Como inovar na imobiliária em 2021? Descubra 7 dicas essenciais!

Tendo em vista que este foi um ano em que o mercado imobiliário teve recorde de vendas e lançamentos, surge o questionamento: como inovar na imobiliária, de fato?

Em um cenário de juros baixos, cuja procura por imóveis tem sido cada vez maior, resta encontrar formas de se diferenciar no mercado e obter a tão sonhada vantagem competitiva.

Sendo assim, para que seja possível vender imóveis e se destacar com tranquilidade, preparamos uma lista incrível com sete dicas essenciais de inovação em 2021. Confira!

1. Automatize os processos na imobiliária

Se a sua imobiliária ainda se perde em um mundaréu de papeladas, já está mais do que na hora de automatizar processos e desburocratizar o andamento de tarefas. Para substituir as atividades manuais e otimizar o tempo dos colaboradores, a empresa deve investir em sistemas de automação e integração de áreas.

A utilização de um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode facilitar bastante o dia a dia dos corretores e potencializar as oportunidades de vendas. Esse sistema se refere a um conjunto de estratégias de negócio, práticas e tecnologias com foco no relacionamento com o público, cruzando dados de imóveis e clientes.

Além disso, por conta da pandemia, há uma forte tendência de assinar digitalmente os documentos nos cartórios — algo que pode facilitar a realização da escritura do imóvel.

2. Saiba utilizar o universo data driven a seu favor

É evidente que uma boa automatização de informações se deve a uma análise apurada de dados, de modo que você tome decisões com um nível maior de eficácia. Com isso, entra o conceito de data driven, ou seja, obter insights e solucionar problemas a partir da orientação de dados, fortalecendo o planejamento estratégico.

É fugir do “achismo” para ter um aprendizado maior em torno das oportunidades de negócios, de modo que seja possível vender para o público certo e no momento ideal de cada um. Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, o uso de ferramentas para se obter informações relevantes sobre imóveis e potenciais clientes pode impulsionar o faturamento.

Dentro desse universo, a Business Intelligence (BI) exerce um papel importante, pois, por meio dela, é possível criar soluções de inovação, segmentar bases e simplificar etapas de venda.

3. Invista na experiência do cliente

Quando você se perguntar como inovar na imobiliária, de fato, lembre-se sempre da importância da experiência do usuário para enriquecer a percepção do atendimento. Mais do que se contentar em atender às expectativas do público, você deve pensar em alternativas que gerem um encantamento genuíno e gradativo.

Ações de omnicanalidade, por exemplo — que visam integrar a mesma estratégia para ambientes off-line e on-line — podem proporcionar mais oportunidades de negócio. A intenção do foco na experiência é construir uma relação fiel, de modo que os clientes sejam “advogados da marca” e indiquem a imobiliária para outras pessoas.

Para tanto, invista em bons anúncios dos imóveis, mapeie as necessidades dos clientes, personalize o atendimento, modifique o design do escritório, etc.

4. Tenha uma estratégia de marketing digital

Um fator que contribui bastante para a geração de boas oportunidades de vendas é adotar estratégias de marketing digital, tendo como base o Inbound Marketing. Esse conceito tem o princípio de atrair, converter e encantar os clientes, por meio do marketing de conteúdo, redes sociais e técnicas de otimização de buscas.

A partir disso, é possível alcançar o público certo, aproximar-se dos seus clientes, ter maior poder de persuasão, diminuir custos, entre outras vantagens. Conforme o mapeamento da jornada do cliente, pode-se educar o seu mercado, induzir as pessoas a considerarem suas soluções e fechar vendas, com mais precisão.

Utilize blog posts para mostrar os melhores lugares para morar, por exemplo, faça fluxos de e-mail marketing, elabore stories nas mídias sociais, gere materiais ricos, etc.

5. Aceite a realidade da mobilidade corporativa

De forma prática, entende-se como mobilidade corporativa a ideia de virtualizar os ambientes de trabalho, a fim de utilizar os dados da imobiliária em qualquer lugar. O uso de dispositivos móveis, como smartphones, smartwatches, tablets e demais aparelhos, pode contribuir com a otimização de tempo e facilitar o trabalho.

Aproveitar a mobilidade corporativa é também confiar no armazenamento de informações na nuvem, bem como o uso de softwares como serviço. Isso ajuda a acessar dados relevantes em diversas situações, sem depender da sua presença em um escritório físico, podendo resolver problemas a distância.

Inclusive, a quarentena nos ensinou algo muito importante: é possível economizar recursos adotando o trabalho home office e ainda obter uma boa produtividade.

6. Aproveite as tendências tecnológicas

Se você realmente pensa em formas de como inovar na imobiliária, deve considerar as novidades tecnológicas para obter melhorias no fluxo de processos da empresa. As soluções baseadas em inteligência artificial, por exemplo, é algo que já vem se consolidando em diversos mercados, sendo muito útil, por exemplo, no atendimento ao cliente.

O uso de chatbots, a partir do aprendizado automático dos robôs, pode proporcionar uma experiência personalizada, tendo em vista as necessidades de cada pessoa. No mais, o investimento em drones pode agregar valor na hora de visualizar empreendimentos e, até mesmo, atualizar o andamento de obras, a partir de uma visão panorâmica.

Além disso, acessórios como os óculos de realidade virtual podem resultar em uma experiência diferenciada de visita a um apartamento ou casa.

7. Faça parcerias de sucesso

Por mais que você entenda muito sobre o seu negócio, estabelecer boas parcerias pode potencializar as oportunidades de vendas e trazer vantagens para todos. Corretores que fazem parcerias com designers de interiores e arquitetos, por exemplo, conseguem persuadir melhor os potenciais clientes para fechar o contrato mais rápido.

Contar com o know-how de outros especialistas no mercado imobiliário é também uma maneira de projetar utilidades para o imóvel, a fim de tirar boas ideias do papel. Associar o nome da sua imobiliária a marcas confiáveis e influencers da área é outra estratégia que costuma gerar frutos, pois aumenta o interesse do público.

Leve em consideração também a importância de bons fotógrafos para obter imagens de primeira linha, bem como uma boa relação com construtoras e outras imobiliárias.

Para concluirmos, pensando em como inovar na imobiliária, o networking com portais de anúncios pode ser enriquecedor em suas estratégias e fazer com que você atraia melhor o seu público-alvo, de maneira simples e rápida.

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