Antiga sede da MTV, Assembleia e outros 30 imóveis são tombados em SP

Antiga sede da MTV, Assembleia e outros 30 imóveis são tombados em SP

São Paulo, 30/05/2019 – A Prefeitura de São Paulo homologou na quinta-feira, 30, o tombamento de 32 imóveis modernos, assinados por arquitetos como Lina Bo Bardi e Franz Heep. Dentre eles, estão o prédio do Colégio Porto Seguro, a antiga sede da MTV, a Assembleia Legislativa, a estação Santo Amaro e o Edifício Lausanne.

O despacho destaca o “valor arquitetônico, urbanístico, paisagístico, histórico e ambiental” das edificações para a capital. Os tombamentos haviam sido decididos em março de 2018 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em meio a uma maratona de reuniões que determinou a preservação de centenas de edificações.

 

A resolução de tombamento destaca que “a produção da arquitetura moderna de diversos autores detém caráter emblemático, expresso em diferentes tipos de programas arquitetônicos com intensa relação com a paisagem urbana hoje consolidada”. Aponta, ainda, “o relevante valor arquitetônico destes edifícios construídos entre 1927 e 1980, parte integrante dos processos de transformação e modernização da cidade de São Paulo no século 20.”

 

Além disso, a resolução ressalta que os imóveis foram projetados “com programas de usos diversificados por escritórios de arquitetos e que possuem importância do ponto de vista do uso racional dos espaços e da complexidade estrutural, resultado de criativa concepção caracterizada pelos sistemas de estruturas originais de concreto”.

 

O tombamento não delimita área envoltória. Com a decisão, novas intervenções devem preservar os elementos constitutivos dos edifícios, permitindo obras de acessibilidade, adaptação e afins.

 

A resolução também aponta o arquivamento do pedido de tombamento de 10 imóveis, são eles: residência Waldo Perseu Pereira, residência do arquiteto Roger Zmekhol, residência Lourenço Veronezzi, sede do Sindicato dos Eletricistas, garagem municipal da Praça Alfredo Issa, antiga sede da Indústria Telemecanique, antiga sede das Indústrias Amortex, Edifício Gessy Lever, Centro Empresarial Transatlântico e Edifício Birman 10. (Priscila Mengue)

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.