Contrato de aluguel: saiba o que pode e o que não pode ser exigido

Contrato de aluguel: saiba o que pode e o que não pode ser exigido

O contrato de locação é um documento fundamental para garantir a legalidade do aluguel de um apartamento ou casa e resguardar tanto o locatário quanto o locador — um amparo essencial para manter o bom relacionamento e diálogo.

Nesse contrato, são estabelecidos os direitos e os deveres do locador e do locatário, o valor do aluguel, a data de vencimento, entre outros aspectos importantes. A formalização evita transtornos para ambas as partes no futuro.

Justamente por isso é imprescindível saber o que pode e o que não pode ser exigido no contrato de aluguel — e é sobre isso que vamos tratar neste post. Continue lendo e confira!

Principais características da lei do inquilinato

A lei do inquilinato, nº 8.245/91, é a responsável por regulamentar o mercado de aluguel comercial e residencial com o objetivo de garantir os direitos e evitar conflitos nos processos de locação.

É fundamental para as partes envolvidas no aluguel conhecer essa lei antes de fechar negócio. Essa é a garantia de que não haverá surpresas e de que todos os direitos e deveres ficarão nítidos em todo o processo de locação.l

Assim como outras leis no Brasil, a lei do inquilinato é muito extensa e abrange diversas situações. Isso faz com que muitas dúvidas apareçam e, consequentemente, pode comprometer o fechamento correto de um contrato de aluguel.

Em 2010, a lei foi reformulada e passou por alterações. A partir disso, entrou em vigor a nova lei de nº 12.112, que incorporou novos pontos e atualizou situações que foram surgindo na sociedade com o passar dos anos.

Os pontos principais da lei do inquilinato abordam todos os aspectos importantes que locador e locatário precisam conhecer, acatar e cumprir adequadamente. Entre esses pontos, vale destacar:

  • contrato;
  • despejo;
  • desocupação;
  • direitos e deveres do proprietário;
  • direitos e deveres do inquilino;
  • fiança.
  • garantias;
  • quebra de contrato.

Algumas alterações são significativas e precisam ser compreendidas para tornar claras as normas e regras previstas na legislação e, assim, reduzir os riscos de mal entendidos ou prejuízos inesperados.

Direitos do inquilino

Os direitos do inquilino estão assegurados pelas cláusulas dispostas na lei que determinam o que favorece o locatário em termos legais. A seguir, saiba quais são os pontos cruciais para um contrato efetivo.

Entrega do imóvel

A responsabilidade de entregar o imóvel em perfeitas condições de uso, corrigir os problemas e possíveis defeitos que são anteriores a locação é do proprietário. É direito do inquilino receber o imóvel em boas condições.

O ideal é que isso seja atestado por meio de uma vistoria. Além disso, é muito importante que o inquilino atente-se para a descrição detalhada do imóvel no contrato de aluguel.

Taxas administrativas

O proprietário é responsável por pagar as taxas administrativas, impostos, seguros contra incêndio, obras de ampliação e reforma.

Despesas do condomínio

O proprietário também fica responsável por arcar com as despesas do condomínio, tais como reformas estruturais, pintura das fachadas, manutenção da iluminação, instalação de equipamentos, seguros e demais intervenções previstas na lei.

Deveres do inquilino

Não só de direitos viverá o inquilino. Ele também deverá estar ciente de suas obrigações enquanto o contrato estiver vigente. O intuito é evitar que o proprietário seja prejudicado por qualquer ação indevida do inquilino. Conheça, a seguir, quais são os principais deveres do inquilino.

Pagamento do aluguel

É de total responsabilidade do inquilino pagar o aluguel e os encargos estipulados no contrato dentro do prazo correto para evitar sanções e juros adicionais.

Zelar pela propriedade

O inquilino deve considerar que, durante o aluguel, o imóvel é considerado sua propriedade. Por esse motivo, é seu dever zelar e cuidar dela. Em outras palavras, isso significa que o imóvel deverá estar nas mesmas condições em que recebeu para morar.

Caso o imóvel sofra alguma avaria e for confirmado que é de responsabilidade do locador, o proprietário deve ser comunicado imediatamente. Os danos provocados por familiares e visitantes devem ser reparados pelo locatário.

Não é uma prática aconselhável que o inquilino faça reformas internas ou externas sem o conhecimento e consentimento prévio do proprietário. Caso seja necessário realizar intervenções no imóvel, o proprietário deverá informar por escrito, autorizando qualquer tipo de alteração na propriedade.

Dados obrigatórios no contrato de locação

Apesar de o contrato de aluguel poder ser adaptado de acordo com a realidade de cada caso, alguns pontos são fundamentais para garantir a segurança de qualquer contrato de locação. Veja alguns exemplos:

  • dados pessoais das partes (nome completo, CPF etc);
  • descrição detalhada do imóvel;
  • valor e periodicidade do reajuste;
  • termo vistoria do imóvel.

Termo de vistoria

O termo de vistoria é o documento que atesta e especifica as condições do imóvel em relação à conservação e manutenção no início e ao final da locação. A vistoria é parte fundamental do processo de aluguel.

A lei do inquilinato não determina que o locador realize a vistoria no imóvel. Entretanto, é relevante que ela seja realizada. Quando a vistoria é feita antes do aluguel ela pode servir como ferramenta jurídica, protegendo o locatário e o locador.

Esse processo é muito importante na locação de um imóvel, pois, além de especificar as condições estruturais e de conservação do imóvel, é a garantia que ele será devolvido da mesma forma que foi alugado, ou seja, em bom estado.

O termo de vistoria deve ser completo e detalhado, contendo fotos e descrições específicas de cada cômodo e gerando uma relação completa do imóvel. O ideal é contratar um profissional qualificado ou uma empresa especializada para isso.

Garantias que podem ser exigidas

A imobiliária, ou o proprietário, tem o direito de exigir a garantia locatícia. Essa exigência visa assegurar ao locatário que os aluguéis serão pagos até o fim do acordo.

Muitos proprietários já tiveram prejuízos no passado por falta de amparo legal, o que já não acontece com tanta frequência. Por outro lado, vale destacar que não é legal exigir mais de uma modalidade de garantia em um mesmo contrato de aluguel. Isso significa dizer, por exemplo, que não é possível solicitar o fiador e o seguro-fiança para alugar uma propriedade.

Esse é um ponto muito importante do contrato, por isso, vejamos, a seguir, quais são as garantias locatícias previstas pelo artigo 37 da Lei do Inquilinato (8.245/91).

Fiador

A fiança é a garantia mais usada nos contratos de locação. Basicamente, um terceiro assegura que o locatário vai cumprir com as suas obrigações financeiras.

Caso contrário, depois de tentar receber os valores com o locatário e não ter sucesso, o locador pode dirigir-se ao fiador, que assume a responsabilidade.

Em relação ao perfil do fiador, o Código Civil Brasileiro permite que seja exigido dele ter um imóvel próprio na mesma cidade onde está a propriedade sendo alugada, que servirá como uma garantia de pagamento.

Vale lembrar que a partir da reformulação da lei do inquilinato, o fiador tem o direito de solicitar a saída do contrato antes de findar o prazo vigência. Para isso, a manifestação deve ser formalizada com antecedência mínima de 120 dias.

Caberá à imobiliária ou ao proprietário a decisão de solicitar que o inquilino apresente novo fiador ou meios para garantir que o aluguel seja pago corretamente.

Seguro-fiança

Também é possível que o inquilino procure uma seguradora para contratar o seguro-fiança. Assim, se o locatário não realizar o pagamento do aluguel a empresa repassa ao proprietário os valores que foram segurados no contrato.

Seu custo é parcelado e deve ser pago mensalmente pelo locatário. Este valor, geralmente, é equivalente a um aluguel a mais por ano. É bom prestar atenção se alguma cláusula do contrato não especifica um tipo de garantia.

O seguro-fiança é uma boa opção para quem não tem fiadores ou a quantia de dinheiro necessária para pagar a caução. Sua desvantagem, contudo, é que o valor não será devolvido no fim do contrato.

Caução

Essa opção costuma ser conhecida como garantia de aluguel ou depósito — uma ótima alternativa para quem quer alugar e tem algum dinheiro guardado, sendo também aplicável a inquilinos com dificuldades em apresentar fiador.

Funciona assim: o inquilino deposita uma quantia em dinheiro — que, legalmente, não pode ultrapassar o valor de três meses de aluguel — em uma poupança autorizada pelo Poder Público.

No fim do contrato, o locatário pode resgatar o valor e todos os seus rendimentos. Caso isso não seja efetuado corretamente, o locatário pode entrar com uma ação judicial para receber o seu dinheiro de volta.

Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento

Nessa modalidade, o locatário concede ao locador fundos de investimento como garantia de aluguel. Caso aconteça algum atraso ou inadimplência do pagamento, o proprietário pode requisitar para si valores dessas quotas.

Aqui, vale lembrar que o proprietário (ou a imobiliária que estiver intermediando a transação) não é obrigado a aceitar nenhum desses tipos de garantia.

O contrato de aluguel é a expressão de vontade de duas partes, sendo assim, é um direito do locatário aceitar apenas a caução como garantia, por exemplo. A negociação deve finalizar de forma positiva para ambas as partes.

Obrigações do locador

No artigo 22 da lei do inquilinato é elencada uma série de obrigações legais do proprietário do imóvel alugado que devem ser analisadas com cautela. Assim como para o locatário, alguns critérios são específicos para quem aluga o imóvel.

Embora sejam direcionadas para os locadores, essas informações são importantes para que os locatários conheçam os seus direitos. Vejamos o que diz algumas regras desse artigo.

Problemas estruturais

O imóvel precisa estar em bom estado de conservação quando as chaves são entregues ao inquilino. Desse modo, evita-se o transtorno causado por vários problemas internos, como infiltrações, vazamentos e rachaduras nas paredes.

Além disso, reformas internas e externas precisam ser finalizadas antes da entrada do locatário na moradia. O locatário deve se assegurar que tudo esteja em ordem e em bom estado.

Para garantir que o imóvel esteja em condições dignas para habitação, o proprietário fornecerá um relatório de vistoria. Esse documento é uma prova importante para o inquilino contra danos já existentes antes do fechamento do acordo de aluguel.

Em algumas residências existem problemas estruturais ocultos. Como ficam camuflados por um bom tempo e só aparecem com o uso das instalações internas, eles não constam no relatório de vistoria. Por isso, o custo da reforma pode recair sobre o inquilino.

Por exemplo, o locatário muda-se para um imóvel “em boas condições” na estação da primavera. Quando chegam as chuvas de verão, o telhado apresenta inúmeras goteiras que inundam a casa de água.

Nessa situação, a legislação permite que o inquilino rescinda o contrato e receba de volta o valor do aluguel, além da reparação de prejuízos materiais. Afinal, se soubesse desse defeito não teria assinado o acordo.

Em contrapartida, como é um problema anterior à locação, o proprietário é o responsável por sanar esse defeito e entregar o imóvel em perfeitas condições.

Para que a reclamação tenha validade legal, o locatário terá até 90 dias, após o conhecimento do defeito, para notificar o locador por meio de uma carta com aviso de recebimento.

Pagamento de contas

Outro assunto que gera muitas dúvidas no contrato de locação é o pagamento das contas do imóvel. Normalmente, cabe ao proprietário arcar com:

  • o seguro contra incêndios do imóvel;
  • os serviços da imobiliária;
  • no caso de residências em condomínios, as despesas extraordinárias que envolvem a ampliação da estrutura ou melhorias das condições de habitabilidade do empreendimento;
  • o IPTU.

Por outro lado, as contas de luz, água, telefone, internet, gás e a taxa do condomínio são transferidos para o inquilino. Porém, em alguns contratos, há cláusulas que migram a quitação, por exemplo, do IPTU para o locatário. Estando tudo por escrito, essa ação é válida.

Fornecimento de recibos

Qualquer pagamento feito pelo inquilino em relação ao imóvel deve ser transcrito em um recibo e disponibilizado pelo locador. Por sua vez, o locatário guardará todos os comprovantes.

A recusa por parte do proprietário em fornecer esses comprovantes é caracterizado um crime passível de uma punição judicial. Cabe ao inquilino registrar a queixa nos órgãos do judiciário.

Nos comprovantes deve constar, inclusive, a descrição das despesas, assim como o período correspondente para que o locatário tenha comprovação de tudo que foi pago durante seu tempo de utilização do imóvel.

Comprovação de renda

Além das garantias, outra questão que sempre gera muitas dúvidas é a comprovação de renda, que faz parte da documentação necessária para realizar o aluguel. Alguns contratos exigem que essa comprovação seja feita por mais de um documento.

Sobre isso, não existe proibição legal. Além da declaração do imposto de renda, o locador tem direito de solicitar, por exemplo, os extratos bancários.

Dessa forma, ele consegue verificar a movimentação financeira do inquilino e analisar se ele não gasta mais do que recebe. Muitas pessoas não se sentem confortáveis com essa situação — se esse for o seu caso, vale a pena conversar com o dono do imóvel sobre o assunto.

Dúvidas frequentes sobre o contrato de aluguel

O proprietário pode recusar o inquilino?

Sim! O locatário tem direito de alugar a casa para quem quiser, desde que a seleção dos inquilinos não esteja baseada em preconceitos ou discriminação.

Sendo assim, o proprietário pode restringir a locação da propriedade para pessoas que tenham animais de estimação, por exemplo ou preferir casais sem filhos.

Quais multas podem estar previstas no contrato?

Algumas multas são essenciais para serem incluídas no contrato de locação. É o caso da multa rescisória e da multa por pagamento do aluguel em atraso, por exemplo.

Entretanto, a lei também permite que outras sejam estipuladas pela infração das cláusulas do contrato, desde que não sejam abusivas e causem danos excessivos ao locatário.

As multas não têm limites de valor estipulados por Lei, mas é comum que a referente ao atraso do aluguel seja de 10%, e que as demais não ultrapassem a quantia de até três vezes o valor da locação.

Caso o inquilino queira sair antes do término do prazo estabelecido, a Lei garante que o proprietário receba o valor proporcional ao tempo estipulado no contrato.

Existe um tempo mínimo obrigatório para a vigência do contrato?

A lei também não estipula um prazo máximo ou mínimo para a vigência do contrato de aluguel, podendo as partes definirem o tempo que acharem mais viável.

O que acontece, na prática, é que a maioria dos contratos tem o prazo de 30 meses. É possível até que não conste prazo para o fim no documento, embora tudo deva estar devidamente registrado e acordado.

Como deve ser feito o reajuste de valores?

A atualização do valor do contrato de aluguel é regida pela legislação e calculada por meio de alguns indicadores, como o Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-FIPE).

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IPCA-IBGE) e, o mais utilizado, o Índice Geral de Preços do Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M/FGV).

Esse último é conhecido como a inflação do aluguel e é ajustado uma vez ao ano. O impacto sobre as parcelas da locação ocorre no mês de aniversário do contrato.

Em novembro de 2018, por exemplo, o IGP-M fechou o seu acumulado anual em 9,69 %. Essa porcentagem será a base para as alterações dos acordos de aluguel celebrados no mês de novembro.

Para que o valor reajustado seja correto, a conta fica assim:

valor atual do aluguel + (valor atual do aluguel x índice)

Digamos que o preço da locação seja R$1.500,00, utilizando o acumulado de 9,69% do IGP-M, o novo valor será R$1.645,35.

No decorrer da vigência do contrato, que normalmente tem validade de 30 meses, o proprietário seguirá os valores apresentados pelos índices oficiais. Contudo, após o término do acordo, ele poderá pedir um novo valor de locação.

Há situações nas quais pode acontecer uma alteração no valor do aluguel fora das regras dos índices oficiais — quando a região ou o imóvel sofrem uma grande valorização ou as prestações da locação estão muito abaixo dos valores praticados no mercado.

Em ambos os casos, se houver uma cláusula no contrato concedendo essa permissão, haverá a rescisão do acordo e a elaboração de um novo. Na hipótese da recusa do inquilino em aceitar o valor atualizado, o proprietário pode pedir o imóvel de volta.

O que acontece quando o locador pede a moradia de volta?

Algumas diretrizes precisam ser seguidas quando o proprietário não deseja renovar ou quer rescindir o contrato de aluguel. Para isso, é necessário informar ao inquilino por meio de uma carta registrada ou notificação.

A partir do conhecimento do locatário, contam-se 30 dias para a desocupação do imóvel. Caso esse período não seja respeitado e o locatário continue no imóvel, o locador pode acionar a justiça para a concessão de uma ação de despejo.

Em hipótese alguma o proprietário pode desocupar a moradia à força, pois essa responsabilidade cabe à justiça. Existem algumas situações que justificam a retomada da moradia. Algumas delas são:

  • infração legal ou contratual;
  • acordo formal entre as partes do contrato;
  • falta de pagamento do aluguel, taxas ou contas da residência;
  • reparação urgente determinada pelo poder público e que não pode ser realizada com pessoas residindo no imóvel;
  • venda, alienação ou cessão da moradia.

Nesse último caso, o prazo para a desocupação eleva-se para 90 dias. Mas o que acontece quando é o inquilino que deseja devolver o imóvel antes do fim da vigência contratual?

No geral, o contrato estabelece uma multa para essas situações, que é proporcional aos meses que ainda restam para a finalização do acordo. Assim como no caso do locador, o locatário enviará uma notificação descrevendo o desejo de rescindir o contrato com 30 dias de antecedência.

Entretanto, o inquilino fica livre da obrigação de pagar a multa rescisória se o motivo da entrega da residência for uma transferência para trabalhar em outra cidade.

Enfim, alugar um imóvel pode ser muito positivo para a sua qualidade de vida, mas, para evitar dores de cabeça no futuro, é essencial ler atentamente o contrato de aluguel.

Afinal, o contrato de locação serve para que locador e locatário possam se resguardar em caso de se sentirem prejudicados por algum aspecto — o embasamento na lei possibilita a busca de formas legais de resolver os problemas.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre a lei do inquilinato e as obrigações e deveres do locador e locatário ao fechar um negócio, leia também o que é preciso saber sobre a rescisão de contrato de aluguel e obtenha informações importantíssimas!

Encontre seu imóvel no Moving

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

479 Comentários

  1. O cálculo do reajuste do aluguel não está correto.

    Valor atual do aluguel = R$ 1.500,00

    Indice: 9,69%

    Valor atual do aluguel + (valor atual do aluguel x índice)

    R$ 1.500,00 + (R$ 1.500,00 x 9,69%) =
    R$ 1.500,00 + (R$ 1.500,00 x 0,0969)
    R$ 1.500,00 + R$ 145,35
    R$ 1.645,35

    1. Olá Roberto.

      Tudo bem?

      Obrigada pelo retorno.

      Notamos que o resultado do cálculo estava incorreto. Já corrigimos, obrigada!

