Casal escolhendo um imóvel

Como escolher um imóvel? Conquiste o lar dos seus sonhos!

Chegou o momento de deixar a casa dos pais e ter vida própria? Ou de sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu? Ou então (que lindo!), está se preparando para casar e começar uma nova história ao lado da pessoa amada? Qualquer que seja o motivo, comprar a “casa própria” é realizar um sonho. Portanto, é uma decisão que exige pesquisa e informação para saber como escolher um imóvel.

Para que você concretize o seu objetivo, encontrando o espaço que tanto almeja sem transtornos e correspondendo às suas expectativas, continue a leitura. Nós preparamos este post com dicas relevantes que, certamente, ajudarão na escolha da sua moradia.

O imóvel tem que se encaixar nas suas expectativas

Não custa nada reforçar que a compra de um imóvel é uma das mais significativas decisões que tomamos, especialmente, por se tratar da materialização de um grande sonho. Isso quer dizer que não é uma tarefa que pode ser executada sem seguir alguns procedimentos imprescindíveis.

É evidente que na transição do sonho para a realidade vem uma lista de responsabilidades relativas ao seu orçamento e disponibilidade financeira, financiamentos (se for o caso) e pesquisa de boas empresas do ramo para firmar um negócio de qualidade e com toda a segurança.

Entretanto, não são apenas os aspectos econômicos, comerciais e legais que devem ser considerados nessa hora. Outros fatores importantes exercem muita influência para a consolidação da transação do jeito que você espera.

Escolher um imóvel demanda aprendizado

Para ajudar, relacionamos algumas dicas para você encontrar o patrimônio imobiliário compatível com o seu perfil. Confira.

Defina previamente o tipo ideal de imóvel

Você precisa, no mínimo, de uma ideia do que pretende: casa ou apartamento? Será definitivo ou você tem planos de comprar outro futuramente? Quer um imóvel novo ou usado? Qual a faixa de preço? Com as respostas a essas questões, fica muito mais fácil realizar a sua busca com mais rapidez e qualidade.

Veja se o valor do imóvel cabe “no seu bolso”

A primeira atitude que antecede a sua procura pelo lar ideal é fazer as contas se orientando pelo seu orçamento. Verifique a sua capacidade de pagamento sem causar prejuízos à sua saúde financeira (e da família, se for o caso). Mesmo que seja de acordo com o seu sonho, se não for compatível com suas finanças, ele pode virar pesadelo.

Além disso, observe a relação custo-benefício da compra: o preço é compatível com a localização? Como investimento, o imóvel será valorizado ou não?

Avalie o imóvel durante a visita

Quando se pensa em visitar um imóvel, aproveitar o momento para fazer uma avaliação detalhada é uma excelente medida. Isso porque essa ação servirá de parâmetro para avaliar todas as outras visitas que forem feitas nessa busca pela residência ideal.

Por isso, já é bom providenciar e levar uma fita métrica, bloco e caneta para registrar tudo, como dimensões de cada ambiente — anotando os pontos fortes e fracos das unidades visitadas. Isso facilitará bastante na hora de escolher o que mais se encaixa às suas exigências.

Nessa vistoria, não se iluda pelas escolhas do proprietário relacionadas à decoração, tente imaginar suas coisas e móveis nesse local. Ou seja, avalie se seu estilo preferido de decoração se enquadra no imóvel em questão.

Quando sua decisão estiver propensa a determinado imóvel, dedique-se ainda mais à inspeção. Se possível, encontre alguém que entenda do assunto, como um arquiteto ou engenheiro, que poderá ajudar a identificar possíveis entraves.

É importante, também, verificar se o imóvel apresenta os problemas que mais nos tiram o sono, como rachaduras, infiltrações, sinais de mofo — ou seja, fatores que podem representar reformas e obras futuras. Evitar esses aborrecimentos já é um grande passo.

Considere a localização

Decidido qual modelo de moradia que você quer, uma sugestão é evitar sair pesquisando sem uma referência da localização ideal: proximidade do trabalho, da escola, academia ou clube recreativo; infraestrutura de serviços privados (lojas, bancos, supermercados, restaurantes e bares) e públicos (segurança, transporte, saúde, educação), entre outros.

Faça visitas em horários diferentes

Para não errar na escolha, visitar o imóvel em diferentes horários é uma boa medida para saber se há a tranquilidade tão esperada nos principais períodos do dia. Apesar de ser trabalhoso e demandar tempo, é mais um cuidado na compra de um imóvel — afinal, trata-se de um grande investimento e esse é um dos cuidados para não haver arrependimentos posteriores.

Essa medida vai propiciar o conhecimento do local em relação à tranquilidade, assim como a incidência do sol na parte da manhã e da tarde.

Fotografe e filme o imóvel

Quando estamos em busca de um imóvel para comprar, é necessário que se faça muitas visitas até que achemos o que se encaixe às nossas necessidades e preferências, não é mesmo? Mas depois, como fica para lembrar de cada um?

New York Tower

Tirar fotos e fazer filmagens de cada uma das unidades pode ajudar bastante no caso de dúvidas sobre elas — visto que se tiver que elucidá-las rapidamente, comparando um imóvel com o outro, consiga fazê-lo sem maiores problemas.

