Anunciar em portais imobiliários ou criar um site próprio?

Anunciar em portais imobiliários ou criar um site próprio?

A internet está se tornando indispensável para a divulgação de imóveis para venda e aluguel, contudo, muitas imobiliárias ainda não conseguem diferenciar as vantagens de utilizar portais imobiliários ou sites próprios.

Neste texto você vai compreender quais são as principais vantagens e desvantagens de ambas as opções na hora de anunciar os seus imóveis para o consumidor online. Quer saber mais?

Continue a sua leitura e defina o próximo passo para a divulgação da sua imobiliária na internet!

O que são portais imobiliários?

O mercado de imóveis precisa acompanhar a evolução da tecnologia e as mudanças no comportamento dos consumidores para continuar atingindo o público-alvo desejado. É por essa razão que essas plataformas conhecidas como portais imobiliários estão se tornando o ambiente propício para a divulgação de imobiliárias.

Os portais são espaços em que empresas e donos diretos são capazes de anunciar os seus imóveis para os usuários que buscam na internet a chance de sair da casa dos pais, mudar de endereço ou começar uma nova etapa em suas vidas.

Por meio desses endereços na web, as imobiliárias conseguem atingir um número de pessoas ainda maior, aumentando as chances de terem seus imóveis alugados ou vendidos mais rapidamente.

Como escolher a melhor opção para anunciar os seus imóveis?

Embora os portais imobiliários sejam uma alternativa vantajosa, muitos empresários, donos de imobiliárias, ainda não se convenceram de que eles são a melhor estratégia para anunciar os seus imóveis.

Essa questão é bastante discutida quando surge a dúvida entre optar por um portal imobiliário ou pela criação de um site próprio para a divulgação. Sendo assim, é preciso pesquisar e analisar o mercado na busca pela melhor opção para garantir os resultados esperados.

Abaixo, elaboramos um comparativo entre os temas que devem ser analisados antes de decidir entre um portal imobiliário ou site próprio para realizar anúncios na internet. Confira:

Avalie a reputação da marca

A sua empresa é conhecida pelo público-alvo? É preciso entender como o nome da sua imobiliária se destaca perante a concorrência e com essa informação será possível avaliar o que seria mais rentável: construir um site próprio ou anunciar os imóveis disponíveis em portais imobiliários.

Uma imobiliária que já tem uma boa reputação, com clientes fiéis, está mais propensa a obter bons resultados ao divulgar um site próprio. No entanto, se a sua empresa está começando e ainda não conquistou um bom leque de consumidores, é preciso crescer no mercado para apostar em um endereço individual na web.

Essa questão é muito importante, uma vez que estar presente nos portais imobiliários vai fazer com que novos usuários interessados entrem em contato com a sua empresa. Dessa forma, as chances de transformá-los em clientes por meio de acessos nessas plataformas são maiores do que apostar em um acesso no site próprio.

ofertas mitre

Verifique o posicionamento nos mecanismos de busca

Se a sua imobiliária já possui um site, mas ele não é utilizado para a divulgação dos imóveis disponíveis, é preciso pesquisar qual é a sua colocação em plataformas como o Google. A partir dessa informação é possível determinar as ações necessárias para melhorar o seu ranking e a visibilidade do endereço para os usuários.

Assim como o seu posicionamento é importante, uma boa colocação dos portais imobiliários escolhidos por você para publicar os imóveis também é indispensável. Dessa forma, a visibilidade dos seus anúncios e as chances de alugar ou vender as propriedades crescem significativamente.

Analise o volume de acessos diários

Quantas pessoas acessam as suas páginas na web diariamente? Esse acompanhamento é essencial para auxiliar na definição entre qual é o melhor canal para anunciar os seus imóveis disponíveis.

A quantidade de acessos auxilia as empresas na definição das melhores plataformas e ainda possibilita a análise dos resultados conforme as estratégias utilizadas para a divulgação. Com isso, as empresas conseguem estudar a experiência dos usuários que acessam tanto os seus sites próprios quanto os portais imobiliários.

Entenda os custos envolvidos nos anúncios

Os gastos são uma parte importante na hora de definir qual é a melhor maneira de expor os seus imóveis na internet. As empresas precisam elaborar um comparativo para determinar qual é o melhor investimento com custo-benefício, seja na hora de desenvolver um site próprio ou anunciar em portais imobiliários.

É preciso entender que, para obter bons resultados, é necessário realizar algum investimento prévio. Contudo, isso não significa que quanto mais dinheiro for investido, maiores serão os resultados. Os números vão melhorar a partir de boas estratégias e alcance das publicações.

Solicite um orçamento de hospedagem e manutenção

Conforme citamos no tópico anterior, os investimentos fazem parte dos anúncios online. Contudo, é importante estudar quais são as melhores estratégias para buscar resultados.

A partir do orçamento para a criação de um site próprio você vai ser capaz de elaborar o comparativo definitivo para escolher entre essa opção ou portais imobiliários, priorizando a plataforma que estiver mais preparada para fornecer os resultados necessários.

Pesquise a respeito da construção de uma audiência própria

Após definir entre anunciar em portais imobiliários ou construir um site, é indispensável o investimento na valorização da elaboração do seu quadro próprio de clientes e público-alvo.

Ao atingir um número relevante de audiência própria por meio de anúncios em portais imobiliários a sua empresa vai conquistar o espaço necessário para garantir mais negócios, alcançar novos públicos e melhorar os números conforme os objetivos estabelecidos.

Os portais imobiliários vão proporcionar para uma imobiliária a facilidade e praticidade de controlar, sem maiores preocupações, os números de visualizações nos anúncios, quantidades de negócios realizados e funcionalidades diferenciadas. Vantagens que, em caso de sites próprios, demandariam o direcionamento de um profissional para coordenar as ações dentro da empresa ou a contratação de uma agência especializada.

Após a leitura deste texto podemos concluir que os sites próprios oferecem benefícios positivos para uma empresa, mas exigem um investimento alto com um tempo de retorno mais lento. Os portais imobiliários também demandam uma aplicação financeira, no entanto, os resultados costumam aparecer de maneira mais acelerada, conforme a quantidade de acessos de usuários.

Ficou mais fácil escolher qual é a melhor opção para anunciar os seus imóveis? Entre em contato conosco e conheça os nossos benefícios para melhorar os seus resultados!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Ao meu ver anunciar em portais ou criar seu próprio site, só depende se você é iniciante ou já tem experiencia.
    Hoje é muito fácil criar seu próprio site, porém posicionar ele e atingir seu público alvo é o mais dificil.

  2. Penso que ter estas duas opções nos levaria a ter melhores condições de encontrar nosso público ideal. Um Site próprio com bom planejamento de posicionamento de “marca” e localização de nichos associados aos portais como coadjuvantes.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.