      1. Boa noite
        A corretora de imóveis está exigingindo CPF meu do meu esposo ele vai locar nome dele está limpo eu tenho restrições interfere alguma coisa n somos casados no papel . Será nome dele a renda é alta

      2. Olá gostaria de saber se em uma renovação de contrato de
        aluguel deve ser cobrado alguma diferença no deposito já feito no contrato anterior

      3. Olá, aproveitando a deixa… Estou com uma dúvida, meu contrato fez aniversário de um ano, e eu informei à imobiliária que saíria do apartamento tendo em vista que o valor não caberia no meu orçamento com o reajuste, então me ofereceram um desconto até que eles ou eu achassem um outro imóvel mas depois de um mês cobraram o reajuste. É permitido cobrar o IGPM mesmo sem a renovação do contrato?

        1. Olá
          Hj eu pago 2000 mil reais de aluguel…mas no mês de Dezembro meu contrato termina…
          O proprietário pode aumentar no valor q ele quiser ou existe algum. reajuste fixado em alguma tabela de reajuste?

        2. Bom dia Roberto , meu nome é Ana estou com uma dúvida quero alugar um pequeno ponto para meu brechó, e o dono quer que assim que eu entrar pague a fiança e mais o mês de aluguel e correto ?
          Exemplo vou entrar no dia 2 de novembro ele quer a fiança e o aluguel de novembro no mesmo dia.

          1. Olá ANA, o proprietário do imóvel deve optar por um único tipo de garantia, das quais estão descritas no tópico “Garantias que podem ser exigidas”. Para mais informações entre em contato pelo Instagram @thamiristoste.

          2. Boa tarde. A fiança ou caução pode ser paga no início do contrato o que já caracteriza uma garantia. Sendo assim, o locador não pode exigir o pagamento do mês de novembro no dia 02 de novembro, mas sim, no dia 02 de dezembro, porque quando o locatário dá a garantia, que nesse caso foi uma caução, não pode exigir o aluguel antecipadamente.

          3. A Imobiliaria que aluguel meu apartamento, faz “pacote” de aluguel com condomínio… no reajuste o IGP-M (que foi em Agosto / 9,27%) foi cobrado o valor total do contrato e não somente do aluguel

            Está correto?

            Obrigada

        3. Ola Cibele, boa tarde.
          A princípio se você tem como provar esse acordo do desconto, você pode sim cobrar tal fato judicialmente. Uma ótima alternativa é utilizar do Procon que mesmo muitos não sabendo pode ser um grande aliado na hora de exigir que seja cumprido o acordado.

      4. Olá gostaria de tirar uma dúvida
        Dei 1500 para alugar uma casa sendo que 750 é do mês para usar e os outros 750 é de calção três meses depois que eu estava morando na casa a dona veio com contrato para mim assinar Eu e meu fiador só que eu assinei e ele não pois ele tem firma com 5 meses que eu morava na casa eu falei que eu ia sair ela quer que eu paga 1 mês e fico 30 dias sem pagar que é do mês a mais que eu dei sendo que o aluguel vai vencer dia 20/01 e vou embora no máximo dia 10/2
        Ela quer porque quer que eu pago o mês sendo que eu pago para usar ou seja eu já paguei o mês 01 (janeiro)
        Eu contrato de um ano sem o fiador ter assinado é válido??

      5. Olá td bem? Eu gostaria de tirar uma dúvida.
        Eu moro em um imóvel a 8 anos, paguei 3 meses de deposito e no ano de 2019 achei que iria mudar então usei os 3 meses de deposito para decidir se sairia ou não, porém não sai do imóvel, a Dona do imóvel tirou o contrato com a imobiliária e comecei a pagar o aluguel direto para a proprietária, agora quase um ano depois ela decidiu colocar em uma imobiliária novamente, e eu gostaria de saber se sou obrigada por lei a pagar os 3 meses de deposito novamente?

      6. Olá preciso de uma ajuda o que fazer exatamente. Moro nessa casa a 5 anos, meu contrato e de 24meses ,2025 a2017, após isso ele se renovou por 12 meses até hoje
        Ele perde o poder? Perco a garantia de ficar na casa após a prorrogação?a dona da casa resolveu contruir várias quitinetes no quintal usando até a estruturas que já existe
        Ela quer minha casa tbm pra isso pois tem uma lavanderia enorme e lá tbm vai ser quitinete
        Meu contrato se prorrogou dia 10/10/2020 agora no dia 16/11/2020 agora ela pediu a casa..no dia seguinte chegou 2mil blocos e estão pelo quintal todo
        Tenho 2 meses de depósito
        Pra usar ,porém o meu problema é Eu fiz 2 cirurgia no ombro direito esse ano a ultima foi Setembro e aínda não tive alta médica estou no INSS e parei de receber vou hije com hora marcada recorrer..
        Eu achava que se prorrogando eu teria respaldo…me ajudem
        Não quero mudar agora é sim meio do ano

    2. Olá. Meu contrato vence em 14/08. Agora dia 05/08 informei que não vou querer renovar o contrato. E que sairia do imóvel entregando as chaves dia 19/08. A imobiliária informa que vai me devolver o caução somente no dia 14/08 após pagamentos de despesas.
      Quando perguntei qual despesa informaram que tenho que pagar os alugueis até outubro. Mesmo saindo e entregando as chaves agora em Agosto.
      Disse que isso não é multa pq como o contrato está a 60 dias de acabar não tem multa, mas eu tenho que arcar com esses aluguéis.
      Eles podem me cobrar esses aluguéis mesmo o contrato estando em termino e eu devolvendo o imóvel antes?

    3. Ola!! Aluguei um imóvel e o mesmo apresentava vários problemas , tipo rachadura nas paredes, buracos de quadros, de cortinas e etc… O imóvel não estava com as paredes pintadas. O vistoriador na época não fez a vistoria inicial em virtude que o mesmo apresentava esse problemas. No contrato constou que a proprietária do imóvel iria fazer uma reforma, mesmo eu já estando ocupando o mesmo, o que nunca realizou. Eu fiz essas reformas mas não tenho como comprovar com documentos, somente com pessoas que realizaram o serviço do mesmo.
      Agora que desocupei o imóvel a imobiliária fez uma vistoria final elencando um monte de coisas, tipo: buracos na parede, paredes sujas e mais umas bobagens.
      Pergunta que não quer calar. A imobiliária pode fazer uma vistoria final se eles não fizeram a vistoria inicial?

      1. No meu entender ela só pode cobrar isso ou aquilo no imóvel se ela estiver com prova da Vistoria no seu Imóvel antes de vc entrar no imóvel. Assim apor vistoriar e/ou fotografar seu imóvel e descrever tudo cômodo por cômodos, verficar se tem alguma irregularidade se tiver consertar e após a Vistoria com sua companhia ou quem vc indicar ela toma sua assinatura, e te dar a posse no imóvel. Isso é o certo. Se não fez vc não tem porque pagar sem provas.
        Atenciosamente
        Afonso Advogado fone 22-999736572

        1. Nāo.
          O proprietário não está obrigado a fazer vistorias no apto alugado na entrega das chaves ao inquilino, que disporá de 30 dias para avisar ao proprietário locador sobre qualquer defeito ou avaria que houver constatado no imóvel .
          Se não houver esse avido, está automaticamente concordando que recebeu o imóvel em perfeitas condições de uso . Não adiantarão as fotos tiradas quando da saída , referindo-se aos defeitos que deveriam ter sido constatado em seu devido tempo.

      2. Se existe no contrato a declaração da proprietária que iria fazer as reformas necessárias durante a sua ocupação, vc está legalmente coberta. A Imobiliaria nāo poderá cobrar nada de vc.

    4. Olá só para avisar esse site troca o locador pelo locatário
      Locatário não aluga casa para quem quiser por que ele é o inquilino. Quem aluga e o locador. Observei essa troca nos artigos postados no site

      1. De repente até pode, sublocando irregularmente o imóvel sem o locador e proprietário saber..

    5. Entrei na casa no mês 07/19 e durante esse 3 meses que estou não veio conta de luz sento que o proprietário disse que já foi já coelba tentar resolver, mas nada foi feito.. queria saber se mesmo se essas contas chegarem eu sou obrigado a pagar? Pq não chegou na data certa ou algo do tipo, me tira essa dúvida

      1. Sim, é claro.
        É seu o consumo de energia. A conta da COELBA é sua , lógico

    6. Boa noite. O proprietário pode pedir uma tx para pintura e limpeza do imóvel na data da assinatura do contrato?

    7. Oi acabei de alugar um apartamento c meu ex marido. O mesmo me abandonou. E eu não tenho emprego para pagar. Tenho uma filha de 1 ano com ele. O contrato está no nome dele. Eu posso sair do apartamento? Quais serão os prejuízos? E caso ele queira rescindir o contrato?

      1. Olá Luana! Se o contrato está apenas no nome dele, e ele a abandonou, e você tem outro local para ir, pode sair sim do imóvel! A responsabilidade cairá sobre seu marido, que é quem está como locatário no contrato. Se foi feito por meio de uma imobiliária, ou direto com o proprietário, tire suas coisas e entregue as chaves aos responsáveis. Explique a situação, e caso não recebam bem sua notícia, mande buscar seus direitos legais contra seu ex marido. Você, apesar de residir com ele, não tem qualquer obrigação legal com o proprietário, ou imobiliária. Mas é interessante devolver as chaves assim eles tem a possibilidade de encontrar outro locatário que substitua seu ex.

    8. Me tira um dúvida por favor , moro em um lote onde tem 2 casas , e uma loja de hookah na frente na avenida.
      1 casa há 3 pessoas , a outra casa 2 pessoas ,e a loja enfim várias pessoas toda a noite e durante a noite inteira , a água é cobrada por cabeça sendo dividida , a casa de 3 pessoas deve pagar mais q a loja de hookah? , sendo q e o mesmo de uma boate que lavam todos os dias pra fazer as festa e fora os 2 banheiros usado durante o dia e a noite inteira ?

    9. Uma amigo do meu filho tem um imóvel alugado que é de sua mãe. Seu pai em vida tinha feito este aluguel deste imóvel isso, há 10(dez) anos atrás, pra esta senhora que até hoje está neste imóvel, pagando o valor R$ 400,00(quatrocentos reais), sem as correções que todos contratos deve ter. A viúva não tem a cópia deste contrato, esta senhora inquilina paga os alugues três em três messe pega e pega os recibos destes meses, fica em dias! Só que tem um problema: o filho, por sua mãe está com problemas de saúde, tomou a frente pra refazer um novo contrato de locação com os “índices do governo” ela a inquilina não aceita faze-los, alegando se fizer o condomínio vai subir de valor. Que podemos fazer!! O que a Lei garante pra que eles farsa este novo contato!!

      Salvador-Bahia

      20 de maio de 2020

      Grato!

      Florentino Junior

    10. Eu preciso de um bom advogado para processar uma imobiliária malandra me fizeram um contrato q estou sem saída

      1. Olha, Renata, vc não está sozinha, pois o que eu estou encontrando de malandros pelo caminho , é a cada passo , medidos em palmos , eu diria…
        Malandros é o que não faltam….

    11. Boa tarde, no meu contrato que é de 30 meses há uma clausula assim:
      FICA ACORDADO ENTRE AS PARTES QUE O CONTRATO PODERÁ SER RESCINDIDO, APÓS O PRAZO DE 15 MESES, DE PARTE A PARTE. DESDE QUE, A LOCADORA E LOCATÁRIO, AVISEM COM ANTECEDÊNCIA DE 60 DIAS, SEM PENALIDADES PARA AMBOS OS LADOS, CASO CONTRÁRIO DEVERÁ SER RENOVADO A GARANTIA DE LOCAÇÃO.

    12. Dúvida. após negociação com o proprietário o mesmo deu 50% de desconto do reajuste. Ex:

      O aluguel é R$1.000 e teve um reajuste de 30% ele iria para R$1.300,00, porém com o acordo entre as parte ele teve somente 15%, então ele iria para R$1.150,00.

      Porém no boleto veio com o reajuste de 30% e com desconto de 15%, mas desse jeito no próximo reajuste quando sair o índice ele vai constar com 30% já e não os 15% está correto? Sendo que no próximo reajuste ele vai ser com base no R$1.300.

  2. Obrigada pelas informações, gostaria de saber se: meu contrato vence em abril, esse comunicado que eu vou sair do imóvel, eu posso fazer por email a imobiliária? Ou tem q ser algo via cartorio? Outra coisa, o imóvel q eu moro mudou de administração, a imobiliária q administra agora q tem q devolver a caução? Pq o corretor deu a entender q eu devo resolver isso com a antiga administradora, que inclusive eu acho q faliu, eu corro o risco de ficar sem esse dinheiro? Desde ja agradeço!

    1. Olá Haidee

      Tudo bem?

      Esse comunicado pode ser documentado via e-mail. Contudo, se o contrato vencerá em abril e você não tem interesse em renova-lo, não há necessidade de notificação.

      Referente a caução geralmente fica aos cuidados do proprietário, porém, pode ficar com a imobiliária também, não é o mais comum. Mas a caução é a Garantia do Contrato de Locação entre você e o proprietário e é válida da data inicial até a data final do mesmo, independente de trocas de administradora.

      Sendo assim, vocês (locatários) entregando o imóvel sem nenhuma avaria, ou dívida. O valor da caução deve ser devolvido a vocês corrigido pelo índice da poupança, por lei.

      1. O contrato está registrado em cartório porém a locadora não assinou o contrato,ele ainda vale ? O que posso fazer a respeito se não quer assinar ?

  3. Muito bom conteúdo ,mas gostaria de saber se é normal a imobiliária pedir documentos de familiares pra alugar um imóvel ex RG,conta de luz , endereço do trabalho , residência

    1. Olá, Sandra. Como vai? Qual foi a garantia que você utilizou? Se foi por fiador, é normal sim pedir o documento de terceiros.

  4. Gostaria de saber se cláusula de contratação de seguro conteúdo é permitida ou é venda casada.

    1. Olá Henrique. Tudo bem?

      Obrigada pela pergunta.

      É permitido a cláusula que obriga a contratação de seguro conteúdo, porém, não é permitido a obrigatoriedade referente a alguma prestadora de seguros. Vocês podem escolher a companhia de seguros que convém.

  5. Gostaria de saber se para mudar a data de pagamento do aluguel e cobrado?

    1. Olá Suellen. É permitido sim, mas não é obrigatório. Por isso é necessário conversar com a imobiliária ou proprietário do imóvel para fazer a alteração.

    2. Aluguei a casa estava horrível janelas velhas casa estava com vazamento encruzivo duas casas e geminada pedreiro vazando reforma na outra casa dele do propretario tirou telhas e choveu na minha casa perdi guarda roupa cama cromada tirando que fiquei no lugar que nao chuva dentro da casa espremida com duas crianca especial minha família veio de carro tirar elas da que meia boîte foi horrível a casa toda choveu agora esta toda mofada mal estado com vazamento ele falou que. Vai arrumar ja fez todas as casa do lado dele que ja alugou reformas a minha prometeu mais nao fez tenho um ano aqui o que posso ta fazendo pra ele arca com o meu prejuízo fiz um ano três ano de contrato minhas coisas estão queimando estalacao estão dano curto perdi geladeira maquina de lavar microondas o que fazer me ajuda por favor 🙏😥

  6. Gostaria de saber quando entrei no imóvel dei dois meses de depósito , estou saindo pago o aluguel do 01 de cada mês . Como funciona eu fico dois meses sem pagar o aluguel ? O último pagamento foi dia 01/03 , até quando tenho direito de morar sem pagar o aluguel.

    1. Olá Luana!

      O depósito/caução é a garantia do Contrato, se entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu e sem dívidas. Esse valor deverá ser devolvido a você corrigido pelo índice da poupança, isso é lei.
      Contudo, existem acordos com o proprietário/imobiliária para que os dois últimos meses do aluguel seja descontado da caução. Sendo assim, dia 01/04 desconta um aluguel e 01/05 desconta outro aluguel e no dia 01/05 deverá entregar o imóvel.

  7. Olá tenho um contrato com o proprietario de 30 meses moro q 1 ano já no imóvel! Só que ele me mandou um mensagem falando que passaria o imóvel para uma imobiliária porque não tem tempo de administrar, queria saber se isso é legal? A administradora me enviou mensagem via WhatsApp me informando que é a responsável pelo imóvel, mas não tenho contrato assinado com eles! E nem pretendo pq devo mudar de cidade em breve.! Qual o direcionamento devo seguir?

  8. Olá! Estou vendo uma casa para alugar e o contrato que a imobiliária me deu para assinar é de 36 meses. Fizeram uma simulação da multa para o caso de eu rescindir o contrato após 1 ano e deu um valor de 4 vezes o valor do aluguel. Este valor está dentro do praticado? Achei um valor exagerado de multa.

  9. Boa tarde,

    Gostaria de saber se a imobiliária pode apenas ceder uma forma de pagamento do aluguel?
    Pagamento em mãos, sendo a unica forma de pagamento pode ocorrer ?
    Não ceder conta, ou possibilidade de depósito, boleto ou qualquer outra forma de pagamento que seja mais segura que andar com valor em mãos.
    Obrigada

  10. bom dia!

    quando entrei no imóvel o locatário não fez o termo de vistoria, somente o contrato de locação, agora depois de algumas benfeitoria que eu fiz ele quer fazer a vistoria, isso pode?

    1. Bom dia, Paulo.

      Tudo bem?

      A vistoria é realizada antes do locatário entrar no imóvel, para garantia de ambos os lados.

      Uma vez que não foi realizada, para não ficarem sem respaldo. Podem solicitar, que eles façam um relatório da vistoria, por escrito e sem imagens. Assim conseguirão descrever como estava cada cômodo da casa antes de entrarem. E essa vistoria, deverá ser assinada por você e pelos locadores.

  11. Olá eu aluguei uma casa onde o contrato era de 6 meses no valor de 700reais mas São dois meses antes de vencer o contrato .porém foi avisado. Mas mesmo assim me levou na justiça requerendo uma multa de 4.676,98 dizendo que eu não paguei a luz
    Mães foram pagas tenho comprovante.e ele não dava nada pra comprovar que pagava o aluguel recebia em mãos.
    E qdo entrei seu um calção
    Será que realmente tenho que pagar esse valor na justiça?

  12. Bom dia, estou com um problema que não sei bem como lidar. Tentarei resumir a história – o contrato de locação do imóvel onde estou morando foi feito em nome da filha da proprietária (eu não sabia, para mim, a filha era a proprietária, só descobri depois de me mudar). Foram exigidos 4 aluguéis de adiantamento, a título de contribuição para a finalização de obras/consertos estruturais, tudo registrado em contrato. Ao chegar (mudei-me de Estado), vi que as obras estavam inacabadas. A proprietária da casa (mãe da locatária no contrato) entrou em contato diretamente com o pedreiro e informou que eu comprasse o material que faltava e pagasse também a mão de obra, que seria descontado do aluguel. Foi o que fiz. Depois de finalizadas as obras, a filha (locatária no contrato) disse que não estava sabendo de nada e que os valores não serão descontados. Ainda disse que eu estaria de má-fé (oi?!?), por ter executado as obras sem consultá-la. Tenho tudo salvo por whatsapp, inclusive com o depoimento do pedreiro dizendo que foi a proprietária da casa que autorizou e indicou o que deveria ser feito. O quê fazer nessa situação?

    1. Olá André.

      Tudo bem?

      Nossa sugestão é que você deverá tratar tudo com a real proprietária.

