Como encontrar um apartamento que cabe em seu bolso?

tangram

Muitas pessoas buscam uma opção de apartamento barato, que caiba em seu orçamento para poder realizar o sonho da casa própria. Contudo, essa não é uma busca fácil, e muitos compradores acabam se frustrando.

O problema não é a falta de imóveis desse tipo no mercado, mas sim a dificuldade em identificar essas oportunidades de negócio e a abordagem necessária para a negociação.

Neste post, vamos orientar você a encontrar o apartamento perfeito, que satisfaça todas as suas demandas, inclusive financeiras. Então, continue conosco e boa leitura!

Defina seu orçamento

Mesmo que seja barato, um imóvel constitui um grande valor de investimento, sendo que qualquer compra como essa exige um planejamento financeiro muito bem feito.

Por exemplo, imagine que em determinado ponto após a compra você tenha uma despesa inesperada com saúde ou qualquer outro item de necessidade. Nesse caso, existiria um problema para arcar com as parcelas do imóvel.

Em uma situação como essa, você poderia ter que contrair uma outra dívida para garantir o pagamento e prejudicar-se financeiramente. Por conta disso, o planejamento é essencial. A fim de evitar esse contratempo, estabeleça um orçamento específico para a aquisição de seu imóvel, baseando o valor nas condições financeiras de sua família e nas suas despesas atuais e futuras após a compra.

Dessa forma, você poderá saber exatamente o valor que tem para investir em seu imóvel, evitando “dar um passo maior que a perna” e encontrar-se em uma situação difícil. Essa informação também permite filtrar os imóveis disponíveis no mercado com maior eficiência.

Avalie as opções de financiamento

Para a grande maioria da população, comprar um imóvel à vista não é uma opção. Assim sendo, torna-se necessário buscar por uma instituição financeira para tentar o financiamento.

Nesse ponto, é preciso ter cuidado e levar em consideração seu planejamento financeiro realizado anteriormente, afinal, existe uma série de outras taxas que acabam entrando no negócio.

Atualmente, são várias as possibilidades de financiamento, e contamos com várias instituições financeiras no país que oferecem esse modelo de crédito para se adquirir um imóvel.

Porém, vale lembrar que se deve levar em conta que os juros empregados pelo banco podem aumentar em muito o valor final do imóvel, além do prazo para o pagamento da dívida que pode chegar a 30 anos.

Por conta disso, é preciso buscar todas as opções existentes no mercado, analisar as condições oferecidas por cada banco e as taxas de juros aplicadas e fazer um balanço dos benefícios de optar por A ou B.

Pesquise

Decisões por impulso são uma armadilha a qual todos nós estamos sujeitos, por isso é preciso ter muita paciência na hora de buscar pelo apartamento perfeito para o seu orçamento.

Caso você esteja muito ansioso em sua busca, é necessário ter cuidado para não acabar optando pela primeira opção que aparecer e perder um bom negócio em um futuro próximo.

O mercado imobiliário está sempre recebendo novas opções, e o imóvel perfeito para você pode aparecer a qualquer momento. Nesse sentido, ter paciência é fundamental. Escolher a primeira alternativa que parece vantajosa pode se mostrar desastroso depois de pouco tempo.

Encontrar um imóvel barato e de acordo com o que deseja é resultado de dois fatores: tempo e pesquisa. O ideal é que você faça uma lista com suas preferências e com o que é essencial e o que é um plus e concentre suas buscas de acordo com essa lista.

Uma ótima forma de procurar pelas opções mais interessantes do mercado é apostar nas plataformas de anúncios imobiliários. Esses portais costumam englobar imóveis à venda por várias imobiliárias e também por particulares.

Além de permitir a busca com uma série de filtros, como faixa de preço, número de quartos, localização, entre outros, as plataformas concentram uma grande quantidade de opções, o que aumenta as chances de encontrar o apartamento que cabe no seu bolso.

Verifique as condições do imóvel

Analisar as condições de conservação e documentação do imóvel antes de realizar a compra é indispensável. Um erro comum é ignorar essas questões que, no futuro, podem complicar seu orçamento.

Para que o negócio possa ser interessante, não basta que o imóvel esteja com um valor baixo, ele também precisa estar em dia com as obrigações fiscais e em boas condições de conservação.

Reformas e pendências jurídicas podem se mostrar um problema para o seu orçamento futuro, uma vez que são considerados gastos inesperados e podem não fazer parte do seu planejamento.

Poupe para a entrada

Como dito, encontrar o imóvel perfeito leva algum tempo, sendo necessário paciência. Contudo, durante a busca, nada impede que você já possa começar a acumular um bom valor de entrada.

No caso de financiamento, esse lance inicial pode diminuir o tempo necessário para a quitação total da dívida ou, até mesmo, minimizar o valor total das parcelas mensais, contribuindo para seu orçamento e permitindo que você busque por um apartamento com um preço um pouco mais elevado.

Você pode encontrar várias formas de poupar, sendo que evitar viver de aluguel durante a busca é uma das melhores maneiras. Isso porque, geralmente, o valor cobrado é praticamente o mesmo de uma parcela, com o inconveniente de não ter retorno algum sobre o investimento realizado.

Outras formas de poupar dinheiro, como reduzir despesas dispensáveis e buscar uma renda complementar, também são válidas. A ideia é fazer de tudo para aumentar seu poder de compra.

Valorize o auxílio de um profissional

Mesmo com as dicas que reunimos, buscar um apartamento que caiba no seu bolso não é uma tarefa fácil, e dois profissionais podem ajudar você a cumprir essa missão.

O planejador financeiro pode auxiliar no desenvolvimento de um orçamento que esteja de acordo com sua renda atual e organizar suas despesas. Já um corretor de imóveis é especialista em encontrar imóveis de acordo com as suas especificações e pode auxiliar com questões burocráticas e de documentação.

Esperamos que as dicas que reunimos ao longo deste post possam realmente ajudar você a se planejar e encontrar um apartamento barato e que atenda suas preferências.

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual é a melhor opção para você entre comprar ou alugar, temos um post especial que pode ajudar nessa decisão!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.