Como aumentar as vendas em fim de ano na imobiliária? Confira 13 dicas!

Como aumentar as vendas em fim de ano na imobiliária? Confira 13 dicas!

Vai chegando o fim de ano e boas oportunidades de negócios vão surgindo no setor imobiliário. No entanto, poucos aproveitam esse período de festas para aumentar as vendas em fim de ano. É o momento que muitas famílias pensam em renovar, alugando ou comprando a casa própria tão sonhada.

Sem dúvidas, esse é o melhor período do ano para negociação e deve ser aproveitado ao máximo. Nessa época as pessoas estão mais abertas para novos investimentos e, é claro, com mais dinheiro no bolso.

Por isso, pensando em você, selecionamos algumas práticas que podem ajudar a alavancar seus negócios. Confira!

1. Conheça seu público-alvo

Para reunir estratégias eficientes e atingir seu público-alvo nesse mercado gradativamente competitivo, é necessário que você o conheça bem. Isso envolve saber mais sobre seu modo de vida e preferências.

É nessa fase que entra a pesquisa da persona, ou seja, saber as prioridades do público que você quer atingir. Sendo assim, serão necessárias algumas informações do tipo:

  • profissão;
  • estado civil;
  • quantos filhos tem;
  • se faz atividades físicas;
  • lazer preferido;
  • esportes praticados;
  • redes sociais que mais usa;
  • canal de comunicação que mais utiliza.

Com esses dados, torna-se mais fácil conseguir atrair seu público, com ofertas que atendam às suas necessidades. Para isso, deverá escolher as melhores estratégias para fazer o maior número de negócios.

2. Pense no marketing digital

Para quem deseja aumentar as vendas no fim do ano e obter sucesso no mercado imobiliário, pensar no marketing digital é uma boa medida. Confira as principais ferramentas a seguir.

Blog

Hoje, é bem comum esse tipo de marketing. Você cria um blog e posta seus anúncios com fotos variadas. Além disso, é possível enriquecê-lo com conteúdos relacionados ao mercado imobiliário que sejam interessantes para quem está em busca da casa própria, o que aumenta sua credibilidade, já que o conteúdo mostra o quanto você entende do mercado. Várias empresas oferecem o serviço para criação de blogs, bem como de conteúdos.

Conteúdo de marketing

Ter um blog com artigos de qualidade, que atendam às necessidades de quem busca um imóvel, é uma prática que atrai seu público-alvo — que são pessoas que buscam conteúdos na internet que envolvam a compra da casa própria, além de fornecer dicas e informações.

Redes sociais

Veicular seu blog, seu conteúdo ou seu anúncio nas redes sociais é outra prática bem comum. É possível direcionar as pessoas para seu site com postagens atraentes direcionadas a elas. Isso pode ser feito no Facebook, Instagram, Twitter e outros.

WhatsApp

Hoje, mais do que nunca, é a ferramenta mais usada, tanto pessoal quanto profissionalmente. O aplicativo oferece muitos recursos de comunicação e, nas postagens, é dinâmico e está sempre se inovando.

E-mail marketing

É uma prática, hoje em dia considerada antiga, e ainda muito utilizada com vários recursos de marketing. Tem custo-benefício excelente, visto que permite enviar propagandas variadas.

3. Mapeie e contorne as objeções dos clientes

Uma tarefa bem difícil, mas que necessita de dedicação total do corretor, é conhecer o comportamento e os projetos dos clientes. É dessa forma que as principais objeções podem ser contornadas — pois quando sabemos o que eles esperam, fica mais fácil que juntos encontrem soluções para qualquer problema encontrado durante a negociação.

A vantagem disso é o corretor poder se antecipar — trazendo soluções — antes que essas objeções surjam para obstar uma transação. Assim, ele fica em total controle da situação.

4. Leve o cliente para conhecer o imóvel

Apesar de ser algo que, inevitavelmente, acontecerá, conhecer o imóvel e ver tudo pessoalmente pode acelerar uma negociação. Na verdade, muitos interessados verificam o imóvel por fotos e vídeos contidos nos anúncios e, muitas vezes, ver o local ao vivo pode fazer toda a diferença.

Por isso, não demore muito para convidar aquele potencial cliente para conhecer o local, uma vez que as imagens em muitos casos não condizem com a realidade e podem esconder aspectos preciosos do imóvel.

5. Ofereça melhores condições de pagamento

Aumentar as vendas em fim de ano depende de uma série de precauções, uma delas é não assustar o cliente com condições de pagamento com as quais ele não possa se comprometer. Diante disso, uma saída é criar promoções que encantem o cliente.

Sabendo-se que as condições são fundamentais para a decisão de compra, oferecer mais de uma opção em que seja possível ele eleger a melhor é uma forma de conquistar o cliente e, assim, garantir mais vendas nesse período lucrativo do ano.

