Novo programa habitacional prevê entrega de 'voucher' para beneficiários

Conheça 8 vantagens de ser um corretor de imóveis

Após alguns anos de crise, o mercado imobiliário no Brasil está novamente em ascensão. Apesar da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, o mercado segue em crescimento, mesmo em ritmo mais lento que o esperado. Isto significa maiores oportunidades de emprego, principalmente para o corretor de imóveis.

Quer saber mais sobre esta profissão? Neste artigo, falaremos sobre oito vantagens de ser um corretor de imóveis. Confira!

Qual o perfil de um bom corretor de imóveis?

Para aproveitar todas as vantagens dessa carreira, é preciso ter algumas características profissionais e habilidades. Como em qualquer outra profissão, a falta delas restringe o sucesso, o que significa não aproveitar todos os benefícios de se tornar um corretor.

Qual o perfil de um bom corretor de imóveis? A primeira dela é a ética. Ao tratar o cliente com respeito, ter atitudes idôneas e trazer informações verdadeiras, conquista e fideliza, aumentando a carteira de clientes. Além disso, ser paciente, proativo, ter atenção aos detalhes e estar bem informado são outras características que constroem a boa reputação.

Na carreira de corretor, ter boas referências dos clientes é essencial. A indicação de amigos e familiares ainda conta na hora de escolher um para comprar ou vender um imóvel.

Quais as vantagens de ser um corretor de imóveis?

Confira quais são as vantagens que essa carreira oferece.

1. Mercado em crescimento

As expectativas são de um cenário propício para crescimento do mercado imobiliário no país, nos próximos cinco anos, devido a uma série de motivos: recuperação da economia nacional, novas ofertas de empreendimentos para diferentes públicos, juros mais baixos, maior oferta de crédito bancário e ambiente jurídico mais seguro.

2. Retorno financeiro

Um dos principais atrativos da profissão de corretor de imóveis é o retorno financeiro. Apesar de ser uma profissão sem uma estabilidade financeira garantida todo mês, os corretores recebem, em média, 6% de comissão pela venda de um imóvel. Nesse caso, a venda de um empreendimento com o custo de R$ 300 mil renderia R$ 18 mil de comissão. Já um profissional de sucesso pode chegar a ganhar 30% ou mais de comissão.

Fazendo um bom gerenciamento financeiro, é possível ter uma boa renda o ano todo, mesmo com poucas vendas.

3. Possibilidade de ganhos ilimitados

Outra vantagem da carreira de corretor imobiliário é que não existe um teto de ganhos, dependendo exclusivamente da habilidade de vendas dos imóveis. Quem define quanto quer ganhar por mês é o próprio corretor, dando liberdade para estipular seus horários de trabalho e dedicação a ele.

A quantidade de imóveis vendidos depende da cartela de clientes, conhecer técnicas de vendas, gatilhos mentais e disponibilidade para o trabalho. Para alguns, conseguir vender um imóvel por mês pode ser o suficiente, enquanto outros trabalham para vender um por semana.

4. Flexibilidade de horários e local de trabalho

Uma das vantagens de ser um corretor de imóveis é ter flexibilidade de horários. Como um profissional independente, o gerenciamento de seus horários fica nas mãos do profissional. Mas, isso não quer dizer trabalhar pouco, e sim não ter a obrigatoriedade de estar em atividade em horário comercial, de segunda a sexta

Outra vantagem é a possibilidade de estar em locais diferentes sempre, sem necessitar ficar fechado dentro de um escritório a semana inteira. É frequente a participação de corretores de imóveis em eventos para captar clientes. Além disso, é comum que os corretores delimitem uma área de atuação, evitando grandes deslocamentos pela cidade, assim, gerindo melhor seu tempo.

5. Autonomia profissional

O corretor imobiliário pode ser contratado por uma empresa ou ser profissional liberal. Nesse caso, ele terá o benefício de não ter um chefe, sem precisar receber ordens e ter autonomia para tomar suas decisões. O autônomo pode trabalhar em casa, fazendo home office, e sair para participar de eventos e fazer visitas.

