Consumidor 4.0 e mercado imobiliário: como se comunicar com esse perfil?

As empresas que desejam se manter competitivas e fortes no mercado devem acompanhar as tendências de consumo. Para isso, é fundamental observar os novos hábitos e comportamentos do consumidor e, assim, saber o que ele realmente deseja e espera de um serviço ou produto.

Dito isso, podemos afirmar que o consumidor de hoje busca, acima de tudo, boas experiências no momento da compra. Nesse cenário, podemos observar a presença do consumidor 4.0 — que se caracteriza por ser mais exigente, bem informado e extremamente tecnológico.

Hoje, são eles que ditam as regras, o que em um passado recente ficava por conta das empresas. Esse tipo de consumidor tem mais personalidade, sendo mais ativo e exigente nas suas escolhas.

Quer saber como se adaptar a esse novo cliente? Então, continue com a gente e confira!  

O que é um consumidor 4.0?

Esse novo cliente — que é o que as empresas desejam atingir —, espera muito mais das instituições, visto que adquiriram um nível elevado de exigência. Hoje, o consumidor busca qualidade, agilidade e preço justo. Ele sabe avaliar suas necessidades e tem informações suficientes para escolher o melhor.

A tecnologia é a maior responsável por essa mudança, já que o nível de informações é altíssimo. Assim, ele pode exigir, pois sabe o que deve esperar em matéria de bom atendimento, preço, qualidade, entre outros.

Nesse sentido, cabe às empresas se moldarem a esse novo perfil e não medirem esforços para chegar até ele. Para isso, é necessário que se reinventem para oferecer mais qualidade no atendimento e em seus produtos e, assim conquistarem o consumidor 4.0. 

Para uma empresa se manter competitiva no mercado imobiliário é necessário oferecer as melhores experiências ao consumidor. Dessa forma, garantirá a confiança necessária e a consequente fidelização à sua marca.

Quais são as suas principais características?

Para quem trabalha no mercado imobiliário, é extremamente importante saber o que esse público mais antenado e exigente espera. Sendo assim, conheça suas principais características e exigências!

Deseja muitas informações

Não é tão fácil convencer esse consumidor. Ele não decide nada rapidamente. Pesquisa bastante e busca informações em vários canais. Por isso, frequenta, vorazmente, as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. Desse modo, tornou-se superexigente, espera serviços e produtos muito bons e com algum diferencial que o faça escolher entre tantos.

Preza por um serviço personalizado e humanizado

Ele exige ser bem tratado, do contrário não se manterá. Ele gosta de um tratamento personalizado e humanizado, no qual o corretor se lembre dele e o trate como uma pessoa e não como um número na sua cartela de clientes.

Procura empresas que resolvam seus problemas

O consumidor 4.0 é prático e não gosta de enrolação. Quer seus problemas resolvidos e de forma efetiva. Por isso, é fundamental conhecer o perfil de cada cliente para atendê-lo no que necessita — essa é uma excelente forma de fidelizá-lo, já que ele saberá o que esperar de sua empresa.

Busca uma comunicação mais digitalizada

Hoje, é primordial que as empresas estejam presentes em ambientes digitais. Fazer parte de redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn e outras é essencial para o contato com clientes. O consumidor 4.0 está fortemente presente nesses espaços, e interagir com ele traz excelentes resultados.

Quais as melhores formas de se comunicar com o consumidor 4.0?

Adotando alguns novos hábitos, é possível conquistar esse grupo de clientes exigentes, que só tende a crescer. Moldar-se ao que eles esperam, em questões relacionadas ao atendimento e qualidade de serviço, é essencial para fidelizá-los. Confira algumas sugestões!

Busque ouvir o consumidor

Na correria diária e na ânsia de atender mais e mais clientes, as empresas acabam deixando a desejar no quesito atendimento. O novo consumidor gosta de ser ouvido, para que seus anseios sejam supridos. 

Pense o quanto é fácil para ele buscar a concorrência, quando ele se depara com um mau atendimento. Você perderá um cliente que não voltará mais. Diante disso, construir relações transparentes pode ser o diferencial que fará a empresa firmar parcerias honestas e duradouras.

Mescle os universos online e offline

O consumidor 4.0 é tecnológico — nasceu na era digital — e, por isso, exige que todos utilizem os dois mundos: o online e o offline. Sendo assim, manter-se no espaço digital quer dizer fazer parte das redes sociais mais conhecidas, como Facebook, Instagram e Twitter e interagir com as pessoas. Empresas que buscam usar essas ferramentas, certamente, interagem mais com seus clientes.

Crie ações para fidelização

Conhecendo seu público e o tipo de estratégia que o alcança, torna-se mais fácil caminhar para a fidelização desse cliente. Garanta a ele uma excelente experiência, esclarecendo suas dúvidas e criando um vínculo. Uma das formas é enviar conteúdos interessantes, por e-mail marketing, por exemplo.

Ofereça várias possibilidades

Quem trabalha no mercado imobiliário sabe o quanto os clientes têm dúvidas sobre as ofertas que lhe são feitas. Diante disso, é necessário uma pesquisa aprofundada do que eles esperam e, assim, oferecer variedade, mas sempre de acordo com seus gostos e expectativas. Tenha em mente que o consumidor cansa de procurar e, diante disso, acaba buscando outras alternativas.

Tenha paciência

No mercado imobiliário, é bem comum que o público tenha muitas dúvidas sobre determinados imóveis, fazendo todo tipo de questionamento. Por isso, o corretor precisa ser bastante paciente. Afinal, o cliente alugará ou comprará um imóvel — decisões que requerem calma e ponderação. Saiba que qualquer demonstração de impaciência pode fazer esse consumidor exigente ir embora.

Ao longo desse conteúdo, pudemos perceber o quanto é importante satisfazer e, principalmente, compreender o consumidor 4.0. Trata-se de um grande desafio para o mercado imobiliário: moldar-se a essa nova realidade. Contudo, não há como negar que se reinventar para conseguir alcançar as expectativas de seu público é primordial. Assim, será possível conseguir se manter nesse mercado tão competitivo.

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