Comprar está melhor que alugar imóvel

Você sabe como calcular o valor de um imóvel para venda?

Tentar vender uma casa ou apartamento por um valor muito diferente da realidade do mercado é algo que espanta possíveis compradores. Por conta disso, entender como calcular o valor de um imóvel para venda é muito importante para ajudar a negociação.

Além de promover a precificação adequada, o conhecimento é útil para verificar se vai valer a pena ceder a pedidos de descontos. Pensando nisso, separamos um passo a passo para que você consiga definir quanto vale o seu imóvel antes de anunciá-lo para venda. Confira!

Analise as características do imóvel

O primeiro ponto é tentar anular o valor sentimental e se concentrar em listar cuidadosamente as características do imóvel. Afinal, essas informações influenciam diretamente a valorização da propriedade. Veja alguns dos detalhes que precisam ser observados:

  • tamanho;
  • infraestrutura;
  • conservação;
  • acabamento;
  • locais para prática de exercício ou socialização (no caso de condomínios).

O tempo e o tipo de construção também devem ser considerados, bem como se existem árvores e incidência solar — atributos que são muito estimados hoje em dia em que a maioria quer mais contato com a natureza.

Verifique o valor do metro quadrado na região

A localização também impacta no valor da propriedade. O primeiro aspecto está relacionado a comércio, vizinhança, transporte público, segurança, lazer, entre outros itens da região. Áreas com muita poluição sonora, por exemplo, são influenciadas negativamente por isso. Já os locais próximos a parques e outras áreas verdes são mais valorizados.

ofertas mitre

Além disso, é preciso analisar como funciona o trânsito e as vias de acesso onde o imóvel está. Tudo isso é avaliado pelos investidores antes de finalizar a compra. Não por acaso, casas e apartamentos mais próximos ao centro das cidades costumam ter um preço de venda mais altos. Sendo assim, é válido pesquisar qual é o valor do metro quadrado praticado no bairro ou região em questão e multiplicado pelo tamanho do seu imóvel.

Veja valores de imóveis semelhantes

Outra ferramenta interessante é verificar o preço que foi definido para a venda de casas ou apartamentos com características parecidas com as da sua propriedade. É possível fazer isso consultando valores em portais imobiliários, por exemplo.

Se o imóvel em questão for um apartamento, é possível procurar se existe outra unidade do prédio sendo vendida e por qual valor. Apesar de não definitivas, essas informações são úteis para observar qual é o preço médio que está sendo praticado pelo mercado imobiliário na região. Se você, mesmo com um imóvel muito parecido, solicitar um valor bem mais alto, é provável que não consiga despertar o interesse dos investidores.

Vender uma casa ou apartamento é uma decisão que impacta a vida e os sonhos de toda a família. Para que a negociação seja feita de forma justa e vantajosa, é extremamente importante saber como calcular o valor de um imóvel para venda e esperamos que este artigo tenha auxiliado você nisso.

Para ter uma estimativa ainda mais precisa sobre o valor do seu imóvel residencial, acesse o portal Moving Imóveis e solicite um relatório detalhado.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.