      Através da matrícula do imóvel ou carnê do IPTU, saberá quem é o real dono do imóvel.
      Não há imobiliária realizando essa intermediação? Eles poderão ajudar mais.

      Se o imóvel estiver no nome da mãe e a filha tem poder sobre ele. A filha deverá apresentar a procuração registrada em cartório, onde comprovará que ela tem o total poder sobre o imóvel.
      Se ela não tiver documento algum. Faça um novo contrato, com a real proprietária e trate tudo direto com ela. Sempre documentando por e-mail.

      Desejemos que consiga solucionar!

  13. Bom dia..
    Estou alugando uma casa a imobiliária está me pedindo três meses depósito. ..mais uma quantia para pagamento do contrato…isto pode? E também me disseram q as taxas de incêndio mais seguro mais iptu essas tenho q pagar isso é certo?

    1. Olá Rita. Tudo bem?

      Sempre é o proprietário que realiza o pagamento dos serviços prestados para a imobiliária. Não se pode cobrar a taxa pelo contrato do locatário!

      Normalmente, os contratos de locação exigem o seguro contra incêndio e se é obrigatório, esse pagamento deve ser realizado por você sim. Contudo, pode escolher a seguradora da sua preferência, o valor é baixo e anual.

      Juntamente, as taxas referentes ao IPTU geralmente são passadas para o locatário (você). Ao não ser em casos que o locador escolhe não repassar.

  14. Qual é o valor de um contrato para alugar uma casa

    1. Olá Janete. Tudo bem?

      De acordo com a tabela do CRECI, o preço a ser cobrado é o valor do primeiro aluguel.
      Quem paga esse valor é sempre o proprietário.

  15. Por favor , quem deve ir atrás do pamamento aluguel o inquilino tem correr atrás imobiliária, ou é a imobiliária que tem que vir até o inquilino.
    Se eles não vir eu não for até lá, devo pagar multa atraso?

    1. Olá André!

      No contrato de locação de imóvel, consta como será realizado o pagamento do aluguel pelo locatário. Normalmente é via boleto e esse boleto, a imobiliária envia mensalmente. Contudo, verifique no seu contrato o que foi acordado.

  16. Bom dia
    Sou inquilina contrato encerra final do mês. A imobiliária não deu atenção devida aos problemas da casa. (Tive que recorrer direto com o proprietário).
    Nem se quer me deu o comprovante dos boletos pagos durante o ano. A nível pro imposto de renda.
    Tenho intenção de ficar na casa mais fazendo contrato direto com o proprietário ( ele também quer, já até pediu a revogação da procuração e notificou o desejo na minha permanência ).
    A imobiliária diz que a renovação é automática, caso ao contrário tenho que solicitar o cancelamento.
    A imobiliária tem o direito de pedir que eu retire todos os móveis da casa? Mesmo sabendo da vontade do proprietário e da minha de permanecer na casa!!!??
    Eu nunca recebi a conta de água ( que já vem notificada junto com o boleto do aluguel ) pois vai pra imobiliária direto, reclamei e ele me informou que eu deveria todo mês ir até ele solicitar a cópia da conta…
    Meus compromissos de aluguel e taxas estão em dia. O contrato vence dia 31/03/2019.
    Não estou quebrando contrato!!
    Tenho direito de permanecer na casa com o aval do proprietário fazendo um novo contrato? Ou de fato tenho que esvaziar a casa!!??
    ( Já que ele quer fazer vistoria )
    Pra depois colocar tudo de volta!!!

    Obrigada

    1. Bom dia, Greice.

      Lamentamos a postura dessa imobiliária. O proprietário paga uma taxa de administração para que a imobiliária assegure e traga conforto nas negociações para ambos os lados.
      Quando houver situações em que a imobiliária esteja agindo de má fé, podem realizar a denúncia junto ao órgão responsável, chamado CRECI.

      Quanto ao IR, como não foi fornecido, o descritivo dos pagamentos. Para facilitar, pode basear-se nos valores que pagaram e usar os comprovantes dos pagamentos do boleto.

      Referente ao contrato. Não há a possibilidade da renovação ser automática. A imobiliária deverá realizar um novo contrato, porque o contrato atual irá chegar ao fim e não terá mais nenhuma validade. A “procuração” finalizará juntamente com a data do contrato de locação.

      Quem tem o poder sobre o imóvel é o proprietário e não a imobiliária. O corretor/imobiliária realiza a intermediação com a autorização do proprietário.
      Sugerimos que tudo o que vocês conversarem, seja por e-mail. Para permanecer documentado.

      O proprietário poderá realizar um novo contrato de locação, sem a participação da atual imobiliária. Ele poderá enviar um e-mail, notificando a imobiliária, que ao final do atual contrato, ele e você abrem mão da vistoria mencionada em contrato.

      O contrato irá encerrar, sendo assim, não precisam do contrato de rescisão.

      Juntamente, podem escolher outra imobiliária, que forneçam melhores serviços e sejam melhores avaliadas no mercado. Para auxiliarem vocês nesse processo.

      Desejemos que consiga uma boa resolução dessa situação!

  17. Boa noite aluguei uma casa por imobiliária fui ao cartório registrei o contrato é já faz um mês que estou no imóvel não me deram ainda o bendito contrato ,o dono da imobiliária disse que está com o dono p ele registrar no nome dele também isso está certo? É a casa está cheia de problemas reclamo não resolvem o que devo fazer help

    1. Olá Andreia. Tudo bem?

      É obrigação da imobiliária que vocês tenham uma via do contrato assinado.

      O ideal é manter tudo documentado por e-mail. Tanto as solicitações da via do contrato como as notificações referente as avarias do imóvel.

      Tente resolver da melhor maneira, com a imobiliária. Para não haver transtornos, para os ambos os lados. Porém, se mantenha respaldadas com os e-mails, caso necessite realizar denúncias junto ao CRECI ou abrir chamados referente a lei do consumidor, será mais fácil fazer isso.

      Se a imobiliária não informou sobre os defeitos do imóvel, e não continuar sem fornecer os serviços que cabem a ela. Também, pode pedir a rescisão do contrato, sem a cobrança de multa.

      Desejamos que obtenha a solução!

    2. olá Andreia, uma vez que a casa foi alugada por intermediário (imobiliária), este deveria ter poderes para elaborar o contrato diretamente com você, através de uma procuração. Ocorre que pela narrativa, parece que não existe tal documento o que obrigaria o dono do imóvel assinar diretamente o contrato de locação e não por seu “representante legal”, a imobiliária. Correto ainda, ter no contrato ou anexo a ele, uma vistoria (com foto) do imóvel, para que o proprietário/ imobiliária demonstre que ofereceu o imóvel para locação em condições de uso. Para mais informações entre em contato através do Instagram @thamiris.toste

  18. Olá .então eu aluguel uma das partes de um sobrado por 800 reais dei de entrada 1600 reais de calção depois de quase um ano o dono me ofereceu o sobrado TD por 1300 reais isso renovamos o contrato em dezembro de 2018 para esse valor ou seja meu contrato teria q vencer dezembro de 2019 só q agora no mês 3 ele simplesmente me pediu a casa me dando até dia 3/do mês quatro agora para sair o q devo fazer posso recorrer tenho o contrato reconhecido em cartório

    1. Olá Vânia.

      Pra sanar sua dúvida, verifica o que está escrito no seu contrato sobre o cancelamento. Nele estará qual procedimento foi acordado entre vocês.

      Normalmente, na cláusula referente ao cancelamento. Ambos podem cancelar o contrato, seguindo as regras de avisarem com 30 dias de antecedência e ainda pagar uma multa de 3 vezes o valor do aluguel.

  19. Boa tarde! Gostaria de saber!
    Fiz um contrato de 24 meses como consta na primeira folha. Só que depois tem um parágrafo que diz que tem 30 meses. Aluguel com depósito de dois meses. Fiquei 14 meses no imóvel e sai.
    Só que o locador ficou com um mês de aviso.. e ficou o valor do outro mês por quebra de contrato. Estou sendo enganado? Obrigado, se alguém poder me ajudar.

  20. Olá!

    A imobiliária pode se recusar a aceitar um fiador (com imóvel próprio) que possua restrição cadastraol para aluguel de um imóvel comercial?

    1. Olá Celso.

      Sim, ela pode.

  21. Bom dia,

    estou morando em um imóvel alugado e o contrato só vence em 2020, o proprietário pediu uma vistoria do imóvel. Ele pode fazer essa solicitação com o contrato vigente? E qual seria o motivo que ele pode solicitar isso já que não me foi informado?

  22. Boa tarde
    Fiz um título de capitalização no valor de 6 mil a fim de locar um imóvel , este título contém algumas vantagens como : chaveiro, eletricista, etc. Porém a imobiliária me cobra cerca de 600/ano por mais um seguro residencial que segundo eles cobre incêndios etc. Porém descobri que não existe este outro residencial e sim apenas o título, como faço para comprovar que estou sendo lesada ?

    att

  23. UM CONTRATO LOCAÇÃO 3 MESES DEP. SEM FIADOPR E SEM FIANÇA, PRAO 30 MESES O INQUILINO DI EM 12 MESESIRA SE APOSENTAR E COMPRARA UM APTO. PEDE UMA CLAUSULA NO CONTRATO, PERGUNTO: SE ELE SE APOSENTAR E SAIR ANTES PRAO VALIDO 30 MESESSERÁ DESCONTADO DO CAUÇÃO CORRETO?????????? PODE FAER ESSE ADITAMENTO NO CONTRATO ANTES PROPRIETARIO ASSINAR E CONSTAR QUE ISSO CASOM A PARTE O QUE VAI VALER PRAO 30 MESES.?????????

  24. ola. eu aluguel um imóvel (Ap) em um prazo estipulado no contrato de aluguel por 12 meses. Porem meus pais adoecerem e terei que entregar antes do fim da vigência do contrato. (aluguei em 19 de setembro de 2018 e estarei entregando no dia 19 de abril).

    Porem ao ler o contrato presente a uma pessoa que tem um discernimento um pouco maior em relação ao meu, ela me mostrou uma serie de clausulas para que eu tome cuidado com a imobiliária para eu não ser lesada de forma abusiva. Mas ainda continuo sem intender.

    A primeira coisa que ela citou foi a questão da destinação do imóvel que deveria ser residencial e não comercial descrita no contrato.

    a segunda questão foi a vigência estipulada de 12 meses só que porem existe uma cláusula que esta da seguinte forma:
    “CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA- DEVOLUÇÃO DO IMÓVEL ANTES DO PRAZO CONTRATUAL: Se o LOCATÁRIO devolver o imóvel locado antes do 13° mês de vigência deste contrato, pagará a multa compensatória de 20%, calculada sobre o valor equivalente a 36 meses de aluguel vigente á época de rescisão deste.”
    Então a minha pergunta é como irei pagar uma multa sendo que meu contrato é de 12 meses (escrito no contrato) se eu devolver ele antes do 13° mês? e o valor e extremamente absurdo multiplicado a 36 meses dando a quantia de 36 mil reais.

    A terceira questão é uma segunda muta de rescisão que esta descrita assim no contrato:
    “MULTA POR RESCISÃO: Á parte que infringir qualquer cláusula deste contrato fica obrigada a pagar à outra multa irredutível e não compensatória, equivalente a 3 vezes o valor do aluguel vigente à época da infração sem o prejuízo das demais sanções e obrigações previstas para a hipótese de violação de qualquer das cláusulas contratuais.
    de acordo com a lei inquilinato n° 8.245 de 18 de outubro de 91 essa cláusula é extremamente desproporcional e distinta da lei perante a redação da lei n° 12.744 de 2012.

    Eu estarei salvaguardada deste contrato maluco que infelizmente assinei em um momento de desespero por não ter um imóvel próprio onde ficar e por desconhecer essas cláusulas perante a lei?

    O que seria “para dirimir quaisquer dúvidas e/ou controvérsias referentes ao presente contrato”?

    Pagarei apenas o que for certo e justo.

  25. Olá,.. quero saber se um inquilino já à alguns anos num imóvel residencial com contratos anuais renovados a cada 12 meses e sempre aplicados IGPM, nesse caso ele se enquadra na regra de 30 meses e eu posso pedir que descupe,..ou se enquadra na regra dos 12 meses em que eu posso pedir pra desocupar ou aumentar fora da inflação?.. Agradeço antecipadamente

  26. Boa tarde, aluguei um imóvel e o locatário fez o contrato de 30 meses, mas não gostei muito do lugar, posso sair depois de doze meses, e tenho direito de receber o valor do depósito que fiz, foi de três meses

  27. Boa tarde, o proprietário pode escolher a garantia?
    Deve ser acordada, ou ele pode dizer que só aceita depósito, por exemplo?

  28. Boa tarde!

    Estou com problemas com a imobiliária responsável e o proprietário, pois todos os problemas que passo para eles , não é resolvido. Exemplos: quando mudamos o vaso sanitário estava com problemas de entupimento, pediram que eu falasse com o zelador, ele foi trocou o vaso e começou a cobrar o proprietário que por sua vez agora esta mandando a gente pagar, não recebemos nenhuma norma do condomínio, e por sua vez mandaram uma notificação de multa, sem ao menos avisar o que pode ou não fazer no condomínio, estamos uns 2 meses sem o chuveiro a gás, que deu problemas e o proprietário também não esta nem ai. Gostaria de saber se podemos rescindir o contrato sem pagar multa, pois o proprietário não faz o papel dele e nós fazemos todo mês pagando o aluguel e contas.

  29. Olá boa noite , como funciona uma locação, eu cobro três meses de caução mais o aluguel do mês ?

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem?

      O ideal é contratar um corretor para te auxiliar e assim garantir uma transação mais segura.
      Referente a garantia, se a escolha for a caução. O praticado pelo mercado são 3 vezes o valor do aluguel.
      O aluguel é cobrado o mês vencido, ou seja, 30 dias após o “usarem” o imóvel. Se a data de vencimento chegar antes dos 30 dias, o valor do primeiro aluguel é calculado proporcionalmente aos dias corridos e nos próximos meses o valor cheio.

  30. bom dia,

    esotu e um processo de aluguel com seguro fiança, e estou em duvida se é obrigatorio constar em contrato de locação os nomes dos que vão morar no imovel?
    caso não conste posso ter problemas com a seguradora?

  31. olá

    sou fiador de aluguel de apartamento, o inquilino nao esta pagando o aluguel e o proprietario esta me cobrando, ele pode me acinar na justiça?

    no caso nao fui ao cartorio para reconhecer firma, nao tenho imovél nem renda agora e no periodo da assinatura do contrato, e sou casado (minha esposa deveria ter assinado tambem?)

    eles podem me acionar na justiça nesta ocasiao?

    obrigado.

  32. Um contrato findou em março/2019, nem proprietário, nem locador formalizaram novo aditamento. O contrato continua valendo?

  33. o contrato de aluguel sem registra tem validade por qto tempo?

    1. Olá Vera, tudo bem?
      O contrato terá validade de acordo com o prazo descrito nele mesmo.
      E se houver assinatura de duas testemunhas, essas valem tanto quanto o reconhecimento em cartório.

  34. Boa tarde!
    Estou tendo problemas com meus imóveis locados já tem um bom tempo.
    Tenho 2 imóveis e os mesmos estão locados pela mesma imobiliária, o que tem acontecido SEMPRE é que estão atrasando os repasses dos pagamentos para mim em 2 e as vezes 3 meses.
    Minha duvida é:
    Como devo tratar com a imobiliária?

    Eles alegam que os inquilinos que não estão realizando os pagamentos, mas pelo o que eu entendo com 3 meses de aluguel atrasado o inquilino já pode ser notificado e assim solicitarmos a entrega dos imóveis, correto?

  35. Boa noite. Tenho uma dúvida. A imobiliária esqueceu de cobrar o reajuste anual que começou a valer em fevereiro deste ano. Me enviou os boletos com o valor antigo e paguei. Agora a mesma quer me cobrar o reajuste desde o começo do ano tudo junto! Não foi erro da imobiliária? Por lei ela pode exigir os meses anteriores? Obs: imóvel comercial

  36. Tenho um contrato de aluguel que como garantia utilizei um caução no valor de 3 alugueis.

    Já terminei o tempo do contrato e pretendo me mudar nas próximas semanas deixando o imovel nas condições previstas em contrato e sem nenhum débito. (Nunca sequer atrasamos um aluguel)

    Pretendemos utilizar o valor do caução no imovel que iremos mas agora vimos que tem uma cláusula que informa que o valor do caução deve ser utilizado para quitas os 3 ultimos meses do aluguel o que torna inviável. Eu teria que informar com 90 dias de antecedência minha intenção de mudar e torcer para achar um imovel nesse tempo?

    Basicamente nesse cenário procuramos o imovel pretendido e fechamos o negócio .. Não tem como esperar 3 meses.

    Existe alguma forma de reaver esse dinheiro investido? Alguma proteção por lei?

    Agradeço quem puder auxiliar

  37. Moro de aluguel… e a imobiliária não coloca no boleto do aluguel os gastos e valores a pagar em relação a conta de água e luz. Eles colocam o valor fechado já incluindo a água e a luz. Oq faço e oq pode acontecer.

  38. Olá! Eu gostaria saber se é possível reaver o valor do aluguel pago, após 3 dias eu desistir de ficar com o imóvel por motivos financeiros. Aluguei no dia 13/04/19 porém desistir do aluguel no dia 17/04/19. Ainda não assinei contrato.

    1. Olá Adaias. Tudo bem?
      Se não assinou o contrato, ele não iniciou. Então pode desistir de assinar.

  39. Bom dia…aluguei um apartamento com vários problemas um deles é uma calha em volta dos quartos na sltura das camas que faz um barulho qusnfo chove que incomoda quando estou dormindo reclamei várias vezes e fui informada que nada poderia fazer…fui no tribunal de justiça e fiz uma reclamação na qual foi resolvido parcialmente… inclusive com valor cobrado para reparo do prédio no qual só eu fui cobrada…deveria ter um rateio dos moradores a justiça fez eles devolverem o dinheiro agora estou para sair do apartamento e estou com medo porque são pessoas de má índole e eu dei um depósito…com todos os problemas que eu tive quando pedi para sair disseram que teria que pagar uma multa porque eles não tem que pagar multa tb pelo contrato descumprindo . O apartamento tem mais de 5 anos de uso …Quando mudei não percebi que a pia estava com vazamento uma lâmpada queimou e o exaustor soutou uma tampa mais tudo isto são problemas pelo uso de tanto tempo e agora sou eu que vou ter que arrumar estou no apto apenas 09 meses.

  40. Olá, tudo bem?
    Estou com uma situação complicada, alugo imóvel direto com o dono, contrato registrado em cartório, porém o mesmo forneceu comprovante / recibo do valor pago somente qdo solicitei, e os dois últimos não me passou, mesmo eu solicitando,posso solicitar a quebra de contrato por esse motivo?
    Obrigada.

    1. Olá Rose. Tudo bem e você?
      A maneira correta é o proprietário te fornecer realmente esses recibos. Contudo, poderá usar os seus comprovantes de depósitos, como recibos, caso ele não te entregue.
      Contudo, isso não é motivo de quebra contratual.

