Andar ideal para apartamento

Além da vista: qual o andar ideal do apartamento?

A decisão de comprar um imóvel requer a análise de todos os aspectos que envolvem o investimento. O andar ideal do apartamento, por exemplo, é um fator importante, afinal, seu futuro lar precisa corresponder às mais diversas expectativas.

A aquisição de um bem imóvel não é fácil, sobretudo, quando há opções diversificadas. Entretanto, é preciso avaliar com calma todas as alternativas, antes de assinar o contrato, pois, após isso, fazer alterações pode não ser tão fácil.

Então, qual a influência da escolha de um andar ideal? Neste post, você vai saber por que essa etapa é tão importante e o que avaliar na hora de escolher o andar do apartamento que pretende morar. Continue lendo para fazer um bom negócio!

Por que é importante escolher o andar ideal?

Uma das vantagens da moradia vertical é poder contemplar, do alto, a movimentação do bairro ou da cidade, dependendo do campo de observação. Contudo, há quem prefira se manter em um estágio similar ao de uma casa. Assim, essa se torna um dos motivos da importância de se escolher o andar ideal do apartamento, antes de fechar negócio.

Essas são apenas algumas preferências que devem ser consideradas para a definição da compra de um imóvel. Para muitos, além da estrutura, do número de cômodos e das opções de lazer e entretenimento no condomínio, o andar e sua posição em relação ao sol, bem como a visibilidade podem impactar a decisão, na hora de bater o martelo.

O que avaliar ao definir o andar do apartamento?

Para a grande maioria das pessoas, a compra de um imóvel representa a realização de um sonho. Sabemos que, no Brasil, esse não é um investimento fácil ou barato. Por isso, é importante fazer uma escolha que se alinhe às expectativas e desejos de todos que morarão no apartamento.

Portanto, um dos pontos a observar é o andar que, entre baixo e alto, oferece benefícios diferentes. No primeiro momento, pode não parecer, mas a escolha do andar tende a ser determinante, mesmo quando há outros elementos possivelmente mais importantes.

Veja, a seguir, alguns aspectos que você precisa ponderar para a escolha do andar ideal do apartamento que estiver no seu radar de compra!

Demandas das pessoas que vão morar

A segurança, o conforto e a comodidade são características que devem andar juntas quando falamos de um imóvel. Afinal, trata-se do lugar para onde voltamos depois do trabalho, de uma viagem ou de qualquer lugar diferente. Se você tem crianças ou idosos em casa, precisa pensar no andar ideal e avaliar as condições para acesso dessas pessoas que possam ter alguma lentidão na mobilidade.

Se o prédio não dispuser de elevador, imagine os contratempos que podem surgir ao escolher um andar muito alto. As dificuldades para subir e descer podem se tornar um verdadeiro problema. Também para as crianças pode ser um fator de risco, mesmo com proteção nas sacadas e janelas.

Necessidades da família

Além da segurança, você precisa avaliar as necessidades da família como um todo. Dependendo do estilo de vida e número de pessoas que vão morar no apartamento, uma área externa, mais comum no primeiro andar, é o ideal para facilitar a circulação.

Já se o seu desejo é ter, ao mesmo tempo, privacidade e espaço para comemorações, a cobertura pode atender perfeitamente. Pense que, se os filhos estiverem na adolescência, terão um espaço agradável e aconchegante para receber os amigos, sem precisar sair de casa.

Opções de acesso ao apartamento

A acessibilidade é importante em vários quesitos — pessoas com deficiência, idosos, crianças, sacolas de compras, pós-operatório, etc. Imagine a dificuldade de subir e descer escadas com cadeiras de rodas, diversas sacolas ou problemas articulares.

Essa é uma realidade que você precisa considerar, mesmo não tendo um caso específico no momento da compra. O investimento em um imóvel precisa contemplar a vida em família no presente e no futuro, com possibilidades de o cenário mudar no meio do caminho.

Isolamento acústico

O barulho externo e interno de um apartamento podem se transformar em um verdadeiro martírio, em pouco tempo. Logo, verifique o isolamento acústico de janelas e portas para avaliar como os ruídos chegarão ao andar escolhido.

Os sons internos podem ocorrem com a movimentação nas escadas, TV dos vizinhos em alto volume ou, até mesmo, passos no andar de cima. Se você tem dificuldades em lidar com esse tipo de problema, é preciso considerar o último andar ou a cobertura.

Quais são as vantagens e desvantagens no comparativo de térreo e cobertura?

Em cada andar, existem vantagens e desvantagens, mas é no comparativo entre térreo e cobertura que você vai encontrar as principais diferenças e particularidades. Essa avaliação pode ajudar na tomada de decisão sobre o melhor para a sua família.

No térreo, por exemplo, a privacidade é menor, já que, para chegar aos demais apartamentos via escada, todos os outros moradores passarão pela sua porta. Enquanto isso, a cobertura oferece total privacidade, inclusive em relação aos possíveis ruídos de um vizinho, caso houvesse um outro apartamento no andar de cima.

Entretanto, se a energia elétrica cair, quem mora no térreo será favorecido, pois não precisa do elevador para chegar ou sair de casa. Assim, o arrependimento pode acertar em cheio o seu coração, por ter optado pela cobertura. Mas, lembre-se: esse tipo de problema é eventual e momentâneo.

Outro ponto que você não pode negligenciar é que há uma diferença significativa de preço entre um apartamento no térreo e a cobertura. Nesse contexto, o planejamento financeiro é essencial para que não se torne um problema no futuro.

Prepare-se para as oscilações do mercado, queda da economia, possível desemprego ou ocorrências que geram impacto financeiro. O valor da prestação de um financiamento para térreo ou cobertura deve caber no seu bolso, incluindo as variáveis e surpresas.

Como vimos, a escolha do andar ideal do apartamento precisa considerar a comodidade e todos os critérios que validam a aquisição de um novo imóvel. Com um bom planejamento, entre expectativas e realidade, temos a certeza de que, em breve, você e sua família estarão em um lar seguro e aconchegante.

Se você gostou deste post e está pensando nas possíveis formas para facilitar a aquisição do seu imóvel, aproveite a visita em nosso blog e veja agora mesmo a melhor opção de crédito entre consórcio ou financiamento de imóveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.