Saiba como o corretor de imóveis atenderá à nova geração de compradores

Conheça o perfil do corretor de imóveis de sucesso

O processo de seleção de colaboradores em uma empresa é sempre um desafio, pois deseja-se evitar a alta rotatividade de funcionários em qualquer segmento. E a situação não é diferente no mercado imobiliário. Por isso, os gestores precisam conhecer o perfil do corretor de imóveis que desejam contratar.

Empreendedores mais experientes já têm uma ideia do que esperam de um bom corretor. Contudo, mesmo os profissionais com mais tempo de mercado não escapam de decepções com funcionários recém-contratados.

Quer evitar falhas nesse processo, formar uma boa equipe e melhorar os resultados obtidos? Continue a leitura deste artigo e veja o que deve ser considerado na hora de contratar um corretor de imóveis!

Quais são as funções do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o elo entre o comprador e o vendedor — por isso, o profissional deve ter conhecimentos sobre o mercado imobiliário. Dessa forma, ele conseguirá ajudar o investidor a tomar decisões adequadas, uma vez que comprar um imóvel é um grande investimento financeiro.

No entanto, também cabe a esse colaborador o papel de vender um imóvel. Assim, ele deve desenvolver sua comunicação, focando em vendas e na conversão do visitante em cliente.

É importante, ainda, frisar que a integridade moral deve fazer parte do perfil do corretor de imóveis. Existe um código de ética que deve ser consultado e cumprido. Além disso, cabe ao profissional de corretagem a missão de verificar os documentos do imóvel, garantindo que não haja nenhum problema que prejudique a negociação.

Por esses motivos, empresários imobiliários dão muita importância à contratação do corretor, já que tal profissional representará a empresa e, caso tenha uma postura inadequada, pode prejudicar a imagem do negócio.

Como contratar um bom profissional?

O primeiro passo para melhorar o processo de contratação é avaliar o histórico de colaboradores da companhia. Quais erros prejudicaram esse processo? Além disso, o empresário deve prestar atenção nos seguintes pontos:

Considere o tempo médio de contratação

O processo de recrutamento leva tempo e, por isso, deve-se evitar deixar a contratação de profissionais para a última hora. Quando feito com pressa, esse processo deixa de exigir qualidade para atender à urgência de uma demanda. Nesse caso, o desempenho do colaborador fica em segundo plano.

Não foque em um corretor “top de linha”

Em muitas imobiliárias, a alta taxa de rotatividade de corretores de imóveis ocorre porque há a disputa pelos mesmos profissionais. Isso significa que os corretores excelentes recebem propostas recorrentes para trocar de empresa.

Nesses casos, o profissional até aceita trabalhar para uma imobiliária menor, mas ele já está aguardando a proposta de uma companhia maior. Como consequência, o patrão será pego de surpresa por um pedido de demissão — situação que nos leva à próxima recomendação.

Invista em treinamentos de colaboradores

Continuando o raciocínio anterior, é preferível contratar um corretor inexperiente e treiná-lo. Dessa forma, o profissional será grato pela oportunidade, ficando com uma boa imagem da imobiliária e contribuindo para a propaganda boca a boca.

ofertas mitre

Além do mais, esse colaborador não terá vícios comportamentais e poderá ser moldado para atender às necessidades da empresa. Ele terá facilidade em incorporar os valores e a missão da imobiliária.

Promova um bom ambiente de trabalho

Trabalhar com vendas é algo estimulante, mas, em algumas empresas, pode envolver experiências negativas. Por isso, venda a imagem de que sua imobiliária é uma organização que respeita os profissionais e está comprometida com o combate ao assédio moral.

Uma dica é investir na comunicação interna. Estratégias voltadas a essa área conseguem controlar situações complicadas quando ainda estão no início. Além disso, uma comunicação eficaz reduz as interpretações equivocadas sobre o negócio.

Tenha um programa de benefícios

É importante que o empreendedor entenda que não é apenas ele quem está selecionando um profissional: o corretor também está optando pelas melhores imobiliárias para trabalhar.

Por esse motivo, estude as empresas concorrentes e verifique o que elas oferecem a seus colaboradores. Verifique também qual o perfil de corretor de imóveis que tais companhias estão buscando.

Contrate um profissional de RH

Em muitas imobiliárias, o proprietário desempenha diversas funções, mas nem sempre consegue dar a devida atenção a todas elas. Por isso, se você está montando uma equipe de trabalho com o objetivo de contar com esses colaboradores por um grande período, contrate um profissional de Recursos Humanos para orientá-lo.

Caso sua imobiliária já tenha um time de RH, verifique se tal setor está atendendo às expectativas e se o fluxo de trabalho pode ser aperfeiçoado.

Avalie a postura do corretor nas redes sociais

A recomendação é checar o perfil do corretor de imóveis na internet. Note se ele:

  • demonstra compromisso com seu trabalho;
  • tem uma postura profissional;
  • faz bom uso da Língua Portuguesa;
  • costuma se envolver em polêmicas;
  • sabe respeitar a opinião alheia etc.

Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma situação controlada, na qual o corretor sabe que precisa impressionar o recrutador. Por isso, a pessoa tende a disfarçar características negativas.

Qual é o perfil do corretor de imóveis brasileiro?

De acordo com um levantamento encomendado pelo Conselho Federal de Corretor de Imóveis (Cofeci, 2013), as mulheres ganharam espaço na profissão. O estudo mostrou que mais de 20% dos corretores brasileiros são do gênero feminino e, ainda, que as corretoras preferem atuar em imobiliárias a trabalhar de forma autônoma.

Além disso, a maior parte dos profissionais de corretagem tem entre 46 e 55 anos. No entanto, o Cofeci relata que existe uma tendência para o crescimento dos jovens no mercado imobiliário. Outro ponto importante é a formação desses corretores: mais de 50% deles tinham a certificação Técnica em Transações Imobiliárias (TTI).

Como vimos neste artigo, o perfil do corretor de imóveis ideal para sua imobiliária é o de um profissional que conhece o mercado em que atua e respeita o código ético-profissional. Ele também deve ser um comunicador eficiente, além de um indivíduo que preza por sua postura profissional.

E então? Gostou de saber mais sobre o perfil de corretor de imóveis recomendado? Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre o universo imobiliário! Estamos no FacebookLinkedIn Instagram.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

  1. Ótima analise, muito bom para quem busca, até mesmo complementos, acrescentei curso Programação Neurolinguística, e esta dando resultado. fica a dica!!
    Grato!

  2. Excelente artigo, eu como corretora de Imóveis há 10 anos, estou dando dicas para meu colegas de profissão e também para os que estão pensando em ser corretor de imóveis, pode me enviar uma mensagem no direct do meu Instagram Tatianagomes1010, que vou compartilhar o que tem me dados ótimos resultados.

    1. bom dia tudo bem?

      meu nome é Paulo César
      vou iniciar o TTI em breve
      estou focado em construir e vender ou até mesmo alugar
      Ja tenho alguns imóveis alugado em Itapecerica da Serra são Paulo
      e adquiri outros em Jequié Bahia
      inclusive tenho uma área 2500 metros em excelente localização que está a venda
      como vc pode me ajudar?

  3. bom dia tudo bem?

    meu nome é Paulo César
    vou iniciar o TTI em breve
    estou focado em construir e vender ou até mesmo alugar
    Ja tenho alguns imóveis alugado em Itapecerica da Serra são Paulo
    e adquiri outros em Jequié Bahia
    inclusive tenho uma área 2500 metros em excelente localização que está a venda
    como vc pode me ajudar?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.