  41. Olá boa noite! Eu aluguei um apartamento e depois que me mudei me arrependi do passo dado! Por varios motivos, ela não tinha ar condicionado, nem forno , nem Junker! Ficava 7000 reais para colocar essas coisas no imóvel. 2 dias após mudar eu liguei para a Proprietaria e disse que eu gostaria de por essas melhorias no apartamento e ela podia me recasi no final . Podia ser através de aluguéis . Ou usar os 7 mil de calção. Ela não aceitou nem uma proposta. E por fim tive que sair do apartamento com uma filha pequena. Fiquei 15 dias no apartamento! Sendo que 2 dias após mudar comuniquei minha insatisfeitos.
    Resumo o que eu quero saber é se eu tenho que pagar a multa e Mais a comissão da amiga dela que indicou o imóvel. O nosso contrato não estava assinado ainda . Com a situação toda não foi assinado!
    Mais ela tá me cobrando
    1900 proposicional ao período ok devido !

    3000 mil de comissão da amiga
    6000 mil multa do contrato que não foi nem assinado
    Total : 10.903.57 deu a conta dela !

    Por favor me diz se isso tá certo?

    Aguardo
    Atenciosamente
    Ju

  42. bom dia
    gostaria de me informa aluguei o imovel do meu irmao e fiz o contrato em meu nome o inquilino saiu e nao pagou o ultimo mes de aluguel e nem os talao oque posso fazer a respeito diso?

  43. Olá,
    Á minha dúvida é se posso transferir o seguro incêndio adquirido do imóvel anterior para o futuro imóvel também locado pela mesma imobiliária.
    Após um ano de contrato decidi mudar para outra casa com o aluguel mais em conta. Já paguei três parcela da renovação do seguro incêndio e estou me mudando para nova residência .
    Ou seja… paguei praticamente um ano de um seguro (3/4)que não irei usufruir e passarei a pagar um novo seguro.
    E a minha dúvida é se posso transferir o seguro dessa (casa A) para casa (B)

  44. Boa noite, eu alugo uma casa e o meu corretor registrou meu endereço com número errado, tanto no contrato, quanto nos boletos. Apesar de eu já avisa-lô do erro ele insiste em ignorar. Comecei a desconfiar disto, tem algum embasamento legal que criminalize essa prática? Ele está de alguma forma burlando alguma lei ? Eu tenho pagado aluguel de um endereço que não existe.

  45. Olá boa tarde. Fiz depósito caução no valor de 3x o aluguel na época de 1200,00 (total caução 3.600,00. Porém teve um aditamento e o aluguel foi para o valor inferior de 1.000,00. Agora vou devolver o imóvel e usar 3 meses do depósito. Porém a minha dúvida seria a locadora teria que me devolver a diferença do aluguel atual? Ou seja 600,00.

  46. Olá! Tenho uma dúvida, o locador poderá pedir o imóvel antes do término do contrato e sem ônus (multa) se o inquilino cometeu algum ilícito, como por exemplo, tráfico de drogas no imóvel que ele alugou?

  47. Fiz um contrato de 3 mês , e acaba dia 07 de maio , eu tenho alguns dias pra fica na casa aínda? Até arruma outra

  48. Olá, aluguei um imóvel, e desisti de ficar com ele uma semana após dar o primeiro depósito, não assinei nenhum contrato, gostaria de saber se é possível o proprietário do imóvel devolver o valor pago do depósito, já que nem cheguei a ter as chaves do imóvel.

  49. Boa tarde!! Meu inquilino só quer pagar até dia 30 de cada mês, sendo que o aluguel vence todo dia 10 com tolerância até dia 15.Segundo ele ,isso não é atraso .Somente é atraso aparti da virada do mês. Isso é correto? Obgda pela atenção!!

  50. Bom dia,
    Gostaria de Tirar uma duvida assinei o contrato do aluguel no dia 17 de abril e peguei as chaves da casa,o valor do aluguel é de R$ 800,00 e a imobiliária me mandou o boleto no Valor R$ 600,00 sendo que faz 14 dias que eu estou na casa. Fiz esse calculo 800,00/30 dias =26,66 x os 15 dias=400,00. Gostaria de saber se a imobiliária está me cobrando um valor abusivo de R$600,00 ou está correto o meu calculo?
    Desde já agradeço!!!

  51. Bom dia. Estou com um contrato vencendo em uma casa e já tenho outra engatada para entrar. Visto que meu fiador será o mesmo eu tenho direito de pedir pra imobiliária atual me devolver os documentos do mesmo (registro de imóvel e etc)? Pois na época dessa outra locação tivemos todo um trabalho pra poder pegar algumas certidões referentes ao imóvel que ficaram na imobiliária.

    Tenho que fazer tudo novamente ou posso pedir para a imobiliária me ceder esses documentos para dar continuidade no processo de locação com a próxima?

  52. Boa noite, aluguei um imóvel e o contrato e de 3 anos, mas pretendo sair qdo fizer 1 ano, eu só recebi o contrato qdo já estava morando e vi que ele havia feito por três anos, eu posso sair em 1 ano?

  53. O locador, pode fazer ligações para o locatário todo mês para perguntar se o mesmo já pagou as contas de água e luz?

  54. Boa noite…meu nome é Alessandra e estou com um problema…meu contrato foi feito com duração de 30 meses, onde o mesmo venceu em 26/04/2018…após o vencimento não fui até a imobiliária para assinar a renovação e isso foi passando…até que em 08/04/2019 me vi em uma situação financeira muito crítica e enviei um e-mail a imobiliária explicando minha situação e a possibilidade de desocupação do imóvel sem pagamento da multa rescisória, pois em meu entendimento como não foi assinado o contrato atual ele passou a vigorar como indeterminado…sendo assim fui orientada pela funcionária da imobiliária em fazer minha proposta de liberação ao proprietário com isenção da multa. Fiz a proposta de liberação enviei por email e logo recebi a informação da funcionária da imobiliária que a mesma já tinha notificado o proprietário sobre a minha desocupação e que a alegação dela foi de que como eu estava sem contrato assinado o locador não poderia cobrar essa multa…sendo assim entendi que eu tinha ficado isenta da multa…Fiz todo o procedimento de entrega de chaves de acordo com o regulamento que a própria funcionária da imobiliária me enviou,entreguei as chaves peguei o termo de entrega de chaves assinado, tudo isso mediante a informação que não seria me cobrado a multa…entreguei as chaves no dia 02/05/2019 e hoje dia 07/05/2019 recebo um email da imobiliária me dizendo que o proprietário não está aceitando a liberação do.imovel sem que a multa seja cobrada e sendo assim está funcionária de nome Maria alega que eu saí por vontade própria e que ela em nenhum momento afirmou que a multa não seria cobrada…estou desesperada pois sempre deixei claro que só sairia do imóvel se a multa não fosse cobrada para simplesmente agora depois de todo o procedimento a imobiliária resolver finalizar o contrato somente após o pagamento da multa…A minha garantia locatícia e o seguro fiança da Porto.. gostaria de alguma orientação pois minha intenção agora e pagar e após eu receber o termo de encerramento quero processar a imobiliária por danos morais já que eles me confiaram que não seria cobrada essa multa e fui obrigada a pagar pois em meu ver acredito que a funcionária não notificou ao locador devidamente qual seria a minha condição para devolução do.imovel que seria devolução mediante a isenção da multa

  55. Bom dia….
    Estou alugando meu apartamento via imobiliária e estou achando ela bem desorganizada.
    Fizemos o contrato com início em 15/02. Porém ela não cobrou e nem me repassou o proporcional de fevereiro. Minha dúvida é o aluguel e as demais cobranças deve vir desde o dia que está em contrato ou desde o dia que o inquilino se mudou?

    Desde já agradeço a atenção.

  56. Olá bom dia, eu gostaria de sanar uma dúvida.
    Aluguei um imóvel, na vistoria constava que tudo estava funcionando perfeitamente, quando entrei no imóvel percebi que o interfone estava quebrado, entrei em contato com a imobiliária, e a mesma segue me enrolando há 4 meses, dizendo que vão resolver e nada é feito, pedi um desconto no valor do aluguel, já que tem 4 meses que estamos pagando e o interfone segue quebrado, fato que eles ocultaram no documento de vistoria. O que pode ser feito nesse caso?

  57. Eu, tinha dúvidas mim ajudou muito.

  58. Aluguel imóvel com rateio de taxas,na época,tinham 5 pessoas no pátio, agora que uma saiu,a proprietária quer cobrar agua e luz de meu filho adolescente,isso pode?obrigada.

  59. O proprietário pode me cobrar por ele está trocando a pia do imóvel?

  60. Boa tarde!

    Gostaria de tirar uma duvida, fiz um contrato de 30 meses, porem estava aguardando uma proposta de um trabalho em outro estado, e informei isso a corretora e solicitei um contrato de 12 meses antes de assinar o contrato, a mesma me disse que não tinha problema que com 12 meses não serias cobrada multa.

    No meu contrato não existe nenhuma clausula dissendo que tenho que informa com trinta dias de antecedencia.
    Assim como não é explicita penalidades por reincidir o contrato antes do prazo.

    Agora com 7 meses, recebi a confirmação do trabalho, informei a proprietaria e a administradora, onde a mesma me solicitou uma declaração da empresa a qual vou prestar serviço (o contrato também é omisso quanto a essa situação de declaração da empresa), mesmo assim forneci a declaração.

    Após enviar a declaração assinada pelo socio diretor da empresa, a advogada da administradora me informou que iria para analise, e mesmo assim me cobrou por multa de 10% do valor do aluguel pelos 23 meses restantes.

    Gostaria de saber se mesmo não havendo expresso no contrato, posso ser cobrada por todos esses pontos sitados???

    * só para constar: a vistoria do imovel já foi realizada e as chaves já foram entregues.

    Por favor me ajudem…

    Desde já agradeço!!!

  61. Estou em uma casa a 1ano atrasei o aluguel um dia pq caiu dia 10 em uma sexta no sababdo q fui pagar paguei com 40 reais de juros eles podem fazer isso ? Sem me dá carência de pelo menos 5 dias mandaram eu falar com a proprietária pra ela autoriza só q a próprietaria ligou e eles falaram pra ela q eles não dava nenhuma carência eles podem fazer isso ?

  62. Olá Boa noite !
    Quando não há endereço do proprietário no contrato isso ainda tem validade do mesmo?

  63. Boa tarde na verdade a informações que preciso e saber o que faço, quando a imobiliária que contratei não da a minima atenção para mim. o inquilino esta dois meses sem pagar aluguel e ele simplesmente diz que ela não atende o telefone. Posso denunciar a imobiliária dele onde faço e se posso tirar meu imóvel dele. Me ajude.

  64. Boa tarde,

    Muito bom o artigo, porém fiquei com algumas dúvidas.

    No caso de um aluguel anual, quem deve pagar a vistoria de entrada. A imobiliária ou o locatário?

    E se for um contrato de menos de um ano, quem paga as vistorias de entrada e de saída do imóvel?

    Grato desde já

  65. Boa noite,
    Temos um contrato de 30 meses, meu inquilino vai mudar para apto do irmão que mudou para o litoral, completará no meu imóvel, apto, 6 meses. Consegui a fórmula do cálculo da multa, proporcional ao tempo q falta aos 30 meses. Minha dúvida é quanto ao caução, se tem de ser devolvido neste caso, e se desconto a multa do mesmo.
    Grata.

  66. Pergunta: quando assinei meu contrato em 2018, foi logo após a morte da minha mãe, não notei que o valor extraordinário, bem como tax de incendio e seguro seriam por minha conta, como posso corrigir isso? Obrigada

  67. BOA TARDE GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA. MORO EM UMA CASA ALUGADA O CONTRATO JÁ VENCEU E DECIDIMOS RENOVAR . PORÉM AGORA APARECEU OUTRA CASA EM OUTRA IMOBILIÁRIA ESTAMOS INTERESSADOS NELA. MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE AGENTE NÃO ASSINOU NENHUM DOCUMENTOS DE RENOVAÇÃO DE CONTRATO DA CASA QUE ATUALMENTE ESTAMOS AGENTE PODE SAIR DESTA CASA E ALUGAR OUTRA CASA EM OUTRA IMOBILIÁRIA? . DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO

  68. Boa tarde temos um inquilino que o contato dele vence em 13 de julho no contrato está escrito que o calção será devolvido após o vencimento do contrato como moradia so que ele encoste de fica Junho e Julho para desconta calção.

  69. Boa noite
    Quero alugar uma casa minha,mais queria apenas dois depósitos pra não pesar pro locatário,pois sei o quanto pesa pagar aluguel,tem como a imobiliária fazer como o proprietário pede?

  70. Estou tendo grande desgaste, o meu aluguel era pago diretamente ao proprietário do imóvel, a algum tempo ele deixou por conta de um corretor de imóveis, o problema é que estou sendo constrangido, no dia do aluguel que é todo dia 15 ele vai até o escritório com tom de ameaça e insistentemente liga . É legal essa cobrança acirrada? Na empresa estou com cliente e ele fica em cima. MT ruim a situação

  71. Olá preciso Grande ajuda.
    Aluquei uma casa na imobiliária.
    A casa está apresentando problemas estruturais.toda vez que chove sai água do.ralo edo vaso do Banheiro. Não será uma.obra fácil pois tenque mexer em.todo a estrutura do.condomínio. o.síndico ja me.explicou isso. Resumindo fiz vídeos da casa alagada mandei e fui na imobiliária eles falaram com a dona Sobre o ocorrido que eu quero sair pois não tem como fica mas .so tenho.7 meses n casa o contrato é de 1 ano ela não.quer reincidir diz que se eu sai tenho que pagar multa de 3 depósito.
    Aminha dúvida é hoje É dia 15 o aluguel desse mês vence dia 22 daqui a 7 dias .tenho que pagar o aluguel? Dei 2 meses de depsisoro quando entrei e com as chuvas perdi móveis. Resumindo.
    O que tenho que pagar?
    Ól que serei resarcida?
    Tenhoque pintar a casa pra sair ?
    Ela têm que me devolver meu depósitos? Sooooooocoro obg

  72. Olá, Tudo Bem?
    Tenho um imóvel alugado através de Imobiliária para um parente próximo.
    O contrato venceu 19/03 e fiz contato com a Imobiliária (ainda no mês de março) solicitando que finalizassemos o contrato de locação, mas que meu parente não desocuparia o imóvel (pois irei ajudá-lo cobrando um valor menor de aluguel).Neste caso, a pessoa da Imobiliária me informou mais de um mês depois (e depois de muita insistência e várias ligações minhas) que seria cobrada multa de 1 aluguel. O que ela não me disse é que eu não receberia está multa (ou seja, ficaria para a Imobiliária). Poderia, por gentileza, me dizer se isso é correto?

  73. Olá… o dono da casa colocou a mesma para vender, ele quer levar um interessado para ver a mesma, ele pode fazer isso?

  74. Fui fiadora de uma pessoa é o contrato era de 30 meses !!
    Acabou o vencimento !!
    Quero saber se continuo respondendo juridicamente como fiadora uma vez que a pessoa continua no imovel mas não teve renovação de contrato.

  75. Olá , aluguei um imóvel tratando com a Imobiliaria, descobri tempos depois que a proprietária da casa é esposa do dono da Imobiliaria.
    No contrato não consta nome da Imobiliaria, nem tão pouco assinatura, apenas dados e assinatura da proprietária pessoa física.
    Os boletos vem em nome da Imobiliaria, e não aparece a pessoa do contrato.
    Me parece uma fraude.
    Isso pode ocorrer , é comum ? E em
    Caso de eventual notificação, devo esta encaminhar a proprietária ou a Imobiliaria?
    Agradeço

  76. Olá bom dia meu nome é Patrícia aluguei uma loja para meu cunhado fomos no cartório abrir firma.gostaria de saber se posso estar tirando do meu nome é passando para o nome da esposa dele e qual prejuízo pode me causar caso aconteça alguma coisa??

  77. Em 2015 fiz contrato com uma imobiliária para aluguel de um apartamento, morei um ano, me alugaram um apartamento cheio de infiltração, nunca resolveram então resolvi sair, paguei todas as taxas direitinho e logo em seguida em 2016 aluguei outro apartamento com a mesma imobiliária, no contrato vinha dizendo que eu teria que pagar as taxas de IPTU, tudo certo, estava ciente disso, no primeiro ano quando fui pagar a taxa do IPTU que puxei no site da prefeitura não saiu o boleto, pois já estava pago, a dona tinha pago, então só saiu a declaração de débitos negativos, quando fui renovar o contrato levei a declaração e a imobiliária aceitou e renovou meu contrato por mais um ano, assim o ocorreu novamente durante 2 anos p frente, sempre a dona pagava o IPTU, quando encerrei o contrato esse ano com eles a imobiliária me pediu o comprovante desse ano e eu levei a declaração de e débito negativo e falei que não tinha comprovante pq a dona sempre pagava, ok! Fizeram o termo de encerramento, assinei, paguei as últimas contas e entreguei a chave. 2 semanas depois entraram em contato comigo me cobrando os 3 anos de IPTU, que a dona estava querendo ser ressarcida, sem um aviso, sem um documento assinado falando que ela pagaria mas que queria o ressarcimento, tipo, ela pagou 3 anos e ficou calada e somente no encerramento do contrato falou que queria o ressarcimento

  78. Bom dia,
    Estou com dúvidas, os valores cobrados pela imobiliária, no credpago é legal?
    Solicitei os recibos e notas fiscais, me disseram que não tenho direito.

  79. Olá! Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    No meu contrato há uma cláusula dizendo que após 12 meses de locação eu posso sair do imóvel sem ter que pagar nenhuma multa.
    Por outro lado, há outra cláusula regulamentando que meu contrato é válido por 30 meses.
    Sendo assim, se eu quiser sair da casa, antes de decorrido os 12 meses, o calculo da rescisão será feito com base em 12 meses ou 30 meses??
    Obrigada!!!

  80. Olá !! Boa tarde !
    Poderia me ajudar ……preciso alugar um Apt direto com Proprietário, porém ele exige fiador ….como funciona já que estou alugando direto com ele .

  81. Tenho uma dúvida, fiz alguma pesquisas mas não cheguei a uma conclusão….Na solicitação de ligação da água, a cobrança do valor de religação( com hidrômetro), é de responsabilidade do proprietário do imóvel ou do inquilino que solicitou?

  82. Bom dia,

    Tenho um imovel alugado por imobiliaria que estamos sem receber a mais de 03 meses o aluguel. A imobiliaria ainda não entrou com a ação de despejo, já solicitamos varias vezes e nada. Agora soubemos pelos vizinhos que os inquilinos sairam do nosso imovel, não comunicaram e não entregaram as chaves. Falamos com a imobiliaria, mas a mesma nos diz que esta vendo com o advogado como proceder, mas agora mandamos mensagens e a imobiliaria não nos retorna. Por favor, o que podemos fazer para resolver?

  83. Pode ser cobrado do fiador outras dividas alem do aluguel ???? Tipo, multa de condominio, pintura do apartamento na entrega e outras coisas to tipo ???

