Por que eu preciso de uma assessoria jurídica imobiliária, afinal?

Você sabe qual a importância da assessoria jurídica imobiliária? Por diversos motivos, essa questão é fundamental. Algumas pessoas desejam comprar a casa própria, ou mesmo, alugar um imóvel. Outros indivíduos querem vender o apartamento ou colocá-lo para locação.

Nesse contexto, a assessoria jurídica no ramo imobiliário é fundamental, pois visa auxiliar as pessoas e garantir que a transação de compra, venda ou locação ocorra de maneira tranquila. Além disso, essa atividade ajuda a eliminar eventuais armadilhas que possam aparecer nos contratos do setor.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente neste post o que faz uma assessoria jurídica imobiliária, quais são os benefícios de contar com esse auxílio e destacaremos como escolher uma boa assessoria. Continue com a gente.

O que é a assessoria jurídica imobiliária?

Trata-se de um serviço que tem como objetivo ajudar pessoas ou empresas a fazerem bons negócios no segmento de imóveis. Essa área é interdisciplinar e abrange várias áreas do Direito. Entre elas estão o Civil, da Família, Sucessões etc.

Vale destacar que o Direito Tributário também está presente — isso porque há diversos tributos incidentes no ramo imobiliário. Entre eles, estão o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Nesse contexto, é muito importante verificar os valores dos tributos para avaliar o custo-benefício de cada negociação.

A assessoria jurídica imobiliária, portanto, é fundamental, já que as transações do setor podem apresentar diversos riscos. Desse modo, ao contar com esse auxílio, torna-se possível evitar diversos problemas, melhorar a sua segurança patrimonial e evitar ações judiciais ou outras dores de cabeça no futuro.

Quais são os benefícios de contar com a assessoria jurídica?

Por diversos motivos, vale muito a pena contar com a assessoria jurídica imobiliária. Entre eles, estão a redução de riscos, o suporte técnico, a análise contratual e a resolução de situações mais complexas. Abordaremos sobre essas questões, detalhadamente, na sequência do conteúdo.

Redução de riscos

Todos os negócios envolvem riscos, no entanto, é possível minimizá-los. Nesse contexto, uma das melhores estratégias é contar com a assessoria jurídica. Isso porque, por meio desse procedimento, torna-se possível fazer a avaliação adequada do risco jurídico dos negócios.

Por meio de uma avaliação técnica, você contará com uma boa análise técnica e, assim, aumentam-se as chances de garantir o sucesso da transação imobiliária — seja ela de compra, ou mesmo, de venda.

Essa questão é fundamental, pois há vários fatores que podem envolver riscos na compra de um imóvel. Entre elas estão as restrições ambientais, eventuais limitações urbanas, aspectos relacionados à insegurança patrimonial etc. Assim, o suporte jurídico é fundamental para estabelecer planos de ação, com o objetivo de eliminar ou reduzir os riscos.

Suporte técnico

Contar com profissionais especializados na área jurídica imobiliária é fundamental, pois eles têm a experiência e o preparo adequados para verificar a viabilidade de uma negociação. Desse modo, torna-se possível alertar ao cliente sobre os riscos envolvidos no negócio jurídico a ser celebrado.

O suporte técnico no segmento jurídico ajuda a identificar os riscos que podem aparecer, caso não sejam tomadas medidas necessárias para minimizar o impacto das ameaças. A transparência dos riscos é fundamental para garantir mais segurança para as negociações. Além disso, essa prática gera credibilidade ao cliente e fideliza novos consumidores.

Análise de contratos

Trata-se de uma das questões mais importantes, quando falamos de assessoria jurídica imobiliária. Isso porque, com uma boa análise contratual, torna-se possível fazer um negócio seguro. Essa questão é essencial, pois os acordos formais de compra, venda ou locação são complexos — mesmo nas situações mais corriqueiras.

Por isso, não é recomendável adotar um modelo da internet como contrato padrão da imobiliária. Afinal, nem sempre esse modelo oferece as garantias necessárias para os clientes e nem resguarda os interesses da imobiliária. Com a assessoria, é realizada uma boa análise e confecção dos contratos, elaborando acordos formais que atendam às demandas das partes interessas e possam ser atualizados de acordo com as boas práticas do mercado.

Pendências documentais

O setor imobiliário apresenta diversas particularidades e, muitas vezes, é complicado atender a todos os interesses das partes interessadas. Desse modo, a negociação pode se tornar um pouco mais complexa, mesmo que os lados estejam agindo de boa-fé.

Nesse contexto, a assessoria jurídica é preponderante, pois o profissional da área é capacitado para fazer a análise de todos os documentos. Além de indicar a documentação necessária para cada transação, ele pode ajudar a sugerir garantias para ambas as partes, de forma a otimizar a negociação.

Resolução de situações mais complexas

Há situações particulares que precisam de soluções contratuais específicas e que devem ser pensadas para um caso específico. Cabe, portanto, aos assessores jurídicos analisarem os casos mais complexos e buscar as soluções jurídicas, com o intuito de viabilizar o negócio e dar segurança para as partes interessadas em uma negociação.

Desse modo, podemos dizer que o profissional da área é fundamental para a resolução de diversas pendências e, consequentemente, viabilizar os acordo no setor.

Como escolher uma boa assessoria jurídica?

Na escolha de uma assessoria jurídica, é muito importante procurar por empresas e profissionais experientes no setor. Isso porque, como vimos, os contratos do ramo imobiliário podem conter diversas armadilhas e há algumas situações complexas a serem resolvidas.

Dessa forma, é fundamental contar com profissionais com larga experiência no mercado, pois eles estarão preparados para fornecer o melhor suporte possível e também para ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas sobre o tema. Com isso, você ficará mais seguro, ao saber que tem tudo para fechar um ótimo negócio e, assim, garantir um futuro próspero e tranquilo com a sua família.

Como você pôde perceber, a assessoria jurídica imobiliária é fundamental para garantir segurança nas transações imobiliárias. Assim, é muito importante contar com profissionais experientes e que estejam prontos para ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas sobre o tema. Dessa forma, você estará mais tranquilo, em relação às questões relacionadas ao segmento imobiliário.

Agora, que você conhece sobre a importância da assessoria jurídica imobiliária, confira este conteúdo e entenda como funciona a contabilidade aplicada ao ramo imobiliário.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.