leads na imobiliária

Não sabe como ter mais leads na imobiliária? Veja 6 melhores formas!

Você sabe como ter mais leads na imobiliária? Primeiro, vamos entender o que isso significa.

Trata-se de uma oportunidade de negócio proporcionado por um potencial cliente, que trouxe para a gestão de seu negócio informações relevantes de contato, como nome, e-mail ou outros dados importantes, para que a sua equipe dê prosseguimento a alguma negociação.

Em troca, a imobiliária fornece algum material que contribua para o processo de decisão daquela pessoa, utilizando ações de marketing digital. Nesse sentido, percebe-se a importância de gerar leads qualificados, pois vai impactar diretamente no aumento das vendas da imobiliária.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, para que você entenda como ter mais leads — e que sejam de qualidade para a sua equipe comercial. Continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda a sua persona

Antes de mais nada, é preciso entender quem é a sua persona. Aqui, o ideal é analisar a sua base de clientes e suas necessidades. Dessa forma, a sua equipe tem a oportunidade de verificar quais são as dores dessas pessoas e o tipo de conteúdo que procuram.

Qual a diferença entre persona e público-alvo? Enquanto o segundo é bem mais amplo, o primeiro traz informações mais detalhadas sobre as pessoas que buscam pelos seus serviços — por se tratar de uma representação semifictícia de seu cliente ideal. Confira esse exemplo de uma imobiliária que se localiza nas proximidades de uma universidade:

  • público-alvo — estudantes de outras cidades ou regiões do estado que buscam uma casa para alugar perto da faculdade;
  • persona — Pedro, 19 anos, passou no vestibular recentemente e busca um apartamento para alugar nas proximidades da universidade. Vai até a capital com a sua família para poder realizar essa escolha e deseja encontrar outros jovens que também obtiveram sucesso na prova para poder dividir as despesas.

Percebe-se que, quando há a definição da persona, uma infinidade de materiais podem ser produzidos para responder às principais dúvidas de seus potenciais clientes, o que contribui para trazer mais autoridade aos seus canais de divulgação.

2. Ofereça material rico

A partir do momento que a sua imobiliária já entende quem é a persona e quais são os seus principais questionamentos, existe a possibilidade de realizar um estudo dos conteúdos que essas pessoas desejam consumir. Voltando ao exemplo da imobiliária anterior: certamente, um material sobre como montar uma república agradaria a esse leitor, uma vez que esse é um dos principais objetivos, num primeiro momento.

Assim que desenvolver o material rico, é importante, ainda, criar uma landing page, para que o negócio possa coletar as principais informações sobre esse contato. Para criar uma página de impacto, algumas dicas podem ser seguidas, como:

  • dê um nome para a sua landing page;
  • faça um breve resumo sobre o que o lead encontrará naquele material;
  • certifique-se de que os links para acesso ao material rico estejam funcionando;
  • colete dados que sejam relevantes para a sua equipe comercial (ex: nome, e-mail, dados de telefone etc.).

3. Use as redes sociais

Quando a sua empresa cria materiais ricos para a base de leads, ainda é importante que eles sejam divulgados, para que outras pessoas possam acessá-los. Nesse sentido, o ideal é investir, também, nas redes sociais. Por meio do entendimento da sua persona, ainda vai haver a possibilidade de identificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público.

Investir em todas elas não é uma boa estratégia, uma vez que é preciso estar presente onde seus potenciais clientes também estão. Além disso, não se limite a apenas divulgar os conteúdos produzidos em seu site. Fale sobre a região de atuação, utilize imagens que sejam chamativas para a sua audiência e impacte na visibilidade online.

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Além disso, mostre continuamente interesse pelas pessoas que acessam os canais — respondendo a chat e comentários, por exemplo. No texto de publicação do material rico, seja sucinto e objetivo: utilize palavras que impactarão o seu leitor e o incentivarão a fazer o download do conteúdo.

4. Tenha um blog

O blog será uma importante ferramenta para trabalhar palavras-chave que sejam relevantes para o seu público. Dessa forma, sempre que ele fizer uma pesquisa nos principais canais de busca, chegará até o seu site e será impactado com os seus conteúdos relevantes.

Visando ter mais leads e atrair pessoas qualificadas para a sua base — o que aumenta consideravelmente as vendas—, é preciso definir os objetivos da estratégia, além de gerar ideias de materiais que sejam relevantes para a marca.

De nada adianta ter uma estratégia alinhada com os objetivos, se não houver metrificação dos resultados. Nesse sentido, defina os principais indicadores que serão relevantes para a sua imobiliária. Ao longo dos meses, estude o que vem dando certo e o que pode ser aperfeiçoado, de modo que traga melhorias para os números da empresa.

5. Crie uma lista de e-mails

E-mail marketing traz grandes diferenciais para a sua imobiliária. Além de ser um canal com foco em conversão — ou seja, que estimula a atração e nutrição de leads —, ele tem potencial de interação com a sua base, além de contar com uma riqueza significativa de dados.

Contribui, ainda, para direcionar o tráfego do seu negócio: se o objetivo for de promover um e-book, por exemplo, basta acrescentar o link com um texto que mostre valor para aquele material. Por fim, é uma estratégia que oferece liberdade e flexibilidade para alterações, principalmente se os resultados não atenderem ao que foi almejado.

Para isso, é preciso seguir algumas dicas práticas:

  • entenda qual é a jornada de seu cliente e a estude com cautela;
  • ofereça conteúdo de qualidade para os seus leitores;
  • personalize os e-mails — utilize uma plataforma de automação;
  • preocupe-se com o tom de voz e com a ortografia dos e-mails;
  • tenha uma base própria, uma vez que a compra de e-mails resultará em uma queda de performance para o seu canal;
  • faça e-mails que sejam responsivos — lidos com facilidade a partir de dispositivos móveis.

6. Cadastre a sua imobiliária em portais imobiliários

Por fim, para que a sua imobiliária tenha mais leads, é essencial cadastrá-la em portais reconhecidos do mercado. Entre as principais vantagens relacionadas a essa estratégia, destaca-se especialmente a relevância dessas plataformas em relação aos principais canais de busca, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à sua cartela de imóveis.

Além disso, tem credibilidade no mercado, permitindo que leads qualificados que já conheçam essas ferramentas possam ter contato pela primeira vez com o seu atendimento. Ressaltamos, ainda, as diferentes ferramentas e funcionalidades desses sites. A busca de imóveis no mapa, por exemplo, contribui para modernizar a busca por um produto por parte do seu lead, sendo um diferencial que deve ser considerado.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas práticas de como ter mais leads na imobiliária. Ao seguir as dicas apresentadas, você alcançará um público maior, principalmente com a divulgação em canais que tenham expertise no segmento e já contam com um alto acesso todos os meses.

Se você deseja ficar por dentro de como funciona um canal como esse, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e conheça o Moving Imóveis.

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