Captação de imóveis: como aumentar o portfólio da sua imobiliária?

Captação de imóveis: como aumentar o portfólio da sua imobiliária?

DSG

Com a alta demanda do mercado imobiliário, a captação de imóveis se torna, cada vez mais, uma necessidade entre as imobiliárias. Esse diferencial é essencial para demonstrar aos clientes os privilégios oferecidos pela sua empresa e garante destaque no setor.

Embora a tarefa não seja fácil, existem diversas estratégias que possibilitam oportunidades de ampliação do portfólio da sua imobiliária. Hoje, vamos explicar quais são as melhores maneiras de conquistar proprietários com interesse em anunciar os seus imóveis.

Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro de algumas dicas para aumentar o portfólio da sua imobiliária com eficácia!

O que é a captação de imóveis e qual a sua importância?

Os clientes, neste caso, compradores ou locatários buscam cada vez mais imobiliárias com opções variadas de propriedades no portfólio, pois, dessa forma, é possível escolher o imóvel que mais se adéque às necessidades e expectativas pessoais.

Quando uma imobiliária não oferece essa grande quantidade de opções, os possíveis clientes acabam buscando outras empresas com um portfólio mais completo.

Contar com imóveis de qualidade e em grande quantidade é um desafio. No entanto, é preciso investir nesses dois aspectos — qualidade e quantidade — para que a companhia cresça no mercado.

Por meio do investimento em qualidade, há a possibilidade de anunciar preços mais elevados, tirar fotos com os melhores ângulos e mostrar todas as vantagens dos ambientes.

Já o investimento em quantidade faz com que haja mais placas de imóveis disponíveis com a logo da empresa espalhadas pela cidade, gerando identificação e familiaridade com os clientes e diminuindo as possibilidades de dominação do mercado pela concorrência. É nesse ponto, principalmente, que entra a estratégia de captação.

Como realizar o processo de captação?

Conquistar imóveis para anunciar em sua imobiliária demanda investimento de tempo e negociações com os proprietários — tanto os que desejam vender quanto os que pretendem alugar as suas propriedades.

A seguir, preparamos uma lista com algumas dicas de como trabalhar a captação de imóveis. Lembre-se de que quando falarmos sobre clientes nos tópicos abaixo, estamos nos referindo aos donos de propriedades que podem vir a anunciar na sua imobiliária.

Acompanhe!

Saiba quem são os seus clientes

Quais são os imóveis que mais atraem o seu público-alvo? A imobiliária é voltada para casas e apartamentos luxuosos ou para departamentos mais acessíveis? Com essa definição é possível encontrar mais facilmente clientes que estejam interessados em vender ou alugar suas propriedades.

Entender quem são os possíveis clientes da imobiliária permite que o setor de marketing imobiliário desenvolva campanhas de captação de imóveis mais direcionadas, aumentando as chances de atrair possibilidades de anúncio cada vez melhores.

Pesquise as tendências do mercado

Garantir que os imóveis do portfólio estejam de acordo com as mudanças de comportamento dos novos compradores e inquilinos é essencial. Esse controle permite que a sua imobiliária permaneça atendendo as necessidades e exigências do público.

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Por essa razão, é necessário realizar um estudo de mercado constante e periódico, de forma que seja possível identificar as tendências e elaborar estratégias cada vez mais assertivas, que atendam as expectativas do público que busca por um imóvel.

Crie um mapeamento estratégico das melhores regiões

Estudar os principais locais que mais atraem os novos proprietários é essencial para garantir que o seu portfólio proporcione aos interessados diferentes localizações com os melhores atrativos de cada imóvel, seja proximidade com estações de transporte público, supermercados, restaurantes, etc.

Promova a imagem da imobiliária

A captação de imóveis exige que os clientes conheçam a sua empresa, e não há como fazer isso sem investimento em divulgação, certo? É preciso elaborar estratégias para que essas pessoas conheçam o trabalho desempenhado pela sua imobiliária, e, nesse ponto, procure contar com profissionais de confiança e respeitados no mercado.

A divulgação pode partir de mídias tradicionais, como televisão, rádio e mídia exterior. No entanto, um dos recursos que mais proporciona os resultados esperados são as ações de marketing digital, com foco na criação de conteúdos relevantes e uma boa administração das redes sociais.

A equipe de marketing deve estudar as melhores abordagens para melhorar a imagem da marca e desenvolver ações voltadas para possíveis clientes que tenham interesse em anunciar os seus imóveis. Ou seja, criar publicações sobre os benefícios de negociar com uma imobiliária reconhecida e respeitada ou conteúdos sobre quais as melhores maneiras de preparar a propriedade para alugar, etc.

É preciso ressaltar que essas publicações precisam ser segmentadas e promovidas para possíveis donos de imóveis, pois o investimento não será rentável caso o direcionamento dos conteúdos seja incorreto — para jovens que não possuem propriedades, por exemplo.

Invista em tecnologia

O desenvolvimento de novas plataformas, meios de comunicação e a possibilidade de conexões imediatas em uma sociedade cada vez mais conectada exige que as empresas acompanhem essa evolução para manter um status no mercado, melhorando a visibilidade e o alcance da marca na internet.

Desenvolver novas plataformas de comunicação para manter um contato direto com os clientes, oferecer sistemas de informações integrados, informatizar os dados e garantir que o público consiga interagir com a empresa por meio de qualquer dispositivo — seja um smartphone, notebook, computador ou telefone — recebendo a mesma qualidade de atendimento, são estratégias indispensáveis.

Fidelize os seus clientes

Ao finalizar uma negociação a imobiliária deve continuar em contato com os proprietários. Dessa forma, o relacionamento com o cliente é melhorado e as chances dessa pessoa voltar a fazer negócios com a empresa aumentam consideravelmente.

Muitos proprietários de imóveis compram apartamentos, casas e outros espaços para investir. Portanto, ao vivenciar uma boa experiência de negociação com a sua imobiliária e continuar recebendo conteúdos relevantes da empresa posteriormente, são grandes as chances desses clientes se tornarem fieis e voltarem a fazer negócio.

A fidelização pode acontecer por meio de envios de SMS marketing, e-mail marketing, publicações nas redes sociais que geram engajamento, ligações ou outras estratégias desenvolvidas pelos profissionais responsáveis por esse setor na empresa.

Como vimos, a captação de imóveis proporciona números expressivos para as imobiliárias, por essa razão, essa etapa não deve ser ignorada e precisa ser levada a sério pelas empresas.

Os resultados de um bom trabalho de aquisição aumentam as chances de novas negociações e fazem com que a marca cresça cada vez mais diante da concorrência, atraindo compradores e inquilinos e gerando os lucros esperados.

Que tal começar a trabalhar na captação de imóveis para a sua imobiliária agora mesmo? Acesse o nosso site e conheça os serviços que oferecemos para você alcançar suas metas!

D'oru

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