Quais as vantagens em comprar apartamento pronto para morar? Confira!

Quais as vantagens em comprar apartamento pronto para morar? Confira!

Comprar a casa própria é o objetivo da maioria das pessoas. Por isso, escolher a forma de negociação é de extrema importância. O momento, apesar de ser feliz, pode trazer uma série de preocupações e aborrecimentos. No entanto, a alternativa de comprar apartamento pronto para morar pode reduzir bastante o estresse.

De fato, evitar algumas preocupações que ocorrem durante a obra de imóveis comprados na planta é um privilégio. Se não bastasse a espera infindável, existe ainda o receio de não ficar do jeitinho que se quer.

Neste post, você vai saber as vantagens de se decidir por comprar um apartamento pronto para morar. Verá que os aborrecimentos são menores — principalmente, com a cobrança de aluguel — e o estresse se reduz a, praticamente, nada. Confira!

O que é um imóvel pronto para morar?

Diferentemente do imóvel que ainda está na planta, o pronto para morar é aquele que acabou de ser construído, cheirando a novo. O melhor, você poderá vê-lo ao vivo antes de adquiri-lo.

Com o apartamento ainda na planta, você tem as dimensões no papel, no entanto, é muito diferente de vê-lo fisicamente. Somente nesse momento é possível ter uma noção real de como ele é, bem como saber exatamente o que você vai adquirir.

Além disso, o imóvel pronto para morar conta com acabamento de pisos, pintura e instalações hidráulicas e elétricas. Ou seja, todos os detalhes que você tem que esperar após a construção de um bem na planta.

Outro ponto importante é que a procura por esse tipo de imóvel aumentou consideravelmente. As pessoas querem qualidade, mas não desejam esperar o tempo que levaria para o término de uma obra mais densa.

Quais as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar?

Nada como ver o que você vai adquirir, não é mesmo? Comprar um imóvel na planta tem suas vantagens, mas vê-lo é extremamente importante. É assim que nos encantamos e é quando temos realmente a certeza de que é aquilo que queremos. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, confira os benefícios, em detalhes!

Possibilidade de visualizar o imóvel antes da compra

Como já mencionado, essa é a maior vantagem. Nada como ver qualquer objeto que se compra ao vivo — onde você vai morar, então, nem se fala. A possibilidade de conhecer as instalações não tem preço. Você terá a exata noção do tamanho e de como será sua residência.

Além disso, poderá conferir os acabamentos, coisa impossível quando o imóvel ainda está na planta. Você avaliará os detalhes, como os materiais utilizados, a pintura, as texturas, os pisos e outros itens que realmente contam em uma compra de imóvel.

Existem outros fatores bem difíceis de ser percebidos em imóveis na planta. Entre eles, a ventilação do local, a incidência de sol, a luminosidade — que são características fundamentais e que só podem ser avaliadas em uma moradia pronta.

Podem ser analisadas, também, as condições do condomínio e quais são as regras de funcionamento e de convivência. É possível consultar os moradores, que podem ser muito úteis com essas informações. Essa é uma excelente forma de saber sobre a possibilidade de haver alguns problemas do local.

Apesar de os imóveis vendidos na planta darem a possibilidade de se escolher pisos e revestimentos, ainda assim, pode ser problemático. Isso porque nem sempre a residência é entregue conforme combinado e isso gera uma série de aborrecimentos.

Outro problema recorrente com imóveis na planta é quanto às instalações hidráulica e elétrica. Os sistemas são caros e complexos e, se não estiverem a contento, podem representar gastos extras e adiamento na mudança para o local.

Rapidez na mudança

Comprar um imóvel é, na maioria das vezes, o sonho de uma vida. Sendo assim, a mudança para a nova residência se torna aquele momento especial em que se deve entrar com o pé direito.

Adquirir um apartamento pronto possibilita essa realização pessoal e você se livra da tensão que é esperar. Muitas vezes, isso pode levar anos, quando não atrasam muito na entrega.

Moradias na planta podem representar ansiedade e inquietação, pois nem sempre cumprem o que prometem. Isso pode ser um problema, pois acarreta demora na entrega e outros contratempos consequentes.

Comodidade

Com certeza, concordamos que tranquilidade é tudo que a maioria quer na vida, não é? Podemos dizer que comprar um apartamento pronto para morar significa isso também. Só em saber que não será necessário esperar já é um grande alívio. Resolver tudo na hora: se gostar, negocia, se não, parte para outro.