Por outro lado, ao ser contratado por uma imobiliária, o corretor passa a ter acesso a mais imóveis e mais clientes. Isso aumenta as possibilidades de ganhos e crescimento profissional.

6. Aprender a empreender

Apesar de ser uma profissão que não exige ensino superior, um corretor de imóveis dedicado à sua carreira aprende a empreender: gerir seus horários, relacionar-se com seus clientes, captar novos clientes, aprender sobre estratégias de marketing para promover seu negócio, gerenciar sua renda, administrar as burocracias, como pagamento de impostos e CNPJ.

Diferenciais para este profissional são: conhecimento sobre áreas como a economia do país, jurídica, mercado financeiro, marketing, tecnologia, entre outras. Saber empreender acaba trazendo outros benefícios, como aumentar os seus conhecimentos e cultura.

O bom corretor sabe conversar de assuntos diversos, criando relacionamento com os clientes. É necessário também entender os aspectos técnicos de construção, direito, arquitetura e design para saber explicar os detalhes do imóvel com propriedade, apresentar soluções e tirar possíveis dúvidas dos clientes.

Mesmo o corretor que trabalha para uma imobiliária aprende a empreender, pois o crescimento e sucesso da empresa depende do desempenho do corretor. É uma relação de parceria, na qual a imobiliária entra com a cartela de clientes, portfólio de imóveis e marketing e o corretor com o atendimento ao cliente.

7. Crescimento profissional

Como corretor imobiliário em uma empresa, é possível crescer na carreira, podendo se tornar coordenador da equipe ou, até, diretor comercial. Já o profissional autônomo pode alcançar uma boa carteira de clientes, tendo reconhecimento na área e ótimo retorno financeiro.

8. Sem limite de idade

Nós sabemos que, infelizmente, existe um preconceito e seletividade para a contratação de profissionais, devido à sua idade, em algumas empresas. Mas para ser um corretor de imóveis, esse fator, definitivamente, não é um problema.

Se você trabalhou por muitos anos em uma profissão diferente e deseja mudar de área, nunca é tarde demais para ser um corretor de imóveis. Isso pode até ser uma vantagem, principalmente ao atender clientes mais velhos, pois remete ao cliente experiência de vida e entendimento do mercado.

O contrário também é válido. Se você está começando sua jornada profissional agora, é uma excelente oportunidade de carreira. Para iniciar, basta fazer o curso de corretor e cumprir os pré-requisitos necessários.

Como se tornar um corretor de imóveis?

Se você se interessou e um dos seus objetivos profissionais é se tornar um corretor de imóveis, é necessário ser maior de 18 anos e possuir ensino médio completo.

A profissão é regulamentada: de acordo com a Lei Federal nº 6.5030/78, só pode exercer a profissão, seja para venda, compra, aluguel ou permuta, o profissional credenciado ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). A credencial pode ser física (para o profissional) ou jurídica (para as imobiliárias).

Para adquirir a credencial, é necessário passar por um curso profissionalizante — o Técnico de Transações Imobiliárias. O curso pode ser feito entre quatro meses e um ano, dependendo da opção escolhida (presencial, semipresencial ou a distância).

Mas, um corretor de imóveis não deve se limitar apenas ao conteúdo do curso. Ao exercer a profissão, quanto mais o profissional conhecer sobre a demanda de seu cliente e o local que oferece, maiores serão as chances de sucesso. Conhecimento sobre a cidade, o bairro, a vizinhança vão ajudar a oferecer ao cliente o que ele precisa.

Além disso, e dos conhecimentos já mencionados no tópico seis, é importante ter uma boa comunicação e relacionamento interpessoal. Afinal, ser corretor de imóveis é lidar com pessoas.

Agora você já conhece todas as vantagens de ser um corretor de imóveis. Além disso, você aprendeu qual o perfil profissional para ter sucesso nessa carreira e como começar nela. Para aproveitar todos os benefícios, dedique-se a melhorar as suas habilidades e desenvolver o perfil profissional. Não importa se você deseja trabalhar por conta própria ou para uma imobiliária, o seu sucesso profissional depende da sua dedicação ao cliente.

O que você achou da profissão de corretor de imóveis? Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, confira este conteúdo sobre o perfil do profissional de sucesso.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.