  84. Olá! Eu gostaria de saber se é possível acrescentar uma cláusula no contrato, onde se o inquilino atrasar o aluguel, pode-se cortar o fornecimento de água e luz. Já aue neste caso, quem paga é o locador. Fazendo essa cláusula, e o inquilino sabendo disso, pode -se cortar a água e luz caso o inquilino atrase?

  85. Olá, o que fazer se o proprietário pede o imóvel de volta sem nenhum dos motivos citados?

  86. Bom dia, meu contrato venceu em 2016 e fiquei no imóvel ate Maio de 2019 porém não reencidi o contrato, mas a imobiliária me cobrou uma multa de um aluguel porque não avisei que iria sair da casa com um mês de antecedência, no contrato tem uma cláusula que diz que mesmo depois do vencimento do contrato que foi em 2016 ele é prorrogado automaticamente, por isso que eles alegam que vão cobrar a multa, está correto?

    1. A Imobiliaria está corretíssima, se um contrato expira e nenhuma das partes tomam providências para saída do imóvel ou renovação contratual, o contrato fica prorrogado e põe o inquilino em seriíssimas condições , pois pode ser despejado a qualquer instante sem motivo algum, o que na terminologia jurídica diz ser alvo de Ação de despejo por denúncia vazia, quer dizer mandar alguém sair sem motivo do que é alheio e não seu.

  87. Olá boa tarde!
    Estou com uma dúvida. Adquiri há algum tempo um imóvel que já estava alugado e por isso tenho que cumprir o contrato que foi firmado com o antigo proprietário, até o prazo final.
    Acontece que nos últimos meses, o inquilino tem atrasado o pagamento.
    A imobilizaria ajuizou ação de cobrança e despejo. Dias atrás firmaram acordo com o inquilino.
    Ocorre que, fizeram um acordo totalmente inviável para mim, parcelando o valor do débito em mais 02 anos para pagar.
    A imobiliária não me consultou sobre esse acordo, portanto não autorizei e não concordo.
    Pergunto: é possível impugnar esse acordo judicialmente, alegando que não fui consultada e nem autorizei o parcelamento, e que a formar de pagamento vai me causar enormes prejuízos, já que dependo do valor da locação para quitar o imóvel?

  88. Aluguei uma casa por 12 meses mediante contrato. Fiz um caução que no caso estarei isenta de pagar o aluguel no ultimo mês. Sendo que só poderei ficar 6 meses na casa. Pagarei multa porém a proprietária não quer me devolver o caução. O aluguel está em dia. Não quero ficar esse ultimo mês de graça. Quero ela seja abatido na multa.

  89. Olá tudo bem,gostaria de uma importante informação. Perdi meu contrato de locão, pedi por varias vezes uma segunda via a proprietária e sem retorno,achamos alugando outro lugar e entregamos o apartamento que estávamos,estamos com problemas com a proprietária que não devolveu nosso caução,alegando que destruímos o apartamento,mostrando fotos antigas. Ela ficou de ver as despesas para poder nos devolver mais até agora nada.o que devo fazer.

  90. Boa noite, Minha irmã alugou uma casa em 2001 foi feito contrato e registrado em cartório, infelizmente ela faleceu e sou dependente dela e tenho uma bebê de 1 ano e seis meses, a dona da Casa disse que ela não efetuou nenhum depósito porém encontrei o 1 contrato informando que Ela fez o depósito de 5 meses. Me ajuda ela quer que eu saia da residência e NEM me deu os 30 dias.

  91. Eu fiz um contrato de um ano registrado no cartório com a data 29 ,antes de chegar um mês o locatário quis mudar para o dia 10.
    O que devo fazer o locatário tem que pagar a diferença do dias e também tenho que anexar novo papel no contrato?

  92. Minha filha, é proprietáraia de um apartamento, e solicitou a um corretor que o vendesse, passaram-se meses, dizia ele que estava difícil a venda de imóveis nesse momento, ao completar um ano de repente ele aparece em casa dizendo que achava melhor alugar até conseguir vender, para não se perder dinheiro e, já tinha até para quem alugar 2 irmãs estudantes. no 3º mês ( final de abril/2019) ele deu à minha filha apenas a metade do valor do aluguel, passado alguns dias após ela ligar várias vezes para ele, dizendo que está precisando do dinheiro´pois até doente está, e ele so pede desculpas e que no dia seguinte iria transferir o dinheiro p’ra ela, aborrecida foi até a imobilíária que ele trabalha, a ACRÒPOLE, aqui em Belem , na Gov, José Malcher, onde desabafou o que está passando, perante colegas dele, o qual comportou-se do mesmo jeito de sempre( eu digo o mesmo jeito de sempre porque nesse período a espera que vendesse o ap, ele vivia a me implorar de vez em quando um empréstimo para pagar a Faculdade dele, esse moço tem 50 anos! e para comprar comprar remédio para o neto que é especial e está doente, que pagaria dia X, esse dia chegava e ele a pedir desculpas, como estávamos aguardando a venda do ap, nessemomento falaríamos ao comprador na frente dele mesmo que descontasse o que ele me devia e assim eu teria meu dinheiro de volta, somava 2.400 reais, por aqui parei, chegou a me dizer na maior cara de pau , que eu era ” Profa, a Sra. é um apoio , com quem tenho que contar, Deus lhe abençôe!” ai me aborreci e ele ouviu o que não queria. Pedi à minha filha que fosse até às inquilinas, dizer a ela que deposite o dinheiro na conta dela, que por sinal ele não forneceu as moças a conta dele e sim a do cartão de crédito, eu, nunca lidei com isso, achei estranho.Peço que me diga como devo agir, pois eu ajudo esta filhaele, sabe disso, ela é depressiva por isso nem curso superior fez, por eta razão foi aposentada como simples Agente Administrativo no Estado, e ganha menos que um salário mínimo, agora surge em nosso caminho uma criatura como essa.Eu também ando com sérios problemas de saúde, até fratura no Fêmmur já sofri, pedi a ela que fosse Fazer um B. O. contra ele, estou certa? As mocas inquilinas, estão com receio de fazer o que a minha filha pediu , pois têm medo de confusão.Se puder me esclarecer agradeço desde já.

  93. Oi,gostaria de saber se é legal cobrar rateio de agua e luz por cabeças de uma única família e com os outros que moram em outras casas no mesmo terreno?No contrato que assinei,direto com a locadora,diz dividir em partes iguais pelo número de pessoas que residem no endereço .Obrigada.

  94. Morei em uma casa por 12 meses conforme contrato de locação no valor de R$1.200,00 no dia de restituir o imóvel entreguei a chave com tudo do jeito que peguei (casa sem nenhum dano) ao filho dele (de maior) que encontrei na rua. Porem 2 meses depois o dono da casa ingressou judicialmente contra mim, a fim de cobrar multas por suposto descumprimento da obrigação. Descobri que o filho dele no final de semana seguinte fez uma festa na casa com amigos, o que provavelmente danificou a casa. Nessa situação o que eu devo fazer?

  95. Olá boa tarde
    Tudo bem?
    Eu aluguei um apartamento pedir ao propietario o mínimo de permanência por 6 meses era o tempo de encontrar um imovel pra comprar ai depous que assinei o contrato meses depois que percebi que ele agiu de má fé colocou 30 meses como posso resolver essa situação.
    Obrigada

  96. Boa noite. Aluguei uma casa com contrato direto com o locador, porém, sou trabalhador autónomo e algumas vezes atrasei o pagamento em media cinco dias. Daí mudei-me com todos aluguéis pagos e as demais contas ( luz e água). Mas ele está me cobrando um mês de aluguel pelos dias de atraso. Sabendo que sempre comuniquei com antecedência. Isso é legal?

  97. Boa noite!
    Tenho que pagar seguro fiança mais calção para alugar um imóvel ? Na imobiliária?

  98. Boa noite. Eu tenho um contrato de 24 meses, e por motivos financeiros decidi mudar de casa. Se passaram 14 meses e restam 10 para encerrar o contrato. O valor do aluguel é de 500,00. Segundo informações que vi em alguns sites, o calculo da multa seria: 500,00×3= 1.500,00 valor da multa. 1.500,00÷24 = 62,50. Pego os 62,50 e multiplico pela quantidade de meses faltantes que no caso será 10 pois ainda esse mes eu saio. O contrato é ate 04/2020. Então seria 62,50×10 = 625,00. Minha duvida é: Esta conta está correta? E outra duvida, eu quando entrei dei um mês de deposito. Se eu sair e deixar a casa em perfeito estado este valor é devolvido? Posso usar este valor para abater na multa? Desde ja eu agradeço a atenção.

  99. Boa tarde me chamo Flávia, estou fazendo a renovação pela terceira vez do meu contrato de locação de um imóvel comercial, ouvi dizer que no aditivo contratual eu como locatária não precisaria pagar uma multa de 3x o valor do meu aluguel, se eu avisar com 30 dias de antecedência da minha desistência em permanecer no imóvel antes do prazo final do contrato. Essa multa no aditivo é legal,mesmo sendo em caso de renovação? Pois já cumpri o contrato estabelecido anteriormente, posso exigir a retirada dessa cláusulla do aditivo de renovação?

    1. Oi Flávia, tudo bem? Estou na mesma situação que você. Fiz um termo aditivo, tenho e-mail da imobiliária confirmando que não teria multa no aditivo, e agora estão cobrando. Como você resolveu sua situação? Estou tentando negociar com o proprietário e pensando em acionar o Procon.

  100. Ola! Quando eu pagava o aluguel atrasado a imobiliaria cobrava 10% de juros, so quando virava o mês. Mas o proprietário trocou de imobiliaria, e nessa nova imobiliaria eles cobram os juros com 1 dia de vencimento. Eles podem fazer isso?
    Ou podem mudar cláusulas do contrato antigo?

  101. Olá, tenho um calção de 6 meses e estou saindo do imóvel! Já avisei a imobiliária que vou sair e tenho 30 dias pra isso. Eu tenho que pagar o aluguel desse último mês ?

  102. Olá eu aluguei um imóvel através de contrato em comum acordo das duas parte , porém não reconhecemos em cartório, não colocamos multa em casa de quebra de contrato porém pretendo sair antes do prazo do determinado no caso seria 6 meses antes a dúvida ,tenho que pagar multa e se tiver qual valor ? Obrigado

  103. Boa tarde!

    A imobiliária pode exigir a marca da tinta ? Pode exigir um valor para mão de obra?
    Pois a imobiliária quer R$400,00 de mão de obra, mais 2 latas de tintas da marca Suvinil.
    Gostaria de saber se sou obrigada a pagar isso, mesmo ter assinado o contrato? e mesmo a casa não precisando ser pintada?

    1. Ola bom dia, meu nome é Bruna

      Estou na metade do meu contrato e se eu quiser sair estou isenta de multa, porem estou com uma duvida… Eu fiz a locacao com seguro fiança e gostaria de saber se eu sair irei ter que pagar alguma multa a seguradora, visto que o pagamento do seguro foi dividido em 11x

      Desde ja agradeco

  104. Boa tarde, meu contrato venceu em 2016 e sai do imóvel em maio de 2019, ou seja três anos depois, havia uma clausula que não atentei no contrato, que dizia que ele se renovava automaticamente, mas tive que deixar o imóvel por não poder mais honrar o aluguel pois fiquei desempregado e procurei um imóvel mais barato e também por questão de segurança, pois alguém que morava conosco se meteu com estelionato, sai antes de completar os 30 dias de notificação, mas deixei tudo claro quando notifiquei a imobiliária, mesmo assim eles querem que eu pague um mês de aluguel de multa. Isso está correto?

  105. Olá, boa noite! Quero tirar uma dúvida. Eu terminei o contrato de locação de uma casa em 29 de maio de 2019, saí nesta data, porém ainda não tive tempo de ir na Light para retirar meu nome da conta ou seja, o encerramento. O proprietário me informou agora que , como ainda não fiz o encerramento junto a Light, continua gerando aluguel, isso procede????

  106. Olá tudo bem?

    Bom, eu alugo um imóvel residencial com contrato de 12 meses tudo diretinho, so que quando fui receber o aluguel percebi que a locatária além de morar fez um pet shop no pátio da casa, nesse caso o imóvel mudou para comercial? o que devo fazer?

  107. Boa tarde,sou vidinha de um imóvel e o locador me pediu para mim e a outra visinha assinar só para deixar algo meio que parecer sério para a inquilina e agora a inquilina tá dando trabalho para pagar e o dono da casa tem vindo no meu portão dizer que vai acionar a justiça é que não vai ficar com o prejuízo sozinho,o que faço?

  108. Olá boa noite ! Espero q vcs podem me ajudar , pois meu pai tem uma casa que está alugada por uma imobiliária e eles seguraram 3 aluguéis que não foram repassados pra meu pai e isso tem mais de 1 ano e meio alegando que eles iriam fazer uma reforma no telhado da casa q estava com infiltração e até hoje 10/06/19 eles não fizeram nem uma reforma .. e eles não tem nem uma documentação assinada pelo meu pai que autorizassem eles fazer essa reforma .. e meu pai quer receber esses aluguei q não foram repassados .. como fica ? A imobiliária tem que pagar esses aluguéis com juros? E quais são os juros? O valor do aluguel e de 900 reais . E meu pai quer pedir o imóvel pra imobiliária pra ele morar, e eles quer cobrar uma multa de quebra de contrato . Essa multa e valida mesmo sendo pro meu pai morar no imóvel ? Obrigado por enquanto aguardo respostas.

  109. Olá bom dia. Tive problemas com uma imobiliária que gerenciava minha casa por 7 anos confiei muito neles pois moro fora do Brasil ,achando que estavam fazendo um bom trabalho. Teve um inquilino que deixou de pagar o aluguel então eles me enviaram uma procuração para que eu assinasse para entrar na justiça contra o inquilino isso foi em 2012 mas eles nunca entraram em 2016 como eles nunca me falaram coisas concretas pois como as coisas no Brasil é lenta fiquei acomodada, fui até eles para saber do processo me disseram que não entraram com processo contra o inquilino e ainda estava em débito . Então quebramos o contrato e coloquei em outra imobiliária. Esse ano recebo uma notificação da justiça que eles usaram a procuração que assinei em 2012 e abriu um processo em 2018 no.meu nome contra o inquilino que estava devendo. Eles podem fazer isso sendo que nem estavam admisistrando mais minha casa? E abrir um processo sem eu saber? Desde já agradeço

  110. Olá boa tarde! Aluguei um imovel e não percebi uma avaria no blindex do banheiro, e com o uso foi se fazendo riscos que são um dano estético, porém a parte de funcionamento continua integra. Gostaria de saber se o dono tem o direito de exigir um blindex novo?

  111. Bom dia!

    Alugamos um imóvel com dois meses de caução antecipados. Nosso acordo verbal era de ficarmos o menor tempo possível, pois estávamos aguardando outro imóvel de mesmo dono ficar disponível para mudarmos. Nosso contrato não prevê permanência mínima, bem como informa apenas a duração de 06 meses. O locador não nos informou da disponibilidade do outro imóvel e, passados três meses decidimos ir atrás de outro imóvel que nos atendesse melhor.
    Ao comunicar que iríamos deixar o imóvel o locador nos informou que deveríamos pagar os dias proporcionais ao que ficamos no apto , mais um mês de aluguel e mais multas. Procede?!
    Nosso contrato não consta permanência mínima e nem cita como “quebra de contrato ” a não permanência pelos 6 meses. A quem devo recorrer!? Existe alguma justiça especializada para esses casos?!

    Obrigada!

    SARA

  112. Boa tarde , assinei um contrato de locação dia 29/05/2019, me entregaram as chaves dia 03/06 só que por problemas maiores tive que desistir da locação fui lá e devolvi as chaves dia 06/06.
    Tenho que pagar a multa de 3 meses?? não fiz nem a mudança.

  113. Olá, preciso de uma informação. Aluguei um imóvel e me pediram 01 de aluguel de reserva do imóvel e 02 meses de isenção de fiador, a reserva eles me devolveram, mas e os dois meses que paguei, que não consta no contrato, pago a título de isenção de fiador, isso é legal?

  114. O locador é obrigado a disponibilizar as chaves dos cômodos internos?

  115. bom dia, aluguei um apartamento e descobri depois de me mudar e assinar o contrato que o locatario esta me cobrando muito mais do que alugam por aqui quase 200,00 reais a mais já incluindo o condominio. será que posso fazer alguma coisa?

  116. Olá, eu comprei um ponto e depois descobri que a pessoa que me vendeu estava devendo 10 meses de alguel… Posso desfazer o negócio mediante essa situação?

  117. Boa noite! Queria tirar uma dúvida. Tenho um contrato que diz que a minha água é incluso no condomínio, mas a imobiliária disse que agora vou precisar pagar a conta de água e eles iram diminuir um valor do condomínio. Mas eu acho injusto pq o apto vive dando problema de vazamento da água. E mesmo diminuindo o valor do condomínio o valor da água iria dar na mesma ou até mais alto… ficarei grato pela resposta!

  118. Minha dúvida é: Se o inquilino sai da casa alugada , mas deixa uma dívida de quase 3.000 de água em atraso e de 400 reais de energia , qual o procedimento a ser feito ? Na conta de água está o nome da inquilina da empresa , mas a conta de luz ficou no nome do proprietário. Pode-se entrar com procedimento por danos morais ou materiais em função da casa está fechada por receio de que sejam cortadas a água e a luz?

  119. Olá tudo bem, gostaria de saber se o proprietário pode cobrar uma multa quando eu for deixa o imóvel. Independe de quanto tempo eu esteja nele, ele só estipulou que seja dado o valor do aluguel quando eu sair, ele é pode fazer isso?
    Obs: Ele não reformou o imóvel quando alugou.

  120. Boa tarde,

    Gostaria de lhes pedir esclarecimento sobre dúvidas relativas às obrigações de fiador. Meu sobrinho pediu-me para ser fiadora em seu contrato de locação de imóvel residencial em outra cidade. Possuo residência própria e uma sala comercial, tb em cidade diferente daquela onde ele quer alugar o apto. Preciso dar imóvel em garantia? E caso eu dê a sala comercial como garantia e precise vender na vigência do contrato, fico impedida?
    Desde já, agradeço sua resposta!
    Att

  121. boa noite
    tenho um terreno comercial alugado como estacionamento , fizemos um contrato rezistrado en cartorio durante trez anos . que se encerra agora , pedi o imovel so que a pessoal nao quer sair que devo fazer, pergunto ,posso eu fazer as manutençao , uzar o espaço para trabalhar com meus pertence? até a açao de despejo chegar? obrigado

  122. Olá, bom dia!

    O dono do imóvel pode limitar a quantidade de pessoas que irão morar na casa que ele está alugando?
    Eu não tenho direito de morar com quem tanto eu quiser?

  123. Bom dia. Meu aluguel vence todo dia 25. O mês de junho já está pago (25/5 a 24/6), no dia 14/6, avisei o proprietário que vou deixar a casa dentre 1 e 2 semanas. Ele me disse que no dia 25/6 devo pagar o aluguel (25/6 a 24/7) e avisá-lo da desocupação. Isso é o correto, sendo que a casa já estará desocupada antes de 24/6 quando o aluguel já está pago?

