Chat on-line para imobiliárias: entenda os prós e contras

Chat on-line para imobiliárias: entenda os prós e contras

DSG

Você já reparou que a maioria dos visitantes de sites de imobiliária ficam confusos entre apartamento ou casa, e acabam desistindo por falta de um atendimento exemplar? Pois isso, muitas vezes, acontece por falha de comunicação. Para sanar esse problema, uma boa alternativa é o chat on-line.

Trata-se de uma ferramenta que pode ser instalada no seu site — seja a versão web, seja a responsiva — a fim de garantir um contato direto entre o público e a empresa. Se bem utilizado, inclusive, ele pode aumentar o seu volume de vendas!

Ficou interessado? Neste texto, trouxemos um miniguia sobre o assunto, com os prós e contras do chat on-line. Acompanhe a leitura e confira!

Quais são as vantagens do chat on-line para imobiliárias?

Se você nunca pensou em implantar um sistema como esse em sua empresa, é melhor reconsiderar os seus conceitos. Comecemos, então, pelos principais benefícios que ele pode trazer:

Otimização de tempo

Muitas vezes — principalmente em se tratando de sites de imóveis — as pessoas ficam perdidas no site, levando horas para achar o que desejam. Mas, ao pensar em uma gestão imobiliária eficiente, você não pode perder tempo na hora de atender os clientes, certo?

Quando há um suporte rápido, esse tempo de escolha diminui, e o atendimento se torna muito mais interessante do ponto de vista comercial.

Em outras palavras, com a implantação de um chat on-line é possível minimizar as horas despendidas no serviço de atendimento, fazendo com que todas as informações sejam melhor absorvidas durante o contato, de maneira simples e direta.

Redução de custos

É bem provável que você já tenha gastado rios de dinheiro para tornar o seu negócio relevante no mercado. Não precisa se preocupar: esse é um erro comum à maioria dos gestores, que não conhecem ainda o que o chat on-line pode proporcionar às imobiliárias.

A verdade é que essa ferramenta desafoga os altos custos com telefonia, e isso pode representar um ganho imenso para a empresa. É possível remanejar esses recursos em outros setores, otimizando a tomada de decisões e os processos de melhora de imagem da imobiliária, por exemplo.

Resolução de problemas

Quem nunca teve de ficar horas no telefone para resolver algo simples que atire a primeira pedra! Uma situação desagradável, com certeza — e que você não quer que aconteça aos seus clientes. Afinal, ao menor sinal de descaso da sua parte eles podem procurar outra imobiliária, e você perde um negócio valioso.

Bom, sabemos o quanto é complicado anunciar um imóvel na internet, pois exige atenção aos vários trâmites legais e, ainda por cima, um atendimento de qualidade. Nesse sentido, o chat on-line contribui com a diminuição dos índices de rejeição do público, além de possíveis reclamações, o que pode influenciar na percepção do mercado em relação à sua marca.

E as desvantagens desse serviço?

De fato, nem tudo são flores quando se trata de chat on-line. Assim como qualquer outro sistema, ele também está sujeito à falhas. Por isso, vejamos a seguir as principais desvantagens de se apostar as fichas nesse recurso:

Às vezes, ainda é preciso um atendimento pessoal

Apesar de oferecer diversas ferramentas com opções interessantes para acrescentar conteúdos, nem tudo é possível resolver pelo chat. Sendo assim, entenda que é absolutamente normal que pessoas ainda requisitem um atendimento humano. Até porque nem todos estão familiarizados com as tendências tecnológicas disponíveis.

Por mais que o acesso à informação seja extremamente democrático nos últimos tempos, ainda há pessoas que preferem algo mais humanizado — ou seja, ligar para a imobiliária ou visitá-la. Dependendo do público-alvo que você costuma atender, isso pode ser uma desvantagem, que terá de ser contornada gradativamente.

Zahle

Ele é capaz de passar uma imagem mecanizada

Talvez você não tenha percebido ainda, mas o atendimento por meio de chatbots pode dar a impressão de ser mecanizado demais, fazendo com que o visitante do site tenha receio de conversar com a empresa. A longo prazo, isso é capaz de significar uma perda considerável de visitas.

