7 dicas de como decorar apartamento alugado que você não pode perder

7 dicas de como decorar apartamento alugado que você não pode perder

Tenho certeza de que se você mora em um apartamento alugado tem receio em fazer algumas mudanças ou imagina que não é possível, justamente porque o espaço não é seu. Mas existem algumas alterações que podemos fazer para deixar o imóvel com a nossa cara, mesmo sem mexer na estrutura.

Como as alterações para deixar a sua cara não são estruturais, é possível fazê-las e depois devolver o apartamento nas mesmas condições que a imobiliária ou o proprietário entregou para você.

Se você deseja saber como decorar apartamento alugado, preste atenção nessas 7 dicas que preparamos para você. Confira!

1. Escolha um estilo de decoração

Mesmo que o apartamento seja alugado, é interessante pensar em como você deseja decorá-lo para seu bem-estar, e para isso, sugerimos a definição de um estilo de decoração que combine com a sua personalidade. Se o seu estilo é variado, escolha um como base e inclua peças de decoração e detalhes dos outros, com certeza combinarão entre si e ficará algo mais personalizado.

Existem alguns estilos que são mais procurados como o neoclássico que é mais tradicional e o industrial, que ainda está em alta. Para saber um pouco mais da história dele, é um estilo que surgiu nos anos 60, mais precisamente em Nova York, onde os galpões das fábricas começaram a ser utilizados como moradias. Por isso, o uso de metal, tijolo aparente e cores puxadas mais para o grafite são bem utilizados nesse tipo de estilo de decoração.

2. Pinte as paredes ou coloque papel de parede

Parece algo simples, mas mudar as cores das paredes faz toda a diferença e traz uma outra cara para o seu apartamento alugado. Você pode fazer isso de diversas formas, como, pintar somente uma parede de um cômodo, pintar meia parede, aqui a sua imaginação que manda. Existem alguns sites que podem inspirar e ajudar a definir as cores que você deseja.

Uma dica é optar por cores que não sejam tão escuras, pois será necessário devolver o apartamento com a cor original, geralmente branco. Esses tons acabam dificultando e você precisaria gastar mais tempo e dinheiro.

3. Instale prateleiras e nichos

Se você não quer furar a parede só pelo fato de ter que devolver o apartamento como foi entregue, é importante lembrar que pequenas reformas serão necessárias para a devolução. Então não se preocupe com isso, aliás essa é uma ótima forma para organizar seus objetos sem muito investimento financeiro.

Atualmente, existe uma infinidade de prateleiras e nichos, eles são muito funcionais e também fazem parte da decoração do ambiente. Opte por lugares estratégicos e que ornem com os outros móveis que já estão no espaço.

4. Aposte na iluminação indireta

A iluminação indireta causa um efeito aconchegante no espaço, para isso, aposte em abajures colocados em lugares estratégicos. Investir em lustres também é uma ótima pedida e é possível levar eles quando precisar se mudar.

5. Compre móveis versáteis

Como o apartamento é alugado, investir em móveis mais caros e planejados não vale a pena, até porque fazer isso seria alterar o espaço, pois não teria como levar estes móveis com você. Neste caso, a dica é comprar móveis que sejam versáteis e que possam ser mudados de lugar, e o mais importante: levar para o próximo imóvel.

Outra dica muito importante com os móveis é sempre medir os espaços onde você deseja colocá-los, além de ver as medidas corretamente nas lojas ou nos sites. Imagina só a surpresa ao comprar algo que não cabe em lugar nenhum do seu apartamento? Isso é dinheiro mal investido, sem contar o trabalho para trocar o móvel.

Além das medidas, optar por móveis com portas de correr ocupará menos espaço no seu apartamento. Pois, às vezes, já é um local menor e abrir portas atrapalha o caminho, por exemplo. É possível trazer personalidade com móveis versáteis, essas dicas são a prova disso!

6. Pense nos detalhes

Quadros, tapetes, almofadas entre outros itens de decoração, são capazes de mostrar a personalidade dos moradores. Invista em quadros que mostrem isso, almofadas com cores e texturas que tenham a ver com uma lembrança, com seus gostos etc.

Os quadros podem ser colocados tanto nas paredes quanto no chão, em prateleiras próprias para isso, aqui deixe a sua imaginação livre e crie composições com eles, vai deixar o ambiente bem personalizado.

Os tapetes transformam os lugares. A dica é primeiro colocar os móveis e pintar a parede para depois pensar nesse detalhe, comprar um que combine com o restante do espaço. Existem diversas texturas e tamanhos, veja o que mais tenha a ver com você.

Já para as almofadas, fica lindo apostar em composições também, opte por formas diferentes e por mesclar almofadas com estampas e outras com cores mais neutras. Elas trazem mais cor seja para a sua sala ou para o seu quarto, além de deixar o espaço mais aconchegante.

7. Utilize plantas

Por último, mas não menos importante, as plantas. Elas estão cada vez mais no gosto de quem mora em apartamento, são lindas, purificam o ar e ainda trazem vida para o espaço. São muitas vantagens tanto para você quanto para a decoração do seu lar.

O ideal é entender os tipos de planta antes de comprá-las, isso porque algumas precisam de sol o dia todo, outras de mais água, enfim, cada uma com as suas particularidades e que devem ser respeitadas para que elas durem o maior tempo possível.

Para ficar mais bonito ainda, pode reservar um espaço para elas e colocá-las em vasos de diversos formatos e texturas, também coloque algumas plantas pendentes, como samambaia, jiboias e heras. Ah, as prateleiras também podem ser utilizadas para essa finalidade.

Como você viu, são inúmeras as possibilidades de como decorar um apartamento alugado, e para ter mais ideias busque em sites específicos, bem como nas redes sociais como Instagram e Pinterest. Estes são lugares perfeitos para encontrar o mais variado tipo de inspirações para o seu lar.

Gostou das dicas e quer saber mais? Aproveite e veja essas 7 dicas de decoração de apartamento pequeno!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.