Entenda agora as particularidades de uma contabilidade imobiliária

Entenda agora as particularidades de uma contabilidade imobiliária

Você sabe quais são as principais particularidades da contabilidade imobiliária? Em uma análise inicial, podem parecer questões técnicas. No entanto, o entendimento desses aspectos é fundamental para a atuação da empresa do ramo imobiliário.

Isso porque será possível garantir a continuidade do negócio e, ao mesmo tempo, seguir as normas vigentes que são inerentes ao segmento. O setor contábil é fundamental para o desenvolvimento e a sobrevivência de qualquer negócio.

Assim, a contabilidade se encarrega de cuidar do patrimônio das empresas, sendo que essa realidade não é diferente, em relação às imobiliárias. Por meio das questões contábeis, torna-se possível verificar se a empresa é lucrativa, se tem ou não muitos passivos, ou seja, a saúde financeira do empreendimento.

Pensando na importância desse tema, neste post, explicaremos detalhadamente o que é a contabilidade imobiliária, quais são as principais normas, qual a importância para as imobiliárias e destacaremos sobre o por quê se deve contar com uma empresa especializada no assunto.

O que é a contabilidade imobiliária?

Como destacamos, a contabilidade analisa a situação e a evolução do patrimônio das empresas. Desse modo, a contabilidade imobiliária tem o mesmo objetivo, só que aplicado às organizações do ramo imobiliário. Vale destacar também que a contabilidade aplicado ao ramo imobiliário apresenta algumas diferenças, em relação a outros segmentos.

Por esse motivo, o corretor precisa estar atento, especialmente aos aspectos legais do segmento, que podem causar impactos negativos no negócio e nas finanças, caso não tenha os devidos cuidados. Na área de incorporação imobiliária, por exemplo, é muito importante seguir os preceitos da lei de número 4591/64.

A norma trata dos condomínios localizados em edificações e sobre como funciona o processo de incorporação no ramo imobiliário. Segundo a norma, a parte principal do empreendimento é a incorporadora, pois ela tem a responsabilidade legal do ativo.

Quais são as principais normas?

Como destacamos, a contabilidade nas empresas do setor imobiliário apresenta algumas particularidades. Dessa forma, o profissional do setor precisa se atualizar de maneira constante, para que possa ficar por dentro, o mais rápido possível, das mudanças na legislação.

Entre as principais normas que são particulares ao setor imobiliário estão:

  • a necessidade de se fazer o registro contábil, todos os meses, de todas as receitas e despesas do empreendimento;
  • custos e receitas associados, que devem ser registrados, de maneira simultânea. Caso haja, por exemplo, uma taxa ou imposto incidente sobre uma determinada fonte de receita, deve ser registrado, simultaneamente;
  • na compra e venda de imóveis, já que a receita só pode ser reconhecida após a assinatura do título;
  • quando há a locação de imóveis, pois a receita é reconhecida no período em que a imobiliária administra o imóvel. O valor deve incluir a taxa de administração ou do aluguel.

O conhecimento dessas normas possibilitará que a sua imobiliária aperfeiçoe os processos contábeis, ajudando a administrar melhor as finanças e auxiliando também a seguir as determinações legais. Dessa forma, a sua empresa tende a garantir um crescimento sólido no mercado e, ao mesmo tempo, seguindo as normas vigentes — ou seja, sem possibilidades de ter maiores dores de cabeça no futuro.

Qual a importância da contabilidade para as imobiliárias?

Por diversos motivos, a contabilidade é fundamental para o crescimento das imobiliárias no mercado. Assim, é muito importante se atentar em relação aos princípios que se aplicam ao setor. Entre os principais aspectos que demonstram a importância da contabilidade para as imobiliárias estão:

  • a melhor gestão das finanças do empreendimento;
  • a geração de diversos relatórios;
  • a melhor administração da imobiliária, como um todo;
  • a digitalização de documentos.

Gestão das finanças

Não é segredo para ninguém que a contabilidade imobiliária proporciona uma melhor gestão dos negócios. Além disso, as empresas que se atentarem às particularidades do setor conseguirão gerir melhor as finanças. Isso porque elas terão um controle efetivo, em relação às movimentações financeiras, as contas a pagar e a receber, aos contratos assinados, à emissão de boletos, entre outros.

Geração de relatórios

A contabilidade imobiliária é capaz de fornecer informações fidedignas e confiáveis sobre a empresa. Além disso, ela o ajudará a estar em dia com todas as obrigações fiscais e trabalhistas. Dessa forma, você evitará dores de cabeça futuramente. É importante destacar que o fornecimento de informações confiáveis é fundamental, pois você saberá quais serão as receitas e as despesas e, consequentemente, tende a tomar decisões melhores na organização.

Gestão da imobiliária

Muitas atividades de gestão nas imobiliárias estão relacionadas à contabilidade. Isso porque, fazem referência a procedimentos burocráticos e fiscais. Por esse motivo, a contabilidade imobiliária é fundamental para otimizar a administração do negócio como um todo, pois auxilia nos processos internos e também a cumprir as obrigações pertinentes às empresas do segmento.

Digitalização dos documentos

A digitalização de documentos é fundamental na contabilidade imobiliária, pois ajuda a armazenar os arquivos de forma adequada. Desse modo, não há o risco de perder documentos importantes, como as notas fiscais e os comprovantes de pagamento de tributos. Por esse motivo, podemos destacar que a digitalização é um dos principais aspectos positivos para as empresas do setor imobiliário.

Qual a importância de contar com uma empresa especializada no assunto?

A contabilidade é uma questão técnica e há algumas particularidades no ramo imobiliário. Por esse motivo, é muito importante contar com uma empresa especializada no assunto. Isso porque ela conta com profissionais experientes e que estarão preparados para ajudá-lo.

Além disso, você poderá ficar despreocupado com as questões burocráticas inerentes à contabilidade imobiliária e, consequentemente, poderá destinar mais tempo às questões estratégicas do seu negócio — o que tende a favorecer o crescimento da sua organização no mercado.

O entendimento das particularidades da contabilidade imobiliária é fundamental para seguir as normas vigentes contábeis do setor. Além disso, as organizações que conhecem essas questões conseguem assegurar o desenvolvimento e a continuidade do negócio. Considerando a importância da contabilidade imobiliária, vale muito a pena entender sobre as particularidades contábeis do segmento imobiliário.

Você está com alguma dúvida em relação ao funcionamento e as principais particularidades de uma contabilidade imobiliária? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ajudar a esclarecer os seus questionamentos em relação ao tema.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.