Competitividade no mercado imobiliário: 6 dicas práticas para aumentar a sua

Competitividade no mercado imobiliário: 6 dicas práticas para aumentar a sua

O mercado imobiliário é acirrado. Os clientes estão cada vez mais exigentes no momento de comprar ou alugar imóveis e o número de concorrentes aumenta constantemente. Diante disso, é natural que profissionais da área se questionem sobre como melhorar a competitividade de mercado.

Afinal, é impossível conseguir destaque, entre tantas outras imobiliárias, sem pensar em estratégias para isso. Por isso, neste artigo, reunimos 6 dicas práticas para ajudar a melhorar esse aspecto e otimizar os seus resultados. Continue acompanhando!

1. Aprenda com a concorrência

Não é errado e muito menos sinal de fraqueza aprender com a concorrência. Eles, com certeza, têm lições valiosas e que podem ajudar a sua empresa. Dessa forma, você pode ter insights importantes para solucionar ou melhorar questões do seu negócio.

É válido acompanhar as redes sociais, o relacionamento com o público-alvo, as notícias e, até mesmo, verificar o desempenho dos principais concorrentes em outras plataformas, como o Reclame Aqui. Confira algumas decisões que podem ser tomadas de maneira mais inteligente por meio dessa análise:

  • precificação dos produtos imobiliários;
  • ideias para campanhas de marketing;
  • identificação de oportunidades;
  • otimização de estratégias de atendimento.

A ideia não é copiar, mas sim antecipar possíveis passos dos concorrentes, reconhecer o seu lugar no mercado e criar táticas para superá-los.

2. Construa um bom portfólio

A internet facilitou a pesquisa e melhorou o poder de decisão dos consumidores. No mercado imobiliário, uma das principais consequências disso é que os clientes estão cada vez mais criteriosos e avaliam diversos itens para escolher o imóvel ideal.

Empresas com um portfólio variado, que conta com propriedades de qualidade e que atenda às variadas necessidades do público-alvo, conseguem se destacar no setor. Confira algumas dicas para melhorar a captação de imóveis:

  • estude regiões de interesse (se pergunte, por exemplo, quais bairros vão receber obras ou investimentos nos próximos meses);
  • conheça a persona do negócio (seu comportamento, poder aquisitivo, expectativas);
  • invista em networking (ter boas conexões contribui para encontrar as melhores oportunidades).

3. Faça a captação de clientes de forma diferenciada

As formas usadas para captar clientes contribuem para otimizar a competitividade de mercado. Observe a concorrência, os resultados obtidos pela sua empresa e o retorno dos clientes para desenvolver maneiras criativas de atrair mais pessoas interessadas em fechar negócio.

Aproveite os recursos tecnológicos! Investir no site da imobiliária, por exemplo, é um dos passos fundamentais para melhorar a captação de clientes, hoje em dia. Afinal, a maioria das pessoas busca na internet quando necessita comprar ou alugar imóveis e é importante que eles encontrem o seu site e se sintam confortáveis durante a navegação.

Para isso, é preciso usar textos e imagens de qualidade, e fazer com que o site seja responsivo — que se adapte a telas de diferentes tamanhos. Também é interessante anunciar em portais imobiliários, que recebem um grande número de visitantes.

Além de atrair novos clientes, é essencial adotar medidas para reter os antigos, ou seja, melhorar a fidelização. Uma das consequências disso é que pessoas satisfeitas com o serviço da imobiliária vão indicá-la para amigos e familiares — o que também é uma maneira de aumentar a carteira de clientes.

4. Acompanhe as tendências do mercado

Você sabe quais são as principais tendências do mercado imobiliário para o ano que vem? Estar por dentro das mudanças é fundamental para conseguir avaliar quais transformações podem causar um impacto real no seu público-alvo e se planejar para investir nessas mudanças.

Imobiliárias que se apegam demais ao passado e se negam a adaptar as suas estratégias, são ultrapassadas pelos concorrentes e, com certeza, perdem espaço no mercado. Afinal de contas, os clientes e a forma de consumo mudam constantemente e é necessário criar soluções para conseguir oferecer uma boa experiência.

Existem várias maneiras de acompanhar as tendências do mercado, entre elas:

  • acessar sites e blogs especializados;
  • seguir perfis de referências do mercado e áreas relacionadas;
  • buscar e analisar índices.

5. Invista em marketing imobiliário

Já não basta apenas fazer um bom anúncio ou ter um excelente produto imobiliário. Quem quer ter sucesso na área, precisa despertar o interesse dos clientes e criar uma relação de confiança. Para isso, é importante investir em estratégias de marketing imobiliário.

Com base no planejamento de marketing, as medidas que fazem mais sentido e, possivelmente, trarão mais resultados para a sua empresa serão definidos. As principais ações englobam:

  • criação de conteúdo nas mídias sociais;
  • melhoria nos vídeos, fotos e imagens na imobiliária;
  • desenvolvimento de landing pages;
  • otimização do site próprio;
  • investimento em anúncios pagos.

Desenvolver conteúdos de valor sobre o mercado imobiliário também é uma boa prática. Artigos, e-books e blog posts com dicas e informações relevantes para o seu público-alvo contribuem para o fortalecimento da empresa e atraem novos clientes.

Para que os materiais tenham um efeito real, é imprescindível que eles sejam desenvolvidos com base nos problemas, dificuldades e interesses das personas da imobiliária.

6. Não se acomode

O mercado imobiliário é dinâmico e é necessário que os profissionais do setor também sejam. Mesmo com uma grande experiência na área, é preciso continuar realizando cursos e fazendo capacitações para melhorar o seu desempenho.

Uma boa forma de fazer isso é participando de feiras, palestras e outros eventos sobre assuntos relacionados. Eles ajudam você a se manter atualizado das tendências do mercado, ter ideias para solucionar problemas e favorecem parcerias.

Arquiteto, fotógrafos, corretores, empresários: ter uma boa relação com esses e outros profissionais é interessante para conseguir indicações, melhorar a captações de imóveis, entre outros benefícios.

Além disso, não podemos nos esquecer de que o mercado imobiliário é impactado diretamente por outros, como a economia do país, a política e o comportamento das pessoas. Dessa forma, é importante acompanhá-las também para ser mais assertivo em suas decisões.

Percebeu como todas as dicas estão interligadas e se complementam? Esperamos que essas informações ajudem você a melhorar a sua competitividade no mercado. Não se esqueça de que nada disso funciona se a empresa não realizar um atendimento de qualidade, inclusive no pós-venda.

Você sabia que existe um desequilíbrio entre o número de licenças e a capacidade de vendas no mercado imobiliário de São Paulo? Entenda melhor lendo o artigo!

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