Bairro Perdizes (SP): conheça mais sobre esse lugar encantador

Alguns acham que morar em São Paulo é apenas encarar trânsito difícil, ruas movimentadas e a sensação de que o relógio anda mais rápido do que o normal. Sim, a vida na maior metrópole do país não poderia ser diferente, mas os paulistanos têm muitos redutos para fugir dessa atmosfera agitada.

Um deles é o bairro Perdizes, que faz parte do encantador conjunto de locais nobres da capital paulista. Neste artigo, conheceremos a história, as características e os diferenciais dessa região.

Além disso, mostraremos como encontrar “um lugar para chamar de seu” entre as inúmeras opções de imóveis disponíveis no bairro. Acompanhe os próximos tópicos!

Conhecendo um pouco sobre o bairro Perdizes

Conta a história que o bairro Perdizes, no século 19, era uma grande propriedade rural anexada à sesmaria do Pacaembu. Entre as chácaras encontradas nessas terras, estava a propriedade de Joaquim Alves — um famoso criador de perdizes (a ave). Por esse motivo, as pessoas chamavam o local de “campo das perdizes”.

O tempo passou, e essa chácara rural deu lugar a um loteamento, que se incorporou à planta oficial da cidade de São Paulo. Chegando à década de 40, o então bairro Perdizes já apresentava um rápido crescimento imobiliário e se tornava moradia da classe média alta paulistana.

Essa característica permanece até hoje, pois o bairro se encontra na “zona de valor A” — faixa criada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI/SP) para indicar uma região de alto padrão.

Algo que favorece o bairro é a sua localização, entre outros considerados nobres, na zona oeste de São Paulo, e a proximidade com o “coração” da cidade: a Avenida Paulista.

Descobrindo os seus principais diferenciais

Podemos dizer que o bairro Perdizes tem tudo o que é necessário para morar com conforto na cidade de São Paulo. A seguir, apontaremos os principais diferenciais que levam as pessoas a desejar ou amar viver nesse bairro.

Mobilidade urbana

É verdade que o bairro Perdizes é conhecido pelas suas generosas ladeiras. Porém, a mobilidade vista nas ruas torna esse detalhe geográfico menos doloroso. A começar pelas inúmeras linhas de ônibus, com pontos espalhados pelas vias, que levam os moradores a diferentes lugares da cidade.

Com rapidez, se acessa as avenidas Paulista, Doutor Arnaldo, Pacaembu, além da Rua da Consolação e a Marginal Tietê. Contudo, o metrô também faz parte da oferta de transporte público de Perdizes. São duas grandes estações na linha 2 — verde: a Sumaré e a Consolação. Essa última integra-se com as linhas 4 — amarela e a 1 — azul.

Instituições de ensino

Em 1946, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) se instalava no bairro Perdizes — um dos centros universitários mais importantes do Brasil. Pouco tempo depois, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) também se endereçou em suas ruas.

Logo, a região recebeu muitas outras instituições tradicionais de ensino, como os colégios São Domingos, Santa Marcelina e o Batista Brasileiro. Em vista desse apelo acadêmico, Perdizes tem a cultura do conhecimento como um dos seus diferenciais.

Lazer

O bairro Perdizes tem opções de lazer para todos os gostos. Para os que curtem futebol, existem dois importantes centros de treinamento: o Allianz Parque (arena multiuso do Palmeiras) e o estádio do Pacaembu. Por outro lado, o shopping Bourbon supre os desejos do público que gosta de cinema, ir às compras ou bater um papo com os amigos em um restaurante ou lanchonete.

Caso o pedido seja um lugar para passear com a família, relaxar enquanto lê um livro ou praticar exercícios físicos, basta ir aos parques Água Branca ou Zilda Natel. Ambos têm uma excelente infraestrutura voltada para crianças, adultos e idosos.

Qualidade de vida

Segundo o último Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, o bairro Perdizes alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,944 — nota considerada muito alta. Para chegar a essa pontuação, são analisados alguns aspectos sociais, como renda, longevidade e educação.

Só para termos uma ideia dos números do IDH de Perdizes, segundo esse estudo, alguém que nasce no bairro tem uma expectativa de vida de 81,6 anos. Uma média superior à da região metropolitana de São Paulo, que é de 76,2 anos. Sem dúvida, morar em Perdizes é viver muito bem.

Cultura

A cultura também se faz presente em Perdizes. Por exemplo, há os museus:

  • Gravura Brasileira;
  • Cultura;
  • Arte Brasileira;
  • Sesc Pompéia.

Quanto a outros espaços culturais, podemos citar:

  • Unibes;
  • teatros Tuca, Folha, Bradesco, Faap, Viradalata e o Tucarena.

Escolhendo o lar ideal em Perdizes

Como vimos, Perdizes é um lugar perfeito para morar. Mas como escolher um imóvel adequado no bairro? Em primeiro lugar, é importante entender o tipo de moradia compatível com o perfil familiar.

Por exemplo, o ideal é uma casa ou apartamento? Qual seria a metragem total do imóvel? Quantos dormitórios? Com ou sem área de convivência?

Em seguida, decida a localização. Para os que têm filhos em idade escolar, morar perto de instituições de ensino é uma boa estratégia. Por outro lado, se alguém da família trabalha no centro de São Paulo, um imóvel próximo à estação do metrô ou de um ponto de ônibus, fará toda a diferença no dia a dia.

Há, também, aqueles que gostam de estar próximos de áreas verdes, devido ao hábito de praticar exercícios físicos. Sem falar do grupo de curte as opções noturnas de lazer. Para esses, as ruas que ficam nos arredores de restaurantes, bares e baladas, podem facilitar a diversão.

Outra dica é pesquisar uma imobiliária renomada que atua no bairro Perdizes. Dessa forma, a busca por um imóvel adequado fica muito mais fácil. Além disso, haverá um suporte especializado durante todo o processo de compra, o que inclui a difícil parte da documentação.

Sem dúvidas, Perdizes é um bairro encantador. Quem decide viver nele pode ser chamado de privilegiado, pois não é todo mundo que consegue unir qualidade de vida e acessibilidade a serviços, em um único lugar, na capital paulista.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer o bairro Perdizes, em São Paulo? Então, aproveite para descobrir as características e atrativos de outro bairro paulistano: o Tatuapé.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.