Comprar apartamento usado: saiba quais os cuidados necessários

Comprar apartamento usado: saiba quais os cuidados necessários

A aquisição de um imóvel é sempre um grande investimento, sendo ele usado ou não. No entanto, todo cuidado é pouco e uma boa avaliação antes de fechar o negócio é uma medida de precaução para evitar arrependimentos posteriores.

Diante de disso, são necessárias algumas verificações que envolvem a conservação, a infraestrutura do local, a documentação e tudo mais que abranja a situação jurídica da propriedade.

Sendo assim, reunimos alguns cuidados que todos devem tomar ao comprar um imóvel usado. Continue a leitura e confira!

Conhecer a região do entorno do imóvel

Verifique o que o local tem a oferecer. Ande pelas redondezas e converse com as pessoas que residem na região sobre a infraestrutura do lugar.

Comércio farto, opções de transporte, colégios, igrejas e outros contribuem para a valorização. Ou seja, averigue se o local tem características importantes para você. Reserve um dia para isso, afinal são pormenores que fazem a diferença na hora de comprar um imóvel.

Avaliar as condições gerais do imóvel

Observe tudo, pois o que passar despercebido poderá pesar no seu bolso após a negociação. Por isso, é essencial que você verifique a instalação hidráulica, a rede elétrica, se há rachaduras, vazamentos, as condições de pisos e revestimentos. De preferência, leve um profissional que possa avaliar o estado geral da residência.

Detalhes que não dependem de reparos, mas que são importantes, também devem ser pesados na análise. São eles: iluminação, ventilação, incidência dos raios solares etc. São fatores que influenciam também na valorização de uma residência.

Observando qualquer anormalidade, negocie para que seja abatida no preço. Afinal, você vai arcar com o reparo, se for o caso.

Avaliar as instalações do prédio e o preço do condomínio

Veja se o condomínio oferece áreas de lazer e se existe uma boa administração que preserve as instalações. Essa análise é de extrema relevância, uma vez que o preço do condomínio tem que ser compatível com os cuidados e a quantidade existente de áreas de lazer.

Fazer uma pesquisa de mercado

Esse cuidado você não pode deixar de lado. Verificar os preços de imóveis praticados na região servirá como parâmetro para saber se o valor cobrado pelo imóvel é justo.

É importante, porém, comparar unidades com características semelhantes, como número de cômodos, idade da construção, quantidade de áreas de lazer, entre outras. Assim, você terá conhecimento do valor e poderá negociar com o vendedor usando bons argumentos.

Verificar a documentação

Esse passo da negociação é fundamental, pois existem imóveis totalmente irregulares e comprometidos quanto à documentação. Isso pode gerar uma série de problemas posteriores para o novo proprietário.

Verificar se a documentação está em dia é uma garantia para o comprador, pois a regularização gera gastos. Se não for resolvida antes da negociação, será por conta do novo proprietário.

Ler tudo

Antes de fechar o negócio, leia muito bem o contrato de compra e venda. Nada pode passar em branco, afinal, tudo foi esclarecido com o vendedor e é estritamente necessário que seja confirmado com a leitura do contrato.

Viu como é importante ter cuidados antes de comprar apartamento usado? Tomando essas medidas de precaução, você se protegerá e garantirá um bom negócio.

Gostou deste post? Que tal, então, ler outro conteúdo bem interessante, que fala sobre os custos envolvidos na taxa de condomínio?

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.