Como evitar que você tenha prejuízo para trocar de imóvel?

Como evitar que você tenha prejuízo para trocar de imóvel?

Trocar de moradia parece um sonho impossível para você? Muitas pessoas sentem-se inseguras por medo de ter prejuízo para trocar de imóvel. No entanto, é possível realizar essa mudança sem extrapolar o planejamento e conseguir um bom negócio.

Procurar um bom imóvel com preço acessível, lidar com a desvalorização da sua propriedade na hora da avaliação do valor e encontrar uma imobiliária para auxiliar durante o processo são apenas alguns dos desafios encontrados na hora de fugir do prejuízo.

Neste texto, vamos te explicar quais são as melhores maneiras para conseguir enfrentar esse processo de forma segura e como é possível evitar o prejuízo para trocar de imóvel. Acompanhe!

Conte com a ajuda de profissionais

Muita gente prefere realizar o processo da troca de imóvel sem o auxílio de pessoas capacitadas e acabam entrando no discurso do barato sair caro. Sendo assim, a não ser que você já possua um conhecimento prévio, não deixe de contratar uma pessoa responsável para ajudar.

Os profissionais podem indicar as melhores opções de negócios e ainda ajudar durante o processo de documentação, anúncio, venda da residência atual e compra do seu próximo imóvel.

Uma orientação especializada é capaz de diminuir os riscos de prejuízo para trocar de imóvel e ainda conquistar o sucesso da negociação de maneira eficiente. No entanto, para conseguir efetuar o processo rapidamente, é preciso construir uma relação de confiança com o profissional credenciado ou imobiliária escolhida.

Prepare o seu imóvel para ser avaliado

Conseguir evitar o prejuízo para trocar de imóvel pode ficar ainda mais fácil se você apresentar a sua propriedade em boas condições.

Realize uma mudança para deixar o ambiente atrativo para os próximos compradores antes de solicitar a visita de um profissional para realizar a avaliação do valor ou anunciar a propriedade por conta em sites de compra e venda.

Existem algumas estratégias que você pode considerar antes de avaliar o valor do seu imóvel, confira:

  • limpe todos os cômodos e retire os objetos sujos ou danificados do ambiente;
  • dê atenção a regiões que não são limpas com frequência, como janelas e rodapés;
  • verifique se as portas estão em boas condições, sem problemas para abrir e fechar;
  • deixe apenas os móveis inclusos na venda e certifique-se de que eles estão em bom estado de conservação;
  • se for necessário tirar fotos, faça questão de escolher um dia ensolarado e deixar todas as janelas e sacadas abertas — a luz natural é perfeita para deixar o seu ambiente mais atraente.

Realize uma avaliação do seu antigo imóvel

Antes de buscar outra residência, é preciso estipular um valor para o seu imóvel atual e assim oferecê-lo como troca ou vendê-lo. Esse processo é realizado por meio de um avaliador ou corretor de imóveis.

Depois de deixar o seu imóvel impecável, solicite a avaliação do seu imóvel. Ele vai realizar a inspeção do local para determinar qual é o valor ideal aplicado na sua residência e por quanto ela pode ser vendida no mercado imobiliário.

Um corretor de imóveis também pode ser contratado para esse serviço. No entanto, um avaliador costuma possuir um valor mais baixo e oferece o mesmo trabalho. Alguns bancos possuem uma lista de profissionais qualificados que são utilizados para avaliações em casos de empréstimos e refinanciamentos. Se for necessário, você pode solicitar indicações para o seu gerente de conta.

Com a sua avaliação em mãos, tire uma cópia e guarde a original em um local seguro, esse documento é extremamente importante. Para as primeiras negociações, apenas a segunda via vai ser utilizada.

Conheça novas tecnologias que podem auxiliar durante o processo

Antes dos avanços da tecnologia, era muito comum encontrar pessoas que sofreram algum tipo de prejuízo para trocar de imóvel. Os motivos para tantos problemas eram a falta de comunicação e imobiliárias que visavam apenas os seus benefícios e lucros.

No entanto, a chegada da Internet facilitou o processo e hoje é possível encontrar ferramentas desenvolvidas para ajudar você a trocar o seu imóvel sem prejuízo e com o auxílio de empresas capacitadas e voltadas para oferecer as melhores propostas.

Os aplicativossites de busca de imóveis estão ganhando a preferência do público que está procurando oportunidades de negócios. Com páginas fáceis de se manusear e uma infinidade de propriedades, é possível encontrar a oferta ideal para garantir uma boa compra e trocar o seu imóvel.

Tenha todos os documentos organizados

Antes de colocar o seu imóvel atual à venda ou oferecer como moeda de troca em outra propriedade é preciso se certificar que a documentação está regulamentada perante os órgãos responsáveis.

Além de estar atualizada, junto com a documentação do imóvel é preciso organizar todos os documentos do proprietário e seu cônjuge. São esses registros que vão ser necessários na hora de finalizar o negócio.

Os documentos do imóvel que precisam ser apresentados são:

  • certidão atualizada do registro do imóvel;
  • comprovantes de quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
  • declaração do síndico ou administrador afirmando que o imóvel não possui débitos — em casos de condomínios.

É importante apresentar a declaração sobre débitos e quitações do imóvel em condomínios, uma vez que as taxas são cobradas por unidades e na transferência da propriedade as dívidas passam a ser de responsabilidade do novo comprador.

Trocar o seu imóvel é uma decisão que demanda calma e responsabilidade. Afinal, é muito fácil acabar se envolvendo em uma negociação desfavorável para as suas condições.

Além de oferecer todas essas documentações do seu imóvel durante a troca, é necessário cobrar que o antigo proprietário da sua nova propriedade também apresente as declarações. Dessa forma, você vai ter a confirmação de que está realizando uma compra segura e sem maiores riscos de ter prejuízo.

Sendo assim, não hesite em contratar uma empresa ou profissional capacitados para auxiliar em todo o processo. Essa é uma das principais maneiras de agir para manter a sua segurança e evitar o prejuízo para trocar de imóvel.

Documentação em mãos, avaliação do valor da propriedade pronta e a ajuda de profissionais capacitados é tudo o que você precisa para se preparar e evitar o prejuízo para trocar de imóvel!

Com tudo pronto, não perca a oportunidade de saber como realizar uma mudança de forma tranquila e sem dores de cabeça! Dê uma olhada em nosso post!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.