Quarto pequeno com decoração moderna

7 ideias incríveis de decoração de quarto para aproveitar os espaços

Quem tem pouco espaço sabe que a decoração de quarto pequeno pode se tornar um grande desafio. Por isso, é muito importante ter cautela ao escolher os móveis e itens decorativos. Deve-se optar pelo essencial, evitando sobrecarregar o ambiente e provocar a poluição visual.

Então, para começar é necessário fazer um planejamento sobre como será o estilo e o que será possível colocar nesse espaço, garantindo uma decoração leve e clean. Depois, partimos para a escolha de móveis e acessórios que contribuam para otimizar os espaços e dar aquela sensação de amplitude.

Neste post, vamos dar algumas boas dicas de decoração de quarto pequeno, para que você arrase no décor e torne esse ambiente bem aconchegante. Continue a leitura e confira!

1. Comece pela escolha das cores

Uma coisa que a maioria das pessoas já sabe é que cores claras dão a sensação de amplitude aos ambientes, mas isso não quer dizer que devemos pintar o quarto todo de branco para obter esse resultado. Você pode usar cores claras sem ser, necessariamente, a branca. Por exemplo, você pode pintar três paredes brancas e uma bege clara. Isso dará mais vida e estilo ao local.

O ideal é que sejam cores claras de sua preferência e que lhe proporcionem a sensação de bem-estar. Exemplos de cores claras são: bege, lilás, rosa e suas nuances, entre outras. Você tem também a opção do papel de parede. Hoje, existe uma grande variedade no mercado, inclusive com texturas diferenciadas. Você pode utilizá-lo em uma das paredes. Essa alternativa garante um visual bonito e moderno.

2. Prefira os móveis funcionais

Os móveis funcionais, além de aproveitarem mais os espaços do cômodo, têm opções adicionais de utilidade. Por exemplo, uma cama funcional pode ter um gaveteiro na parte de baixo, sendo útil para guardar diversos objetos. Independentemente do estilo que você escolha, que pode ser rústico, vintage, minimalista, ou outro qualquer, um móvel funcional se ajusta a qualquer tipo de decoração — principalmente se for feito sob encomenda.

Por exemplo, um armário de quarto planejado pode aproveitar espaços e incluir tudo o que você precisará para usufruir, ao máximo, do seu espaço interno, como a inclusão de gaveteiros e prateleiras para as suas necessidades.

3. Aposte nos espelhos

Utilizar espelhos no décor é outra dica que garante a sensação de um ambiente mais amplo. No entanto, é preciso que não se limite a um item com espelho no cômodo: ele deve ser inteiro, ou seja, percorrer um bom espaço do quarto. Uma sugestão é colocar espelhos nas portas do armário, além de dar um ar de sofisticação, certamente, garante a sensação de amplitude. No mais, a parede que ficar de frente para o espelho deve conter itens decorativos que agreguem valor à decoração, como iluminação, quadros, entre outros.

4. Atente-se à circulação do ambiente

O quarto é um dos cômodos da casa mais funcionais. Afinal, é lá onde descansamos, guardamos nossos pertences, assistimos TV, entre muitas outras coisas. Por isso, uma coisa que não pode faltar a ele é que haja uma boa circulação e mobilidade entre os móveis. Ou seja, um espaço para circularmos, sem nada que atrapalhe a passagem.

Diante disso, uma coisa que devemos observar é que a decoração seja assertiva nesse ponto. Analisar os critérios na hora de mobiliar o quarto é essencial para garantir uma mobilidade fluida pelo cômodo. Colocar o mínimo necessário em ambientes pequenos é o ideal para garantir uma boa circulação.

5. Valorize a iluminação

O ideal é que, durante o dia, a iluminação natural seja bem aproveitada. Para isso, busque cortinas leves e claras. São características que, ligadas à parede de cor clara, garantem mais iluminação e claridade ao espaço, valorizando, dessa forma, a decoração. Sem contar que é sempre bom manter as janelas abertas, garantindo a circulação de ar pelos cômodos da casa. À noite, uma iluminação mais aconchegante pode tornar o local mais propício para um bom sono.

A dica é a instalação de spots no teto, garantindo uma claridade suficiente para as últimas tarefas do dia. Uma ótima dica de iluminação é ter, em vez de abajur — que toma espaço —, luminárias próximas à cabeceira da cama, principalmente para quem tem o hábito de ler antes de dormir. Podem ser pendentes ou presas à parede para aproveitarem mais espaço. O ideal são lâmpadas branco frio de 600k, indicadas para leitura.

6. Utilize nichos e prateleiras

Sabia que você pode ganhar espaço, utilizando as paredes? Nichos e prateleiras embutidos, além de serem aproveitados como itens de decoração, podem contribuir bastante para a organização do quarto. Os nichos, além de decorarem o quarto, são úteis para guardar objetos, como livros, fotos, brinquedos, entre outros.

Podem ser dispostos de forma que contribua para um décor moderno e funcional. As prateleiras, por sua vez, podem ser instaladas em diversos tamanhos, inclusive as mais longas ficam ótimas acima da cama. Ademais, você ainda pode optar por colocar diversas prateleiras em níveis diferentes. São funcionais e não ocupam espaço.

7. Tenha em mente que menos é mais

Não é só por meio de uma decoração de quarto minimalista que você consegue ter um espaço com o essencial que você necessita para deixar esse ambiente bonito, aconchegante e com a circulação ideal. Você pode simplesmente evitar de enchê-lo com muitos itens: tenha apenas o necessário. Lembre-se de que menos é mais, ou seja, será muito mais confortável e aconchegante ter um quarto com espaço, no qual você possa circular sem dificuldades. O simples se torna muito mais elegante com o mínimo de que precisamos.

Ao mesmo tempo, devemos nos ligar aos erros que devem ser evitados, como encher a cama de travesseiros e almofadas, não utilizar a iluminação adequada ao ambiente, optar por cores escuras nas paredes — ou seja, o oposto das sugestões que demos acima, não é mesmo? Seguindo nossas dicas de decoração de quarto, você tornará esse ambiente bem aconchegante e funcional. Afinal, são mudanças simples, mas que garantem mais funcionalidade e espaço a esse cômodo tão agradável da casa.

Gostou deste post? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais e garanta que seus amigos também usufruam dessas dicas incríveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.