Veja como decorar um apartamento pequeno de forma prática

Veja como decorar um apartamento pequeno de forma prática

Será que tem como decorar um apartamento pequeno ou esse é um privilégio de espaços maiores?

A verdade é que não importa qual é a metragem, ou se o imóvel é próprio ou alugado, com medidas simples (e muita criatividade) é possível transformar qualquer espaço.

Separamos dicas incríveis para ajudar você a aproveitar melhor o seu imóvel compacto, deixando ele lindo e funcional. Confira!

Aposte em móveis multiuso

Quando se tem pouco espaço, os móveis ou eletrodomésticos precisam ser muito bem escolhidos para manter a funcionalidade e a harmonia da casa.

Não adianta comprar um guarda-roupa incrível e ele não caber dentro do quarto ou investir em uma geladeira muito moderna, mas não conseguir abrir a porta dela com conforto.

Além do tamanho, uma dica importante é optar por móveis versáteis e inteligentes, que podem ser utilizados para mais de uma função ou que podem ser utilizados em vários cômodos — assim você não precisa gastar mais se decidir renovar a decoração.

Existem vários tipos disponíveis de imóveis multiuso no mercado, veja alguns exemplos:

  • sofás-cama;
  • armários organizadores que viram mesa;
  • camas com baús;
  • mesas dobráveis;
  • nichos e prateleiras.

Caso não encontre o que procura em lojas convencionais, uma alternativa interessante é buscar ajuda profissional para encomendar móveis planejados.

Conte com a ajuda dos espelhos

Além de charmosos, os espelhos ajudam a dar a sensação de que o cômodo é maior do que realmente é. Ele pode ficar no hall de entrada, acima da cabeceira da cama ou na sala de jantar, por exemplo.

Fique atento ao formato escolhido, existem espelhos de vários formatos e com diversas maneiras de instalar (fixados na parede, apoiados no chão ou nas portas de móveis, como armários, guarda-roupas) — que podem dar efeitos diferentes na sua casa.

Outro detalhe importante é: espelhos verticais ajudam a ampliar a altura, já os com formatos horizontais influenciam mais a largura dos espaços. Considere o seu objetivo na hora de escolher o ideal para você.

Capriche na iluminação

A iluminação é a rainha de todos os tipos de decoração e não é diferente em imóveis compactos. Ela contribui para melhorar a percepção de amplitude do ambiente, valorizar os cômodos e os objetivos de decoração.

Nesse sentido, separamos algumas medidas para você conseguir aproveitar a luz natural no seu imóvel:

  • dê preferência por cores claras e neutras nas paredes;
  • posicione os móveis de forma que eles não atrapalhem a entrada dos raios solares;
  • mantenha a limpeza dos vidros das janelas para facilitar a entrada da luz do sol;
  • coloque espelhos em locais estratégicos para refletir a luz natural.

A luz artificial também merece a sua atenção. Para evitar abajures de chão e lustres grandes, que vão fazer você perder mais espaço, que tal apostar em trilhos de iluminação e pendentes?

Integre ambientes

A maioria dos imóveis pequenos tem uma planta que favorece a integração de ambientes. É muito comum que eles tenham o estilo de cozinha americana — em que a sala de jantar é integrada à cozinha.

Esse tipo de arranjo é uma ótima solução para ambientes pequenos. Barreiras visuais, como paredes, portas e móveis em excesso, podem deixar os cômodos mais apertados e desconfortáveis.

Por isso, invista na integração dos ambientes sempre que conseguir. Confira algumas ideias de como fazer isso:

  • utilize cores monocromáticas em elementos essenciais, como paredes e cortinas, isso ajuda a ligar um cômodo ao outro;
  • invista em móveis que podem ser utilizados em dois ambientes, como um sofá que tem assentos para os dois lados;
  • aproveite o mesmo piso nos cômodos para que eles fiquem harmonizados e uniformes.

Verticalize tudo o que for possível

Se o espaço para organizar os seus objetos é pouco, é preciso aproveitar ao máximo cada cantinho e parede do imóvel. Uma das formas de fazer isso é, sempre que possível, optar por guardar itens de maneira vertical.

Nichos, prateleiras e estantes, são exemplos de móveis que podem ajudar você nessa missão, além de deixar os cômodos mais decorados. Isso vale para a organização dos livros, produtos de higiene e até mesmo plantas. Você pode fazer um jardim vertical incrível na sua área de serviço!

Cuidado com os excessos

Em um apartamento de metragem pequena, a decoração precisa ser prática. Entulhar muitas coisas pode fazer o ambiente ficar claustrofóbico e desorganizado. Isso não significa, necessariamente, que você deva optar por uma decoração minimalista, mas é preciso ter bom senso.

Para não faltar espaço, você precisa desapegar do que não usa mais e organizar o que tem de modo inteligente. Optar por elementos de decoração que podem ser verticalizados, como quadros ou objetos que podem ficar em nichos e estantes, pode ser interessante.

Não pule o planejamento

Como vimos, para transformar o seu imóvel pequeno, é necessário pensar em uma série de questões. A decoração engloba a escolha de móveis, cores, iluminação, posicionamento de objetos, entre outros detalhes que fazem toda a diferença para quem quer ter um apartamento personalizado e funcional.

Fazer um planejamento da decoração é essencial para evitar perder tempo e dinheiro no processo, compreender melhor como aproveitar as referências, além de entender exatamente o que precisa fazer para tirar as ideias do projeto do papel.

A boa notícia é que você pode fazer um projeto de decoração online em plataformas, como o Moving Decora — parceria entre o portal imobiliário Moving Imóveis e a Decorador Net. O processo é rápido, econômico e totalmente online.

Você envia as informações do seu apartamento, aprova o orçamento e, após o pagamento, recebe um projeto de decoração completo, com imagens de referência, links de móveis, imagens 3D, entre outros itens.

E o melhor: você vai poder tirar dúvidas e receber as sugestões de um especialista em decoração, que vai pensar em soluções exclusivas e originais para atender as necessidades do seu ambiente (sempre respeitando a verba que você estipulou para o projeto).

Depois de ver tantas dicas de como decorar um apartamento pequeno, você deve estar mais confiante para iniciar as mudanças necessárias para deixar o seu imóvel ainda mais bonito e confortável.

Que tal iniciar o seu projeto de decoração online (e econômico) agora mesmo? Faça um orçamento com o Moving Decora!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.