Como realizar reforma em apartamento alugado?

Como realizar reforma em apartamento alugado?

Você alugou um imóvel e deseja fazer algumas modificações, certo? Bem, isso pode não ser uma boa ideia. Na verdade, existe uma série de exigências para realizar reforma em apartamento alugado e na maioria das vezes é bem improvável que se faça uma melhoria em algo que não é nosso, concorda?

O fato é que quando nos mudamos, seja por ter alugado ou comprado um imóvel, o que mais desejamos é deixar nosso canto com a nossa cara. Transformar o local por meio de reformas e decoração é o que todos fazem.

No entanto, fazer qualquer reforma em local alugado deve obedecer a algumas regras e geralmente é uma opção descartada. Resta-nos, porém, fazermos alterações simples, mas que causem um bom impacto visual e, principalmente, deem uma personalidade ao espaço.

Neste post, apresentamos algumas alternativas para mudar a aparência do local sem fazer muito esforço e o melhor: sem gastar muito. Continue a leitura e confira!

O que fazer antes de se decidir por um imóvel?

Antes da decisão final pelo aluguel do apartamento, faça uma conferência e veja o que precisaria de uma reforma ou reparo. Vazamentos e problemas na fiação elétrica são dispendiosos e devem ser analisados com cautela para que você não tenha que bancar os consertos depois.

Se notar algo fora da normalidade, solicite os reparos antes de fechar o negócio e, se for o caso, comprometa-se de fazê-los desde que os gastos sejam descontados no valor do aluguel. Proteja-se com fotografias do antes e depois do local, para que tudo seja documentado adequadamente.

Quais melhorias devem ser indenizadas pelo proprietário?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) diz que as benfeitorias realizadas no imóvel alugado se dividem em: necessárias, úteis e voluptuárias. Saiba o que significa cada um dos termos:

  • benfeitorias necessárias: são reformas feitas para conservação do imóvel e fundamentadas para que o locatário more em boas condições. Exemplos: trocar telhas, reparos em infiltrações, resolver problemas no sistema hidráulico, entre outras;
  • benfeitorias úteis: são mudanças úteis, mas que não são necessárias. Exemplos: instalação de grades de proteção, construção de garagem, entre outras;
  • benfeitorias voluptuárias: são benfeitorias que objetivam apenas o bem-estar do inquilino, deixando o local mais agradável. Exemplos: criação de área de lazer, pinturas especiais nas paredes, troca de piso, entre outras.

A lei obriga a indenização por parte do proprietário pelas benfeitorias necessárias, mesmo que o inquilino não as tenha autorizado previamente. As úteis só serão indenizadas se forem autorizadas por escrito pelo dono do imóvel. As voluptuárias, por sua vez, não devem ser indenizadas e podem ser retiradas, se for o caso, no final do contrato.

Como fazer a decoração com cara de reforma em apartamento alugado?

Diante das dificuldades de fazer uma reforma, decorar o ambiente com bom gosto e criatividade é a opção mais plausível e que possibilita, sim, criar um espaço harmonioso e aconchegante. Confira nossas sugestões de decoração que, nesses casos, valem como uma boa reforma!

Pinte as paredes ou coloque papel de parede

Pintar as paredes ou colocar papel de parede pode mudar o visual de um apartamento — afinal, existem muitas técnicas e opções de papéis e painéis que personalizam e tornam o espaço bem decorado e charmoso.

Você pode utilizar a opção de pintar uma parede de uma cor e as demais de outra. Isso dá um toque pessoal e moderno ao ambiente.

Decore com biombos e crie cantinhos especiais

Você sabia que os biombos voltaram com tudo? Verdade, principalmente em espaços amplos, onde é possível dividi-los e criar cantinhos charmosos pela casa. Além disso, são versáteis na decoração, podendo criar ambientes de acordo com a necessidade.

O bom da história é que eles podem tanto ser adquiridos prontos como criados com qualquer material, como pallets, placas de MDF e muitos outros.

Transforme a cozinha com adesivos

Apartamentos mais antigos contam com azulejos que, em alguns casos, já saíram de moda. Nossa sugestão para isso é optar por adesivos de decoração para cozinha, essa alternativa pode deixar esse espaço com uma cara bem mais atual.

Hoje, é possível encontrarmos no mercado uma grande variedade de adesivos de todos os tipos e para várias finalidades de decoração. Para a cozinha, há adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos, sendo possível criar mosaicos para pequenas áreas ou para paredes inteiras.

Crie uma parede lousa

Para quem gosta de ambientes modernos e descolados, pintar uma parede da casa com tinta preta fosca e desenhar com giz é uma boa sacada. Torna o ambiente gostoso e descontraído, pode ser no quarto das crianças, na sala, na cozinha ou no escritório.

Trata-se de uma ideia barata e que pode ser obtida também por meio de papel decorativo. Na verdade, pode ser até em uma parte da parede e já vai dar um visual bem legal.

Compre araras como alternativas aos closets

Um closet grande e espaçoso é um sonho para muita gente, no entanto trata-se de uma solução impossível para um imóvel alugado — visto que são sob medida. É aí que entram as araras e itens aramados que ajudam a montar a decoração em um espaço reservado para closet.

Os closets aramados podem resolver o problema e são os novos queridinhos dos decoradores. São excelentes alternativas, pois além de permitirem uma boa organização, são montados e desmontados com facilidade e ainda podem ser aumentados e diminuídos de acordo com a necessidade.

Faça um jardim em casa e dê um up na decoração

Decorar a casa por meio de flores é uma boa alternativa para dar vida ao ambiente e torná-lo mais aconchegante. Você pode ter em casa um pequeno jardim, basta escolher um cantinho que esteja sobrando e pronto: sua residência ganhará charme e alegria.

Na verdade, existem muitas ideias bonitas e baratas. Você pode, por exemplo, ter um jardim vertical em xaxins de fibra de coco, se o seu problema é espaço. Você pode também contribuir com o meio ambiente e aplicar a sustentabilidade no seu jardim, utilizando caixotes, telas e estrados.

Utilize o piso com sistema de encaixe click

É possível trocar o piso e depois entregá-lo da forma que estava quando recebeu o apartamento. Na verdade, esse piso pode ser colocado por cima do já existente. Trata-se de uma opção que oferece padronagens diversas e algumas vantagens: são silenciosos, hipoalergênicos, fáceis de limpar e resistentes à água e antichamas.

São instalados em clique e facilmente removíveis sem prejuízo do piso que está por baixo. Além disso, podem ser aproveitados após sua retirada.

Como você conferiu neste texto, é importante alugar um imóvel que lhe dê possibilidades de fazer mudanças sem, no entanto, ter que fazer reforma em apartamento alugado. Faça as modificações de acordo com nossas dicas de decoração e torne seu canto bonito e aconchegante!

Gostou deste post? Interessante, não é mesmo? Continue, então, conosco e leia também outro artigo que, certamente, você vai gostar: “Móveis inteligentes: 8 dicas para otimizar o espaço do seu apartamento”!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.