  124. Existe prazo para envio de boleto? A imobiliária me manda o boleto sempre um dia antes do vencimento, sem código de barras, em JPEG, e esse mês a imagem veio apagada não dando pra enxergar a linha digitável (que dá incorreta).

  125. Olá!!
    Estou com uma duvida…
    Tenho uma casa q esta alugada, e preciso dela de volta, já fizemos o pedido e o inquilino vai desocupar a casa… Mas ele esta devendo quase doi meses de aluguel mais as multas de todos os atrasados, e a imobiliária disse q vou receber parte do q ele me deve e o resto ele vai parcelar!!!
    Eles podem fazer isso?
    Pq eles tb me disseram q ele pagaria tudo antes de sair de casa!!
    O q eu faço?

  126. Boa noite no meu caso eu não assinei o contrato da minha casa que aluguei para o inquilino pois a imobiliária disse que um mês do depósito é dele é o mesmo reformou minha casa sendo que estava tudo em ordem e pedi só para fazer a pintura trocar a fiação e concertar infiltração e o mesmo trocou o piso todo sem meu consentimento e eu né o depósito peguei e não assinei o contrato eu posso desistir de alugar meu imovel

  127. olá estou por alugar um apto com o seguro fiança como garantia, o contrato do aluguel sera de 30 meses mas o seguro também sera cobrado em 30 vesses, eu achei alto para um aluguel de 4100,00 cotaram um seguro de 10 mil e algo. Está correto? obrigado

  128. Bom dia! Comprei um ponto de uma Assistência Técnica de celulares, negociei que daria a entrada após a negociação do aluguel, acontece que para trocar a titularidade a imobiliária ta cobrando u, aluguel…sou eu que pago?

  129. Boa noite
    Estou para alugar uma casa ,porém nem todos os donos ( herança) assinaram o contrato , pois não podem vir a imobiliária porque moram distante.
    Terei problemas futuros?
    A imobiliária me garantiu que isso não é problema.

  130. Sou inquilino e o proprietario quer fazer uma locação direto comigo, mas estou pela imobiliaria o que devo fazer ou o que o proprietario deve fazer.
    Ele proprietario pode pedir o casa para imobiliaria e fazer o contrato direto com o locatario sem pagar multa.
    Ou ele tem que pagar algum tipo de multa para tirar seu imóvel da imobiliaria?

  131. Fiz uma propsta de aluguel na imobiliária menor do que está sendo pedido pelo imóvel, caso o proprietário aceite,sou obrigada a alugar o imóvel? E se eu não quiser mais terei que pagar uma multa por esta proposta?

  132. Bom dia! Recebi a proposta de aluguel na seguinte situação, mas estou em duvida quanto aos meus direitos e segurança no contrato:
    Família para locar de um casal e três filhos, sendo que o contrato ficaria em nome da filha de 19 anos e seu pai (tb morador) seria o fiador. Por sua vez, o “fiador” não possui imóvel, apenas 46% de cotas em uma empresa (mesma imobiliária q quer consolidar o contrato). Isso é seguro juridicamente? Terei alguma garantia, pois eu não vislumbro? Obrigada

  133. Bom dia,eu sou inquilina e comprei uma casa,se eu sair do aluguel eu presciso pagar a multa de contrato??
    E se eu assinei o contrato e não foi reconhecido firma o contrato tem validade?

  134. Boa noite, tô com uma dúvida cruel!!
    Eu vou alugar um imóvel pela mobiliária irei alugar com um fiador, meu tio. A imobiliária pediu foto dos documentos eu mandei,
    Só que a moça do financeiro disse que o aluguel já está correndo mesmo eu não estando morando na casa, ela pode fazer isso? Eu ainda não entreguei o contrato

  135. Boa noite moro de aluguel a quase 5 anos dei 2 meses de depósito avisei a dona q vou sair com 10 dias antes do vencimento do pagamento do aluguel. Ela falou q tenho q avisar 30 dias antes tá certo??

  136. Gostaria de saber se no contrato feio em cartório com renovação automática depois de um ano, o inquilino ao querer sair do imóvel precisa pagar a multa.
    Moramos um ano e dois meses no imóvel e agora querermos nos mudar, temos direito de sair sem multa e receber de volta o caução?
    Obrigado!

  137. Olá,
    Agradeço as informações do Blog.
    Tenho uma dúvida: Meu imóvel foi alugado para um locador divorciado. Neste feriado o locatário me surpreendeu com uma mensagem avisando que se mudaria para o apartamento antigo e que traria a ex-esposa para morar no lugar dele no meu apartamento…Ele disse que continuaria responsável pelos pagamentos de locação e contas do imóvel, porém fiquei preocupada. Não conheço a ex-esposa e não sei se essa ação pode me trazer algum prejuizo. Firmamos seguro fiança no inicio do contrato que tem 8 meses. Gostaria de uma orientação. Agradeço já antecipadamente!

    1. Olá tudo bem?
      No meu caso aluguei um imóvel que dizia se em perfeito estado. Um dia imóvel fiquei sem banheiro pois o mesmo não fazia anos de uso do chuveiro, fiquei com banheiro todo quebrado.
      Após dois dias descobrimos que o telhado inteiro está danificado, e precisa trocar todo.
      Moro em Ribeirão preto SP
      Fora os inúmeros escorpiões, a imobiliária disse que tenho que pagar multa, caso queira sair. O que devo fazer?

  138. Olá bom dia ,no meu contrato a imobiliaria colocou que ela não é responsável pela entrega dos boletos,o Interessante e que ela quase nunca entrega em tempo habil e sempre tengo que pagar multa e juros .ja pedi para mandar por email mas e difícil. A lei fala algo sobre a obrigação da imobiliaria emitir e entregar em tempo hábil para pagamento o boleto do aluguel? Obrigado

  139. Eu moro na mesma casa a 3 anos porém mudou o proprietário e agora para renovar o contrato eles eestão exigindo um imóvel como garantia como sou universitária falida não tenho imóvel isso é permitido ?

  140. E quando o locatário aceita entrar nas condições que o imóvel se encontra e depois exige reforma estrutural? O locador não tem dinheiro para a reforma, e vive do valor do aluguel.

  141. Bom dia
    Aluguei uma casa no qual a proprietária demorou para trazer o contrato. Informei sobre os problemas que a casa tinha. Quando a mesma me trouxe o contrato após 6 meses que entrei a mesma colocou que o endereço dela é onde moro, e deixou em branco o endereço do imóvel alugado para mim, sendo assim que fiquei impedida de transferir minhas contas para o novo endereço e pedir ligação de energia em meu nome. Informei sobre a cláusula da casa entregue com pintura nova e munida de chaves tudo em ordem, pois a mesma só entregou chave do portão e cadeado porta da sala, cozinha e quartos não tem além de faltar vídeos nos quartos. Ela falou que estou arrumando pretexto pra não assinar o contrato e falou que se. Eu quisesse corrigido era para dar o valor para ela refazer o contrato. Neguei pois o erro foi dela. A mesma pediu para desocupar. A. Casa o maia rapido possível e eu estou grávida de 7 meses.
    O que fazer nesta situação na que a mesma causou por erro dela, sendo que não neguei em assinar porém queria apenas que ela corrigisse informações divergentes.

  142. Caso o corretor ou imobiliária passe a administrar o imóvel locado por ele(s) é dever do mesmo repassar a mensalidade do imóvel mesmo que o inquilino não o tenha pago já que ele recebe uma perntagem para administrar?

  143. Boa tarde
    Qual o risco a 2ª locatária corre?
    Eu sendo a 2ª locatária, pago algo se a principal locataria ficar em divida com a locadora?
    A principal locataria ficando em divida com a locadora, eu sendo a 2ª acabo ficando com restrição no meu nome?

  144. Aluguei um imovel em SP e apos todos os tramites exigidos pela imobiliaria, contatei ao mudar que o fornecimento de agua não estava regularizado (cortado), mesmo com a garantia do corretor que estava tudo certo. E agora faço o que? De quem é a responsabilidade?

  145. Ola. Aluguei um imóvel em janeiro de 2017 por um período de um ano. Durante esse período a corretora mudou de proprietário. Vencido o contrato, o atual corretor não fez novo contrato e assim fiquei, até que em maio de 2019 ele pediu o imóvel. Desocupei no início de junho. Gostaria de saber se o contrato vencido tem alguma validade; se ele pode me cobrar o mês de aluguel depois de passados quase 5 meses, pois ele não encontrou o comprovante? Isso aconteceu no mês de agosto/18. A forma que consta no contrato é indo no escritório físico ou depósito na conta do corretor. Quando chegou no mês de dezembro/18 ele me enviou uma mensagem cobrando vários meses inclusive o mês agosto/18. Enviei todos que encontrei, ficando alguns pendentes, inclusive o mês 08/18. Ele me enviou uma mensagem dizendo que tinha localizado os restantes, porém o mês 08/18 não! Disse-lhe que talvez não encontrasse o referido mês pois meu celular havia sido formatado e perdido todos os arquivos, pois tirava fotos dos comprovantes que eram pagos na lotérica. Agora que já me mudei, chegou uma mensagem dele enviando um link pra pagamento onde se não for pago o referido mês até uma data o titulo será protestado em cartório. Ele pode fazer isso?

  146. Gostaria de saber se é possível eu desistir da locação do imóvel, sendo q já foi assinado o contrato ,porém ainda não estamos ocupando o imóvel e a data de vencimento do aluguel é todo dia 8

  147. Olá. Tudo bem? Moro já tem mais de 1 ano em uma casa de vila, de um dia pro outro a imobiliária decidiu impor regras de não poder estender roupas durante o dia, as criancas não poder brincar no quintal, não poder colocar o lixo na lixeira se não for dia de coleta. Entre outras coisas absurdas. Isso está correto? Ou tem meios dos inquilinos da Vila decorrerem a essa decisão imposta?

  148. Prezados,

    Bom dia.

    Passados os 12 meses de aluguel, o valor não foi reajustado no mês de aniversário do contrato, a imobiliária pode requerer o valor do reajuste nos meses subsequentes ou o fato dela não ter reajustado, a mesma deverá esperar até o final do ano seguinte para pedir novo reajuste no mês do aniversário?

  149. Comprei um Imóvel que está locado com uma Imobiliária X, porém não quero retirar o inquilino somente mudar de Imobiliária. Eles podem me cobrar multa pelo contrato do antigo proprietário?

  150. Boa noite gostariade saber se quando a casa alugada surge insetos tais com escorpioes a dedetizacao do imovel e de responsabilidade do locador ?

  151. A gente é obrigado a assinar um contrato de locação de 3 anos existe isso

    1. Olá Elisangela. O tempo de contrato deve ser acordado previamente entre as partes. Se o proprietário estiver de acordo, ele pode reduzir o tempo para 1 ano ou 2.

  152. Vocês precisam tomar cuidado para não induzir as pessoas à erro por aparentemente estar defendendo um lado.

    A frase está equivocada: “Além da declaração do imposto de renda, o locatário tem direito de solicitar, por exemplo, os extratos bancários.” Não há previsão legal nenhuma (na lei de locação – 8.245 que rege o tema) determinando isso.

    Há um costume, mas não há exigência legal de apresentação de IR.

  153. Oi, boa tarde! Meu contrato de aluguel venceu em Jun/2018. Para renovar, a imobiliária está pedindo a pintura da casa. Está correto pintar agora para renovar e depois quando for sair do imóvel?

  154. Tenho um contrato de seis meses quero sair com três meses quantos eu devo pagar de multa

  155. Oi bom dia
    Quando reclamo para a imobiliária
    Sobre problema apresentado na casa
    E eles não atendem o pedido pra arrumar a casa
    Posso sair da casa ?
    Ou mesmo assim tenho q pagar a multa antes de sair ?
    Obrigada

  156. Olá! Gostaria de saber se ao alugar uma casa, ela tem que ter água da rua em alguma torneira de fácil acesso, ou não é necessário a casa ter água da rua.
    Aluguei uma e a mesma não dispõe de água da rua.

  157. Então renovei o meu contrato, mas o aluguel venceu, e o dono quer que eu me retire do imóvel.
    Ele pode fazer isso, sendo que estou com o contrato renovado? E se eu sair eu ganho algo ou não?

  158. O locatário me pediu mais de 3 caução quase 5 eu paguei sem saber que o certo seria 3. Pode isso, é contra lei?

  159. Olá estou com uma dúvida moro em uma casa alugada por imobiliária, tem mais casas no quintal é acontece muito dos outros moradores incomodar com som alto as 22, 23h deixam o portão aberto , as criança deixam coisas espalhadas pela nossa escada moro no andar de cima a escada e estreita quase caio , reclamei direto com o dono e com a imobiliária os mesmos disseram que quem tem que resolver e os próprios moradores entre si isso procede ?

  160. Olá. Alugo imóvel direto com o dono. Agora quero rescindir.porem na cláusula só vem escrito multa compensatória deve ser cobrada proporcionalmente aos meses. Como faço este calculo. Meu aluguel e de 900,00 e ainda faltam 24 meses para o término.

  161. Bom dia, aluguei um apartamento e paguei o Calção, no contrato ia ser entregue as chaves no dia 28/06, mas até agora o inquilino anterior não saiu do apartamento e não recebi as chaves, no que a lei me protege a respeito

  162. Prezados, boa tarde.

    Tenho um apto alugado por um período de 30 meses sendo que o aluguel se encerrará em out/2019.

    A imobiliária entrou em contato comigo no mês passado (jun/2019) se eu queria renovar por mais 30 meses e eu disse que sim, inclusive já assinei esse contrato futuro.

    A questão é que tive uma oportunidade excelente de compra de um imóvel e eu não quero mais a renovação após out/2019.

    Fiz contato na imobiliária, expliquei a situação e me disseram q se eu fizer isso, terei q pagar a multa rescisória de 3 alugueis.

    A minha questão é: essa multa é realmente devida? Mesmo que eu fique até o término do atual contrato? Pois do jeito q eles estão fazendo, é como se o contrato futuro já estivesse vigente.

    Agradeço se puderem responder.

    Obrigado,

  163. Iria alugar uma kitnet e o dono me pediu um sinal até me mostrar o contrato. Não concordei com as cláusulas e pedi meu dinheiro de volta. Ele não quer me devolver o dinheiro, o que fazer ?

  164. Meu contrato ( sou proprietária) vence em novembro. Quero pedir a casa para morar nela. Tenho que pagar multa?

  165. Sou locatário Estou alugando uma residência para moradia, porém não está administrado por nem uma imobiliária, gostaria de saber qual o preço em média cobrado por um contrato partículas de locação com intensão de compra futura, grato.

  166. Olá, boa tarde! Gostaria de saber se a imobiliária pode pedir a pintura da casa como condição para renovar o contrato. Não há nada descrito neste sentido no contrato assinado por ambas as partes e, nosso contrato está vencido desde de jun/2018. Está no contrato apenas a pintura na questão da entrega das chaves.

  167. Ola,fico honrado e admirado pelo blog, sempre completo e bem informativo,muito atenciosos a respostas, Parabens. Venho atraves deste meio comentar sobre uma duvida: Locador pediu o imovel a prestadora{imobiliaria}sem aviso ao locatario,eu, tenho contrato que vence destre tres meses. Sobre o contrato a prestadora tenho cauçao de tres meses,qual direito tenho sobre essa transferencia,posso mudar sem pagar multa no contrato,ja que nao tenho interesse em ficar no imovel,e poderei receber o cauçao pago em contrato. E sera que tenho direito de receber alguma multa sobre os transtornos de dono do imovel e prestadora,ja que antes do vencimento descrito no contrato estaria me cobrando o aluguel no apto. Desde ja agradeço atençao e compreessao.

  168. Boa tarde, meu contrato de aluguel acaba em julho (feito através de uma imobiliaria) , porém eu acabei adquirindo o imóvel diretamente com o proprietário. a imobiliaria informa que não vai rescindir pois a venda deveria ter sido intermediada por ela. No meu contrato não há nada. Isso é legal do ponto de vista jurídico?

  169. Boa tarde, sou inquilino e quero mudar de casa, so que verifiquei o meu contrato para ver como fazer a quebra do contrato sem pagar multa, encontrei um vicio no endereço da casa alugada, sendo a que eu moro situada em uma cidade e a no contrato em outra totalmente diferente

  170. Quando uma locação de imóvel pode transformar em um crime, com o inquilino recusando a fazer obras por danos estruturais.

  171. Olá!

    Socorro!

    as imobiliárias da minha cidade estão exigindo caução de 10 a 12 meses de aluguel.
    Como proceder? Isso depende de cada estado, cidade , etc?

    Se por lei, não pode ultrapassar de 3 meses, como eles podem praticar isso? ;(

    O que eu faço? Estou procurando um lugar pra morar meu noivo mas tá muito díficil assim

    1. Olá Cintya. Tudo bem?

      Realmente, de acordo com o artigo 38, §1º, da Lei nº 8.245/1991, a imobiliária pode exigir o equivalente a três vezes o valor do aluguel para caução. Essa lei não varia de acordo com a cidade.
      Caso você tenha interesse no imóvel específico, sugiro apresentar essa informação para a imobiliária. Esse artigo fala detalhadamente sobre o seguro caução.
      Caso a imobiliária não aceite os termos, você pode entrar em contato com o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e relatar o acontecido, apresentando o número do CRECI da Imobiliária.

      Esperamos ter ajudado!

  172. Aluguei uma casa sem contrato por 3 meses, ainda paguei uma conta de água anterior a minha entrada, quando sai deixei todos os recibos com o dono, água e luz, agora ele está me cobrando uma conta de água e luz que veio depois que eu sai, devo esclarecer que liquidei as faturas 15 dias antes de virem essas que ele está me cobrando, devo pagar ou não?

  173. o contrato de aluguel do meu apartamento acaba agora em julho e o dono da unidade nao renovara mais seus apartamentos pela imobiliaria. eu posso continuar no apartamento em que já moro e fazer acordo contratual diretamente com o dono? ou preciso sair do imovel?

  174. Olá!
    Tenho uma dúvida.
    Gostaria de saber se é “judicialmente legal” a imobiliária cobrar 600,00, para renovação do contrato de locação.

  175. Olá tudo bem? É possível uma imobiliária pedir Ohara comprovar renda 4 vezes acima do valor do aluguel? Sempre vejo que é até 3 vezes, achei extremamente abusivo e dificultado.

    1. Olá Priscila. Tudo bem? De acordo com a lei, a imobiliária pode cobrar no máximo 3 vezes o valor do aluguel. Mais do que isso a imobiliária não está autorizada a cobrar.

  176. Sou inquilina e o primeiro período do contrato venceu em setembro do ano passado, como tinha que trocar o fiador, me perguntaram se ia renovar e sim fiz a renovação. Hoje surgiu uma oportunidade de mudança e vi que existe uma cláusula de multa (eu realmente não me atentei a ela) de 15 meses, que finda em dezembro. Mesmo contrariada fiz o cálculo e deu um mês de multa, mas a advogada disse que tenho de pagar pelo tempo integral (30 meses) e não do declarado na cláusula de 15 meses. Está correto este cálculo?

