Apartamento na Vila Mariana: 5 dicas para encontrar o imóvel dos sonhos

Morar em um apartamento na Vila Mariana tem muitas vantagens, e ser um dos bairros nobres da cidade de São Paulo, certamente, é uma delas — afinal, estamos falando da maior metrópole do Brasil.

O local conta também com uma localização privilegiada, uma vez que está situado na Zona Sul e com acesso facilitado a vários pontos importantes da cidade.

Além da qualidade de vida que o bairro oferece por ser, genuinamente, residencial, conta com uma excelente infraestrutura composta por serviços, comércio e muitas alternativas de transporte.

Ademais, o local é repleto de opções gastronômicas e atrações culturais, contando também com excelentes escolas e universidades.

Neste post, vamos contar um pouco da história do bairro, assim como listar algumas dicas para que você encontre um excelente apartamento na Vila Mariana. Continue a leitura e confira!

Um pouco da história do bairro Vila Mariana (SP)

Uma das versões sobre a história de Vila Mariana fala sobre a sua denominação que teria surgido devido à junção dos nomes Maria e Ana, feita pelo coronel Carlos Eduardo de Paula Pettit, após uma visita ao local. Outra versão, porém, diz que o nome seria da esposa do engenheiro responsável pela construção da primeira estrada de ferro do local.

A inauguração da linha férrea da região ocorreu em 1886 e ligava dois pontos importantes: Liberdade e Santo Amaro. Após um ano, foi construído um matadouro no local, quando, então, a região passou a ser povoada. Atualmente, na mesma localidade funciona a Cinemateca Brasileira.

Outro local histórico de Vila Mariana é o Instituto Biológico, inaugurado em 1945, que teve como objetivo inicial o controle das pragas que ocorriam nos cafezais. Hoje, trata-se de um centro importante ligado à Secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo, voltado ao agronegócio, biossegurança e outras atividades relacionadas.

Atualmente, quem passeia pelo bairro não tem dúvidas de que é um local adorável para se viver. Garante uma excelente qualidade de vida, além de proporcionar aos moradores uma infraestrutura sem igual, com opções de todos os tipos, como comércio, serviço, cultura e lazer.

Dicas para escolher o melhor apartamento na Vila Mariana

Para escolher o imóvel dos sonhos no bairro, você deve se basear em alguns pontos importantes. Confira nossas sugestões!

1. Considere suas necessidades

Para escolher o imóvel que você vai morar e partir para a busca, você deve, antes de mais nada, conhecer suas necessidades. Para isso, precisa avaliar seu estilo de vida atual e fazer uma análise sobre suas prioridades no momento, assim como seus objetivos em curto e longo prazo.

Sendo assim, é vital que você faça uma lista com as características que o imóvel deve ter. Isso será bastante útil também para evitar visitas desnecessárias a imóveis que não tenham a ver com o seu perfil. Listar suas prioridades vai garantir uma busca eficaz e sem perdas de tempo.

Por isso, ao fazer a lista, você deve pensar sobre as seguintes questões:

  • o que espera que o condomínio ofereça;
  • se você pretende aumentar a família, e, nesse caso, o número de cômodos conta muito;
  • se deseja escolas e universidades por perto;
  • se gostaria de ter um comércio farto nas redondezas;
  • entre outras exigências. 

2. Analise a localização

A localização é uma questão decisiva na escolha do apartamento ideal. Assim, suas necessidades estão intimamente associadas a ela. Algumas pessoas dão preferência a locais tranquilos, livres de barulhos e sem muito agito. Outras, porém, precisam de tudo por perto e não se importam com ruídos de trânsito, comércio e outros.

Afinal, o que buscam é a conveniência de poder contar com serviços e comércio ao redor, sempre que precisarem. Por isso, avaliar o local é superimportante para uma escolha que garanta suas preferências. Do contrário, podem ocorrer arrependimentos posteriores.

3. Não escolha apenas pelo preço do imóvel

Obviamente, a escolha que você vai fazer deve caber no seu bolso — evitando, dessa forma, a inadimplência, no caso de um financiamento, e futuros arrependimentos. No entanto, é muito comum que algumas pessoas optem pelo preço, em detrimento do que elas realmente precisam.

Diante disso, é importante sempre analisar a situação, colocando o preço, sim, como algo relevante, porém nunca acima das outras prioridades. O ideal é buscar um meio-termo, de forma que o apartamento atenda às suas necessidades, além de ter um preço que se enquadre no seu orçamento.

Quem compra um imóvel não pode se esquecer dos outros custos que envolvem a manutenção de um apartamento. Lembre-se, por exemplo, da taxa de condomínio — que deve ser paga para sempre, e que hoje representa um gasto significativo para os proprietários. Na hora de buscar seu imóvel, não se esqueça de se informar sobre esse tipo de valor.

4. Visite várias unidades

A compra de um imóvel envolve um grande investimento, logo, requer muitos cuidados na hora de escolher. Diante disso, é essencial que você analise com atenção cada unidade que visitar. Não tenha pressa nessa hora… visite vários imóveis. Afinal, você vai morar nesse local, e uma boa escolha representará sua tranquilidade e bem-estar.

5. Tenha muita cautela ao comprar apartamento na planta

Por ser uma negociação mais acessível, uma unidade na planta pode contribuir para que muitos se precipitem na hora da decisão. Na verdade, você precisa ter em mente que, da mesma forma que ocorre com as outras alternativas de negócio, ela envolve um grande investimento e, por isso, deve ser também muito bem avaliada e questionada.

O fato de você ver o imóvel apenas na planta ou em uma maquete, torna bem provável que alguns aspectos passem despercebidos. Diante disso, a sugestão é que, além de checar os detalhes na planta e na maquete, se o imóvel tiver uma unidade já decorada, de exemplo, não deixe de visitar.

Além disso, leia atentamente o que diz o memorial descritivo do imóvel. Esse documento garante que o apartamento seja entregue com tudo o que consta na descrição, como metragem, itens, materiais utilizados, etc. Ou seja, após a entrega, tudo o que não foi mantido no documento pode ser exigido por lei.

Como você conferiu neste conteúdo sobre comprar apartamento na Vila Mariana, são alguns detalhes que merecem muita atenção de quem deseja fazer um bom negócio. No entanto, você pode contar com portais imobiliários, como o Moving Imóveis, que ajudam bastante nessa conquista importante que é a compra da casa própria.

Gostou do post? Acesse, então, nosso site e confira algumas unidades disponíveis no bairro Vila Mariana!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.