Saiba como divulgar um ponto comercial para aluguel ou venda

A venda de imóveis pode ser demorada, seja um ponto comercial ou residencial. Apesar de não estarmos no melhor momento, financeiramente falando, é possível vender ou alugar o seu ponto comercial. Mas, para que isso aconteça da melhor forma, é necessário se atentar a alguns detalhes importantes.

Com crise ou não, as vendas ou aluguéis de pontos comerciais acontecem bastante em nosso país. Obviamente, isso se intensifica em momentos conturbados, nos quais fica difícil manter um negócio com as portas abertas.

Para ajudar você na venda ou na locação do seu imóvel, criamos uma lista sobre como divulgar um ponto comercial. Boa leitura!

Como divulgar um ponto comercial

Pesquise sobre a situação do mercado

Para colocar seu imóvel à venda é necessário saber a situação do mercado imobiliário, ou seja, verificar se é ou não o momento certo para vendê-lo. Caso seja necessário, verifique as possibilidades, mesmo em momentos de crise.

As condições econômicas, de um modo geral, não são muito positivas, ainda mais porque iniciamos o ano de 2020 com a pandemia do novo coronavírus, em que todas as economias sofreram, de certa forma. Mas, apesar disso, o setor imobiliário especialmente para imóveis comerciais, vem melhorando.

De acordo com o relatório da FipeZap, o mês de setembro teve alta no preço médio de venda de pontos comerciais — aumentou 0,11%. Se compararmos com os 12 meses anteriores, esse setor do mercado imobiliário sofreu uma queda de 0,91%. Se formos analisar para colocar o espaço para locação, o cenário muda de figura, pois, no mês de setembro, teve baixa no preço médio de locação de imóveis comerciais.

Analise o perfil do cliente ideal

Para fazer um bom negócio, é importante entender o perfil de seus potenciais clientes, ou seja, saiba para quem você está divulgando. De nada adianta fazer a divulgação do seu espaço sem um nicho específico. Se o seu imóvel é próprio para um bar ou restaurante, você não conseguirá vender ou locar para uma clínica, por exemplo.

Por isso, como todo negócio, é necessário conhecer o perfil dessas pessoas e criar conteúdo direcionado para elas. Só assim você conseguirá convencê-las de que o seu ponto comercial é a melhor alternativa para elas.

Faça pequenas reformas

Pequenas reformas, com o propósito de melhorar o espaço a ser vendido ou alugado, ajuda no momento da divulgação. Por isso, faça as pequenas reformas que foram deixadas para depois — lembre-se de que a estética pesa muito à primeira vista. Não é obrigatório fazer a reforma do imóvel para locação ou venda, entretanto, é importante o espaço ter uma boa apresentação.

Saiba que grande parte dos possíveis clientes acabam desistindo de comprar ou alugar, por falta de pintura, por exemplo. Outros reparos que exigem mais tempo e mais cuidado, como reparos hidráulicos e elétricos, podem ser descontados no valor da venda ou da locação do seu ponto comercial, já que dá a entender que esses reparos serão feitos pelo novo dono do estabelecimento.

Acerte no preço

Defina o valor do seu imóvel, de acordo com a média de mercado. Nesse caso, você também pode optar por colocar um valor um pouco mais acima, para que valha a pena a negociação com o interessado. Atualmente, o preço importa muito mais do que outras características, pois as pessoas levam em consideração o quanto podem pagar, devido ao momento de crise que vivenciamos.

Nosso imóvel sempre terá um valor acima do que ele é avaliado pelo mercado. Mas, infelizmente, para que a sua venda ou locação seja rápida, é necessário trabalhar com os preços estabelecidos pelo mercado. Ainda assim, se você acha que o valor está muito aquém do que é desejado, aguarde mais um pouco, para que haja valorização do seu estabelecimento. Dessa forma, nossa dica é que você faça uma pesquisa sobre os preços de imóveis parecidos com o seu que estejam localizados na mesma região.

Tire fotos de qualidade

A ideia é divulgar, de forma positiva, o seu imóvel, não é? Por isso, aposte em fotos de qualidade para chamar a atenção do possível comprador. Se desejar um trabalho mais profissional, contrate um fotógrafo — ele vai saber encontrar os melhores ângulos e luzes do ambiente.

Você também pode fazer isso sozinho. Para isso, veja algumas dicas de como melhorar a qualidade das suas fotos:

  • aproveite a luz natural;
  • encontre ângulos que favoreçam o imóvel;
  • sempre mantenha o alinhamento da imagem, enquadrando bem o que você deseja capturar.

E claro, mantenha a organização do espaço para tirar fotos de qualidade e que atraiam os compradores.

Ouça as ofertas

Por mais que você tenha definido um valor para venda ou para a locação do ponto comercial, é importante escutar as ofertas dos potenciais compradores. Isto é, às vezes, o comprador tem uma oferta irresistível e que vale a pena, tanto para você quanto para ele. Para ofertar o imóvel, lembre-se de prestar atenção nos detalhes, ou seja, descreva minuciosamente o espaço, com metragens, móveis que fazem parte do local, entre outras particularidades que podem destacá-lo dos outros imóveis.

Divulgue nos lugares certos

Depois de seguir todos os passos e organizar o espaço, é o momento de divulgar, ou seja, criar o seu anúncio na internet. Mas, para isso, você deve saber onde postá-lo. Redes sociais podem ser uma boa opção, entretanto, para que a venda seja mais rápida, é indicado divulgar em portais, pois são especializados nisso.

Outra dica é abordar empresas que também estão localizadas na mesma região para divulgar o seu espaço. Às vezes, o antigo “boca a boca” traz possíveis compradores para o seu imóvel. Pode ser que alguma dessas empresas esteja procurando outro lugar, nunca se sabe.

Como dissemos, divulgar em portais é uma ótima ideia e a Moving está aí para ajudar você nessa jornada. A vantagem de divulgar em bons portais é que eles funcionam como classificados de forma digital e você pode alcançar o público com mais assertividade, além de poder acompanhar a performance do seu anúncio.

Gostou de saber como divulgar um ponto comercial? Então, aproveite para conhecer nosso portal e publique, agora mesmo, o anúncio do seu imóvel!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Quero vender meu imóvel comercial no bairro vila Buarque.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.