Confira curiosidades sobre as cidades do ABC Paulista!

Confira curiosidades sobre as cidades do ABC Paulista!

O ABC Paulista faz parte da região metropolitana de São Paulo e é um dos maiores pólos econômicos do país, perdendo apenas para a capital do estado e Rio de Janeiro.

Apesar de ser bastante conhecida, a região ainda gera dúvidas sobre quais cidades a compõe, pois alguns consideram a inclusão de cidades vizinhas. Oficialmente, as cidades do ABC Paulista são Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Por causa do desenvolvimento econômico, as cidades são uma excelente opção para morar e investir, principalmente São Caetano do Sul.

Neste post, separamos alguns dados e curiosidades sobre o ABC Paulista. Se você ainda não conhece nenhuma delas, continue a leitura!

Quais são os fatos curiosos do ABC Paulista?

Assim como toda cidade, o ABC apresenta alguns fatos curiosos. Eles passam pela espiritualidade, dados demográficos e até mesmo histórias de assombração. Confira alguns deles!

Melhores cidades para morar

Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul sempre figuram nas listas de melhores cidades para morar do país, muitas vezes ofuscando a própria São Paulo. São três os fatores que explicam isso: a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e a proximidade com a capital.

É comum encontrar pessoas que trabalham em São Paulo, mas que moram no ABC. Por serem cidades menores, o custo de vida é mais baixo em comparação com a capital e oferecem uma excelente infraestrutura.

Uma prova disso é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Confira os dados do IBGE de 2010:

  • Santo André: 0,815;
  • São Bernardo do Campo: 0,805;
  • São Caetano do Sul: 0,862.

Berço da indústria automobilística no Brasil

A região é um importante polo industrial e se consolidou com a chegada das indústrias automobilísticas. As grandes marcas, como Toyota, Mercedes-Benz, GM, Chrysler e Volkswagen, instalaram-se na região quando vieram para o Brasil.

Além de contribuírem para o desenvolvimento da economia, isso também auxiliou no crescimento dos movimentos operários, como o surgimento dos sindicatos e partidos políticos voltado para os operários.

Estação fantasma

Paranapiacaba é um distrito de Santo André — inicialmente foi uma vila criada pela empresa de transporte ferroviária São Paulo Railway. A região mantém traços da arquitetura inglesa e é famosa pela espessa neblina.

Reza a lenda que, na antiga estação, inaugurada em 1874, é possível ouvir durante a noite os gritos dos trabalhadores que morreram durante sua construção. Para confirmar ou desmentir, basta dar uma volta pelas plataformas da estação a noite, quem tem coragem.

Primeira igreja

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira igreja do ABC Paulista. Ela foi inaugurada em 1812 e foi a única da região por mais de cem anos! Ela reunia todos os fiéis das três cidades, por ser a única congregação católica. Em 1943, ela se tornou uma matriz, devido a sua importância na história.

Crescimento econômico

As três cidades começaram o desenvolvimento econômico por meio das indústrias automobilísticas, mas elas não pararam por aí. Aos poucos, outras indústrias e grandes empresas migraram para a região, como a Casas Bahia. Atualmente, uma das antigas fábricas da Volkswagen se transformou em um depósito da varejista.

Além disso, o comércio e a prestação de serviços também se desenvolveu na região para suprir a demanda crescente da população que se instalava nas cidades. Hoje em dia, o ABC Paulista está na lista das melhores regiões para se investir, inclusive em imóveis.

Lazer e cultura

O ABC já foi palco de novelas e produções cinematográficas. A novela “Redenção”, por exemplo, foi filmada em São Bernardo do Campo. Ela foi exibida pela TV Excelsior, entre os anos de 1966 e 1968.

Em São Bernardo também foi fundada a Companhia Vera Cruz, que produziu alguns dos maiores clássicos do cinema no Brasil. Alguns deles foram “Caiçara”, “Tico-tico no Fubá” e “Sai da Frente”.

Atualmente, existem diversas opções de lazer nas cidades. Um dos maiores exemplos é o Espaço Verde Chico Mendes. É uma área de 14.000m² que oferece quadras poliesportivas, lagos, palcos para atrações e a oportunidade de contato com a Mata Atlântica.

Educação

A educação é um fator importantíssimo no desenvolvimento de uma cidade. A região toda conta com diversas opções de escolas públicas e particulares. Ao avaliar os indicadores educacionais, é possível perceber que eles continuam em crescimento. Um exemplo disso é São Caetano, que em 2015 já atingiu a meta de crescimento até 2021.

Em Santo André está a Universidade Federal do ABC, que ocupa primeiros lugares em diversos quesitos, como a excelência em pesquisa. Além dela, outras quatro instituições de ensino superior figuram entre as melhores do país.

Por que morar nas cidades do ABC?

Ao analisar todos os dados e curiosidades sobre o ABC Paulista que listamos, é possível perceber que a região é uma excelente escolha para morar. As cidades oferecem educação de qualidade, opções de lazer, segurança, transporte público e mobilidade urbana.

Apesar da proximidade com a capital, o ritmo de vida é menos acelerado, influenciando diretamente na qualidade de vida, pela redução do barulho e níveis de estresse.

Avaliando apenas o IDH, São Caetano se mostra como melhor opção. Ela é a menor das três cidades (tanto na área quanto em população), fica apenas 13 quilômetros de São Paulo e tem fácil acesso a outras cidades, como suas vizinhas no ABC e Santos. Pelas opções de lazer, educação e segurança oferecidas, é considerada também uma das melhores cidades para criar filhos e formar família.

Gostou de conhecer mais sobre as cidades do ABC Paulista? Como vimos, elas são excelentes opções para quem quer ou precisa estar próximo à São Paulo capital, mas quer fugir da vida agitada e estresse. Com um certo charme de interior, mas toda a infraestrutura de uma grande cidade, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul podem ser a escolha certeira para quem quer qualidade de vida.

Se você ainda está em dúvida sobre qual escolher, o que acha de começar a conhecer melhor a cidade de São Caetano do Sul? É só acessar nosso artigo especial sobre o lugar!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. O responsável pela material deveria ter se informado melhor, Diadema também faz parte do ABCD e abriga várias empresas sistemista , de grande acesso logístico devido a sua ótimo localização. Aguardo Ressalva nesse materia quanto a minha cidade de coração.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.