Isso não ocorre com apartamentos na planta. Se você não gostar do resultado, começam os aborrecimentos, o que significa adiamento da mudança e outros problemas subsequentes.

Negociação mais rápida

Quando se trata de crédito imobiliário, a modalidade mais utilizada é o financiamento de unidades prontas, pois é mais ágil, bastando o banco avaliar e liberar a autorização. Além disso, existe mais fluidez nos negócios, visto que é mais prático e menos burocrático do que quando ele está ainda na planta.

O melhor de tudo, porém, é poder tomar posse do imóvel tão logo o crédito seja aprovado, sem ansiedade. Geralmente, é um investimento em longo prazo, em que é dada uma entrada e o restante do valor é financiado pelo banco.

No caso de residências compradas na planta, apesar de toda a burocracia envolvida, o financiamento é bem mais facilitado. Afinal, a entrada é também negociada e parcelada durante o tempo da construção, e o saldo devedor em anos — se assim preferir o comprador e de acordo com as propostas da financiadora.

Possibilidade de conhecer a vizinhança

Comprar um imóvel na planta significa que você não saberá nada sobre a vizinhança, o que não ocorre com um apartamento já pronto, em que nas visitas é possível se ter uma noção de como tudo funciona e como serão seus futuros vizinhos. Afinal, é muito importante conhecer um pouco do ambiente onde você vai morar, não é mesmo?

Avaliação mais precisa do imóvel e da sua localização

Nesse caso, a avaliação será do imóvel construído, o que facilita enxergar todos os detalhes da obra. Dessa forma, será mais fácil se certificar de que o imóvel condiz ou não com as imagens vistas online.

Além disso, com o espaço totalmente concluído, é possível analisar as áreas comuns, bem como a segurança do local. Se for condomínio fechado, você pode avaliar como funciona a entrada — se é rígida ou não —, quais são os métodos utilizados para trazer maior conforto e proteção para os moradores.

Não só isso, mas também, as áreas de lazer, limpeza do condomínio, entre outros fatores necessários para o seu bem-estar e o da sua família. Na parte externa, é possível identificar os comércios mais próximos, se existe facilidade de transporte, se há movimento nas ruas ou não, entre outros pontos que você julgar importante.

Documentação gera mais segurança para o comprador

Queremos dizer, aqui, que um imóvel pronto para morar pode ter mais burocracia, já que envolve cartórios e uma lista extensa de documentos. Entretanto, essa documentação traz mais garantia de êxito do negócio.

Apesar de a documentação de imóveis na planta ser menos complicada, é necessário tomar muito cuidado para não sofrer com problemas relacionados à construtora. O risco de o comprador ficar sem o imóvel ou ser lesado de outras formas é muito maior.

Orçamento previsível

Quando você opta por um imóvel pronto para morar, torna-se muito mais fácil o planejamento do orçamento. Ele é mais previsível e, por consequência, diminui os riscos no momento de adquirir o imóvel.

Nesse caso, é possível oferecer entrada com valor menor e parcelar o financiamento em cotas que sejam leves para você e não prejudiquem o restante do seu orçamento. Vale lembrar que tem a possibilidade de usar o seu FGTS.

Quais os principais cuidados ao comprar um apartamento pronto para morar?

Existem muitas vantagens ao adquirir um apartamento pronto para morar, não é? Mas como qualquer negócio, é necessário prestar atenção em alguns detalhes para não passar por situações desagradáveis.

Por isso, alguns cuidados são essenciais na hora de comprar seu imóvel já construído, além de evitar aborrecimentos e frustrações futuras. Confira os mais importantes que separamos para você:

  • escolha uma imobiliária idônea;
  • verifique a localização do imóvel, bem como a segurança;
  • faça uma visita técnica ao imóvel, ou seja, leve um engenheiro civil com você;
  • verifique a documentação do imóvel;
  • leia com calma o contrato de compra e venda;
  • verifique sua disponibilidade financeira e pese os prós e os contras da aquisição;
  • tenha certeza absoluta acerca da negociação.

Como você conferiu, comprar um apartamento pronto para morar é a melhor alternativa. No entanto, avaliar suas condições e fazer essa opção no momento mais oportuno e sem pressa é sempre o caminho mais adequado para atingir um objetivo.

Para ajudar você nessa jornada, em busca do imóvel perfeito, um portal imobiliário como o Moving Imóveis é o local perfeito, pois conta com uma variedade de ofertas e anunciantes. Gostou de saber por que você deve optar por apartamento pronto para morar? Então, aproveite e acesse o nosso portal para conferir os imóveis disponíveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.