  177. Boa tarde. Tenho um comércio e meu contrato acaba agora no dia 12 e queremos renovar ai tudo ok.
    Mas atualmente pagamos 1.500 de aluguel sendo assim ela quer renovar o contrato e atualizar o valor para 2.000 mil ela pode fazer isso.

  178. Boa tarde, poderia me ajudar meu imóvel esta alugado 30 meses, com 29 meses o inquilino informou a imobiliaria que iria desocupar, ok agora que deveria desocupar o imóvel, a imobiliaria disse que ele vai fica r mais dois meses, eu contestei e disse então vai pagar aluguel conforme o valor que quero pq tem pessoas interessadas que não poderão alugar pq ele não descocupou, enfim a imobiliaria disse que ele tem 90 dias para usar o imóvel e eu queria saber qual é o amparo legal pra isso e se isso existe

  179. Minha mãe mora de aluguel na mesma casa a 18 anos e ela sempre pagou as contas e o aluguel certo, o locador está ameaçando ela, ela já é idosa e doente, teve câncer e faz tratamento, ele a ameaça xingando ela e falando que já está fazendo de tudo pra tirar ela de lá. Mesmo ela sendo correta e nunca ter dado trabalho a ele, ele pode tirar ela a força de lá, como ele disse que vai fazer?

  180. Bom dia. Estamos com um problema para desocupação de imovel locado já no prazo indeterminado. Tive o imóvel arrombado, agora, no final de junho/19, com destruição de fechaduras do portão e portas de acesso à residência. A porta da sala foi totalmente destruída, por onde se deu a entrada dos meliantes, levando vários pertences, aparelhos de tv, notebook, etc. Ao chegarmos em casa, constatada a situação, chamado os policiais, efetuamos imediata ligação telefônica para a imobiliária e de pronto já responderam que a proprietária não daria nem 1 centavo para a colocação de nova porta e troca das fechaduras. Arcamos com tudo sozinhos, aproximados R$ 2.000, 00, de imediato, pois a casa não poderia ficar sem porta. A proprietária disse que a titulo de colaboração só poderia mandar fazer grades de ferro, para as portas da cozinha e sala, para nos sentirmos mais seguros, mas, teriamos ainda que pagar 50% do valor. Notifiquei nossa saída em 30 dias. E pagaria o aluguel referente, mesmo que saísse antes ( obs: a pp resolveu que então pagaria o valor das grades, no total). Não aceitamos, mantendo a notificação. A imobiliária respondeu que se saíssemos antes, teriamos que pagar os dias até a entrega das chaves e mais os 30 dias do aviso, por considera-lo não cumprido (detalhe: já locamos outro imóvel e estamos fazendo a mudança aos poucos). Pedimos para a imobiliária um orçamento da pintura do imóvel que entregaremos, já me mandaram e aceitamos pagar, para não ter questionamentos e riscos de não aceite, na vistoria. Só queremos mudar e recompor todo o prejuízo que tivemos. Mas, já avisaram que a vistoria será feita somente após a entrega das chaves e não poderemos acompanhar. Na verdade, temos emails para provar, que eles queriam que reconsiderassemos a decisão da saida ou alugassemos outro imóvel sob intermediação deles mesmos, visto que, conforme eles registraram, somos e fomos ótimos inquilinos nesses quase 5 anos de locação. O que me parece é que estão tentando nos penalizar, por não aceitarmos continuar a locação . Esses procedimentos da imobiliária e proprietária estão corretos?

  181. Boa noite.

    Tem alguma lei que diz que eu como inquilino sou o rogada a pagar o IPTU e a taxa de incêndio??
    A imobiliária está me cobrando ambos.

    O que fazer nesse caso? Sou obrigada a pagar?

    1. Olá Andrea. Tudo bem? Normalmente essas custos são repassados ao locatário mesmo. Há alguns casos onde o proprietário efetua o pagamento da taxa de incêndio, mas caso esteja em contato, ele pode repassar o custo ao locatário. Sugerimos que verifique se esses custo constam em contrato e caso não estejam, tente negociar com a imobiliária.
      Esperamos ter ajudado 😀

  182. eu tenho um salão alugado a cerca de uns 12 anos eu sou o dono do imóvel e não fiz contrato eu que pago o iptu . recebo um salario de aluquel .o equilino paga direitinho , a conta de luz esta no nome dele mas a agua não .ele me enche o saco para passar a conta de agua pro nome dele esta dando uma impressão que ele possa tomar como uso campeão futuramente o imovel.
    eu disse a ele que vou fazer um contrato . ele me pediu que coloque os tempos anterior o que faço

  183. Era inquilino…mas ao sair do imóvel o proprietário quer me cobrar a pintura do imóvel.isto não estava no contrato.Ele pode fazer isso? A lei permite?

  184. Olá! Estou alugando um imóvel diretamente com o proprietário. Gostaria de saber se é necessário registrar o contrato de aluguel em cartório de registro de títulos e documentos ou se podemos apenas reconhecer firma dos contratantes. Caso seja necessário registrar o contrato em cartório, quem realiza esse registro?

  185. Ola boa noite eu moro em um imóvel no qual pertence ao dono da imobiliaria, e nesse contrato esta escrito que a casa esta em perfeitas condições quando entramos porem não esta pois os vidros estação quebrados ele disse que iria vir uma pessoa para arrumar e tem alguns outros detalhe como infiltração e etc
    Porem não veio ninguém arrumar e ele não deu mas satisfação. Porem já vai fazer 1 ano que estamos na casa queremos sair .só que no contrato diz que temos que entregar a casa em perfeita condições como
    pintura interna e externa
    Limpeza de telhado, caixa dágua
    Ei sou obgada a fazer isso

  186. Quando entrei no imóvel depositei o valor de 2 calção.
    Eu posso regastar esse dinheiro ?,como funciona essa parte de calçao quando eu for sair do imóvel ?

    1. Oi Emanuela. Tudo bem? O valor do seguro caução é devolvido com correção do valor de poupança ao final do contrato. Você recebe o valor integral. Mas caso não pague algum mês de aluguel, o proprietário do imóvel pode ficar com o valor da caução.
      Espero ter ajudado 😀

  187. A locadora me garantir que não ia A ver barulho né bola no pátio e tem mais de um inquilino e o barulho me incomoda falei com ela e o inquilino dela venho tentar me agredir, e na clasula 8° diz que a locadora compromete-se a garantir a locatários o uso pacifico do imóvel locado durante o tempo do contrato, foi um quebra de uma clasula posso exigir a quebra de contrato para sair para um outro imóvel para que eu não precise está me incomodado?

  188. Olá, boa tarde!
    Tenho um contrato de 30 meses, mas a imobiliária que foi feito fechou, e o proprietário passou para outra imobiliária, e era obrigatório fazer outro contrato, mas eu não fiz pq não estava de acordo com o tanto de meses de novo, pq até pensava em mudar pra outra casa, e essa imobiliária não aceitou fazer de poucos meses, então deixou o mesmo, e agora eu quero entregar a casa, e eles tão me obrigando a pagar a multa por quebra de contrato, eu sou obrigada pagar mesmo que a imobiliária que foi feito contrato não existe mais?

  189. Boa tarde , aluguei uma casa ha 3 meses , embaixo dela tem um bar , que no momento que aluguei , estava desalugado , mas da mesma proprietaria, agora alugaram fizeram uma tabacaria , muito barulho , tentando conversa com a proprietária sobre o problema e com a imobiliária eles nao resolve , se sair da casa , tenho que pagar multa ?? Ou tenho algum direito ??

  190. Boa noite. Gostaria de saber se é legalmente válido um contrato de locação residencial de 1 ano sem a necessidade da cláusula de garantia, já que será pago adiantado. Obrigada.

  191. Olá ,

    Gostaria de saber se quando o proprietário aceita o pedido de isenção do reajuste de aluguel ocasiona aditivo de contrato para bonificação. A imobiliária está me cobrando por um aditivo de contrato referente essa bonificação que o proprietário liberou.

  192. Bom dia! Eu aluguei uma casa com contrato de 30 meses, fazem 8 meses que estou morando na casa, mas pretendo me mudar…
    No contrato está dizendo que eu só posso pagar a multa proporcional após 12 meses.
    Isso procede? Ou eu posso pagar o proporcional de 22 meses?
    Obrigada

  193. O locador pediu de volta o imóvel e me deu 90 dias para sair, mas antes desse prazo encontrei outro imóvel. Agora ele está me cobrando que pague os 90 dias integrais do aluguel, mas já não ocupo mais o imóvel e desse prazo usei apenas 15 dias. Devo pagar só o proporcional utilizado ou tem razão o proprietário? Obrigada!

  194. Boa tarde,
    Por favor, poderia me esclarecer?
    Sou locadora, o contrato com o inquilino (30 meses) encerrou, porém ele continuará no imóvel. Poderia ser feito um adendo ao primeiro contrato ou será necessário redigir um novo?
    Outra questão, não estou satisfeita com os serviços da atual imobiliária, há tempo de carência para trocar por outra? Obrigada.

  195. Nossa locatária tem sede no RJ e solicitou há tempos CNPJ da filial em SP. Como estavam interessados em locar nosso cj. comercial e não tinham em mãos o
    CNPJ da filial SP, firmamos o Contrato de Locação com o CNPJ da sede, porém, com clausula que deveriam apresentar o CNPJ da filial para firmarmos um Aditivo com o intuito de substituir a locatária.
    Após 40 dias, o CNPJ da filial SP saiu, mas o endereço mencionado é o anterior ao que estão hoje, pergunto: se firmarmos aditivo apenas substituindo o CNPJ da sede para filial sem mencionar o endereço atual, judicialmente nós como Locador, teríamos algum problema?

  196. Boa tarde, gostaria de sabed de posso trocar de imobiliaria e continuar com o inquilino

  197. Boa tarde! A inquilina tem 3 meses do valor do aluguel como caução, sendo que por problemas financeiros ela precisou que se utilizasse o dinheiro da caução em dois meses de aluguel. Agora surgiu um novo problema financeiro na vida dela e ela não tendo dinheiro pra pagar o aluguel deseja utilizar o último valor disponível da caução. Se eu ceder não terei dinheiro pra quando chegar ao fim do contrato cobrir eventuais danos causados ao imóvel. Que faço legalmente?
    ,

  198. estou fazendo um distrato, com a imobiliária, que me presta um serviço, esta quer cobrar um multa de 2750 reais, referente as parcelas do alugueis que iram vencer, tenho um contrato de 30 meses, a inquilina pagou 5 faltam 25, ele quer cobrar os 25 que faltam, para dar o distrato , esta correto, cobra 10% do valor do aluguel, que dá um valor de 110, 00 por més

  199. Aluguei uma casa a menos de um mes acabei descobrindo uma doença que me fez outa mora com meus pai posso repassa pra outra pessoa mora na casa ?

  200. Bom dia
    Sai de outro estado há procura de emprego ( trabalho ), aluguei casa com contrato por 1 ano , mas o contrato não está registrado nem passa recibo , como não consegui arranjar emprego ( trabalho ) estou a querer entregar o apartamento já tendo arranjado trabalho noutro estado , pelo que vi escrito na vossa página , avisando 30 dias antes com carta registrada , não sou obrigado a cumprir o contrato
    Gostaria da vossa confirmação
    Obrigado
    Comprimentos
    Júlio Trindade

  201. Bom dia , gostaria de tirar uma dúvida.
    Vou entregar a casa que estou morando no final de Agosto. Para alugar foi necessário dar 2 meses de caução no valor total de 1.600,00, contrato de 30 meses. Porém a imobiliária está fazendo o cálculo de 10% do valor do aluguel por mês, faltam 13 meses para finalizar o contrato. Eles estão corretos?

  202. eu quero alugar uma casa e pagar todo o contrato antecipado , podem pedir seguro-fiança igualmente ?? caso positivo por que?? se ja o contrato estaria pago, não seria garantia dupla ?? so deveria fazer um contrato de incêndio , que posso fazer em qualquer companhia de seguro

  203. Boa tarde, gostaria de saber como proceder e se é possível ou quais as complicações que podem vir a ocorrer em caso de fazer um contrato de locação em nome de uma pessoa (ex. irmã ) que não vai morar no imóvel e sim quem vai morar é a irmã e as sobrinhas?

  204. Muito bom esses ensinamentos. Mas como devo fazer um contrato para uma pessoal autônomo com a esposa que recebe menos que dois salários mínimo. O valor do aluguel é de R$ 900,00.
    Atenciosamente

  205. Uma cláusula contratual exigindo parte do depósito caução como taxa de pintura é legal/permitida?

  206. Boa noite, aluguei um apartamento no dia 11 de setembro de 2018, por um ano e paguei um mês adiantado. Já fiz o pagamento de 12 meses, porém não irei ficar no apartamento, perguntei ao proprietário se no próximo mês eu já entraria no mês de pagamento adiantado ( agosto de 2019), contudo o mesmo disse que eu teria que pagar o mês de agosto ainda e que o mês de setembro de 2019 seria o mês que eu ficaria sem pagar. Mas o questionei sobre o contrato vencer no dia 11 de setembro.
    Gostaria de saber se está certo eu pagar 13 meses por um contrato de aluguel de 12 meses?
    Obrigado pela atenção

  207. Oi no caso não assinamos contrato e desistimos da casa devido o colégio do meu filho. E a dona cobrou dias 150$ pode?

    1. Oi Andreia. Tudo bem? Caso vocês não tenham assinado o contrato, a proprietária não pode cobrar o valor, visto que não havia acordo válido judicialmente.
      Espero ter ajudado 😀

  208. Olá,
    Possuo um contrato locatício que vence nesse mês e não pretendo renová-lo. Ao entrar em contato com a proprietária esta me diz que preciso realizar a pintura do apartamento com um pintor “de sua confiança” que cobra míseros 800 reais de mão de obra, fora o material e que o valor deveria ser depositado em sua conta para que a mesma pagasse pelo serviço. Ela pode exigir um profissional específico pra fazer o serviço? Isso é legal? (Existe uma clausula no contrato que diz expressamente que ela indicaria o pintor pra fazer a pintura e em caso de quebra de alguma clausula seria aplicado a multa no valor de três aluguéis).
    E mais uma pergunta, após o término do contrato possuo quanto tempo para desocupar o imóvel? Meu contrato é de 1 ano. Obrigada!

  209. Meu contrato de locação vence esse mês e ao comunicar a dona do apartamento que não irei renovar a mesma exigiu o pagamento de um mês de aluguel por não avisá-la com antecedência de 30 dias (porém o contrato é de 12 meses, e sairei porque o mesmo venceu e não desejo renovar), e também informou que a pintura do imóvel deverá ser feita por um profissional de sua confiança (que cobrou 800 reais pelo serviço) e o valor deveria ser depositado em sua conta. Consta uma clausula no contrato que diz que ela iria indicar o pintor, porém isso é legal? Não achei o preço justo e gostaria de encontrar um orçamento que esteja nas minhas condições. E sobre a desocupação, após o vencimento do contrato possuo quanto tempo para deixar o imóvel? Obrigada!

  210. Aluguei um imóvel com o tempo de 3 anos, porem estou morando ha 1 ano e quero deixar o imóvel, tenho caução de 2 meses de deposito pagos, porém a proprietária esta dizendo que perco o caução e tenho que pagar a multa! Esta correto?

  211. A inquilina não avisou antes da assinatura do contrato que tinha pet e agora chegou de outro estado com 2 pet um porte médio e outro porte grande para um apartamento de 2 qtos , ela disse para a proprietária do imóvel que irá ficar apenas com o animal de porte médio , fizeram um acordo de fazer um contato para 6 meses , como devo fazer esse contrato especificando que a inquilina se aceitou deixar apenas 1 pet ?

  212. Meu contrato encerra em 14/10/19. Ele é um aditivo de um contrato anterior.
    Ocorre que dia 05/08/19 informei que não vou querer renovar o contrato.
    Quando perguntei o que deveria pagar, a imobiliária disse que como restam 60 dias para o término do contrato não há multa, porém eu terei que pagar as despesas da residência até outubro, mesmo que eu vá entregar as chaves dia 19/08/19.
    Quando perguntei que despesas são essas falaram que se trata do aluguel, conta de água e luz até outubro
    Ou seja, querem que eu pague o aluguel até outubro mesmo eu entregando as chaves em 19/08. E o caução só irão devolver no dia 14/10 depois de pagas todas essas despesas.
    Eles podem cobrar os alugueis , sendo que estamos no fim do contrato. Não deveria ser no máximo proporcional?

  213. Como faço para reajustar o aluguel do meu inquilino sendo que no contrato, não coloquei a clausula de reajuste?

  214. E certo cobrar 7% do valor total de todas as taxas e do aluguel?
    A cobrança vem como fiança mensal.
    Taxa de incêndio e todo mês?
    Iptu e todo mês?

  215. Boa Tarde!
    Tenho um contrato de locação residencial que define todo dia 01 de cada mes o vencimento.
    Ocorre que a imobiliária (através do sistema ) encaminhou o ultimo boleto com vencimento que seria 01/08 com data de 31/08.
    A imobiliária ligou informando que houve um erro do sistema e que emitiriam novo boleto, tendo em vista que o Locador questionou a falta do repasse. . Concordei que fosse dia 13/08, porém para minha surpresa o boleto chegou com multa e juros.
    Eles alegam que meu contrato é claro com relação ao vencimento.
    Eu sou responsável por esta multa?? Grata

  216. Meu contrato de locaçao é de dois anos e meio, paguei 1320 de seguro em 11 vezes, agora a imobiliaria disse que tem que renovar o seguro ai pergunto, esse valor de 1320 ja nao seriam para os dois anos e meio do contrato de aluguel ?

  217. Aluguei uma casa informalmente faltando 8 dias para meu aluguel vencer a dona da casa pediu para eu preocurar outra casa com dinheiro do aluguel aluguei outra casa já q todas as casas agora pedi pagamento adiantado agora a dona da casa está me cobrando o dinheiro do aluguel queria sasver se devo pagar ou não . Já q sai pq ela q pediu para ver outra casa não só rica para pagar dois alugueis

  218. POSSO INCLUIR NO MEU CONTRATO DE LOCAÇÃO OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO?

  219. Boa tarde,

    Tinha um contrato imobiliário e de 12 meses sai com 7,paguei a multa.
    sobrou o iptu devo pagar ele todo ou em parte?

  220. Ola Tudo Bem : Aluguei uma casa e ele pedio o cauçao de um Mês, Dei o cauçao no Domingo e teve alguns poblemas na Água, Eu quis devolver o imovel 4 dias depois (Sendo que eu nem entrei na casa ainda, so coloquei os moveis) Ele tem que devolver o meu dinheiro ? Ou Nao ?

  221. Boa tarde! eu moro de aluguel, a data do pagamento ta sempre pro dia 05 porem a empresa que trabalho esta atrasando todo mês pagamento… sempre acabo pagando o aluguel com atraso.. esté mes mesmo ainda não recebi e não consegui efetuar o pagamento.
    a propietaria me enviou uma msg dizendo que tenho que pagar hoje ou tenho uma semana pra deixar o apto. isso procede ? sei que to errada em está com o aluguel em atraso, mas eu pago todas as multas e juros do contrato… e aviso ela sempre sobre isso.. não deixo sem informação!

