Como alugar um imóvel

Como alugar imóvel? Veja este passo a passo

Morar mais próximo do trabalho, ter mais independência e espaço, sair da casa dos pais para se casar. São muitos os motivos que levam uma pessoa a alugar uma residência para morar. No entanto, do momento da decisão até o fechamento do contrato, existem muitos fatores a serem levados em consideração, o que faz muitas pessoas se questionarem: como alugar imóvel corretamente?

Se essa dúvida faz parte de seu cotidiano, você não pode deixar de ler nosso artigo de hoje, pois mostraremos um passo a passo de como alugar imóvel da maneira mais segura e eficaz. Confira!

Avalie se é uma necessidade ou desejo

Antes de começar a procura pelo imóvel perfeito para alugar, é importante se atentar a uma questão: a locação acontecerá por um desejo ou uma necessidade? Isso será determinante para a velocidade com a qual deve acontecer o processo.

Isso porque, quando há necessidade de mudança, é preciso otimizar o passo a passo para que a escolha não demore tanto. Mas, se for um desejo, você poderá gastar um tempo maior na procura pelo imóvel perfeito. Porém, o tempo é um detalhe.

Avaliar se é um desejo ou uma necessidade ajudará na hora de pontuar quais características são essenciais na residência. Entre elas, podemos destacar a localização, o número de cômodos, o estilo do imóvel, a proximidade dos serviços básicos, etc.

Calcule quanto poderá gastar com aluguel

Outra análise essencial a ser feita diz respeito ao valor que você poderá gastar com o aluguel. Além do custo mensal, é necessário levar em consideração taxas como o condomínio (se for um apartamento ou uma casa em local fechado), IPTU e outros impostos que decorrem dessa locação.

Para fazer o cálculo correto de quanto será possível gastar, leve em consideração o montante bruto recebido mensalmente como salário. O ideal é que o aluguel compromete apenas 20% do total ganho, até porque, depois, serão acrescentados 10% de taxas e outros encargos. O total final será o valor que você poderá gastar no aluguel.

Comece as pesquisas

Depois de entender melhor sobre suas necessidades e desejos, bem como sobre o valor que poderá gastar para alugar um imóvel, é hora de começar as pesquisas. Hoje, é possível encontrar diversos aplicativos que facilitam a busca e selecionar aqueles imóveis que combinam mais com você para posterior visitação.

Entre as opções do mercado, há o Moving Imóveis, nosso aplicativo e portal de busca de imóveis. Várias imobiliárias concentram as opções oferecidas, e somos o único portal que utiliza a busca geolocalizada em sua versão desktop. No Moving Imóveis, é possível ver fotos de casas e apartamentos, detalhes como tamanho, cômodos, valores de aluguel, condomínio, entre outros dados.

A opção pela tecnologia economiza seu tempo, já que é possível fazer uma análise e seleção prévia dos imóveis de seu interesse. Assim, você otimiza as visitas e vai àqueles locais que, de fato, se encaixam em seus critérios de seleção.

ofertas mitre

Visite o imóvel

Depois de realizar a pesquisa e selecionar os imóveis que deseja visitar, é hora de entrar em contato com a imobiliária. Lembre-se de que ela deve ter renome no mercado, por isso, antes mesmo de realizar a visita, pesquise sobre ela. Afinal, essa empresa será responsável por intermediar a relação entre inquilino e locador, devendo oferecer comodidade e segurança para ambas as partes. Logo, leve sempre em consideração a idoneidade dela.

Feito isso, agende um horário com o corretor para a visita. Nesses momentos, o ideal é levar uma pessoa de confiança ou a que morará com você para ajudar nessa escolha. A visitação é de suma importância, pois será possível fazer uma análise mais minuciosa do imóvel (espaço, comodidade, segurança etc.) e arredores.

Aliás, aproveite a oportunidade para interagir com moradores do local, perguntar se o condomínio é tranquilo, se há festas próximas (carnaval e outras, algumas pessoas preferem locais mais tranquilos), se as instalações são novas, se existem vagas para carro, entre outras questões que julgar essenciais. Tire todas as suas dúvidas antes de fechar o contrato.

Atente-se à formalização do contrato

Depois de escolhido o imóvel, começa a burocracia. Se a intermediação acontecer por meio de uma imobiliária confiável, o processo será bem mais simples. No entanto, independentemente disso, é fundamental ter atenção a alguns aspectos.

Por exemplo, o termo de locação deve ter não só o valor que será pago, mas também regras como prazo da locação, início do contrato, multa de rescisão contratual, eventuais reformas etc. Caso a intenção de locação seja aceita, você deverá reunir outros documentos para o fechamento do contrato.

Documentos da pessoa física ou jurídica, garantia de locação (alguns pedem um seguro-fiança para que o contrato seja firmado), apresentação de fiadores (que servem para garantir o pagamento caso o locatário não cumpra com o acordo firmado no contrato) também são exigidos. Verifique e deixe claro no documento quem pagará o IPTU, as taxas de incêndio e outros, evitando problemas futuros.

Faça a vistoria final e assine o contrato

Existe um termo importante que o inquilino deve levar em consideração antes de fechar o negócio: a vistoria. Esse documento detalha todos os aspectos relativos ao estado de conservação do imóvel. O objetivo dele é deixar claro ao inquilino a situação em que se encontra o imóvel e como ele deverá ser devolvido ao proprietário — da mesma maneira que este o entregou.

Faça uma última visita para garantir se tudo o que está no contrato condiz com a realidade. Aliás, nesse momento, converse com o síndico sobre os horários em que poderá ser feita a mudança e observe se o imóvel precisa de algum ajuste final. Observadas todas as especificações e feita essa última visita é hora de assinar o contrato e pegar as chaves.

Saber como alugar imóvel é essencial para a garantia de todos os seus direitos, mas também para saber quais serão seus deveres como inquilino. Procurar, em um aplicativo confiável, imobiliárias idôneas trará mais tranquilidade para esse momento de mudanças em sua vida.

E então, está preparado para alugar o seu imóvel? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.