6. Inove nas estratégias

Aproveite esse período de festas, em que muitos planejam comprar, para criar novas estratégias de vendas. Atrair seu público-alvo é sempre importante. Adote, por exemplo, as práticas de marketing digital relacionadas acima.

7. Anuncie com qualidade

Ao publicar um anúncio, não basta atrair o cliente. Você terá que mantê-lo no site para que ele encontre o que precisa. Para isso, ele tem que ter qualidade — estar enriquecido com excelentes fotos e um texto bem-feito, que dê ao interessado todas as informações sobre o imóvel.

É necessário ter em mente que, diante da enorme concorrência, caprichar nos anúncios pode atrair potenciais clientes e, dessa forma, alavancar as vendas de fim de ano.

8. Aproveite o poder de compra do cliente

É o período do ano em que muitos recebem o 13º salário, aumentando seu poder de compra e, assim, tornam-se mais preparados para encarar um financiamento e obter a tão sonhada casa própria.

Realmente, pensando nesse público, existem, sim, algumas oportunidades oferecidas pelas construtoras, bem como aqueles investidores que sabem que isso ocorre e esperam essa época do ano, objetivando bons negócios.

Diante disso, é essencial que as estratégias sejam usadas da melhor forma nesse período para captar o maior número de clientes possível!

9. Utilize a tecnologia para ficar disponível

Como vivemos na era digital, não aproveitá-la para ficar mais próximo do cliente seria um desperdício. Diante disso, usar todos os recursos que a tecnologia nos oferece é uma boa forma de garantir um contato maior.

Sendo assim, a dica é expandir os canais de atendimento — o que, certamente, garantirá que todos que precisarem de alguma informação consigam entrar em contato com bastante facilidade.

Canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, apps de troca de mensagem, entre outros, são algumas das formas de melhorar a comunicação com os potenciais clientes. É muito confortável para quem busca um imóvel saber que diante de qualquer dúvida, esta possa ser esclarecida rapidamente.

Mostrar disponibilidade e agilidade no atendimento ao cliente mostra seu interesse e comprometimento em ajudá-lo na busca pelo imóvel ideal.

10. Conheça todos os detalhes dos imóveis à venda

Saber tudo sobre cada imóvel que está à venda é uma boa estratégia para se chegar ao público-alvo. Por exemplo, ao utilizar o e-mail marketing, você só enviará as propagandas que tenham a ver com cada cliente, pois já conhece suas necessidades.

Conhecer bem um imóvel não quer dizer só ter conhecimentos sobre a quantidade de quartos e banheiros. Saiba, também, detalhes sobre sua localização, como se o comércio é bom e variado, se há várias opções de transporte, se há igrejas, pontos de táxi, se o local é agitado, se existem colégios próximos, entre outras informações.

Conhecendo essas características e o seu cliente, você pode direcionar cada anúncio às pessoas certas.

11. Beneficie-se com as estratégias das construtoras

Nesse período do ano, as construtoras apostam todas as suas forças em estratégias de vendas que convençam aqueles que pretendem comprar a casa própria. Para isso, dão maior facilidade de crédito, condições especiais e investem pesado em propaganda — visto que veem nesse momento a melhor chance do ano de eliminar seus estoques.

Como os fechamentos de vendas são trimestrais, as construtoras se esforçam para, nesta época do ano, baterem suas vendas. Então, oferecem vantagens que devem ser aproveitadas pelos corretores.

12. Anuncie em portais imobiliários

Os portais imobiliários são hoje mais uma alternativa que as pessoas têm para buscar imóveis, seja para alugar ou comprar. Eles garantem que os imóveis sejam vistos por mais pessoas.

Além disso, oferecem recursos que atraem potenciais clientes, como:

  • fotos dos imóveis com alta definição;
  • descrições completas e detalhadas;
  • vídeos bem-feitos e com uma ótima visualização da unidade;
  • entre outros.

No entanto, buscar um portal imobiliário confiável e qualificado é imprescindível para a obtenção de bons resultados.

13. Aproveite o momento

Não perca a chance de faturar nesse período por não abrir mão das férias de fim de ano. É o momento mais propício para a venda de imóveis. O ideal é aproveitar e mudar logo as estratégias de vendas, já que sabe que vão ocorrer facilidades. O que não falta, agora, são boas ideias!

Como você conferiu neste conteúdo, é possível aumentar as vendas em fim de ano, faturando boas comissões. Para isso, basta que deixe as férias para depois e aproveite esse período em que tudo fica mais fácil, pois as pessoas estão com dinheiro no bolso e mais inclinadas a comprar.

Gostou deste artigo? Se você tem alguma experiência positiva nesse período do ano que possa compartilhar neste espaço, deixe seu comentário. Vamos adorar saber suas impressões!

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