Está pensando em comprar imóvel em 2021? Veja como fica o mercado.

Vai valer a pena comprar imóvel em 2021? Que 2020 não foi fácil, todos sabemos. Afinal, a pandemia da Covid-19 atingiu diferentes mercados, uma vez que o distanciamento social foi a principal arma para conter a proliferação do vírus. Nesse contexto, quem desejava investir o seu dinheiro, naturalmente, também tinha algumas preocupações. Foi aí que o mercado imobiliário se mostrou como uma segura alternativa para quem buscasse por uma aplicação.

Porém, é comum que as pessoas tenham dúvidas se o mercado ainda estará otimista para 2021. Neste material, a gente apresenta algumas informações relevantes sobre o tema. Para saber mais, continue a leitura!

Em 2020, o que mudou com a pandemia?

O Brasil no início de 2020

Antes de apresentarmos as perspectivas para 2021, vamos explicar o que mudou com a pandemia. No início do ano, a expectativa de crescimento era grande. O aquecimento do setor imobiliário, que se iniciou em 2019, era previsto que continuasse.

Quanto ao PIB do Brasil no ano anterior, o crescimento foi de 1,1%. Apesar de ser um indicador mais brando do que nos períodos anteriores, a performance do segmento imobiliário teve um destaque principalmente no setor de serviço, que aumentou em 2,3%.

O mercado como um todo no início do ano

Além disso, em 2019 foi observado também um aumento no número dos lançamentos, que aumentou consideravelmente. Consequentemente, as perspectivas de que esses produtos seriam vendidos a um bom preço eram contínuas.

A pandemia da Covid-19

No entanto, em fevereiro, com a identificação do primeiro caso confirmado de Covid no estado de São Paulo, o cenário começou a se modificar. Devido à necessidade de distanciamento social imposta pelo vírus, empresas mais tradicionais, cujo contato próximo com o cliente era um dos pilares, sofreram uma significativa queda.

Porém, o mercado imobiliário conseguiu se adaptar esse contexto, além de ter sido um importante pilar para o investimento seguro de pessoas que desejavam ampliar o seu patrimônio. O primeiro ponto de adaptação estava relacionada à necessidade de mudar para o digital grande parte das demandas. Lançamentos e visitas, por exemplo, passaram a ser feitos de forma online.

Por fim, veio a necessidade da automatização de processos, da utilização da tecnologia como aliada, além de estar cada vez mais próximo do público, principalmente para trazer segurança e um atendimento consultivo aos clientes.

Quais as vantagens de investir no mercado imobiliário em 2021?

Agora que já fizemos um panorama de como foi 2020, vamos apresentar algumas das vantagens de investir no mercado imobiliário no ano de 2021.

Selic em baixa

A primeira delas está relacionada à taxa Selic. No início de 2020, essa taxa já estava em baixa para que a economia pudesse dar uma guinada. Porém, com o agravamento da pandemia, as pessoas viram seus índices caírem ainda mais. Para se ter uma ideia, chegou a 2,25%, considerado o menor patamar da história da Selic.

Por essa razão, aplicar o dinheiro em investimentos que tenham riscos pode ser prejudicial para quem deseja ampliar o seu patrimônio. Nesse sentido, o mercado imobiliário se mostra como um importante segmento, uma vez que é seguro, tem valorização, além de trazer a oportunidade de uma renda extra (principalmente para quem deseja alugar o espaço futuramente).

Aquecimento do mercado provocado pela pandemia

Além disso, a pandemia trouxe outras necessidades para as pessoas que permitiu um aquecimento do setor imobiliário. Devido ao distanciamento social, por exemplo, há uma tendência de empresas a buscarem por ambientes compartilhados para quando as suas organizações voltarem a funcionar novamente. Dessa forma, elas adotariam o trabalho híbrido, quando parte das pessoas trabalham no escritório e outra parte direto de casa.

Outro ponto de destaque é o fato de os indivíduos buscarem locais relativamente maiores para morar. Ou seja, agora existe uma preocupação de ter um quarto extra (justamente para criar um escritório) ou até mesmo outros ambientes que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida — varanda, por exemplo.

Conforme abordado, houve ainda o diferencial de que a tecnologia chegou com tudo no segmento: existe a possibilidade de realizar negociações de forma completamente remota. Ou seja, caso o mercado de alguma cidade em específico esteja aquecido, não é preciso mais se deslocar para assinaturas de contratos e outras formalidades, pois as imobiliárias estão mais preparadas para esse tipo de situação.

Quais as perspectivas para o mercado imobiliário em 2021?

Para o ano de 2021, as expectativas do setor são bem melhores. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, também conhecida como Abrainc, foi feito um levantamento que levou em consideração a opinião de diretores e presidentes de 38 grandes empresas do setor. Entre os resultados, observou-se que 97% dos empresários estão com expectativas de lançar novos projetos nos próximos 12 meses. Além disso 92% afirmam que vão comprar novos terrenos no período.

Entre as justificativas para um cenário tão favorável ao segmento imobiliário, a manutenção da taxa de juros em patamares baixos encontra-se como uma das principais razões. Nesse sentido, as projeções são de que a Selic chegue ao patamar de 3%, com significativa elevação ao que chegou em 2020 — mas que ainda está baixa se comparada a períodos anteriores. No campo dos investimentos, os fundos imobiliários também se destacam.

De forma geral, há também uma expectativa para o crescimento do PIB. De acordo com o boletim Focus, esse crescimento pode chegar a 3,34%. No entanto, há outras instituições que apontam uma elevação maior. O Itaú BBA, por exemplo, estima que haverá uma melhora de 4%, enquanto a elevação mundial será de 6%.

Neste conteúdo, você pôde entender quais são as vantagens de comprar imóvel em 2021, como a economia se comportou ao longo de 2020, além de verificar o que é esperado para o segmento neste ano. Conforme abordamos, essa é uma área segura para a aplicação financeira. Sendo assim, para as pessoas que desejam ampliar seu patrimônio de maneira sólida e buscando continuamente a valorização, esse é o mercado ideal para diversificar os seus investimentos.

Porém, é importante contar com o apoio de profissionais que entendem do assunto. Para isso, entre em contato com a gente, converse com nosso time e saiba mais!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.