Além disso, ter fotos e filmagens dos imóveis em mãos pode auxiliar a pensar com mais calma e clareza sobre cada um deles.

Pesquise se a região tende a se valorizar com o tempo

Uma boa forma de saber se a região onde o imóvel está situado será valorizada em médio e longo prazo é se informar sobre as incorporadoras e seus empreendimentos — sabendo se elas têm projetos de lançamentos de imóveis, bem como de construções de lojas comerciais e shoppings próximos. Esse é um aspecto que, sem dúvidas, valoriza qualquer região.

Uma das formas de se obter esse tipo de informação é acompanhar notícias sobre os projetos imobiliários do bairro. Outras formas de valorização são projetos sobre a infraestrutura relacionada ao transporte, como um possível projeto de estação de metrô.

Conheça a vizinhança

A sua felicidade ou a sua tristeza dependerá também de quem serão os seus vizinhos. Então, é fundamental conhecer os moradores e os estabelecimentos comerciais que dividirão com você o espaço e, consequentemente, a rotina comunitária.

Além de conversar com as pessoas, observe se há ruídos provocados pelos estabelecimentos locais ou, até mesmo, pelos habitantes das moradias vizinhas à residência pela qual você se interessa. Aproveite e verifique qual o estilo de vida deles.

Pense no espaço da casa

Considere o espaço ideal a partir das suas necessidades. Estabeleça suas prioridades e o que é importante no seu novo lar:

  • Precisa de uma cozinha grande?
  • Trabalha em casa e um cômodo para o escritório é indispensável?
  • Adora plantas e precisa de um quintal ou uma área para cultivá-las?
  • Planeja ter filhos?
  • Recebe hóspedes com frequência?
  • Trabalha fora?
  • Vai morar sozinho?

São apenas alguns importantes questionamentos que não podem ser ignorados.

Entenda as normas do condomínio

Se a sua opção de compra fica em um condomínio, além de averiguar a infraestrutura de lazer e segurança (piscina, portaria 24 horas, câmeras de monitoramento, entre outros), conheça o que diz a convenção dos condôminos. Veja as normas internas, como permissão para ter animais, compartilhamento da área comum, uso do salão e vaga na garagem ou estacionamento.

Verifique as condições de acesso ao local

Outro fator imprescindível para a qualidade da sua escolha diz respeito às condições e infraestrutura de acessibilidade. Faça um teste indo da sua futura moradia até o seu local de trabalho ou faculdade, por exemplo. Ao simular essa situação, você tem a oportunidade de observar quais são as suas necessidades relativas ao transporte público e período gasto no trânsito.

Você terá acesso fácil às linhas de ônibus, às estações de metrô ou de trem? Se precisar se deslocar de carro próprio ou táxi, o fluxo de veículos é tranquilo, mesmo nas horas de pico?Considere que quanto mais leve for o trânsito e mais eficiente o serviço de transporte público, mais fica favorecida a sua qualidade de vida.

Pesquise sobre a segurança do bairro

Eis um aspecto que você deve analisar bem. As condições de segurança para você, para os seus familiares e amigos é muito importante. Nada pior do que ir e vir em estado de tensão e medo constante.

Nem sempre uma rápida circulada pela região em que está localizado o imóvel basta para que você identifique as suas características, o estilo das pessoas que moram, transitam ou trabalham nas proximidades, ou ainda, sobre a infraestrutura pública de segurança que serve o bairro. Descobrir problemas depois de se mudar não seria nada bom, não é mesmo?

Uma boa dica é circular pela área em horários diferentes durante a semana e também no sábado e domingo. Você também pode usar a internet e as redes sociais para fazer pesquisas sobre a segurança no bairro, considerando parâmetros como índices de criminalidade e de acidentes de trânsito.

Além disso, uma das formas mais eficazes de traçar um perfil da segurança é conversar com os moradores do edifício ou das casas vizinhas, além de comerciantes e motoristas de táxi. Se pressentir que o local não oferece um clima de proteção conforme as suas expectativas ou com a sua rotina, vá à procura de outras opções.

Certifique-se sobre a regularidade do imóvel

Verifique se há qualquer tipo de pendência, como checar se o IPTU está em dia ou se o imóvel tem o “Habite-se” (documento que assegura que ele foi construído de acordo com as exigências estabelecidas pela prefeitura).

Cheque, também, tudo relacionado aos documentos do imóvel. São informações que necessitam de uma averiguação antes de comprar qualquer bem — visto que a não regularidade pode contribuir para muitos transtornos. Se necessário, conte com a ajuda de um advogado para comprovar a veracidade da documentação.

A aquisição de um espaço para chamar de seu é tudo de bom e um dos sonhos mais manifestados pelos brasileiros. Concretizar esse desejo, entretanto, requer um bom planejamento, equilíbrio financeiro e conhecimento sobre como escolher um imóvel. Exige que você avalie diversos e essenciais detalhes que podem influenciar diretamente o sucesso do negócio e o seu bem-estar e felicidade.

Agora que você aprendeu algumas dicas importantes para escolher um imóvel, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar a casa ideal!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.