e livre de surpresas desagradáveis pelo caminho.

Gostou do post? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas sobre a locação de um imóvel em grandes centros urbanos — estamos à disposição e prontos para lhe ajudar!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.