  222. Aluguei uma casa a inquilino olhou e gostou da casa mesmo com alguns problemas, disse que queria pressa, mas falei que a casa tinha desocupado a poucos dias e ainda não tinha visto o imóvel como ficou,mas mesmo assim ela quis alugar, fiz o contrato não assinamos porém fez o depósito e depois de 25 dias disse que não quer mais a casa e quer o dinheiro do depósito de volta, falei que seria inviável devolver o dinheiro pois outras pessoas queriam alugar o imóvel e ela falou que já estava fechado o negócio com ela,pois vi na lei do inquilinato que mesmo contrato verbal tem valor,minha pergunta é, devo devolver o dinheiro ou cobrar a multar por quebra de contrato?

  223. Olá, aqui na minha cidade o IPTU não é parcelado. Paguei no começo do ano o valor integral e agora em agosto irei me mudar, gostaria de saber se tenho direito a ressarcimento dos meses que não irei utilizar, já que paguei o imposto do ano inteiro. No contrato consta que o IPTU é encardo do locatário.

    Desde já agradeço.

  224. Boa Noite,
    Alugo uma casa onde a imobiliária não me passa um boleto para pagamento e nem uma conta jurídica em noma da imobiliária. Um dos sócios da imobiliária manda depositar em sua conta pessoa e poupança todo mês, o que não me dá garantia alguma. Não recebo nenhum comprovante mensal. Posso exigir que o pagamento seja feito por boleto bancário com os dados da imobiliária ou uma conta jurídica? Pois não acho correto depositar em nome de pessoa física. Gostaria de uma instrução quanto a isso.

  225. Boa tarde!
    Tenho uma dúvida… aluguei um casa a 1 mês. Ao conhecer a casa, vimos que a janela do banheiro não havia sido colocada ainda e, faltavam os vidros da mesma. Desde o início do contrato, o locatário me garantiu que colocaria os vidros na janela, mas até hoje não foram colocados. Hoje, o locatário me entregou os vidros para que eu mesma colocasse, mas, pela casa ser no 2 piso, não tenho como colocá-los. O locatário quer então, que eu mesma pague o valor da colocação dos vidros. Minha dúvida é a seguinte: sou obrigada a pagar esta colocação, mesmo que eu não tenha quebrado, nem estragado a janela ?

  226. Boa tarde! Encerrei o contrato de aluguel e fiz a notificação em 6/7/19, mas a entrega das chaves foi feita em 20/7/19, mas a imobiliária quer cobrar até 6/8/19 alegando 30 dias, mas a correto da cobrança é até dia 20/7/19 que foi a entrega das chaves para o proprietário, correto? Ou a imobiliária tá certa e pode cobrar 30 dias da notificação? Obrigada

  227. Boa noite! Tudo bem? Aluguei um imóvel comercial de uma imobiliária por um valor de 2800/mês conforme no contrato. E todo mês que há 31 dias eles me cobram o valor de um dia a mais de 93 reais. È correto isso? Não está no contrato está forma de cobrança. Obrigado!

  228. Boa noite! Tudo bem? Aluguei um imóvel comercial de uma imobiliária por um valor de 2800/mês conforme no contrato. E todo mês que há 31 dias eles me cobram o valor de um dia a mais de 93 reais. È correto isso? Não está no contrato está forma de cobrança. Muito obrigado

  229. bom dia
    queria saber se um contrato de locação pode ter 2 valores de aluguel, sendo 1 valor de agosto a novembro e outro de dezembro a fevereiro, voltando ao valor inicial de março a agosto quando deverá sofrer reajuste.
    Assim: aluguel de agosto a novembro/ 2019 : R$ 3.500,00
    aluguel de dezembro/2019 a fevereiro/2020 : R$ 5.000,00
    aluguel de março/2020 a agosto/2020: R$ 3.500,00 (quando sofrerá o primeiro reajuste)

    A proprietária alega que, como o imóvel é numa cidade turística, ela não quer perder dinheiro, já que poderia estar alugando por temporada, quando ganharia muito mais que o cobrado mensalmente num aluguel definitivo.
    Isso procede?????

  230. Meu contrato terminou no dia 12/08/19. Já havia avisado à imobiliária que não ficaria. Só que devido à falta de comunicação deles eu tive que pagar as despesas do imóvel até dia 26/08/2019 (aluguel,água,luz e faxina). Eu me mudei no dia 03/08/19. É certo me cobrarem as taxas até o dia 26/08? Especificamente me refiro à água,luz e faxina.

  231. Ola. Resido em um apartamento há 12 anos, mas, a cada 30 meses a Imobiliaria faz novo contrato. Assinei o último contrato em julho/18. Recebi uma carta do proprietário informando a pretenção de venda e meu direito de preferência. Não tenho condições de comprar e encontrei novo apto e fui entregar as chaves. A Imobiliaria está exigindo a multa por rescisão de contrato dos 30 meses. É devido? Mesmo eu residindo há mais de 10 anos no mesmo imóvel? O fato de serem contratos sucessivos a cada 30 meses não descaracteriza essa multa por rescisão de contrato antecipada?

  232. Pode ser cobrado uma “taxa de cadastro” para contrato de locação por parte de um corretor de imóveis ou advogado?

  233. bom dia meu nome é cristina tenho uma casa alugada a mais de 2 anos até o momento não ouve reajuste e o inquilino vive mudando a data do vencimento ele paga a diferença dos dias e vai mudando e com isso a imobiliária cobra a comissão dele sempre em cima do valor pago isso está certo e mesmo quando o inquilino paga em atraso a imobiliária cobra em cima do valor pago resumindo a imobiliária não faz a minima questão de manter o pagamento em dia o que faço

  234. Fiz um contrato por lan house e reconheci no cartorio contrato que fiz e por 6anos sei paga aluguel e to fora do pais mais to voltando por nao deu certo motivo financeiro preciso volta para imovel tnh 3filho pequeno e 2 e especial nao tnh como paga aluguel sera tenho como te meu imovel de volta pois ele paga aluguel e ele nao que devolver

  235. Vamos lá… gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
    Completei 1 ano de contrato e fiz um primeiro acordo de reajuste por 6 meses de R$ 24,00 no valor da Locação do imóvel. Depois de 5 meses fiz um outro acordo com o proprietário, onde ele afirmou deixar o valor como estava até o próximo reajuste e depois reajustar apenas 50% do índice representado, ou seja, se o índice fosse 10% o reajuste seria de 5%.
    Mas proprietário disse que não foi esse o acordo, que o valor deveria ser cobrado integralmente quando fosse haver o reajuste e assim aplicar o reajuste com 50% do índice.
    Eu disse a ele que esse não foi o combinado e agora ele disse que revoga todos os acordos fazendo com que eu pague o valor integralmente. Ele pode fazer isso?
    Posso processa-lo por constringimento e humilhação?

  236. Bom dia .Meu nome é Luciene.Tive um contrato de aluguel a onde possuía dois fiadores.O contrato era de 12meses.Se iniciou no dia 10-06-2010 e findou se dia 10-06-2011.Os fiadores avisaram VERBALMENTE ha época que NAO seriam mais fiadores no proximo ano …que seria 2011 a 2012.Assim feito eu permaneci na casa apenas pagando os alugueis ,porem SEM CONTRATO .SAI agora dia 10 de janeiro de 2019 devendo 2meses de aluguel.Entao o dono acionou os ANTIGOS fiadores na justiça.No contrato tinha TEMPO DETERMINADO de 1ano a validade do contrato Eles podem mesmo assim acionar estes antigos fiadores?

  237. Prezados, em Março a inquilina notificou a APSA (Imobiliária que administra a 10 anos um imóvel meu, o roubo de uma das calhas do prédio que fica coladinha a sacada de um dos quartos do referido imóvel, onde o piso dos 2 quartos eram de Parquet Paulista assoalho de tacos com sinteco poliuretano novos ( consta no laudo de vistoria de entrada com fotos). O fato acontecido em Março de 2019 na data do Carnaval no feriado. Acabou dando causa a mais 2 alagamentos invadindo todo o imóvel em abril do mesmo ano porque o reparo só foi feito naquele mês, pois o Síndico informou que só conseguiu uma pessoa capacitada em abril. Só que ao meu ver se a Imobiliária tivesse me comunicado como sempre fez em 10 anos copiando os emails da inquilina sobre qualquer problema que existia…até pq eu moro super perto, eu podia ter evitado mais 2 alagamentos e a perda do piso ( está tudo fôfo e acanoado ) levando imediatamente alguém pra consertar ou fazer algo pra secar, pois esse acidente tem que ter ventiladores e secadores imediatamente para secagem e/ ou impedir rapidamente que a água entrasse pois batia no peitoril e esvaia para dentro do imovel chegando a alagar 3 cômodos( sala e 2 quartos) mais essas vezes. Só soube agora no dia 25/07/2019 após pedir para vistoriar o imóvel pois a inquilina estava entregando as chaves pelo contrato estar já por tempo indeterminado. É correto eu acionar Judicialmente a Administradora por falha na prestação do serviço em sequer ter me comunicado, já que a inquilina pediu que fossem lá, enviando vídeos e fotos de tudo cheio d’agua e eles responderam a ela simplesmente dizendo que não faziam esse serviço! Estou com um enorme prejuízo e vou ter que colocar outro tipo de piso, pois os tacos estão apodrecendo por conta disso. E não quero correr mais riscos! Sendo que minha única fonte de renda é esse imóvel.

  238. Pergunta- se, por ex; um imovel quando alugado num prazo de 12 meses, quando completam os 12 meses, caso o locatario queira ficar mais 12 meses, é necessario um novo contrato? Ou será renovado automaticamente, por igual período?

  239. Bom dia, eu tenho um contrato de 1 ano no edificio onde moro e ainda nao venceu, porem o proprietario vendeu o edificio sem comunicar ninguem para uma imobiliaria, e agora eles estao pedindo novo contrato. Isso pode?

  240. Oi Boa noite !
    Gostaria de estar tirando uma dúvida.
    Contratei um plano de internet e ao fazerem a instalação da mesma furaram um cano de água ..
    E o Dono do imóvel ficou muito aborrecido..
    E até disse que iria consultar um advogado..
    E se fosse o caso iria reincidir o contrato de locação..
    Gostaria de saber se isso é possível?
    Pois eu nem conhecia a tubulação da casa onde passava cano a fiação..
    Desde já agradeço..!!
    Aguardo..

  241. boa tarde! gostaria de saber se é obrigatório a esposa do locador reconhecer firma no contrato de locação, ou apenas assinatura cfe documento é suficiente, sendo já reconhecida a do locador e do fiador

  242. boa tarde! gostaria de saber se a esposa do locador precisa reconhecer firma também ou se apenas a assinatura cfe documento é suficiente. e o reconhecimento de firma apenas do locador e fiador já ok

  243. Boa tarde!

    Meu contrato venceu em julho, a renovação foi enviado somente no final de agosto para assinatura, contudo os fiadores estão em viagem impossibilitando a assinatura do mesmo, deixei registrado essa informação por e-mail para a locadora. Não pretendo continuar com a locação. Como não tem renovação assinada, eles podem me obrigar a pagar a multa de rescisão?

  244. Boa tarde,minha casa é alugada com o proprietário com contrato simples sem reconhecer no cartório ,foi renovado agora em agosto por dois anos,até 2021,e não estamos nos entendo no momento.e gostaria de fazer a rescisão,o que devo fazer tenho mesmo que pagar multa de 03 alugueis,sendo que meu contrato é de dois anos.

  245. o proprietario pediu imovel por denunçia vazia
    eu aceitei e o juiz me deu 6 meses agora que
    entreguei eles puseram uma placa de aluga-se
    estao me cobrando reforma do mesmo esta correto
    isso desde que morei 12anos sempre pagamento em
    dia e nunca aceitaram fazer reparo na casa

  246. Boa tarde,mim chamo Angela moro de aluguel porém;estou desempregada e tenho + condições de pagar aluguel ;existe alguma lei que mim ausente da multa rescisória do contrato
    Em novembro 2019 faço um ano no imovel ;e o contrato é de 30 meses.

  247. Olá . Tenho uma casa com outros dois irmãos e está alugada. Eles podem rescindir o contrato com a inquilina sem me comunicar ou sem notificar a inquilina?

  248. No contrato de locação residencial o locatario pode renunciar ao artigo 47 da Lei inquilinaria?

  249. Olá! Aluguei um imóvel e, julho/2019. paguei estes 2 meses de aluguel, em dia. Hoje fui reservar um salão de festas e fui impedida, visto o condomínio do imóvel estar atrasado desde 2014.
    O que posso fazer para usufruiu de todos os recursos do condomínio que me ofertaram antes da locação?

  250. Boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida: aluguel um imóvel, através de uma imobiliária, e nele fiquei 12 meses, que era o período mínimo estabelecido em contrato. Ocorre que o proprietário do imóvel, insatisfeito com os serviços da imobiliária, quer agora fechar um contrato diretamente comigo. Entretanto ele quer que eu me comprometa a ficar mais 12 meses no imóvel, estabelecendo multa proporcional, caso eu não cumpra esse prazo. A pergunta é: legalmente isso é possível? Onde posso encontrar amparo legal para essa situação? Pois já fiquei 12 meses em contrato estabelecido com a imobiliária, então entendo que não há motivos para eu me comprometer por mais 12 meses. Obrigado

  251. Bom dia. Estou locando um imóvel residencial (locatário) através de um corretor, e a garantia será o pagamento de caução no valor de 3 meses do aluguel. O proprietário do imóvel quer ficar com o valor da caução em seu poder, e não depositar em conta poupança. É correto esse procedimento?

  252. Olá bom dia, a dona da minha casa me mandou sair da casa e não me deu 30 dias, foram quase 14, e ela não quer me pagar a multa do contrato, sendo que pagamos o caução e ela quer que eu pague meio aluguel, tenho nenê pequena e quase ficamos na rua. O que eu faço?

  253. Bom dia ! aluguei um imóvel a 1 anos atrás, na época estava sem ligação de agua e meu senhorio disse que não precisava porque havia um poço com água boa…o poço foi feito de forma inadequada,não é artesiano,nunca foi limpo,sai pouca água quando liga a bomba e a água é muito suja,cheira de barro,quando acentua fica leitosa,não uso nem pra faxina, pois o pano de chão fica sujo de lama…tive que pedir ligação da água de Niterói e meu senhorio,não quis me ressarcir da instalação do idrometro nem descontar no aluguel.Isso me dá o direito de respondi o contrato

  254. Gostaria de uma orientação. O contrato de locação determina que a locação só encerra quando o laudo de vistoria finalizar mas estamos num impasse ha 15 dias e a imobiliária disse que eu tenho que pagar o aluguel desses dias mesmo sem estar no imóvel e com a entrega de Chaves. O que eu faço? Me ajuda, por favor.

  255. Olá, boa tarde! Aluguei um imóvel sob contrato. Estou morando lá há 4 meses desde o primeiro mês notei que havia algo de errado com o valor da conta de luz, pois somos em três pessoas e consumimos pouca energia, de tanto falar nós falamos e não concordarmos com o valor, o dono do imóvel confirmou que nós pagamos a luz para outros moradores também, assim como outros pagam nossa água o que nunca estivesse no contrato. ( o que significa que tem gato tanto na CEB quanto CAESB) O valor da conta de luz está muito alta, um absurdo, até agora não paguei nenhuma. Já entrei em contato com a CEB para fazer uma vistoria, porém, não temos acesso ao relógio e o dono não quer entregar a chave para que possamos verificar. Preciso de ajuda, como devo proceder?

  256. estou alugando uma apartamento e quando assinei o contrato esta incluso no aluguel o valor do condomínio, agora quando fui pegar a chave a imobiliária esta cobrando uma valor de um boleto condominial antecipado, isto procede.

  257. Boa tarde! Aluguei um imóvel e o valor nunca veio igual a do contrato, sempre vem um valor a mais. Posso desistir do contrato e não pagar a multa por por esse motivo?

  258. Olá, eu gostaria de saber se é permitido a administradora cobrar taxa de administração em cima do valor da caução ?

  259. Minha mãe alugou um imóvel por 30 meses. O contrato acabou em julho de 2019 e só agora notamos que o valor cobrado foi R$800,00 quando o correto em contrato era R$850,00. O locatário tem todos os recibos. Estou solicitando os valores de R$ 50,00 com muita de 20%, mais 1% a.m e correção de acordo com o IGPM . A imobiliária quer me pagar somente os valores de 50,00 somados até o vencimento do contrato está correto? Dizem que eu não posso cobrar juros nem multa, porque houve erro mútuo de todas as partes e este contrato passou a ser válido como negociação por fora. O que faço? Como devo proceder à cobrança deste prejuízo até o momento? Espero que consigam me responder. Pois não sei o que fazer?

  260. Bom dia. Preciso se possível de um esclarecimento : aluguei um imóvel c 4 box e ressaltando q este imóvel é alugado pelo proprietário de uma imobiliária e relocado.
    No caso p mim e outros.
    Recindi o contrato após 5 meses( entrei pagando). Avisei q ia sair e paguei o aluguel antes do vencimento, e ao invés de dar um recibo de pagamento do aluguel, foi passado um recibo de pagamento da multa e outro contrato dizendo q a multa de recisão do valor aluguel seria de 4.800, mas estaria dado 50% de desconto, indo para 2.400,00.
    A minha dúvida é: entrei pagando, posso pedir o dinheiro de volta q paguei do aluguel antes do vencimento avisando q iria sair?
    O valor da multa está correto? 3 aluguéis (4.800) dando 50% de desconto indo p 2.400,00

  261. Boa tarde, o proprietario do imovel que moro, solicitou uma vistoria enquanto o contrato ainda esta vigente e com pagamento em dia, por favor, gostaria de saber se sou obrigada a deixa-lo entrar em minha casa , já que moro sozinha com minha filha menor de idade ?
    Podem me ajudar ?
    Certa da resposta , agradeço.

  262. A inquilina pediu para mudar a fechadura das portas por serem velhas. Eu contratei um empreiteiro recomendado. Ele não soube colocar as fechaduras novas, fazendo um buraco na porta de entrada e de serviço e abandonou o serviço. Apesar do serviço estar mal feito, ambas as portas tinham fechadura tetra na parte de cima e portanto fechavam.
    Tive que contratar outro profissional para terminar o serviço. Como foi feriado de 7 de setembro demorou 2 semanas para comprar novas portas e deixar tudo correto.
    A inquilina está alegando que como estava insegura não pode ficar no apartamento. O prédio tem Portaria com segurança 24hs por dia mais câmeras de segurança.
    A minha inquilina descontou esses dias da locação. Isso é permitido?

  263. Ola, no meu caso eu estava sendo fiador e o inquilino sem me avisar e nem a imobiliaria me avisou, o inquilino transferiu a conta de luz para meu nome, agora meu nome está no protesto sem terem me informado, e também ele saiu do imóvel sem avisar a imobiliária, sem me avisar e sem ter acabado o tempo de contrato e queria passar a casa para outra pessoa ficar morando sem me avisar e nem avisar a imobiliária. Oque devo fazer?