7 boas práticas de controle financeiro online para uma imobiliária

7 boas práticas de controle financeiro online para uma imobiliária

O controle financeiro de uma empresa depende de vários fatores, mas, principalmente, das estratégias adotadas pelos gestores. Com as imobiliárias isso não é diferente, afinal, é um setor que requer muita atenção — já que oscila bastante de acordo com a situação do mercado.

Nesse cenário, não é raro vermos algumas empresas fechando as portas com pouco tempo de trabalho. Se isso acontece, é bem provável que a gestão não foi tão eficiente e faltaram soluções estratégicas para contornar desafios comuns que a maioria das empresas têm, principalmente no início, quando ainda estão se estabelecendo no mercado.

É importante que o gestor consiga mapear e prever o máximo de desafios possíveis para saber como contorná-los. Para isso, o controle financeiro, em especial, deve ser feito de forma bem planejada.

Neste post, você vai conhecer algumas boas práticas que podem ajudar bastante na gestão da empresa e a manter as finanças equilibradas. Confira!

O que significa um controle financeiro?

Antes de conhecer as dicas, é importante entender o que é um controle financeiro.

Em resumo, é a forma de administrar uma empresa, ou seja, são as medidas estratégicas criadas pelo gestor e sua equipe para que o negócio comece bem e se mantenha com todos os impasses que possam surgir.

A saúde financeira de uma empresa é um dos fatores que determina sua permanência no mercado — em especial o imobiliário, que é muito concorrido. Por meio de uma gestão que tenha todas as receitas e despesas sob controle, por exemplo, tudo fica mais claro e a administração é capaz de prever e contornar imprevistos.

Como fazer um controle financeiro efetivo?

1. Organize o negócio

Tudo deve começar pela organização. Sem ela, o início de qualquer negócio já fica bem complicado de administrar. Sendo assim, tanto o controle financeiro quanto o controle físico e de pessoal necessitam de um planejamento.

Desse modo, será possível prever problemas e pensar em soluções antes mesmo que aconteçam. O planejamento evita surpresas e existem ferramentas que podem ajudar. Planilhas do Excel, por exemplo, podem ser úteis para uma melhor organização.

2. Planeje financeiramente seu negócio

Ter um planejamento próprio para o departamento financeiro da imobiliária é essencial para manter as atividades do negócio em dia.

Também é muito importante separar as finanças pessoais das empresariais. Quando elas se misturam, podem prejudicar a análise de resultados e até mesmo comprometer a lucratividade da imobiliária.

Por fim, um sistema de gerenciamento online, por exemplo, pode ajudar no controle de recursos, do registro de entradas e saídas de capital, bem como ajudar na otimização e execução de possíveis estratégias para controle de custos.

3. Controle todos os gastos da sua imobiliária

Controlar os gastos é importante para haver equilíbrio. Naturalmente, as entradas devem ser superiores às saídas, caso contrário, o fluxo de caixa pode ser comprometido.

Como você sabe, existem sistemas e planilhas para auxiliar os gestores a manter os recursos equilibrados. A tecnologia age a favor dos negócios, tornando tudo mais prático e ágil.

Por meio da internet, por exemplo, todas as informações podem ser registradas de forma online, onde quer que você esteja e a qualquer hora. Além disso, se as informações são registradas em nuvem, elas ficam mais protegidas e o restante da equipe também poderá acessá-las quando necessário.

4. Pague as contas antes da data de vencimento

Você sabia que se pagar suas contas antes dos vencimentos pode receber algumas vantagens por parte de alguns credores?

Trata-se de uma prática simples, mas que vem sendo adotada por muitos empresários para gerar economia para o negócio e um bom controle financeiro.

O pagamento antecipado também pode ajudar em parcerias e na credibilidade do mercado em relação ao seu negócio, afinal, você passará a ter mais confiabilidade frente aos fornecedores.

5. Fique em dia com seus pagamentos

Se não puder pagar suas contas antes da data de vencimento, pague-as, pelo menos, na data limite.

O importante aqui é não deixar as contas atrasadas ou acumuladas. Se você deseja que seu negócio cresça, aja dessa forma. Além de evitar gastos desnecessários, isso vai ajudar você a ter mais garantias de crédito quando precisar.

O controle do fluxo de caixa é fundamental, afinal, você saberá tudo o que vai gastar mesmo antes de saber seu lucro. Sabendo seus gastos é mais fácil estabelecer metas para sua equipe de vendas e conseguir melhores resultados.

Se algum dia sua imobiliária passar por uma crise financeira, faça uma análise do seu caixa e negocie seus débitos. Pague o que for mais urgente e mantenha um contato claro e transparente com fornecedores, credores etc. Se possível, tente negociar prazos e valores dentro da realidade atual da empresa.

6. Evite se endividar com coisas desnecessárias

Esta dica segue o mesmo raciocínio da anterior. Ao fazer um fluxo de caixa e o devido controle financeiro você saberá exatamente quais são os recursos disponíveis para a imobiliária. Dessa forma, será mais fácil não se endividar e evitar gastos em excesso.

Cabe ao gestor de uma imobiliária controlar os gastos e fazer o controle financeiro que, entre outras medidas, inclui evitar dívidas desnecessárias. A regra deve ser sempre controlar o capital que entra e sai da empresa e nunca gastar mais do que ganha.

7. Negocie sempre que possível

A administração de uma empresa sempre deve incluir a negociação com credores e fornecedores. Para isso, é importante que um bom gestor tenha boas habilidades de persuasão e argumentação. Quem for bom em ter uma boa conversa certamente saberá fazer bons negócios e a superar qualquer desafio.

Como você conferiu neste conteúdo, o controle financeiro é indispensável para uma imobiliária bem-sucedida. Hoje, a internet e a tecnologia podem ser excelentes aliadas na gestão de uma empresa e, principalmente, no planejamento e controle fluxo de caixa.

Então, gostou deste post? Tirou suas dúvidas sobre controle financeiro e já sabe o que deve ser feito para evitar e superar desafios? Se quiser saber mais sobre como pode otimizar o seu trabalho na venda ou no aluguel de imóveis, entre em contato conosco!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.