Nem todos os sistemas de chat on-line contam com uma inteligência artificial que se adapta às reações das pessoas. Imaginando que alguém pergunte se vale a pena morar em São Paulo, por exemplo, pode ser que a resposta seja bem genérica. Isso acaba refletindo na percepção dos clientes e influenciando a decisão de procura por um imóvel.

Justamente por conta disso, é preciso ter cuidado como a ferramenta escolhida.

Falhas podem comprometer o atendimento

Outro ponto muito importante — e que é capaz de prejudicar a imagem da empresa — é a questão dos bugs no sistema. Se não houver um cuidado periódico com a manutenção do site, talvez você tenha de lidar com situações indelicadas e citações em portais de reclamação por aí.

Falhas sempre comprometem a credibilidade que o público deposita em você, pois causam a sensação de que sua empresa é comandada por amadores. Por isso, leve em consideração a implantação de bons serviços e um suporte realizado com a devida frequência.

Quais são as principais opções para implantar no site?

Agora que você já compreendeu os prós e os contras da utilização do chat on-line em seu site, não poderíamos deixar de indicar alguns serviços especializados nessa área, certo? A seguir, veja 3 opções essenciais para começar:

Zopin

Pertencente ao grupo Zendesk desde 2014, o Zopin traz inúmeras funcionalidades que podem servir como uma luva para o seu negócio imobiliário. Ele é um chat que dá margem à personalização nas suas janelas de atendimento, além da possibilidade de manter o contato mesmo no modo off-line.

Ainda convém lembrarmos que o esse software de atendimento permite o rastreio e o monitoramento dos visitantes em tempo real, o que serve como uma importante estratégia de marketing. A intenção é estreitar os laços de relacionamento com o público — e, assim, criar uma experiência única de uso.

Tawk.to

Outra opção recheada de recursos interessantes, o componente Tawk.to conta com uma interface bem intuitiva e não exige muita habilidade técnica para realizar a conexão entre o site da imobiliária e o serviço de chat. Assim como no Zopin, aqui é possível monitorar os passos dos visitantes em tempo real.

Com o Tawk.to são gerados relatórios relevantes à sua estratégia e indicadores em potencial, para reformular as ações de atendimento. Além disso, o serviço de chat on-line permite o desenvolvimento de gatilhos — ou seja, você pode abrir os contatos com alguma mensagem pré-selecionada, induzindo o visitante a perguntar alguma coisa.

Jivochat

Se você busca um serviço que dê a oportunidade de desenvolver um formulário ao melhor estilo landing page, é melhor contar com o Jivochat. Nele é possível aumentar a sua lista de contatos de e-mail para realizar uma captação de leads eficiente em seu negócio.

Além de ter uma integração simples com outras plataformas, o Jivochat facilita o contato com quem deseja visitar um imóvel, agendando os horários e otimizando o processo. E, embora a ferramenta seja prática e rápida, não quer dizer que você precise abandonar de vez a telefonia, pois ainda há um serviço exclusivo nessa parte.

Enfim, para deixar o site mais amigável à visita de clientes em potencial, não meça esforços e invista em opções de chat on-line. Afinal, como vimos, esse é um recurso cheio de benefícios — basta usá-lo com inteligência!

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D'oru

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1 Comentário

  1. Olá preciso de uma ajuda o que fazer exatamente. Moro nessa casa a 5 anos, meu contrato e de 24meses ,2025 a2017, após isso ele se renovou por 12 meses até hoje
    Ele perde o poder? Perco a garantia de ficar na casa após a prorrogação?a dona da casa resolveu contruir várias quitinetes no quintal usando até a estruturas que já existe
    Ela quer minha casa tbm pra isso pois tem uma lavanderia enorme e lá tbm vai ser quitinete
    Meu contrato se prorrogou dia 10/10/2020 agora no dia 16/11/2020 agora ela pediu a casa..no dia seguinte chegou 2mil blocos e estão pelo quintal todo
    Tenho 2 meses de depósito
    Pra usar ,porém o meu problema é Eu fiz 2 cirurgia no ombro direito esse ano a ultima foi Setembro e aínda não tive alta médica estou no INSS e parei de receber vou hije com hora marcada recorrer..
    Eu achava que se prorrogando eu teria respaldo…me ajudem
    Não quero mudar agora é sim no meio do ano

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