Coliving

Pensando em morar em um Coliving? Confira 6 vantagens!

Você já pensou em morar em um coliving? Não acha uma ótima ideia trabalhar e estudar perto de casa, sem ter que acordar muito cedo para não se atrasar? O conceito é mais ou menos esse, trazer mais praticidade para o dia a dia!

Na verdade, essa nova forma de moradia tem atraído muita gente, em especial as pessoas mais jovens que trabalham e estudam. Trata-se de uma maneira moderna e sustentável de viver, em que você divide os espaços de uma casa e aprende a conviver e compartilhar espaços com pessoas diferentes.

O objetivo é tornar a vida mais prática e não perder tanto tempo em trânsito e engarrafamentos nos trajetos que envolvem casa, universidade e trabalho —, além de garantir um ambiente compartilhado e colaborativo.

Quer saber mais sobre esse modelo de moradia? Continue com a leitura e confira!

O que é coliving?

O coliving é um modelo de moradia colaborativa, em que um certo número de pessoas compartilham os espaços de um apartamento. As atividades domésticas comuns em uma casa são executadas de forma organizada por todos os moradores.

No entanto, deve haver regras, com estabelecimento de horários, para que tudo flua normalmente e nada deixe de ser feito. Cada um tem seu dormitório, e as tarefas são distribuídas entre os moradores que compartilham os espaços, como banheiro, cozinha e área de serviço, de forma bastante natural.

O coliving é, de fato, uma grande tendência do mundo moderno. Já existem empreendimentos imobiliários voltados para esse novo estilo de vida, com unidades prontas para locação e que apresentam áreas comuns pensadas para o compartilhamento — como já é visto com os também conhecidos coworkings.

Quais as principais vantagens desse tipo de moradia?

Na verdade, essa nova fórmula de moradia compartilhada é uma opção aprovada e já tem muitos adeptos no Brasil. Existem muitos benefícios para quem opta por esse estilo de vida. Veja quais são!

1. Flexibilidade

Quem já teve a experiência de morar sozinho e alugar um apartamento convencional sabe o tanto de burocracia que envolve essa negociação. São muitas exigências, como ter que comprovar renda, apresentar fiador, fazer depósito caução, entre outros detalhes que fazem parte da transação — além de ter que cumprir um contrato de permanência por determinado tempo.

No coliving, nada disso ocorre. Tudo é negociado sem burocracias, e o melhor: se você precisar sair, poderá fazê-lo sem maiores problemas. Tudo simples, de forma a facilitar a vida de todos os envolvidos. Você fica o tempo que precisar, não importa se for uma semana, um mês ou um ano. Se você quitar o seu tempo de permanência, fica tudo certo e é só seguir a vida.

Outra flexibilidade em relação a esse estilo de moradia é você poder escolher o que mais tenha a ver com as suas necessidades. Existem variedades de opções que podem ser, desde uma vaga que lhe ofereça uma suíte até um quarto para ser dividido com mais pessoas, fica ao seu critério e preferência.

2. Custo-benefício

Morar em um coliving garante uma boa redução de custos, já que é possível compartilhar o espaço e as contas com um, dois ou até três amigos, dependendo do tamanho do apartamento. Logicamente, quando procuramos algum lugar para morar, vamos em busca de um espaço que esteja dentro do nosso orçamento.

Ou seja, existem vagas em coliving para todos os bolsos, desde os mais simples até os mais sofisticados — tudo vai depender das possibilidades financeiras de cada um. Nesse modelo de moradia, geralmente, as despesas da residência são divididas entre os moradores.

Ou seja, tudo entra no racha, como condomínio, luz, gás, internet, TV a cabo, streamings e outras contas que fazem parte da manutenção de um apartamento. No entanto, existem colivings em que se paga um valor de aluguel que engloba as contas — sem a necessidade de dividir despesas.

3. Experiência de convivência

Se você é daquelas pessoas que adora trocar experiências e ama conhecer culturas novas de outras pessoas, assim como realidades profissionais diferentes da sua, você vai se encaixar perfeitamente a esse sistema de moradia.

O coliving proporciona tudo isso e muito mais, já que permite o compartilhamento do espaço com diferentes indivíduos, possibilitando o contato com pessoas de culturas singulares — o que só vem a engrandecer as experiências pessoais e culturais. Além disso, é uma forma de desenvolver networking e novas amizades.

4. Divisão de tarefas entre os moradores

Dividir tarefas pode ser uma experiência incrível, em especial para quem sempre morou na casa dos pais. É nesse momento que começa a surgir o sentimento de parceria entre os moradores. A divisão de tarefas é necessária, para que não ocorram desentendimentos.

Por isso, é essencial que se crie um cronograma de atividades, no qual será registrado o que cada um fará. Uma boa forma para que todos aprendam as variadas atividades é estipular um rodízio de tarefas. Essa é a melhor forma de conviver em um espaço doméstico com respeito e harmonia.

5. Comodidade

Talvez, essa seja uma das principais vantagens de um coliving. Afinal, quem não gosta de sair de casa e, em poucos minutos, chegar ao trabalho ou à faculdade? Não é uma comodidade?

Morar bem localizado e não precisar tirar o carro da garagem ou pegar uma condução e, em vez disso, poder ir a pé ou de bike ao trabalho é um conforto e tanto, concorda? Evitar o estresse de uma condução ou de um trânsito caótico não tem preço!

6. Design moderno

Quem aprecia morar em locais bonitos e bem decorados, não vai se decepcionar com o coliving. Os apartamentos são projetados para serem modernos e extremamente funcionais. Justamente para atender ao seu público que é composto por pessoas mais jovens, os projetos se ajustam a quem busca essa filosofia de compartilhamento.

Como você conferiu neste conteúdo, o coliving nada mais é do que conquistar uma excelente qualidade de vida, por meio de uma economia colaborativa. Isso vai garantir mais tempo para as outras coisas que também importam!

Quer mais informações sobre esse modelo de moradia? Confira, então, em outro conteúdo como a moradia compartilhada está ganhando impulso em São Paulo!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.