como investir em imóveis

Como investir em imóveis? Confira nossas dicas.

Realizar a compra de um imóvel próprio está, para a maioria, no topo da lista de desejos. Caso você seja uma dessas pessoas, provavelmente busca nessa aquisição a segurança de colocar o seu dinheiro em algo estruturado e com riscos bem baixos, além de proteger seu patrimônio contra os efeitos da inflação.

É comum que o primeiro pensamento de muitos seja adquirir uma casa ou apartamento para morar, mas você sabia que é possível fazer dos imóveis um investimento, além de ser uma ótima oportunidade para obter uma fonte de renda extra?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como investir em imóveis de diversas maneiras, transformando as suas propriedades em verdadeiros ativos e aumentando o seu patrimônio. Seja qual for o seu perfil, aqui você encontrará algo perfeitamente adequado às suas necessidades. Confira!

1. Terrenos

Os terrenos ainda hoje são conhecidos como grandes geradores de riqueza. São os pedaços de terra que costumam valorizar de forma rápida, podendo ser vendidos por quantias bem maiores do que quando foram adquiridos. Neste caso você tem a  chance de reinvestir o dinheiro.

Você já deve ter percebido que os arredores de grandes capitais crescem em um ritmo bastante acelerado. Felizmente, o Brasil é um país em constante expansão horizontal de suas cidades, isso significa que terrenos que hoje são considerados afastados demais, não demoram muito para ganhar destaque em termos de localização.

A maré de condomínios de luxo também está contribuindo para que o investimento em terrenos seja uma das opções mais promissoras. Como as construtoras possuem altas margens de lucro, na maioria das vezes acabam comprando até mesmo terrenos em locais aparentemente ruins, uma vez que podem investir em terraplanagem e outras melhorias.

2. Imóvel na planta

Quase todos os dias um novo empreendimento imobiliário é levantado e, com eles, a possibilidade de comprar um imóvel ainda na planta. Essa é uma modalidade disponibilizada pelas construtoras nas fases iniciais das obras, enquanto as unidades podem ser compradas por valores mais acessíveis do que na fase final, ou então, concluídas.

Por esse motivo, diversos investidores adquirem esse tipo de propriedade para revendê-las quando estiverem prontas para serem ocupadas. Também é possível negociar o imóvel na planta antes mesmo desse prazo, uma vez que a propriedade se valoriza conforme o andamento das obras — representando uma oportunidade de ganhos realmente interessante.

Um dos maiores cuidados que deve ser tomado por quem pretende investir em imóveis na planta é ter a garantia de que a construtora é confiável, evitando assim problemas como atrasos e quebra de contrato. Analise também as características desse futuro imóvel, como sua finalidade e localização. Dessa forma, é possível ter uma ideia de qual será o potencial de retorno sobre o valor investido na compra antecipada.

3. Imóvel usado

Enquanto muitas pessoas procuram um imóvel novo em folha para morar, você pode encontrar verdadeiras relíquias se souber garimpar. Isso porque, não são raros os casos de imóveis usados que precisam apenas de algumas reformas para se tornarem atraentes para muitos compradores.

Sendo assim, por que não investir na compra de um desses imóveis e se beneficiar da sua valorização após realizar as melhorias? Vale ressaltar que é preciso olhar para um local com uma visão de investidor, avaliando suas reais possibilidades de lucro em comparação com o valor que será aplicado.

Se souber fazer a escolha certa, um imóvel usado pode ser lapidado e vendido por um valor muito maior em um curto prazo de tempo. Existe uma infinidade de casas e apartamentos usados disponíveis em imobiliárias de todo o país. Contudo, é necessário ter um pouco de paciência e perseverança ao pesquisar, no final você pode se dar muito bem!

Como você pode perceber, as alternativas para investir em imóveis são as mais diversas. Por esse motivo, é fundamental estudar o assunto com muito cuidado para fazer uma escolha racional de acordo com o seu perfil de investimento.

De qualquer forma, um imóvel sempre será uma excelente opção, uma vez que se trata de um patrimônio físico e costuma ter grande valorização ao longo dos anos.

Mas e você? Em qual dessas modalidades de investimento em imóveis você se encaixa mais?

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Boa matéria com dicas relevantes pra quem tá pensando em investir. Em meu negócio sempre procuramos imóveis para produção audiovisual, e sempre fazemos contato com donos de variados tipos de imóveis para locar. Um investimento interessante.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.