Como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel?

Como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel? 4 dicas infalíveis!

DSG

Você está preparado para investir em um novo lar? Adquirir a casa própria é muito importante e exige bastante pesquisa. Conciliar as despesas do dia a dia com a realização dos sonhos não é fácil, mas com força de vontade e estratégia, se torna algo totalmente possível. Por isso, é fundamental organizar um planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Quer saber as principais dicas para otimizar os gastos e ter tranquilidade na hora de escolher a nova morada? Então você está no lugar certo. Neste post, listamos aspectos que precisam ser levados em consideração durante o processo. Boa leitura!

Veja as vantagens de comprar um imóvel

Antes de falar sobre como realizar o planejamento financeiro, vamos destacar quais são os benefícios de comprar uma casa ou apartamento. Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se vale a pena adquirir um imóvel próprio. Separamos algumas vantagens de ter uma propriedade para chamar de sua.

Investimento

Aplicar dinheiro no mercado imobiliário é um excelente negócio. É possível ter uma alta rentabilidade se o imóvel se valorizar com o tempo. Além disso, caso já tenha dinheiro para adquirir outro imóvel e queira se mudar, você pode alugar a propriedade e garantir uma renda fixa todos os meses.

Personalização

Todo mundo quer adequar a casa ao seu estilo e personalidade, não é mesmo? Se o imóvel é alugado, é preciso pedir permissão para realizar determinados reparos e algumas mudanças podem não ser permitidas pelo proprietário. Sendo assim, fica muito mais fácil customizar a propriedade se o local é seu.

Segurança e conforto

Ter a sua moradia garantida sempre oferece uma sensação de tranquilidade aos proprietários. Morar na sua casa própria assegura que não será preciso entregar o imóvel ao dono dali a alguns meses e nem se preocupar com os gastos relacionados à reforma para a devolução.

Conheça as principais formas de pagamento

Existem diversas maneiras de pagamento possíveis para adquirir um imóvel. Saber quais são esses modos é um passo fundamental para iniciar o seu planejamento. Assim você pode analisar qual opção se encaixa melhor com a sua realidade financeira. Veja, a seguir, quais são as principais formas de compensação utilizadas.

Pagamento à vista

Apesar de ser uma opção inviável para a maioria das pessoas, ela merece ser citada. Afinal de contas, se trata da melhor opção, pois é a que oferece maiores chances de negociação. O imóvel é um bem de alto valor, e arcar com os custos de uma só vez costuma resultar em um desconto interessante.

Financiamento bancário

Esse é o financiamento mais comum. É quando uma instituição financeira concede o dinheiro necessário para parte da compra da propriedade e você precisa devolver o recurso com juros.

Existem diversas modalidades, e as condições de prazo, juros e percentual de financiamento variam de acordo com a sua renda, o valor e tipo do imóvel, além das regras do banco escolhido. Por isso, vale a pena realizar uma pesquisa e analisar qual oferece as melhores vantagens.

Zahle

Financiamento com a construtora

Algumas construtoras usam parte de seus recursos para financiar os imóveis que elas comercializam. Geralmente, oferecem um prazo menor do que os bancos para o pagamento, mas tem uma flexibilidade maior.

Saiba como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel

O planejamento financeiro é uma etapa primordial para não ter dor de cabeça ao comprar uma casa ou apartamento. Quem está bem preparado adquire a propriedade de forma muito mais tranquila e evita assumir um compromisso de modo equivocado. Confira, a seguir, algumas dicas:

1. Organize suas despesas e receitas

Você já teve a sensação de que o dinheiro simplesmente sumiu da sua carteira e das contas bancárias? Parece mágica mas, na realidade, é apenas falta de controle das suas finanças. Para que isso não aconteça mais, é preciso saber exatamente o que você ganha e quais são as suas despesas mensais.

Para fazer isso, vale fazer as anotações em um caderno, usar uma planilha ou instalar um aplicativo de controle financeiro no celular. O importante é conseguir visualizar para onde está indo o seu dinheiro.

2. Avalie os seus custos

Infelizmente, apenas organizar os seus dados financeiros não vai dar resultados efetivos. É importante, por exemplo, analisar os seus gastos para verificar se existe alguma despesa que pode ser reduzida ou até mesmo que seja desnecessária.

Da mesma maneira, por meio dessa avaliação, pode ser que você descubra que precisa aumentar a sua receita mensal. Assim, se for o caso, vai ser possível buscar formas de ter uma renda extra.

3. Estabeleça metas

Não é fácil guardar dinheiro. Uma boa dica é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se você já sabe qual é a faixa de preço do imóvel que pretende adquirir, pode e deve começar a guardar dinheiro para a entrada e as documentações. Quanto precisa poupar por mês para ter esse valor? Ao visualizar objetivos concretos, fica muito menos complicado segurar os gastos e conseguir guardar dinheiro.

4. Invista o que poupar

Guardar o dinheiro no colchão é sinônimo de prejuízo. É muito mais interessante procurar um investimento financeiro para aplicar o dinheiro que você poupa. Neste caso, a melhor opção pode ser investir em algum produto de renda fixa. Isso garante que você vai ter ganhos previsíveis e estáveis.

Fazer um bom investimento, com uma baixa taxa de juros, pode fazer com que você consiga o dinheiro necessário para compra do imóvel em menos tempo. Antes de investir, é preciso considerar o valor da propriedade e o prazo em que pretende efetuar a compra.

Realizar o planejamento financeiro para comprar um imóvel não é tão difícil quanto parece, mas exige pesquisa e dedicação. As dicas que mostramos servem também para manter a saúde financeira em dia e conquistar outros objetivos. Além disso, todo esforço vale a pena para adquirir o imóvel dos sonhos e que cabe no seu bolso, não é verdade?

Fazer cotações e negociações também é muito importante para encontrar um lugar que atenda às suas condições financeiras. Acesse o post que publicamos sobre o assunto e entenda como isso pode ser feito!

D'oru

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.