Como decorar gastando pouco: veja 8 dicas práticas!

Quando falamos em decoração, nos vem logo à mente gastos enormes com móveis, acessórios e pinturas. No entanto, não precisa ser desse jeito. Existem alternativas criativas para economizar, nesse momento, para tornar a casa bonita e agradável. Na verdade, podemos, sim, decorar gastando pouco.

Dito isso, para tornar qualquer ambiente bem-decorado, vamos precisar de boas ideias e muita criatividade. Algumas iniciativas como “faça você mesmo” e visitas a brechós são algumas das sugestões que não dependem de grandes gastos e, certamente, não pesarão no bolso.

Neste artigo, você vai saber como decorar gastando pouco, de forma incrível. Continue com a gente e confira!

1. Invista em acessórios

Alguns acessórios podem garantir um charme todo especial à decoração da casa. Afinal, nos detalhes, podemos garantir muita personalidade a qualquer ambiente. Confira, os elementos decorativos que fazem a diferença e garantem uma boa economia!

Almofadas

Não há quem não goste de decorar a casa usando esses itens charmosos. Escolha almofadas com a paleta de cores predominante no ambiente. Cuide para não optar por tons muito escuros e não exagere no mix de cores — pois isso tende a se tornar cansativo. Quanto às estampas, escolha aquelas que conversem entre si, conferindo harmonia ao espaço.

Quadros

Essas peças incríveis, que garantem tanta originalidade aos ambientes, não podem faltar no décor. Hoje, é possível encontrarmos no mercado uma grande variedade de tipos e preços. Com boas ideias, é possível fazer uma bela composição com eles.

Você pode variar bastante, de acordo com o espaço disponível na parede. Tanto pode usar um modelo em tamanho grande como vários dispostos simetricamente — ou, mesmo, desalinhados, como também são usados. Aquela parede que, geralmente, fica atrás do sofá é um ótimo local para dispor os seus quadros preferidos e deixar o cômodo bem estiloso.

Prateleiras

Sabe aquelas prateleiras com tramas metálicas? Elas ganharam muito espaço na decoração. São versáteis e podem dar um toque original ao décor. Na verdade, são itens baratos que podem substituir facilmente aqueles murais de recados (comuns em home office), porém, com mais estilo e charme. Podem ser usadas para exibir recados, fotos e até pendurar plantas.

Espelhos

Esses itens são encontrados em várias formas e tamanhos, a preços bem acessíveis. Além disso, conferem amplitude aos ambientes, agregando requinte e charme a qualquer espaço. Ficam perfeitos, quando colocados sobre o aparador.

2. Aposte na iluminação

Uma iluminação direcionada, destacando os pontos altos da decoração, garante uma renovação incrível a qualquer ambiente. Por isso, a dica é investir em luminárias que possibilitem mudar o foco da luz, ou seja, direcionar a luminosidade para onde se deseja. 

Os trilhos com spots são uma dica incrível, pois, além de possibilitarem a escolha da direção do foco, são opções mais baratas que as versões embutidas. Na verdade, essa alternativa permite direcionar o feixe de luz para os pontos de maior destaque do espaço, criando uma combinação de luminosidade e sombra bem interessantes.

3. Recicle móveis

Muitas vezes, não há condições financeiras de renovar os móveis da casa, mas reciclá-los e torná-los com cara de novos é uma excelente saída. Você pode pintá-los, revesti-los com adesivos, entre outras ideias.

Uma dica bem interessante é transformar caixotes de feira — que podem ser adquiridos facilmente — em móveis. Na verdade, com um pouco de habilidade, você pode transformá-los em mesinha de cabeceira, mesas de centro, puffs, porta revistas e tudo mais que a sua imaginação permitir. 

4. Garimpe em brechós

Na hora de renovar os móveis, uma dica para evitar gastar muito dinheiro é, antes de mais nada, procurar brechós. Apesar de muitos, erroneamente, acharem que são lojas onde só há itens velhos, usados e de pouca qualidade, é possível, sim, encontrar nesses locais muitos artigos de valor.

Em brechós, podemos encontrar móveis e acessórios feitos com materiais nobres e o melhor: a preços muito em conta. Com uma simples pintura, podem ganhar uma cara nova e se transformarem em algo de valor na decoração. Móveis, espelhos, aparadores e divisórias são alguns dos itens fáceis de serem encontrados nesses locais.

5. Invista em móveis multifuncionais

Escolher móveis práticos e funcionais (os conhecidos inteligentes) é um bom investimento, principalmente porque, muitas vezes, você está comprando 2 em 1 — o que é uma boa economia também de espaço. Dessa forma, você decorará a casa, sem cair no erro de entulhar os espaços de móveis — que não é bom para um décor clean e agradável.

6. Aposte nas plantas

Ter plantas em casa é mais que tendência, já virou até regra. Na verdade, é a forma mais agradável e original de inserir a cor verde no décor. Além disso, ornamentar a casa com plantas traz mais tranquilidade e leveza aos ambientes.

Para quem busca decorar a casa sem gastar muito, investir em plantas é uma sugestão bem-vinda. Afinal, você só terá que dar-lhes atenção quanto aos cuidados com as regas e a adubagem — o que se transformará, certamente, em uma boa terapia.

7. Aplique papel de parede e adesivos 

Se você deseja economizar na pintura, seguramente, poderá dar uma repaginada com papel de parede. Hoje, é bem mais simples aplicar esse material sem a ajuda de um profissional — o que era bem comum há algum tempo.

Hoje, os fabricantes enviam junto com o material as instruções para a aplicação. Além disso, existem os adesivos que podem dar toques especiais em algumas paredes. Ou seja, o que não falta são ideias bem criativas na web.

8. Invista no “faça você mesmo”

Outra forma de garantir um espaço com a sua cara e bem original é colocar a mão na massa ao decorar seu apartamento. Sim, há várias boas ideias que você pode colocar em prática. Muitos itens para a casa podem ser feitos por nós mesmos. Exemplo disso é a própria reciclagem de móveis, como falamos, e a aplicação de papel de parede. No entanto, você pode fazer inúmeras coisas para a sua casa, como almofadas, tapetes, vasinhos, quadros etc. 

Como você conferiu neste post, não é tão complicado decorar gastando pouco, não é mesmo? Aproveite nossas dicas e coloque suas ideias em prática para tornar seu cantinho mais agradável e, principalmente, aconchegante!

Gostou do post sobre como decorar gastando pouco? Então, compartilhe o nosso conteúdo nas suas redes sociais e espalhe essas dicas por aí!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.